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Passeando pela Suíça - 2012
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Re: Passeando pela Suíça - 2012
Passear desta forma é enriquecedor, aliás também nós enriquecemos com esta crónica tão bem documentada e relatada.
Que a próxima viagem seja ainda melhor.
Abraço
Que a próxima viagem seja ainda melhor.
Abraço
Carlos Balio- Já sai à rua a conduzir.
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Gracinda boas!
Adorei rever Chambord. Fiquei com vontade de lá voltar!
por este momento!
Abrao
José Carlos
Adorei rever Chambord. Fiquei com vontade de lá voltar!
por este momento!
Abrao
José Carlos
Zecacbr- Já conduz... mal!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Carlos Balio escreveu:Passear desta forma é enriquecedor, aliás também nós enriquecemos com esta crónica tão bem documentada e relatada.
Que a próxima viagem seja ainda melhor.
Abraço
Obrigada!
Eu ando a abanar o porquinho mealheiro ... mas ele continua muito magrinho! Vamos ver onde ele me deixrá ir no fim!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
4 de Setembro de 2012
De manhã um belíssimo pequeno-almoço me esperava! Ui, e como eu gosto de comidinha variada antes de partir! Fiquei a saber, enquanto comia, que por ali pela zona havia uma série de coisas curiosas para ver. Uma das vantagens de se viajar sozinha é que as pessoas falam para mim, dizem-me coisas que me interessam. Quando viajei acompanhada não havia tanta interação, porque a tendência é falar para quem está comigo e as pessoas não se metem na conversa!
Rapei do mapa e tratei de ir ver primeiro o que havia ali na zona, para depois ir mais longe, onde planeara ir.
Eu estava em Lapleau, uma terrinha tão simpática quanto perdida no meio de lado nenhum! Na noite anterior pensei que o meu Patrick (GPS) estava doido ao dizer-me que eu estava a chegar e eu apenas via ruelas estreitas com mato dos dois lados! Mas era mesmo ali, uma pequena localidade, que pude ver no dia seguinte, era bem bonita!
Com direito a igrejinha medieval e tudo!
As casinhas são deliciosas por ali! Apetece bater às portas e pedir para ver como são por dentro!
E o meu destino ficava a uns trinta e poucos quilómetros dali: Gimel-les-Cascades e as suas cataratas!
Curioso que a entrada para o recinto das cascatas faz-se por um café na beira da estrada, onde fica um portãozito sem segurança!
Depois começa-se a descer por caminhos que levam de uma cascata para outra, passando por uma casa que não entendi o que fazia ali!
As cataratas são compostas por três quedas sucessivas do rio Montane de uma altura total de 143 metros: Le Grand Saut de 45m; La Redole de 38m e La Queue de Cheval de 60m, esta ultima mergulha no “Gouffle de L’Inferno”, achei piada dizerem “inferno” e não “enfer”.
A primeira aparece logo a seguir à casa do caminho: Le Grand Saut de 45m
Muito bonita!
Cada vez que desço penso que terei de subir tudo de novo! E eu já estava a descer tanto apenas para a primeira catarata!
Depois lá em baixo a gente segue o percurso da água, pois a catarata seguinte estará mais à frente.
E lá está La Redole de 38m
E tinha eu de descer mais uma infinidade de metros!
Muito bonito o percurso e o ambiente!
Tive a sorte de andar completamente só por ali, o que fez a visita revestir-se de encanto! Não havia ninguém a tentar ser fotografado em frente das quedas de água como me aconteceu no parque de Plitvička jezera na Croácia, em que as pessoas faziam filas para a fotografia!
Deu até para me sentar um pouco e apreciar o momento!
E cheguei à Queue de Cheval de 60m e ao “Gouffle de L’Inferno”
E comecei a subida infinita, por um caminho em ZZ e com o barulho da água bem forte atrás de mim!
A aldeia, que se chamou apenas Gimel até há poucos anos, hoje chama-se Gimel-les-Cascades e é muito bonita, cheia de história pois é de origem medieval.
O que eu gosto daquelas aldeiazinhas francesas, com as ruínhas muito bem desenhadas e limpas, as casinhas nas bermas parecem projetadas especialmente para conviverem com qualquer época histórica, pois continuam lindas, tantos séculos depois de terem sido erigidas!
E o precipício das cataratas é logo ali! A gente pode mesmo ouvir a água que corre e bate lá em baixo!
Mas havia mais coisas que eu queria ver por aquelas bandas. Segui o meu caminho, ainda afogueada pelo calor da exploração das cataratas, na direção de Tulle, mas o meu destino ficava fora do caminho, uns quilómetros mais à frente.
Começa-se por se passar por lagos e floresta, afinal dizem que são 130 hectares de terreno florestal!
Só o percurso já valia a pena o passeio!
Mas o que eu queria visitar era o Château de Sédières, um castelo medieval encantador do séc XV, que foi remodelado em estilo renascentista um século depois, e hoje é local de exposições!
Ao chegar ao parque de estacionamento da propriedade, um enorme cão veio na minha direção. Já um dia um cão me pôs ao chão mais a minha moto, por isso não esperei que se chegasse a mim e pus o descanso “que me morda mas que não atire comigo e com a moto!” A dona era uma senhora gorda que o chamou logo. O cão obedeceu e ela exclamou para o jardineiro e para as pessoas que andavam por ali “olhe, o senhor motard não teve medo nenhum da cadela!” mas o seu espanto acabou por se traduzir em grandes gargalhadas quando eu arrumei a moto e tirei o capacete, “é uma senhoraaaa!!!” exclamou ela!
Fez-me uma festa, fartou-se de falar comigo e eu fiz a minha parte conversando outro tanto com ela, enquanto caminhávamos na direção do castelo. Ela vivia ali na zona e ia frequentemente passear a cadela para ali pois é uma propriedade muito bonita e livre de trânsito. Perguntou-me se eu também ia frequentemente passear para lá, pois nunca me vira! Disse-lhe que era a primeira vez pois não era dali. Ficou espantada por eu ser portuguesa “mas você fala o verdadeiro francês!” Percebi que se referia ao francês de França e não ao francês de quem está de passagem!
Fiquei lisonjeada por saber que tenho mais sotaque do norte no meu português, do que de estrangeira no francês!
E lá estava cadela toda contente a enquadrar com o castelo!
Dois motivos me levavam ao castelo: a sua beleza arquitetónica e perfeito enquadramento na propriedade deslumbrante e a exposição que estava patente no seu interior!
Não é todos os dias que se podem ver obras de Niki de Saint Phalle (falecida em 2002) ao vivo! A pintora/escultora das bonecas gordinhas e coloridas!
Ou obras de Arman, (falecido em 2005), o pintor/escultor das “tralhas” e das desconstruções!
A conjugação do interior antigo com as obras modernas fazia um efeito curioso e agradável! Perdi-me ali dentro!
Depois vieram os lagos de novo e os enquadramentos que o castelo permite no seu ambiente envolvente.
E despedi-me do belo castelo pois tinha tantas coisas fantásticas para ver ainda naquele dia!
(continua)
De manhã um belíssimo pequeno-almoço me esperava! Ui, e como eu gosto de comidinha variada antes de partir! Fiquei a saber, enquanto comia, que por ali pela zona havia uma série de coisas curiosas para ver. Uma das vantagens de se viajar sozinha é que as pessoas falam para mim, dizem-me coisas que me interessam. Quando viajei acompanhada não havia tanta interação, porque a tendência é falar para quem está comigo e as pessoas não se metem na conversa!
Rapei do mapa e tratei de ir ver primeiro o que havia ali na zona, para depois ir mais longe, onde planeara ir.
Eu estava em Lapleau, uma terrinha tão simpática quanto perdida no meio de lado nenhum! Na noite anterior pensei que o meu Patrick (GPS) estava doido ao dizer-me que eu estava a chegar e eu apenas via ruelas estreitas com mato dos dois lados! Mas era mesmo ali, uma pequena localidade, que pude ver no dia seguinte, era bem bonita!
Com direito a igrejinha medieval e tudo!
As casinhas são deliciosas por ali! Apetece bater às portas e pedir para ver como são por dentro!
E o meu destino ficava a uns trinta e poucos quilómetros dali: Gimel-les-Cascades e as suas cataratas!
Curioso que a entrada para o recinto das cascatas faz-se por um café na beira da estrada, onde fica um portãozito sem segurança!
Depois começa-se a descer por caminhos que levam de uma cascata para outra, passando por uma casa que não entendi o que fazia ali!
As cataratas são compostas por três quedas sucessivas do rio Montane de uma altura total de 143 metros: Le Grand Saut de 45m; La Redole de 38m e La Queue de Cheval de 60m, esta ultima mergulha no “Gouffle de L’Inferno”, achei piada dizerem “inferno” e não “enfer”.
A primeira aparece logo a seguir à casa do caminho: Le Grand Saut de 45m
Muito bonita!
Cada vez que desço penso que terei de subir tudo de novo! E eu já estava a descer tanto apenas para a primeira catarata!
Depois lá em baixo a gente segue o percurso da água, pois a catarata seguinte estará mais à frente.
E lá está La Redole de 38m
E tinha eu de descer mais uma infinidade de metros!
Muito bonito o percurso e o ambiente!
Tive a sorte de andar completamente só por ali, o que fez a visita revestir-se de encanto! Não havia ninguém a tentar ser fotografado em frente das quedas de água como me aconteceu no parque de Plitvička jezera na Croácia, em que as pessoas faziam filas para a fotografia!
Deu até para me sentar um pouco e apreciar o momento!
E cheguei à Queue de Cheval de 60m e ao “Gouffle de L’Inferno”
E comecei a subida infinita, por um caminho em ZZ e com o barulho da água bem forte atrás de mim!
A aldeia, que se chamou apenas Gimel até há poucos anos, hoje chama-se Gimel-les-Cascades e é muito bonita, cheia de história pois é de origem medieval.
O que eu gosto daquelas aldeiazinhas francesas, com as ruínhas muito bem desenhadas e limpas, as casinhas nas bermas parecem projetadas especialmente para conviverem com qualquer época histórica, pois continuam lindas, tantos séculos depois de terem sido erigidas!
E o precipício das cataratas é logo ali! A gente pode mesmo ouvir a água que corre e bate lá em baixo!
Mas havia mais coisas que eu queria ver por aquelas bandas. Segui o meu caminho, ainda afogueada pelo calor da exploração das cataratas, na direção de Tulle, mas o meu destino ficava fora do caminho, uns quilómetros mais à frente.
Começa-se por se passar por lagos e floresta, afinal dizem que são 130 hectares de terreno florestal!
Só o percurso já valia a pena o passeio!
Mas o que eu queria visitar era o Château de Sédières, um castelo medieval encantador do séc XV, que foi remodelado em estilo renascentista um século depois, e hoje é local de exposições!
Ao chegar ao parque de estacionamento da propriedade, um enorme cão veio na minha direção. Já um dia um cão me pôs ao chão mais a minha moto, por isso não esperei que se chegasse a mim e pus o descanso “que me morda mas que não atire comigo e com a moto!” A dona era uma senhora gorda que o chamou logo. O cão obedeceu e ela exclamou para o jardineiro e para as pessoas que andavam por ali “olhe, o senhor motard não teve medo nenhum da cadela!” mas o seu espanto acabou por se traduzir em grandes gargalhadas quando eu arrumei a moto e tirei o capacete, “é uma senhoraaaa!!!” exclamou ela!
Fez-me uma festa, fartou-se de falar comigo e eu fiz a minha parte conversando outro tanto com ela, enquanto caminhávamos na direção do castelo. Ela vivia ali na zona e ia frequentemente passear a cadela para ali pois é uma propriedade muito bonita e livre de trânsito. Perguntou-me se eu também ia frequentemente passear para lá, pois nunca me vira! Disse-lhe que era a primeira vez pois não era dali. Ficou espantada por eu ser portuguesa “mas você fala o verdadeiro francês!” Percebi que se referia ao francês de França e não ao francês de quem está de passagem!
Fiquei lisonjeada por saber que tenho mais sotaque do norte no meu português, do que de estrangeira no francês!
E lá estava cadela toda contente a enquadrar com o castelo!
Dois motivos me levavam ao castelo: a sua beleza arquitetónica e perfeito enquadramento na propriedade deslumbrante e a exposição que estava patente no seu interior!
Não é todos os dias que se podem ver obras de Niki de Saint Phalle (falecida em 2002) ao vivo! A pintora/escultora das bonecas gordinhas e coloridas!
Ou obras de Arman, (falecido em 2005), o pintor/escultor das “tralhas” e das desconstruções!
A conjugação do interior antigo com as obras modernas fazia um efeito curioso e agradável! Perdi-me ali dentro!
Depois vieram os lagos de novo e os enquadramentos que o castelo permite no seu ambiente envolvente.
E despedi-me do belo castelo pois tinha tantas coisas fantásticas para ver ainda naquele dia!
(continua)
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Dass que isto nunca mais acaba!!!
Anda mas é embora rapariga!!!
Mais 1 M
Anda mas é embora rapariga!!!
Mais 1 M
Elisio FJR- Já sai à rua a conduzir.
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Elisio FJR escreveu:Dass que isto nunca mais acaba!!!
Anda mas é embora rapariga!!!
Mais 1 M
Estou a chegar, espera aí, estou a chegar!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Se for para esperar, nós esperamos por mais um capítulo desta crónica:lol!:
Obrigada mais uma vez e claro com muito
Abraço
Obrigada mais uma vez e claro com muito
Abraço
Carlos Balio- Já sai à rua a conduzir.
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Carlos Balio escreveu:Se for para esperar, nós esperamos por mais um capítulo desta crónica:lol!:
Obrigada mais uma vez e claro com muito
Abraço
Se soubesses o que me está a custar "chegar a casa"! ...
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Não desesperes Gracinda que já estamos quase em Fevereiro, logo o tempo de férias surge, e depois passa depressa demais.
E agora que já nos pagam os duodécimos (que se esfumam sem lhe sentirmos o gosto ), nem penses em engordar muito o porquito, senão vamos ter cada vez mais crónicas mais interessantes e mais longas, e isso é uma tortura viajar assim cá deste lado
Abraço
E agora que já nos pagam os duodécimos (que se esfumam sem lhe sentirmos o gosto ), nem penses em engordar muito o porquito, senão vamos ter cada vez mais crónicas mais interessantes e mais longas, e isso é uma tortura viajar assim cá deste lado
Abraço
Carlos Balio- Já sai à rua a conduzir.
Re: Passeando pela Suíça - 2012
4 de Setembro de 2012 – continuação
Segui para Tulle que ficava logo a seguir no meu caminho! Uma cidade muito antiga e com um centro histórico acolhedor!
Tulle é uma cidade cheia de história, mas a história recente é profundamente triste e violenta e foi uma das razões que me fez lá passar. Nada se vê, nada ficou para contar como foi, mas ali morreu muita gente durante a segunda Guerra, quando as SS torturaram e executaram mais de 200 pessoas, depois do desembarque na Normandia…
A sua catedral do séc. XII é bonita e estava em obras! Cathédrale Notre-Dame de Tulle
Devia ser proibido pendurar porcarias nas paredes e colunas de um edifício histórico como uma igreja!
O altar é uma peça de design muito curiosa, que tem um tampo de vidro que parece que pode irradiar luz! Gostei!
A envolvência da catedral é encantadora e preservada de estacionamento, graças a Deus, embora se veja um carrito fora da lei de vez em quando!
E um dos meus grandes destinos daquele dia era a terrinha vermelha de Collonges-la-Rouge que, conforme o nome diz, é toda vermelha!
Descobri esta aldeia encantadora nas minhas pesquisas e não descansei enquanto não a fui ver de perto com os meus próprios olhos! E não dei a visita como perdida, porque ela é linda!
Uma aldeia antiga numa zona de terras vermelhas que permitem um bom trabalho de cerâmica e que os habitantes unidos trataram de classificar como sítio de grande interesse e hoje está em primeiro lugar na lista das cidades mais belas de França!
Chamam-lhe a aldeia das 25 torres e é totalmente construída em arenito vermelho que lhe dá o nome!
E podem-se ver realmente uma série de pequenas torres por lá!
A igreja do séc X, linda, como tudo por ali! Na realidade há ali uma concentração de edifícios de diversos séculos desde o século décimo até ao século dezasseis, em perfeito estado de conservação!
O portal da Igreja de Saint-Pierre é uma joia lindíssima, esculpida em pedra branca, no meio de todo o vermelho da igreja e da aldeia!
E a gente passeia-se pelas ruelas encantadoras sem ter vontade de ir embora!
Faltava o sol, mas não faltava o calor e eu aproveitei o belíssimo decor do ambiente para me sentar numa esplanada e tomar uma bebida fresca, disfrutando do privilégio de me encontrar ali!
Na parte baixa da aldeia fica o “Castel de Vassinhasc” construído pela família que lhe deu o nome, no séc. X! Puxa aquilo tem 10 séculos de habitação civil!
E vindo de baixo pode-se ver toda a igreja, com o campanário ainda românico no centro!
A aldeia é um dos locais mais visitados do Limousine e entende-se bem porquê! As pessoas apenas se passeiam de um lado para o outro sem terem vontade de ir embora!
E foi um dos poucos sítios que visitei em que as pessoas têm mesmo vontade de fotografar a paisagem, mais do que fotografarem-se a si mesmas em frente a ela!
E foi mais um sítio onde tive vontade de bater às portas e pedir para ver como era uma casa daquelas por dentro!
Depois de umas horas embrenhada em tanta beleza a vontade de visitar muitas mais coisas reduziu grandemente! Mas era cedo para voltar para casa, por isso segui mais um pouco, veria ou visitaria o que me apetecesse e voltaria depois para casa!
E cheguei ao Pays de Martel!
Afinal existem martelos de verdade por aí e são lindos!
Eu tenho de voltar àquela zona para explorar todos os seus encantos, foi prometido naquele dia, ao atravessar tão belos recantos!
A cidade deve o seu nome a Charles Martel, avô de Carlos Magno e o seu brasão tem mesmo 3 martelos!
O centro histórico é lindo e acolhedor, com torres, palácios praças de traçado medieval bem conservados.
O sol, que tinha voltado, tornou ainda mais bonito o conjunto!
É curioso como a cada local cheio de beleza que encontro tenho a sensação que de atingi o ponto alto do dia e a seguir vem outro sítio espantoso e volto a encantar-me!
O Palácio da Raymondie do séc XIII, tem um museu a funcionar.
Mas ele próprio é uma peça de museu! Ali funciona também o posto do turismo, onde eu me desgraço sempre, pois encho-me de papeis que servirão para desenhar novas viagens, claro!
Um dia passeava em grupo e fui a um posto de turismo. Ninguém quis nada de lá, mas eu enchi-me de papelada, até me deram um saco para eu carregar tudo. Alguém do grupo comentou “montes de papeis para por para o lado lá em casa?” eu fiquei espantada com o comentário brincalhão “claro que não! Tudo o que recolho leio e consulto e volto para visitar logo que posso!” porque é mesmo isso que eu faço!
Ainda seguiria mais um pouco. Mais à frente ficava uma cidade que queria ver… Avistei-a de longe, na encosta do outro extremo…
A encosta da falésia é, ela própria, a "Cité du Vertige" (Cidade da vertigem)!
Diz a lenda que Rocamadour deve o seu nome a "roc amator, amante das rochas", que um eremita, Zaqueu de Jericó, amante das rochas escavou o seu ermitério naquela falésia!
Na realidade toda uma cidade se desenvolveu em seu redor e lá permanece, “pendurada” no abismo, a cidade da vertigem!
Um deslumbramento olha-la de todos os ângulos do desfiladeiro e sentir a vida que pulsa dentro dela. Um dia terei de lá voltar para a explorar demoradamente, porque é muito para além de bela!
Estava muita gente por lá, não podia deixar a moto à porta, teria de a deixar muito longe e apanhar o comboio panorâmico… Decidi subir o penhasco e ver a cidade de cima!
Há um acesso para vermos a cidade de cima, pelo castelinho.
E de cima eu percebi o quanto a cidade estava repleta de gente, bagunça e aperto!
A perspetiva é deslumbrante ali de cima!
Pus-me a olhar para o relógio, não era nada cedo, tudo estaria fechado ou a fechar! Não valeria a pena ir visitar a cidade numa corrida pelo meio do povo, deixando a moto tão longe! Por isso decidi que voltaria um dia, com tempo e calma e… de preferência menos gente!
Ainda me deslumbrei mais um pouco com aquela “cascata sanjoanina”
E fui gastar mais um pouco de pneu porque as estradas, essas estão sempre abertas!
Ainda passei em Cahors… mas o que seria para visitar estava fechado e o resto cheio de gente, bagunça e transito caótico!
A catedral de Cahors, que eu queria visitar por dentro, porque é românica do séc. XI, porque embora tenha já mistura de elementos góticos, mantem o seu aspeto fortificado que tanto aprecio.
Ainda passei pela Tour Jean XXII, a torre do papa que nasceu em Cahors, pois então!
Mas não me apetecia de todo andar no arranca e para de quem volta do trabalho e apinha todas as ruas de uma cidade! Mesmo os passeios estavam repletos de gente e as esplanadas também! Para tanta confusão não preciso de ir para tão longe, fico mesmo pelo meu Porto em hora de ponta!
Dei a volta e sai pelo outro lado muito direitinha, rumo às ruelas rurais que tanto aprecio!
E foi nesse “passo de passeio” que eu voltei calmante passando por pequenas povoações como Thegra, que ficou na minha lista para catar da próxima vez que for passear por aqueles lados, pois há por ali um castelo deslumbrante!
Os castelos, palácios e habitações apalaçadas são comuns por ali!
Parece que estamos a passear pela terra dos livros de contos de fadas!
E cheguei a casa, que naquele dia ainda era em Lapleau…
E foi o fim do trigésimo setimo dia de viagem…
Segui para Tulle que ficava logo a seguir no meu caminho! Uma cidade muito antiga e com um centro histórico acolhedor!
Tulle é uma cidade cheia de história, mas a história recente é profundamente triste e violenta e foi uma das razões que me fez lá passar. Nada se vê, nada ficou para contar como foi, mas ali morreu muita gente durante a segunda Guerra, quando as SS torturaram e executaram mais de 200 pessoas, depois do desembarque na Normandia…
A sua catedral do séc. XII é bonita e estava em obras! Cathédrale Notre-Dame de Tulle
Devia ser proibido pendurar porcarias nas paredes e colunas de um edifício histórico como uma igreja!
O altar é uma peça de design muito curiosa, que tem um tampo de vidro que parece que pode irradiar luz! Gostei!
A envolvência da catedral é encantadora e preservada de estacionamento, graças a Deus, embora se veja um carrito fora da lei de vez em quando!
E um dos meus grandes destinos daquele dia era a terrinha vermelha de Collonges-la-Rouge que, conforme o nome diz, é toda vermelha!
Descobri esta aldeia encantadora nas minhas pesquisas e não descansei enquanto não a fui ver de perto com os meus próprios olhos! E não dei a visita como perdida, porque ela é linda!
Uma aldeia antiga numa zona de terras vermelhas que permitem um bom trabalho de cerâmica e que os habitantes unidos trataram de classificar como sítio de grande interesse e hoje está em primeiro lugar na lista das cidades mais belas de França!
Chamam-lhe a aldeia das 25 torres e é totalmente construída em arenito vermelho que lhe dá o nome!
E podem-se ver realmente uma série de pequenas torres por lá!
A igreja do séc X, linda, como tudo por ali! Na realidade há ali uma concentração de edifícios de diversos séculos desde o século décimo até ao século dezasseis, em perfeito estado de conservação!
O portal da Igreja de Saint-Pierre é uma joia lindíssima, esculpida em pedra branca, no meio de todo o vermelho da igreja e da aldeia!
E a gente passeia-se pelas ruelas encantadoras sem ter vontade de ir embora!
Faltava o sol, mas não faltava o calor e eu aproveitei o belíssimo decor do ambiente para me sentar numa esplanada e tomar uma bebida fresca, disfrutando do privilégio de me encontrar ali!
Na parte baixa da aldeia fica o “Castel de Vassinhasc” construído pela família que lhe deu o nome, no séc. X! Puxa aquilo tem 10 séculos de habitação civil!
E vindo de baixo pode-se ver toda a igreja, com o campanário ainda românico no centro!
A aldeia é um dos locais mais visitados do Limousine e entende-se bem porquê! As pessoas apenas se passeiam de um lado para o outro sem terem vontade de ir embora!
E foi um dos poucos sítios que visitei em que as pessoas têm mesmo vontade de fotografar a paisagem, mais do que fotografarem-se a si mesmas em frente a ela!
E foi mais um sítio onde tive vontade de bater às portas e pedir para ver como era uma casa daquelas por dentro!
Depois de umas horas embrenhada em tanta beleza a vontade de visitar muitas mais coisas reduziu grandemente! Mas era cedo para voltar para casa, por isso segui mais um pouco, veria ou visitaria o que me apetecesse e voltaria depois para casa!
E cheguei ao Pays de Martel!
Afinal existem martelos de verdade por aí e são lindos!
Eu tenho de voltar àquela zona para explorar todos os seus encantos, foi prometido naquele dia, ao atravessar tão belos recantos!
A cidade deve o seu nome a Charles Martel, avô de Carlos Magno e o seu brasão tem mesmo 3 martelos!
O centro histórico é lindo e acolhedor, com torres, palácios praças de traçado medieval bem conservados.
O sol, que tinha voltado, tornou ainda mais bonito o conjunto!
É curioso como a cada local cheio de beleza que encontro tenho a sensação que de atingi o ponto alto do dia e a seguir vem outro sítio espantoso e volto a encantar-me!
O Palácio da Raymondie do séc XIII, tem um museu a funcionar.
Mas ele próprio é uma peça de museu! Ali funciona também o posto do turismo, onde eu me desgraço sempre, pois encho-me de papeis que servirão para desenhar novas viagens, claro!
Um dia passeava em grupo e fui a um posto de turismo. Ninguém quis nada de lá, mas eu enchi-me de papelada, até me deram um saco para eu carregar tudo. Alguém do grupo comentou “montes de papeis para por para o lado lá em casa?” eu fiquei espantada com o comentário brincalhão “claro que não! Tudo o que recolho leio e consulto e volto para visitar logo que posso!” porque é mesmo isso que eu faço!
Ainda seguiria mais um pouco. Mais à frente ficava uma cidade que queria ver… Avistei-a de longe, na encosta do outro extremo…
A encosta da falésia é, ela própria, a "Cité du Vertige" (Cidade da vertigem)!
Diz a lenda que Rocamadour deve o seu nome a "roc amator, amante das rochas", que um eremita, Zaqueu de Jericó, amante das rochas escavou o seu ermitério naquela falésia!
Na realidade toda uma cidade se desenvolveu em seu redor e lá permanece, “pendurada” no abismo, a cidade da vertigem!
Um deslumbramento olha-la de todos os ângulos do desfiladeiro e sentir a vida que pulsa dentro dela. Um dia terei de lá voltar para a explorar demoradamente, porque é muito para além de bela!
Estava muita gente por lá, não podia deixar a moto à porta, teria de a deixar muito longe e apanhar o comboio panorâmico… Decidi subir o penhasco e ver a cidade de cima!
Há um acesso para vermos a cidade de cima, pelo castelinho.
E de cima eu percebi o quanto a cidade estava repleta de gente, bagunça e aperto!
A perspetiva é deslumbrante ali de cima!
Pus-me a olhar para o relógio, não era nada cedo, tudo estaria fechado ou a fechar! Não valeria a pena ir visitar a cidade numa corrida pelo meio do povo, deixando a moto tão longe! Por isso decidi que voltaria um dia, com tempo e calma e… de preferência menos gente!
Ainda me deslumbrei mais um pouco com aquela “cascata sanjoanina”
E fui gastar mais um pouco de pneu porque as estradas, essas estão sempre abertas!
Ainda passei em Cahors… mas o que seria para visitar estava fechado e o resto cheio de gente, bagunça e transito caótico!
A catedral de Cahors, que eu queria visitar por dentro, porque é românica do séc. XI, porque embora tenha já mistura de elementos góticos, mantem o seu aspeto fortificado que tanto aprecio.
Ainda passei pela Tour Jean XXII, a torre do papa que nasceu em Cahors, pois então!
Mas não me apetecia de todo andar no arranca e para de quem volta do trabalho e apinha todas as ruas de uma cidade! Mesmo os passeios estavam repletos de gente e as esplanadas também! Para tanta confusão não preciso de ir para tão longe, fico mesmo pelo meu Porto em hora de ponta!
Dei a volta e sai pelo outro lado muito direitinha, rumo às ruelas rurais que tanto aprecio!
E foi nesse “passo de passeio” que eu voltei calmante passando por pequenas povoações como Thegra, que ficou na minha lista para catar da próxima vez que for passear por aqueles lados, pois há por ali um castelo deslumbrante!
Os castelos, palácios e habitações apalaçadas são comuns por ali!
Parece que estamos a passear pela terra dos livros de contos de fadas!
E cheguei a casa, que naquele dia ainda era em Lapleau…
E foi o fim do trigésimo setimo dia de viagem…
Última edição por Gracinda Ramos em Sex Jan 25 2013, 13:21, editado 1 vez(es)
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Continua o espetaculo sim senhor, e quando vimos de um mundo onde as pessoas nao respeitam minimamente o património que encontraram por la e alem disso ainda o vimos a ser constantemente degradado fico feliz com esta bela Europa que preserva tudo (ou quase) o que por ca ficou mesmo que essa coisas venham de FDP de ditadores e de assassinos que nada fizeram de bom, mas bom ou mau fizeram alguma coisa e pelo menos aprendemos com os erros, Fantastico Gracinda Fantastico mesmo, Abraço para ti e para a tua amiga
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Sem dúvida que foi mais um dia digno de merecido registo, por locais fabulosos os quais desconhecia totalmente.
Como tal mais uma vez obrigada com
Abraço
Como tal mais uma vez obrigada com
Abraço
Carlos Balio- Já sai à rua a conduzir.
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Joao Luis escreveu:Continua o espetaculo sim senhor, e quando vimos de um mundo onde as pessoas nao respeitam minimamente o património que encontraram por la e alem disso ainda o vimos a ser constantemente degradado fico feliz com esta bela Europa que preserva tudo (ou quase) o que por ca ficou mesmo que essa coisas venham de FDP de ditadores e de assassinos que nada fizeram de bom, mas bom ou mau fizeram alguma coisa e pelo menos aprendemos com os erros, Fantastico Gracinda Fantastico mesmo, Abraço para ti e para a tua amiga
Obrigada!
É verdade que esta Euopa é espantosa e a França, em particular, deslumbrante! Depois é um pais tão grande que acaba por parecer varios paises dentro do mesmo!
Se esse "Abraço para ti e para a tua amiga " se refere a mim e à minha Magnífica, sabes que ela já tem novo dono há tempos?
É verdade, alguem anda por aí a passear na minha mitica motita ha mais de dois meses!
Provavelmente o seu novo dono nunca sonhou ir onde ela já foi e tem hoje uma moto mais culta do que ele!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Carlos Balio escreveu:Sem dúvida que foi mais um dia digno de merecido registo, por locais fabulosos os quais desconhecia totalmente.
Como tal mais uma vez obrigada com
Abraço
Obrigada!
Ainda tenho uma longa lista de "recantos encantadores" para explorar na França... um dia sai um "Passeando pela França" infinito!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Obrigado Gracinda por mais um momento de sonho!
Saiam mais dois big
Esta crónica vai mesmo ficar para lêr, relêr e consultar!
Abreijo
José carlos
Saiam mais dois big
Esta crónica vai mesmo ficar para lêr, relêr e consultar!
Abreijo
José carlos
Zecacbr- Já conduz... mal!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Zecacbr escreveu:Obrigado Gracinda por mais um momento de sonho!
Saiam mais dois big
Esta crónica vai mesmo ficar para lêr, relêr e consultar!
Abreijo
José carlos
Se me permites Zecacbr. Sou da mesma opinião!!
Fantástica crónica!!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Gracinda Ramos escreveu:Joao Luis escreveu:Continua o espetaculo sim senhor, e quando vimos de um mundo onde as pessoas nao respeitam minimamente o património que encontraram por la e alem disso ainda o vimos a ser constantemente degradado fico feliz com esta bela Europa que preserva tudo (ou quase) o que por ca ficou mesmo que essa coisas venham de FDP de ditadores e de assassinos que nada fizeram de bom, mas bom ou mau fizeram alguma coisa e pelo menos aprendemos com os erros, Fantastico Gracinda Fantastico mesmo, Abraço para ti e para a tua amiga
Se esse "Abraço para ti e para a tua amiga " se refere a mim e à minha Magnífica, sabes que ela já tem novo dono há tempos?
É verdade, alguem anda por aí a passear na minha mitica motita ha mais de dois meses!
Provavelmente o seu novo dono nunca sonhou ir onde ela já foi e tem hoje uma moto mais culta do que ele!
o abraço e para a tua amiga, neste caso a que tens mais nova, a que ja foi tua fica o nosso respeito e agradecimento motociclistico por tudo o que ela nos mostrou ate hoje e nos foi ensinando....espero que a minha GS consiga fazer os mesmos quilometros que a magnifica fez....e bom sinal, para mim e para ela...eu por ca ando a fazer por isso
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Joao Luis escreveu:
o abraço e para a tua amiga, neste caso a que tens mais nova, a que ja foi tua fica o nosso respeito e agradecimento motociclistico por tudo o que ela nos mostrou ate hoje e nos foi ensinando....espero que a minha GS consiga fazer os mesmos quilometros que a magnifica fez....e bom sinal, para mim e para ela...eu por ca ando a fazer por isso
A tua GS é uma moto de respeito! Já não lhe falta assim tanto para fazer uma quilometragem como a da Magnífica, mas em termos de aventura, já a ultrapassou largamente!
Honra lhe seja feita, a ela e a ti!
Re: Passeando pela Suíça - 2012
5 de Setembro de 2012
Cada manhã, cada dia tinha cada vez mais o sabor do regresso. Havia tanta coisa para ver, o tempo era tão pouco e a distância tão longa! Por muito longas que sejam as viagens a mim vão-me parecer sempre pequenas para tanta coisa que há para ver!
Segui por caminhos e estradinhas secundárias, deixando-me levar pela nostalgia do caminhar para casa…
Havia algumas coisas que eu queria ver e fiz um caracol no mapa antes de descer para Pau onde pernoitaria a noite seguinte.
Na maison d’hotes, onde eu ficara aquelas duas ultimas noites, perto de Tulle, falaram-me de algumas curiosidades da zona, entre elas o Viaduc des Rochers Noirs, uma ponte histórica que, segundo a narrativa dos locais, nunca foi destruída pelos bombardeamentos nazis, por milagre!
Aquela ponte foi usada pelas pessoas da Resistência com o apoio da população, que as avisava se podiam ou não passar usando velas que acendiam nas janelas! Soube também que fora construído em 1918 para uso exclusivo de comboios e só em 1959 foi encerrado a todo o trânsito e ficou exclusivamente pedonal. É monumento nacional e naturalmente eu quis vê-lo de perto!
Passei lá de manhã cedo, antes de seguir para sul. Era cedo, estava sol, o dia perfeito para uma visita histórica… fotografei-o lá de cima do topo da encosta, na berma da garganta que ele atravessa, depois desci até ele e… havia polícia lá em baixo, e bombeiros e ambulâncias… Um polícia veio ter comigo, comunicou-me que não poderia aproximar-me do viaduto. Disse-mo num tom quase pesaroso. Perguntei-lhe o que se passava ali… “um homem se suicidou aqui há apenas alguns minutos…” respondeu-me ele. Um frio percorreu a minha coluna. Uns minutos antes e poderia ter sido eu a encontrar o corpo! Olhei com mais atenção e vi o corpo no meio da rua mais à frente. “não há problema” disse eu ao policia “eu vou embora, não vou perturbar o vosso trabalho”… tirei uma foto discreta ao viaduto… e parti….
O choque da situação acompanhou-me por um tempo, enquanto fui rolando quase ao acaso. Só hoje me pergunto como seria atravessar o viaduto a pé e fotografar o abismo por baixo! Limito-me a ver imagens da net e pensar se lá voltarei a passar um dia!
Lá acabei por me ligar à terra e direcionar o meu caminho para o Château de Val.
O Château de Val é um castelo encantador do séc. XIII que foi construído e transformado até ao séc. XV.
Não tinha qualquer espirito para me pôr a visitar castelos, por isso limitei-me a passear por ali e tirar um milhão de fotos, porque o castelinho é mesmo encantador!
Fica na borda do lago de Bort-des-Orgues, bem pertinho de Tulle e podiam-se ver barcos de recreio oferecendo passeios turísticos pelo lago.
Mas nada disso me apetecia. Sentei-me no murito que separa a praia do nível superior, junto às árvores, e fiz um desenho giro do castelo!
O cenário que o enquadra propicia fantasias românticas e históricas e já foi utilizado em vários filmes, entre eles uma versão francesa de “Frankenstein”.
Ao passear-me ali, pela praia, lembrei-me de uma ideia antiga de visitar todos os castelos medievais que encontrasse por terras francesas! A atmosfera que se vive junto de uma construção tão fantástica como esta fascina-me tanto como a atmosfera de uma catedral medieval…
As ruínhas continuavam deliciosas! É a parte que mais gosto de estrada de uma viagem, quando me meto por caminhos de ninguém, onde apenas os locais circulam!
E ao dar a volta e voltar a uma rua “decente” lá estava o castelinho ao longe!
Claro que fiz uso do meu novíssimo zoom de 20X para o “apanhar”! Que coisinha fofa!
Mais à frente vi ao longe o Château de Salignac… e tive vontade de ir vê-lo…
Parei um pouco na berma da estrada a olhar para ele. É medieval, é lindo e está na minha lista de futuras visitas, pois já vi que a cidade que o alberga, Salignac-Eyvigues tem todo o ar de ser linda!
Às vezes é nestas breves paragens na berma da estrada que reside o motivo para uma próxima viagem!
Segui para Sarlat, que por aquelas bandas parece que os nomes das terras terminam sempre em “at!”
Sarlat-la-Canéda é mais uma cidade medieval apaixonante, como parece que é tudo por ali pela região do Dordogne! Ok, a bem dizer todas as regiões são bonitas por ali!
O centro histórico é grande e grandioso! Um dos maiores conjuntos medievais do mundo, composto por uma rede intrincada de ruínhas ladeadas de casas de arenito amarelo, com telhados de ardosia espantosos!
Lá fui entrando numa igreja ou noutra como a igreja de Saint-Sacerdos do séc. XVII
A cada passo a cidade serve de cenário para filmes de época pois presta-se perfeitamente pela grande extensão de espaço medieval intocado!
Muitas outras cidades francesas tiveram centros medievais igualmente espantosos mas que foram sendo destruídos pela modernidade. Sarlat foi a primeira cidade a beneficiar de uma lei/programa, nos anos 60, que incentivava os proprietários a restaurar os seus edifícios contra grande dedução nos impostos, o que permitiu manter a cidade até aos dias de hoje, impecável!
A Ancienne église Sainte-Marie, uma igreja do séc XIV, depois de ter deixado de servir a sua função, já foi Posto dos Correios, já esteve abandonada durante muito tempo e apenas há 10 anos foi remodelada e transformada num mercado coberto e espaço de exposições! Havia fila à porta para subir o elevador e ter uma vista panorâmica sobre o centro histórico… não fui! Detesto filas!
E as ruelas parecem nunca terem fim, nem os seus encantos!
A fonte de la Vierge Marie foi durante muito tempo o único ponto de água da cidade. Os viajantes refrescavam-se ali e atiravam moedas para a água que os putos corriam a apanhar!
No fundo da gruta está a estátua da virgem!
Ali à beirinha uma motinha pequerrucha tinha ar de ter participado num casamento! Estava toda a dornada com papel crepe!
Tudo tão bonito e encantador por ali que não me apetecia ir embora!
E não fui! Tratei mas é de encontrar um sítio bem bonito para me sentar e comer, que estava na hora e, com um ambiente daqueles, eu não iria comer uma sandoca qualquer! Ia sentar-me numa mesa e comer mesmo, usufruir da beleza do local
E lá estava o sítio ideal para me sentar, comer e disfrutar do momento!
Depois tive mesmo de me pôr a andar…
mas a estrada também seria bonita, com palácios e paisagens rurais como eu tanto gosto…
até chegar a Bergerac, a terra do Cyrano, o homem do grande nariz!
(continua)
Cada manhã, cada dia tinha cada vez mais o sabor do regresso. Havia tanta coisa para ver, o tempo era tão pouco e a distância tão longa! Por muito longas que sejam as viagens a mim vão-me parecer sempre pequenas para tanta coisa que há para ver!
Segui por caminhos e estradinhas secundárias, deixando-me levar pela nostalgia do caminhar para casa…
Havia algumas coisas que eu queria ver e fiz um caracol no mapa antes de descer para Pau onde pernoitaria a noite seguinte.
Na maison d’hotes, onde eu ficara aquelas duas ultimas noites, perto de Tulle, falaram-me de algumas curiosidades da zona, entre elas o Viaduc des Rochers Noirs, uma ponte histórica que, segundo a narrativa dos locais, nunca foi destruída pelos bombardeamentos nazis, por milagre!
Aquela ponte foi usada pelas pessoas da Resistência com o apoio da população, que as avisava se podiam ou não passar usando velas que acendiam nas janelas! Soube também que fora construído em 1918 para uso exclusivo de comboios e só em 1959 foi encerrado a todo o trânsito e ficou exclusivamente pedonal. É monumento nacional e naturalmente eu quis vê-lo de perto!
Passei lá de manhã cedo, antes de seguir para sul. Era cedo, estava sol, o dia perfeito para uma visita histórica… fotografei-o lá de cima do topo da encosta, na berma da garganta que ele atravessa, depois desci até ele e… havia polícia lá em baixo, e bombeiros e ambulâncias… Um polícia veio ter comigo, comunicou-me que não poderia aproximar-me do viaduto. Disse-mo num tom quase pesaroso. Perguntei-lhe o que se passava ali… “um homem se suicidou aqui há apenas alguns minutos…” respondeu-me ele. Um frio percorreu a minha coluna. Uns minutos antes e poderia ter sido eu a encontrar o corpo! Olhei com mais atenção e vi o corpo no meio da rua mais à frente. “não há problema” disse eu ao policia “eu vou embora, não vou perturbar o vosso trabalho”… tirei uma foto discreta ao viaduto… e parti….
O choque da situação acompanhou-me por um tempo, enquanto fui rolando quase ao acaso. Só hoje me pergunto como seria atravessar o viaduto a pé e fotografar o abismo por baixo! Limito-me a ver imagens da net e pensar se lá voltarei a passar um dia!
Lá acabei por me ligar à terra e direcionar o meu caminho para o Château de Val.
O Château de Val é um castelo encantador do séc. XIII que foi construído e transformado até ao séc. XV.
Não tinha qualquer espirito para me pôr a visitar castelos, por isso limitei-me a passear por ali e tirar um milhão de fotos, porque o castelinho é mesmo encantador!
Fica na borda do lago de Bort-des-Orgues, bem pertinho de Tulle e podiam-se ver barcos de recreio oferecendo passeios turísticos pelo lago.
Mas nada disso me apetecia. Sentei-me no murito que separa a praia do nível superior, junto às árvores, e fiz um desenho giro do castelo!
O cenário que o enquadra propicia fantasias românticas e históricas e já foi utilizado em vários filmes, entre eles uma versão francesa de “Frankenstein”.
Ao passear-me ali, pela praia, lembrei-me de uma ideia antiga de visitar todos os castelos medievais que encontrasse por terras francesas! A atmosfera que se vive junto de uma construção tão fantástica como esta fascina-me tanto como a atmosfera de uma catedral medieval…
As ruínhas continuavam deliciosas! É a parte que mais gosto de estrada de uma viagem, quando me meto por caminhos de ninguém, onde apenas os locais circulam!
E ao dar a volta e voltar a uma rua “decente” lá estava o castelinho ao longe!
Claro que fiz uso do meu novíssimo zoom de 20X para o “apanhar”! Que coisinha fofa!
Mais à frente vi ao longe o Château de Salignac… e tive vontade de ir vê-lo…
Parei um pouco na berma da estrada a olhar para ele. É medieval, é lindo e está na minha lista de futuras visitas, pois já vi que a cidade que o alberga, Salignac-Eyvigues tem todo o ar de ser linda!
Às vezes é nestas breves paragens na berma da estrada que reside o motivo para uma próxima viagem!
Segui para Sarlat, que por aquelas bandas parece que os nomes das terras terminam sempre em “at!”
Sarlat-la-Canéda é mais uma cidade medieval apaixonante, como parece que é tudo por ali pela região do Dordogne! Ok, a bem dizer todas as regiões são bonitas por ali!
O centro histórico é grande e grandioso! Um dos maiores conjuntos medievais do mundo, composto por uma rede intrincada de ruínhas ladeadas de casas de arenito amarelo, com telhados de ardosia espantosos!
Lá fui entrando numa igreja ou noutra como a igreja de Saint-Sacerdos do séc. XVII
A cada passo a cidade serve de cenário para filmes de época pois presta-se perfeitamente pela grande extensão de espaço medieval intocado!
Muitas outras cidades francesas tiveram centros medievais igualmente espantosos mas que foram sendo destruídos pela modernidade. Sarlat foi a primeira cidade a beneficiar de uma lei/programa, nos anos 60, que incentivava os proprietários a restaurar os seus edifícios contra grande dedução nos impostos, o que permitiu manter a cidade até aos dias de hoje, impecável!
A Ancienne église Sainte-Marie, uma igreja do séc XIV, depois de ter deixado de servir a sua função, já foi Posto dos Correios, já esteve abandonada durante muito tempo e apenas há 10 anos foi remodelada e transformada num mercado coberto e espaço de exposições! Havia fila à porta para subir o elevador e ter uma vista panorâmica sobre o centro histórico… não fui! Detesto filas!
E as ruelas parecem nunca terem fim, nem os seus encantos!
A fonte de la Vierge Marie foi durante muito tempo o único ponto de água da cidade. Os viajantes refrescavam-se ali e atiravam moedas para a água que os putos corriam a apanhar!
No fundo da gruta está a estátua da virgem!
Ali à beirinha uma motinha pequerrucha tinha ar de ter participado num casamento! Estava toda a dornada com papel crepe!
Tudo tão bonito e encantador por ali que não me apetecia ir embora!
E não fui! Tratei mas é de encontrar um sítio bem bonito para me sentar e comer, que estava na hora e, com um ambiente daqueles, eu não iria comer uma sandoca qualquer! Ia sentar-me numa mesa e comer mesmo, usufruir da beleza do local
E lá estava o sítio ideal para me sentar, comer e disfrutar do momento!
Depois tive mesmo de me pôr a andar…
mas a estrada também seria bonita, com palácios e paisagens rurais como eu tanto gosto…
até chegar a Bergerac, a terra do Cyrano, o homem do grande nariz!
(continua)
Última edição por Gracinda Ramos em Dom Jan 27 2013, 18:52, editado 1 vez(es)
Re: Passeando pela Suíça - 2012
Boas Gracinda,
Mais um maravilhoso relato dum país fantástico em paisagens e recantos maravilhosos que nos deliciam os sentidos...
Manda mais.
Bjs
Mais um maravilhoso relato dum país fantástico em paisagens e recantos maravilhosos que nos deliciam os sentidos...
Manda mais.
Bjs
Carlospira- Zero à direita
Re: Passeando pela Suíça - 2012
pagina 44 de 44 cuidado Gracinda ja é muito "4"
Joao Luis- Já dorme com a moto!
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