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Mensagem por biker.nomad Qua Jul 11 2012, 14:41

em vigor já a partir de 1 de Agosto

http://www.legix.pt/IncmRedirect.asp?dd=11-07-2012&n=133&se=I&sup=0&pr=3606&pult=3625&prs=0&pults=0


http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5522&Itemid=51


Conheço algumas com milhares de € em extras e assessórios de personalização muitos homologados pelos fabricantes , não sei como vão fazer.

Alguns já nem as peças de origem têm ... e não venham falar mal dos Bikers, pois 'todos' se babam a ver um Bike Show e apreciam uma bonita chopper. até hoje nunca vi um acidente com uma Custom/Chopper causado por falta de segurança da mota Evil or Very Mad

tambem me estragaram o dia Twisted Evil


Evil or Very Mad
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Mensagem por Serzedo Qua Jul 11 2012, 15:09

Bem... já demorava muito...

Pontos a considerar:
10 — Motociclos (L3e e L4e), com cilindrada superior a 250 cm
3
. . . . . Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em
dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.

Chapas de matrícula:
0 — Identificação do veículo:
0.1 — Chapas de matrícula [se exigido pelos
requisitos (a)].
Inspeção visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . a) Chapa(s) de matrícula inexistente(s) ou mal fixada(s),
correndo o risco de cair.
b) Inscrição inexistente ou ilegível.
c) Não conforme com documentos ou registos do
veículo.
d) Não regulamentar

Quem tiver chapas de matrículas com "P" e banda azul com as estrelas está sujeito a anotação, ou chapas de matrícula dobradas ou colocadas em lugar não regulamentar.

Sistema antibloqueio de travagem (ABS) Inspeção visual e inspeção do dispositivo avisador.
a) Mau funcionamento do dispositivo avisador.
b) Dispositivo avisador indica mau funcionamento
do sistema.
c) Sensores de velocidade das rodas inexistentes ou
danificados.
d) Cablagens danificadas.
e) Outros componentes inexistentes ou danificados.

Motas que saiam com ABS e seja retirado para aliviar peso na mota.

Espelhos ou dispositivos retrovisores Inspeção visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . a) Espelho ou dispositivo inexistente ou não montado
em conformidade com os requisitos (a).
b) Espelho ou dispositivo inoperativo, danificado
ou mal fixado.

Motas sem espelhos retrovisores ou com retrovisores com visibilidade insuficiente!

Luzes indicadoras de mudança de direção e luzes de perigo:

4.4.1 — Estado e funcionamento . . . . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . a) Fonte de luz defeituosa.
b) Lente defeituosa.
c) Luz mal fixada.

Cumprimento dos requisitos (a) . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . Luz, cor emitida, posição ou intensidade não conformes com os requisitos (a).
4.4.4 — Frequência de intermitência . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . Frequência de intermitência não conforme com os
requisitos (a).

Falta de piscas, ou com cadência errada.

Pneumáticos . . . . . . . . . . . . . . . . . Inspeção visual de todo o pneumático fazendo
girar a roda numa posição suspensa e com o
veículo sobre uma fossa ou num mecanismo
de elevação, ou fazendo rolar o veículo na
zona da fossa.
a) Dimensão, capacidade de carga, marca de homologação ou categoria de velocidade dos pneumáticos
não conformes com os requisitos (a) e que afete a
segurança rodoviária.
b) Pneumáticos de dimensões diferentes no mesmo
eixo ou rodado duplo.
c) Pneumáticos com tipo de estrutura diferente (radial/diagonal) no mesmo eixo.
d) Pneumático com grandes danos ou cortes.
e) Profundidade do piso dos pneumáticos não conforme com os requisitos. (a).
f) Pneumáticos em contacto com outros componentes.
g) Pneumáticos ré esculpidos não conforme com os
requisitos (a).
h) Sistema de monitorização da pressão dos pneumáticos com mau funcionamento ou inoperativo.

Pneus de dimensões não averbadas no livrete!

Estes pontos acima descritos são os pontos que maior relevância possuem. Fixe

Vulcan, quanto ao resto... só fazendo como o pessoal do tuning, arranjando autorizações no IMTT para que lhes seja autorizado o uso dos extras e alterações, uma mota verde pode ser amarela se for pedido, um pneu mais largo pode ser permitido (se a marca o autorizar por escrito e for pedido ao IMTT), entre outras coisas, panelas de escape sem homologação europeia para uso em estrada é que é... impossível.

No entanto:
5 — A calendarização das inspeções periódicas aos motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como reboques e
semirreboques, referidos no anexo I ao presente diploma, é
aprovada por portaria do membro do Governo responsável
pela área dos transportes.

Teremos de verificar a portaria que regulamentará o calendário para os motociclos!

"V"

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Mensagem por Joao Luis Qua Jul 11 2012, 15:56

biker.nomad escreveu:

Conheço algumas com milhares de € em extras e assessórios de personalização muitos homologados pelos fabricantes , não sei como vão fazer

tudo sera ajustado com o tempo, esta leis apenas pecam pr tardias e ja sabem quem não deve não teme por isso apenas vejo bebeficios nestas leis, com o tempo adapta-se caso a caso, e depois havera sempre aqueles centros que inspecionam o veiculo mesmo sem este estar presente....
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Mensagem por Serzedo Qua Jul 11 2012, 16:22

Joao Luis escreveu:
biker.nomad escreveu:

Conheço algumas com milhares de € em extras e assessórios de personalização muitos homologados pelos fabricantes , não sei como vão fazer

tudo sera ajustado com o tempo, esta leis apenas pecam pr tardias e ja sabem quem não deve não teme por isso apenas vejo bebeficios nestas leis, com o tempo adapta-se caso a caso, e depois havera sempre aqueles centros que inspecionam o veiculo mesmo sem este estar presente....

Sem dúvida, o que acontece com os enlatados acontecerá com as motas!!

Mas a tipo de personalização há sempre como estar de lei (com respectivas excepções)!

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Mensagem por Joao Luis Qua Jul 11 2012, 16:26

Serzedo escreveu:
Joao Luis escreveu:
biker.nomad escreveu:

Conheço algumas com milhares de € em extras e assessórios de personalização muitos homologados pelos fabricantes , não sei como vão fazer

tudo sera ajustado com o tempo, esta leis apenas pecam pr tardias e ja sabem quem não deve não teme por isso apenas vejo bebeficios nestas leis, com o tempo adapta-se caso a caso, e depois havera sempre aqueles centros que inspecionam o veiculo mesmo sem este estar presente....

Sem dúvida, o que acontece com os enlatados acontecerá com as motas!!

Mas a tipo de personalização há sempre como estar de lei (com respectivas excepções)!

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olhó Fabio!!!! Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje 242206 Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje 242206 Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje 242206 Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje 242206 Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje 242206

Estas cá companheiro?! Boa sim senhor ja tinha saudades tuas Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje 517563 Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje 517563
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Mensagem por filipeoliveira Qua Jul 11 2012, 16:35

Calma pessoal!!

Isto não vai ser complicado, somente vai ter o seu periodo de adaptações.
Todas as alterações serão passiveis de ser legalizadas, e as mesmas constarão do livrete do motociclo.
As alterações e montagens que alterem configurações originais, terão de ser portadoras de uma descrição, tipo memoria descritiva da coisa, e uma declaração de uma oficina legalizada, em papel timbrado a declarar que ali foram montadas tudo o que alterou a moto.
Se forem projectos unicos de construção, tipo invenções..., terão de ter um "escrito", feito por um engenheiro neste caso suponho que licenciado em "mecanica", que garanta que essas alterações em nada alteram a segurança do veiculo etc etc e pormenorizadamente diga quais são.
Muitas alterações vão haver que trazem já de origem toda a papelada para a sua homologação, sei lá, depositos diferentes , jantes etc etc.

Dou-vos um exemplo, quando em espanha compramos uma bola de reboque, temos de levar uma declaração de quem a instalou e um certificado do fabricante da bola, que ja vem dentro da caixa á IPO e em 2 minutos fica no livrete que o carro tem bola de reboque.
Alem do mais como as IPO (aqui em Espanha) emitem livretes na hora já saimos de lá com todas as alteraçoes anotadas.
A partir de desse momento e na altura da IPO apresenta-se toda a papelada necessaria, e essas alterações passam a constar no livrete.
Na parte de observações por ex. o livrete vai dizer que por exemplo, o motociclo X tem montado um deposito Y umas rodas com as medidas N...

Espero ter ajudado, nem que seja pouquinho....
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Mensagem por Serzedo Qua Jul 11 2012, 17:20

O problema é que cá em PT é um pouco mais moroso e certas alterações não são mesmo permitidas, não podes circular com uma panela GPR (GPR é a que me veio à cabeça) cuja homologação só permite andar com ela em pista. Fixe

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Mensagem por biker.nomad Qua Jul 11 2012, 17:35

E até 250 cc não são motas... ?


________________________
Méritos é coisa que só dou aos 5 Resistentes !!!!!!!!! tongue

Rock in
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Mensagem por filipeoliveira Qua Jul 11 2012, 18:15

Serzedo escreveu:O problema é que cá em PT é um pouco mais moroso e certas alterações não são mesmo permitidas, não podes circular com uma panela GPR (GPR é a que me veio à cabeça) cuja homologação só permite andar com ela em pista. Fixe

"V"

Olha o Fábio a participar no forum ...

Ok, mas o fabricante de panelas GPR vai começar a fazer panelas com o ruido mesmo nos limites, faz a homologação respectiva da panela e tu quando vais comprar a panela, dao-te um certificado escrito que conjuntamente com a moto num centro de inspecções a averbas no livrete em 5 minutos.

Se quiseres uma daquelas motos com a panela a berrar a serio e sem espelhos,com pneus slicks etc homologas a moto para competição, e aparece-te escrito mais ou menos assim no livrete:

Este motociclo não cumpre todas as regras de circulação na via publica e está destinado a competição motivo pelo qual só poderá ser conduzido na via publica por pessoa que tenha licença de competição.

O processo de legalização da moto para competição tambem é exequivel, mas exige mais papelada, por exemplo a ficha de homologação da moto para competição e coisas dessas...
Ah...e não esquecer que o passo das autoridades vai ser o seguinte:

Todos os veiculos que não tenham a IPO em dia e os selos pagos, não poderão ser transacionados.
Ou seja quando venderes a moto ou o carro terás de ter a IPO em vigor e os impostos pagos.
carros e motos de empresas para serem averbados terão de ser acompanhados da respectiva factura quando se entregar a papelada para mudar de nome...e a importancia da factura é comprovada com o valor do mercado sob pena de ser participado ás finanças....

a Europa é toda igual.....mais dia menos dias fica tudo igual em todo lado...em Portugal está a demorar um pouco mais, mas quando é preciso dinheiro estes cabrões inventam tudo....


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Mensagem por Serzedo Qua Jul 11 2012, 19:26

Tendo em conta a experiência ao nível do tuning automóvel cá em PT, não é assim tão simples, aliás uma das lutas durante anos foi obter um regime como o espanhol. Não é por acaso que em Espanha temos excelentes trabalhos a nível de tuning, cá em PT simplesmente não há maneira de legalizar tudo.

Quem quiser usar uma mota alterada no dia-a-dia terá de estar de acordo com a legislação em vigor, por exemplo, o meu Corolla podia estar rebaixado (mas teria de ter uma declaração da própria Toyota a atestar que o mesmo não perdia qualidade, podia ter pneus diferentes mas pedi à Toyota a dita declaração para que me fosse possível circular com eles e averbar no livrete (indo directamente ao IMTT, porque nos IPO isso não é possível). Quanto a panelas com mais som, a marca só passa se for panelas produzidas por eles, panelas de outras marcas eles não passam declaração.

Havendo desconformidade entre livrete e peças (para circulação na via pública), temos de pedir declaração da própria marca do carro, temos de ir ao IMTT e de seguida ir ao IPO para uma inspecção extraordinária, só no fim é que obtemos o livrete com as alterações.

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Mensagem por Panzer Tank Qua Jul 11 2012, 20:27

Boas a todos
Como dizem "quem não deve não teme" acho bem a situação das inspecções e eu não temo pois tenho a minha máquina praticamente original.
Pessoal, peço desculpas, mas o que queria dizer é contra as más transformações que andam por aí!! sem espelhos, sem matricula, luzes mínimas, sem piscas, etc.
Eu gosto muito de ver boas alterações e melhores pinturas.
Agora como devo fazer para o que esta fora do Original:
- Winrack GIVI de três malas?
- Bico de Pato da Crazy Bike?
- Kit Bi-XENON PaulaoShop?
Tenho que solicitar a todos uma declaração?
Sem mais
Panzer Tank


Última edição por Panzer Tank em Qui Jul 12 2012, 21:13, editado 1 vez(es)

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Mensagem por viteze Qua Jul 11 2012, 21:51

Bem, já demorava a busca de uns aeirios ao pessoal das motitas...a ver vamos como será feito essas inspecções..
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Mensagem por Joao Luis Qua Jul 11 2012, 21:59

Po falar em motas regulamentadas....estou a pensar como vou fazer com a GS, de origem apenas tem.....a marca scratch
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Mensagem por viteze Qua Jul 11 2012, 22:03

Joao Luis escreveu:Po falar em motas regulamentadas....estou a pensar como vou fazer com a GS, de origem apenas tem.....a marca scratch


mete mais autocolantes, pode ser que fechem os olhos.... Laughing Laughing Laughing
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Mensagem por Trophyvitor Qua Jul 11 2012, 22:59

Epahhh estão a falar em motas alteradas???? Very Happy

Nunca ninguem ouviu falar em notas de 50 no porta luvas....o problema é que a minha mota num tem porta-luvas.. Pensar

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Mensagem por Jafar71 Qui Jul 12 2012, 06:37

Isso de escapes, piscas, espelhos, reflectores, top cases, bicos de bato e de galinha são promenores....
Agora quantos motores de KZs, XTs, CBs, etc andam em quadros e estilos que nada tem a ver com a origem? É lixo??? Milhares de €uros gastos em personalizações de rebarbadora e aparelho de soldar em punho, suspensões, travões, rodas, pintura, etc, etc...
Acho bem que qualquer veiculo que roda na via publica tenha de ter as condições de segurança quer em pneus, suspensões, travões, não só para o proprio mas também para os restantes utilizadores da via. Agora o facto de ter um quadro personalizado ou um angulo diferente de suspensão faz com que trave menos? Ou as personalizações passam só a ser para os HOGuinhos que podem gastar 20k€s em personalizações porque as oficinas passam um papel??
O certo é que a minha tem de ir até 16 de Agosto e falei com um vizinho que é inspector e ainda não sabem nada, não há equipamentos especificos para os testes... enfim.
Para além disso... vai ser uma gajo qualquer que vai por as mãos na minha CherryCheri e fazer um "teste em estrada" Suspect

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Mensagem por Carlos Balio Qui Jul 12 2012, 16:11

Pois...
A minha tem de ir até 23 de Agosto, telefonei para o Centro de Inspecções, adiantaram-me ainda nada saberem sobre o assunto, e que vá telefonando...
Mais um assalto à nossa bolsa, já pagamos um valor do caraças pelo imposto, e ainda temos que levar com mais esta.
Enfim........
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Mensagem por mazevedo Qui Jul 12 2012, 18:07



Mais um assalto à carteira... Mad

Se for só para garantir segurança, concordo mas então que façam as inspecções a 1 eur!!! Assobiar

E quem tem xénon, top cases, farois auxiliares, .... como tem que proceder?

________________________
Cumprimentos,
MAzevedo

"Acorda arrependido mas não durmas com vontade! Fixe
mazevedo
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Zero à direita
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Mensagem por Serzedo Qui Jul 12 2012, 19:02

mazevedo escreveu:

Mais um assalto à carteira... Mad

Se for só para garantir segurança, concordo mas então que façam as inspecções a 1 eur!!! Assobiar

E quem tem xénon, top cases, farois auxiliares, .... como tem que proceder?

Os faróis auxiliares é como nos carros, têm de estar bem regulados, as top cases não deve haver problema algum, quanto ao xénon, já foi discutido aqui no fórum... se quiserem pegar podem.

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Estrada - IPO Motociclos aprovada hoje Empty Re: IPO Motociclos aprovada hoje

Mensagem por msantos Sex Jul 13 2012, 13:10

Cambada de ladrões!
Estive quase a meter xenon na minha moto e ainda bem que não o fiz, quase de certeza que agora ia ter que tirar...
Já se sabe quando é que começa a sério? É que a minha faz anos em Agosto...

________________________
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Mensagem por Carlos Balio Sex Jul 13 2012, 14:18

msantos escreveu:Cambada de ladrões!
Estive quase a meter xenon na minha moto e ainda bem que não o fiz, quase de certeza que agora ia ter que tirar...
Já se sabe quando é que começa a sério? É que a minha faz anos em Agosto...

Boas,
Tal como tu também a minha faz anos em Agosto, e telefonei mais uma vez para um Centro de Inspecções, dizem que nada sabem quando começam a inspecionar, e que nem estão preparados para inspecionar motos.
Mandou-me aguardar e ir telefonando, também já pedi esclarecimentos ao IMTT e estou à espera, logo que receba algo, coloco aqui.
Abraço
Carlos Balio
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Já sai à rua a conduzir.
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Mensagem por msantos Sex Jul 13 2012, 23:11

Então quando houver mais novidades agradeço.

Cumprimentos

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Mensagem por Zecacbr Sáb Jul 14 2012, 11:53


Carlos Balio escreveu:
msantos escreveu:Cambada de ladrões!
Estive quase a meter xenon na minha moto e ainda bem que não o fiz, quase de certeza que agora ia ter que tirar...
Já se sabe quando é que começa a sério? É que a minha faz anos em Agosto...

Boas,
Tal como tu também a minha faz anos em Agosto, e telefonei mais uma vez para um Centro de Inspecções, dizem que nada sabem quando começam a inspecionar, e que nem estão preparados para inspecionar motos.
Mandou-me aguardar e ir telefonando, também já pedi esclarecimentos ao IMTT e estou à espera, logo que receba algo, coloco aqui.
Abraço



Calma. Em Agosto não é de certeza. Ainda falta a portaria que vai regulamentar as inspeções!

"Artigo 18.º
Entrada em vigor e produção de efeitos
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, o
presente diploma entra em vigor 30 dias após a respetiva
publicação.
2 — A obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos, triciclos, quadriciclos e reboques e semirreboques, referidos no anexo I ao presente diploma, só produz
efeitos a partir da publicação da portaria referida no n.º 5
do artigo 11.º"

Artigo 11.º
.................
5 — A calendarização das inspeções periódicas aos motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como reboques e
semirreboques, referidos no anexo I ao presente diploma, é
aprovada por portaria do membro do Governo responsável
pela área dos transportes.
Zecacbr
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Já conduz... mal!
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Mensagem por Cavaleiro Negro Dom Jul 15 2012, 19:58

Finalmente o estado reconhece que as motos acima dos 250cc são veículos motorizados como os outros, com tudo o que isso implica de bom e de mau... Sobre as motos abaixo dessa cilindrada não faço idéia do que pensam os governantes. O que eu sei de certeza é que são veículos motorizados.
Mas no decreto-lei em questão o prazo disponível e condições mínimas para que os centros de inspecção se preparem devidamente (para serem aprovados pelo Instituto de Mobilidade e Transportes) não estão especificados. Eu não sei se já foi emitido mais algum decreto-lei com essas especificidades mas, se tal não ocorreu, essas lacunas poderão levar parte desses centros a adoptarem a postura de "só mudo quando me obrigarem" e assim, quando a dita portaria fôr emitida poderá estar muito na mesma como a lesma. Os motociclistas terão obrigatoriamente de ir à inspecção com a montadas e não irão poder fazê-lo em alguns casos, e com azar suficiente ainda terão que ser eles a xingar a torto e a direito para não terem que levar com multas e sanções por causa de um problema que não foram eles que criaram.
Enfim, o carro à frente dos bois como de costume.

...Será que a dita portaria resolverá todas estas pontas soltas?
Citando o DL:
"(...)
Artigo 15.º
Regulamentação
1 — No prazo de 90 dias após a publicação do presente
diploma, são aprovadas por diploma próprio as disposições
regulamentares necessárias à sua execução.
(...)"


Última edição por Cavaleiro Negro em Dom Jul 15 2012, 21:17, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Cavaleiro Negro Dom Jul 15 2012, 20:40

Entretanto, o DL em questão tem este artigo:

"(...)
Artigo 3.º
Regime aplicável a determinados veículos
1 — Salvo as inspeções para atribuição de nova matrícula,
não ficam sujeitos às inspeções referidas no artigo
anterior, os veículos de interesse histórico.
2 — Para efeitos do disposto no número anterior,
consideram -se de interesse histórico, os veículos construídos
antes de 1 de janeiro de 1960, certificados como tal
por entidades de utilidade pública, cujos estatutos prevejam
o exercício de atividades atinentes a veículos, reconhecidas
pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.,
adiante designado por IMT, I. P.
(...)"

Pelo que alguns motociclistas com motos vintage estão isentos destas inspecções regulares.
E, pelo que pesquisei na net, são de momento inspeccionados deste modo:
http://www.acp.pt/ResourcesUser/files/OClube/Classicos/InformacoesUteis/Despacho_10298_2001_CertificacaoClassicos.pdf
Pelo que percebi deste documento, uma moto de 1901 por exemplo, tem uma inspecção com a validade da vacina do tétano LOL!!! Sortudos pá...! Alguns andam com correia de cabedal e até pode ser a mesma por 10 anos eheh

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