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Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
ricmags escreveu:o companheiro não tem actualizado o seu blog.
alguém sabe se a viagem continua ou se aconteceu algo?
É Uma viagem feitas aos poucos, neste momento esta em Portugal a trabalhar
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
Obrigado pela informação. Fico então aguardar pelo seu regresso.
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
Bangkok 2
22 de Setembro de 2014
Já estava com saudades de pegar na moto e partir, rumo ao desconhecido, sem horário ou calendário. Em Maio tinha deixado a “Cross Tourer” em Bangkok, em casa de um casal que conheci através de uma amiga comum.
Agora aterrei na capital Tailandesa acompanhado da minha filha Maria, que acabou o curso este ano e ainda não começou a trabalhar.
Veio comigo dar a volta à Tailandia pois quando aqui entrei em Janeiro vim do Cambodja direito a Bangkok, não chegando a conhecer o país.
Pensei que em Setembro já teria acabado a época das chuvas mas é suposto durar mais um mês. De qualquer forma já só temos apanhado uma chuva miuda e muito esporádica. O calor é que é quase insuportável, rondando os 37, 38º dia e noite e com muita humidade, que faz com que estejamos sempre a suar.
Chegámos por volta do meio dia de cá, seis horas mais que em Portugal e tratei logo de ver se a moto pegava. Tinha deixado a bateria desligada em Janeiro e, quando a liguei agora, parecia nova. A “Cross Tourer”, como boa Honda que é, pegou à primeira.
No dia seguinte ainda meio
“azomboado” por uma noite mal dormida, afectado pelo “jet lag” que, quando viajo para oriente me leva uma semana a passar, fui tratar de mudar o oleo à moto e fazer pequenas reparações como soldar os apoios em alumínio das carenagens inferiores, que se tinham partido com o tratamento que levou na India e Birmânia, e trocar as manetes de travão e embraiagem, vítimas das quedas que tive junto às praias das 4000 islands no Laos.
A Maria levou uma seca de três horas numa oficina de motos mas depois ainda tivemos tempo para visitar um templo Budista e a casa de Jim Thompson, um arquitecto Americano que para aqui veio viver no fim da segunda grande Guerra, depois de ter ficado encantado com o país quando cumpriu cá serviço militar. Em 43 a Tailandia decretou guerra à Inglaterra e Estados Unidos. Este Americano, que se tinha divorciado sem filhos, comprou um terreno em Bangkok, junto a um dos canais e montou várias casas típicas em madeira, para si e empregados, que trouxe da provincia depois de as fazer desmontar. O resultado é fantastico. Jim Thompson desapareceu misteriosamente, com 61 anos, quando passeava numa floresta Malaia e o sobrinho herdeiro entregou a casa ao estado como museu.
A Tailandia tem 60 milhões de habitantes dos quais 10 milhões vivem em Bangkok. O ano passado, como já tem acontecido por diversas vezes, os militares tomaram conta do poder por os partidos se desentenderem em revoltas por vezes sangrentas e, até novas eleições, que se esperam para dentro de um ou dois anos, vivem controlados pela tropa. Têm um rei que, como em qualquer regime actual, tem pouco poder executivo. Como curiosidade refira-se que a constituição decreta que o rei só pode ser budista e todos os jovens Tailandeses são obrigados, durante um periodo da sua vida, que se for sua vontade se pode resumir a uma ou duas semanas, a serem monges e viverem num Templo, seguindo regras rígidas que incluem a proibição de olhar para raparigas. Alguns adaptam-se ao sistema e passam lá uma vida santa.
22 de Setembro de 2014
Já estava com saudades de pegar na moto e partir, rumo ao desconhecido, sem horário ou calendário. Em Maio tinha deixado a “Cross Tourer” em Bangkok, em casa de um casal que conheci através de uma amiga comum.
Agora aterrei na capital Tailandesa acompanhado da minha filha Maria, que acabou o curso este ano e ainda não começou a trabalhar.
Veio comigo dar a volta à Tailandia pois quando aqui entrei em Janeiro vim do Cambodja direito a Bangkok, não chegando a conhecer o país.
Pensei que em Setembro já teria acabado a época das chuvas mas é suposto durar mais um mês. De qualquer forma já só temos apanhado uma chuva miuda e muito esporádica. O calor é que é quase insuportável, rondando os 37, 38º dia e noite e com muita humidade, que faz com que estejamos sempre a suar.
Chegámos por volta do meio dia de cá, seis horas mais que em Portugal e tratei logo de ver se a moto pegava. Tinha deixado a bateria desligada em Janeiro e, quando a liguei agora, parecia nova. A “Cross Tourer”, como boa Honda que é, pegou à primeira.
No dia seguinte ainda meio
“azomboado” por uma noite mal dormida, afectado pelo “jet lag” que, quando viajo para oriente me leva uma semana a passar, fui tratar de mudar o oleo à moto e fazer pequenas reparações como soldar os apoios em alumínio das carenagens inferiores, que se tinham partido com o tratamento que levou na India e Birmânia, e trocar as manetes de travão e embraiagem, vítimas das quedas que tive junto às praias das 4000 islands no Laos.
A Maria levou uma seca de três horas numa oficina de motos mas depois ainda tivemos tempo para visitar um templo Budista e a casa de Jim Thompson, um arquitecto Americano que para aqui veio viver no fim da segunda grande Guerra, depois de ter ficado encantado com o país quando cumpriu cá serviço militar. Em 43 a Tailandia decretou guerra à Inglaterra e Estados Unidos. Este Americano, que se tinha divorciado sem filhos, comprou um terreno em Bangkok, junto a um dos canais e montou várias casas típicas em madeira, para si e empregados, que trouxe da provincia depois de as fazer desmontar. O resultado é fantastico. Jim Thompson desapareceu misteriosamente, com 61 anos, quando passeava numa floresta Malaia e o sobrinho herdeiro entregou a casa ao estado como museu.
A Tailandia tem 60 milhões de habitantes dos quais 10 milhões vivem em Bangkok. O ano passado, como já tem acontecido por diversas vezes, os militares tomaram conta do poder por os partidos se desentenderem em revoltas por vezes sangrentas e, até novas eleições, que se esperam para dentro de um ou dois anos, vivem controlados pela tropa. Têm um rei que, como em qualquer regime actual, tem pouco poder executivo. Como curiosidade refira-se que a constituição decreta que o rei só pode ser budista e todos os jovens Tailandeses são obrigados, durante um periodo da sua vida, que se for sua vontade se pode resumir a uma ou duas semanas, a serem monges e viverem num Templo, seguindo regras rígidas que incluem a proibição de olhar para raparigas. Alguns adaptam-se ao sistema e passam lá uma vida santa.
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Moto Vs carro
Também a mim esta viagem parece uma acção de marketing por parte da Honda e não vejo mal nenhum nisso; de facto este piloto (Sande e Castro) da velocidade nacional já está ligado à Honda há uns anos, nomeadamente como organizador do extinto troféu Honda Civic. Uma história sua que recordo (talvez de há 10 anos atrás) foi um picanço/comparativo que fez no autódromo do Estoril ao volante dum Porsche 996 Turbo contra uma Kawazaki ZX-10R, também pilotada pelo campeão nacional da altura (julgo que o Rui Reigoto) e que vence o picanço (a moto foi + rápida, julgo que 4 seg.) contráriamente ao que se esperava.. já que "pensava-se" que as curvas do Estoril estivessem a favôr do carro nomeadamente por montar pneus + largos que a moto.
e estavam.. os 4 seg. que a moto ganhou ao carro ficaram a dever-se principalmente à forte acelaração desta, cerca de 6,5 seg. de 0 a 200km/h contra os 11 seg. que o carro leva para cumprir a mesma tarefa.. este tema (moto Vs carro) apaixona-me desde o dia em que comecei a andar de moto..
Conheço o carro, a moto e o circuito em questão e recordo-me que na altura o Francisco mencionou os pneus (de série/estrada) como principal entrave a melhores prestações/tempos do carro; de facto para quem não sabe ou nunca rodou em circuito, os pneus de estrada (existem pneus próprios para usar em circuitos/pistas de velocidade) são os primeiros elementos (tanto no carro como na moto mas menos nesta última devido ao menor peso do conjunto) a irem à vida, sendo que nesta carro (Porsche 911/996 Turbo) bastam meia dúzia de voltas para os "destruir" e perderem 50% da sua eficácia/aderência.. devido principalmente à brutal descarga de binário (cerca de 600Nm) e cavalos (450) pelo motor bi-turbo a partir das 2500rpm.. sendo que o peso do conjunto (1500kg) faz o resto. A esta hora, alguns estarão já a questionarem-se de que lado é que estou.. e isso é fácil de responder.. pois se estiver de moto, torço pela moto.. e se estiver de carro, torço pelo carro
e estavam.. os 4 seg. que a moto ganhou ao carro ficaram a dever-se principalmente à forte acelaração desta, cerca de 6,5 seg. de 0 a 200km/h contra os 11 seg. que o carro leva para cumprir a mesma tarefa.. este tema (moto Vs carro) apaixona-me desde o dia em que comecei a andar de moto..
Conheço o carro, a moto e o circuito em questão e recordo-me que na altura o Francisco mencionou os pneus (de série/estrada) como principal entrave a melhores prestações/tempos do carro; de facto para quem não sabe ou nunca rodou em circuito, os pneus de estrada (existem pneus próprios para usar em circuitos/pistas de velocidade) são os primeiros elementos (tanto no carro como na moto mas menos nesta última devido ao menor peso do conjunto) a irem à vida, sendo que nesta carro (Porsche 911/996 Turbo) bastam meia dúzia de voltas para os "destruir" e perderem 50% da sua eficácia/aderência.. devido principalmente à brutal descarga de binário (cerca de 600Nm) e cavalos (450) pelo motor bi-turbo a partir das 2500rpm.. sendo que o peso do conjunto (1500kg) faz o resto. A esta hora, alguns estarão já a questionarem-se de que lado é que estou.. e isso é fácil de responder.. pois se estiver de moto, torço pela moto.. e se estiver de carro, torço pelo carro
Última edição por Rambo em Seg Out 06 2014, 02:45, editado 3 vez(es)
Rambo- A tirar a carta
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
28 de Setembro de 2014
Tha Pla
Quando saímos de Chiang Mai a minha ideia era continuar a volta Á Tailândia, agora descendo pelo lado oriental, perto da fronteira com o Laos.
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Tha Pla
Quando saímos de Chiang Mai a minha ideia era continuar a volta Á Tailândia, agora descendo pelo lado oriental, perto da fronteira com o Laos.
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Moto Vs carro
Rambo escreveu:Também a mim esta viagem parece uma acção de marketing por parte da Honda e não vejo mal nenhum nisso; de facto este piloto (Sande e Castro) da velocidade nacional já está ligado à Honda há uns anos, nomeadamente como organizador do extinto troféu Honda Civic. Uma história sua que recordo (talvez de há 10 anos atrás) foi um picanço/comparativo que fez no autódromo do Estoril ao volante dum Porsche 996 Turbo contra uma Kawazaki ZX-10R, também pilotada pelo campeão nacional da altura (julgo que o Rui Reigoto) e que vence o picanço (a moto foi + rápida, julgo que 4 seg.) contráriamente ao que se esperava.. já que "pensava-se" que as curvas do Estoril estivessem a favôr do carro nomeadamente por montar pneus + largos que a moto.
e estavam.. os 4 seg. que a moto ganhou ao carro ficaram a dever-se principalmente à forte acelaração desta, cerca de 6,5 seg. de 0 a 200km/h contra os 11 seg. que o carro leva para cumprir a mesma tarefa.. este tema (moto Vs carro) apaixona-me desde o dia em que comecei a andar de moto..
Conheço o carro, a moto e o circuito em questão e recordo-me que na altura o Francisco mencionou os pneus (de série/estrada) como principal entrave a melhores prestações/tempos do carro; de facto para quem não sabe ou nunca rodou em circuito, os pneus de estrada (existem pneus próprios para usar em circuitos/pistas de velocidade) são os primeiros elementos (tanto no carro como na moto mas menos nesta última devido ao menor peso do conjunto) a irem à vida, sendo que nesta carro (Porsche 911/996 Turbo) bastam meia dúzia de voltas para os "destruir" e perderem 50% da sua eficácia/aderência.. devido principalmente à brutal descarga de binário (cerca de 600Nm) e cavalos (450) pelo motor bi-turbo a partir das 2500rpm.. sendo que o peso do conjunto (1500kg) faz o resto. A esta hora, alguns estarão já a questionarem-se de que lado é que estou.. e isso é fácil de responder.. pois se estiver de moto, torço pela moto.. e se estiver de carro, torço pelo carro
Sem qualquer intenção de conspurcar este bonito tópico (tento apenas retemperá-lo..) e depois de ter lido o ensaio do novo 911/991 Turbo actualmente à venda, constato que as belas superdesportivas de 2 rodas estão a perder terreno para os modernos monstros (leia-se superdesportivos) das 4 rodas.. pois a evolução neste campo (automóveis) tem sido de tal ordem.. capaz de deixar um cego de olhos em bico! refiro-me concretamente aos modernos sistemas electrónicos de ajuda à condução; Como é sabido o Porsche 911 não é (não era..) dos carros mais fáceis de conduzir, principalmente por ter o motor montado atrás do eixo traseiro, o que lhe confere uma distribuição de pesos algo estranha mas a meu vêr correcta (esta afirmação dá pano para mangas, pelo que não vamos perder agora tempo com isso) nomeadamente nas travagens onde o peso na traseira ajuda a segurar/firmar o carro. De facto entre outros (como o aumento (10cm) na distância entre eixos, comparativamente ao modelo precedente, vulgo 911/997) esses milagrosos sistemas de ajuda à condução (experimentei-os recentemente na primeira pessoa) tais como PSM (Porsche Stability Management) PASM (P.Active Suspension Management) PDCC (P.Dynamic Chassis Control) PTV (P.Torque Vectoring) PDK (Porsche Doppelkupplung) este último palavrão que significa Cx. de velocidades de dupla embraiagem, apoios de motor activos entre outros.. acabam de facto por deixar as nossas meninas para trás.. também elas a começarem a aderir a essas ajudas nomeadamente o controlo de tracção.
Rambo- A tirar a carta
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
Diz Rambo que é uma acção de marketing por parte de Honda.
Eu atrevo-me a dizer que é uma péssima acção de markting.
Penso até que já tem lugar no Guiness como sendo a volta ao mundo mais demorada.
Eu atrevo-me a dizer que é uma péssima acção de markting.
Penso até que já tem lugar no Guiness como sendo a volta ao mundo mais demorada.
jorgedias- Zero à esquerda
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
jorgedias escreveu:Diz Rambo que é uma acção de marketing por parte de Honda.
Eu atrevo-me a dizer que é uma péssima acção de markting.
Penso até que já tem lugar no Guiness como sendo a volta ao mundo mais demorada.
como já foi referido é uma viagem feita aos poucos...ora está em viagem ora está em Portugal a trabalhar. não é uma viagem a tempo inteiro.
já para não falar das questões burocráticas e de ter sido o primeiro motociclista no mundo a ter autorização para atravessar alguns locais de mota.
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
24 de Novembro de 2014 Indonésia
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
Joao Luis escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta (foto) faz-me lembrar o estado de algumas/muitas estradinhas nacionais..
Rambo- A tirar a carta
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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7 de janeiro de 2015
Dili
Da fronteira até Dili são pouco mais de cem quilómetros...
7 de janeiro de 2015
Dili
Da fronteira até Dili são pouco mais de cem quilómetros...
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
Joshua Tree National Park - California
...Saí de Los Angeles ao final da manhã duma sexta feira, primeiro dia de concerto, e comecei por ir a Yucca Valley, no Joshua Tree National Park, fazer o check in e deixar as malas.
Quando deixamos LA para Oriente, passados uns 60 Km, entramos num deserto de terra, com muito pouca vegetação rasteira, a via rápida a passar numa planície entre montanhas. É uma paisagem fantástica. Na zona de onde sai o desvio para Joshua Tree National Park, a uns 200 Km de LA, talvez por as montanhas formarem uma espécie de funil, originando um efeito de venturi, o vento aumenta muito de intensidade. É uma planície com uns cinco quilómetros de largura que temos que atravessar. Devido às condições de vento montaram ali um parque eólico mas, à boa maneira americana, não tem meia dúzia de ventoinhas, como vemos por aí, mas centenas delas numa área relativamente pequena. Parece uma paisagem assustadoramente futurista: imaginamos um mundo deserto, cheio de ventoinhas silenciosas a produzirem eletricidade, sem clientes para a consumirem.
Entrei nessa recta, que atravessa para as montanhas a Norte e apanhei o vento mais forte que alguma vez tinha apanhado de moto. A moto, acentuadamente inclinada para a esquerda na recta, abanava com as rajadas e fazia-me varrer a faixa de rodagem. Tive que reduzir a velocidade para pouco mais de 80 Km/h.
Quando estava a percorrer esta recta já pensava o que seria atravessá-la nos próximos três dias, às duas da manhã, de regresso ao Hotel depois dos concertos. Por acaso acabou por não ser tão mau como estava à espera porque fui-me habituando ao tratamento que me esperava todas as noites e, depois das sensações extraordinárias por que passei naqueles concertos, este trajeto passou a ser um contratempo sem grande importância...
+ em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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...Saí de Los Angeles ao final da manhã duma sexta feira, primeiro dia de concerto, e comecei por ir a Yucca Valley, no Joshua Tree National Park, fazer o check in e deixar as malas.
Quando deixamos LA para Oriente, passados uns 60 Km, entramos num deserto de terra, com muito pouca vegetação rasteira, a via rápida a passar numa planície entre montanhas. É uma paisagem fantástica. Na zona de onde sai o desvio para Joshua Tree National Park, a uns 200 Km de LA, talvez por as montanhas formarem uma espécie de funil, originando um efeito de venturi, o vento aumenta muito de intensidade. É uma planície com uns cinco quilómetros de largura que temos que atravessar. Devido às condições de vento montaram ali um parque eólico mas, à boa maneira americana, não tem meia dúzia de ventoinhas, como vemos por aí, mas centenas delas numa área relativamente pequena. Parece uma paisagem assustadoramente futurista: imaginamos um mundo deserto, cheio de ventoinhas silenciosas a produzirem eletricidade, sem clientes para a consumirem.
Entrei nessa recta, que atravessa para as montanhas a Norte e apanhei o vento mais forte que alguma vez tinha apanhado de moto. A moto, acentuadamente inclinada para a esquerda na recta, abanava com as rajadas e fazia-me varrer a faixa de rodagem. Tive que reduzir a velocidade para pouco mais de 80 Km/h.
Quando estava a percorrer esta recta já pensava o que seria atravessá-la nos próximos três dias, às duas da manhã, de regresso ao Hotel depois dos concertos. Por acaso acabou por não ser tão mau como estava à espera porque fui-me habituando ao tratamento que me esperava todas as noites e, depois das sensações extraordinárias por que passei naqueles concertos, este trajeto passou a ser um contratempo sem grande importância...
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
O Francisco continua a sua Magnifica Viagem
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
Continuo a seguir e espero que a viagem seja bem longa para me deleitar com textos tão bem escritos por muito mais tempo.
Espsanto- Zero à direita
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
O Francisco por la anda, agora no Pantanal
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Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
Já tenho a leitura em dia! . Fantástica viagem!!!
Espsanto- Zero à direita
Re: Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
A aventura chegou ao fim. Em 19 de Junho, ás 18 horas, na sede do Automóvel Club de Portugal será lançado o livro da primeira metade desta viagem, de Portugal a Timor.
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Espsanto- Zero à direita
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