Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Hoje à(s) 07:14

» Normandia
por Cesar Filipe Ontem à(s) 12:32

» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07

» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

Tempo
aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Pixel

Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

+8
PValdeira
smvalmeida
ruben_ramos
nunomsp
Rambo
Gomes88
ricmags
LoneRider
12 participantes

Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por LoneRider Seg Fev 09 2015, 13:34

Intro


É uma aventura das mais loucas que vos pode passar pela cabeça.
Esta a fazer ou já fez, mais semana menos semana, 3 anos de que me meti numa aventura da qual eu me diverti imenso. E claro, fiz uma cronica para explicar ao pessoal mais proximo como foi.
O motivo deste tópico não é de relatar uma loucura (das de ir parar a cadeia), mas sim de que por uma boa causa as loucuras ganham sentido e são justificadas!
Espero que gostem.... Embarassed

________________________
Vrummm V

ENDLESS ROAD
LoneRider
LoneRider
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://loneride.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por LoneRider Seg Fev 09 2015, 20:39

Existem momentos na vida em que fazer uma loucura pode servir como uma maneira de rejuvenescer, de alimentar o ego e por a auto-estima em alta. Quem ler estas palavras e nunca ter feito uma loucura que se acuse.

Estou a viver em Espanha desde finais de 2006 e para me integrar no âmbito motard, inclusive para combater a solidão, dado que a Simone só veio definitivamente no Verão seguinte, encontrei-me com um grupo de amigos bastante coeso que se movimentava e faziam parte de uma associação que tinha como principal objectivo trabalhar na área da Segurança Rodoviária. Ao principio pensei que seria aborrecido, lidar com leis e ainda por cima de outro pais, meter-me publicamente com políticos e instituições e arriscar a pele nos trabalhos de campo.....
Mas o grupo era porreiro e ao trabalho juntaram-se momentos de convívio altamente. Pouco a pouco, comecei a encontrar gozo em ler os “Real Decretos”, os “Reglamentos Generales” e as “Ordenes Complementares” que marcavam as linhas gerais de actuação num trabalho de observação, controle e denuncia do que esta mal feito e do que nos prejudica em termos de segurança.
Fui trabalhando e fui subindo na “organização”, cheguei a ser o responsável pela Segurança Rodoviária Urbana, com vários relatórios apresentados e muita luta para ver resultados, que eram sempre poucos.....
A partir do Verão de 2009 a associação dá um giro de 180º com a nova direcção, que queria modificar os estatutos no sentido de modificar a orientação da mesma.... AMA Moteros Aragoneses ainda realizou a manifestação no dia 24 de Outubro desse ano, mas agonizou em debates internos até que os Fundadores decidiram, utilizando o voto de fundação, encerrar a Associação.....

Ao longo desse maravilhoso tempo, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com pessoas do âmbito, verdadeiros gurus como Juan Rivas (actual presidente de Lucha Motera), Dinamita (presidente de Moteros en Accion) Jordi Vendrell que sabe de cor o Código da Estrada Espanhol, conhecer Juan Carlos Toribio, primeiro espada de AMM (Asociacion Mutua Motera) ou ao José Castillejos, entre outros.

Quando  AMA desapareceu pensei em juntar-me a um grupo português ou talvez lutar em solitário e fazer montes de coisas....
Mas sou sincero, fa-lo-ia se tivesse sede de protagonismo, fa-lo-ia se quisesse destacar-me dos outros mas acho que não é por aí o caminho!

A ideia desta imagem nasce de um anuncio antigo (década de 70) que vi num programa da RTVE sobre os 50 anos do Agrupamento de Trafico da Guardia Civil e sobre as primeira campanhas de sensibilização rodoviária... Esse anuncio punha um adulto em cima de uma moto a conduzir com capacete e um slogan que dizia mais ou menos isto:

“El casco es tu cabeza, no pierdas la cabeza”
Ou seja
“ O capacete á a tua cabeça, não percas a cabeça!”

Hoje este anuncio, não teria as consequência desejadas, dado que está mais que demonstrado que a utilização do capacete é benéfica em todas as situações e a grande maioria já o utiliza de forma quase que intuitiva e normal, mas aquela imagem ficou aqui, na minha retina.
A Campanha Protege-Te visa sensibilizar os companheiros para o uso de equipamento de protecção adequado e, embora as ideias fossem mais ou menos originais, faltava uma ideia em que deixasse em evidencia a necessidade de utilização do equipamento em conjunto, como um todo, como uma pele anti abrasiva que levamos vestida.

A ideia surgiu na minha mente e a primeira pessoa a ouvir as palavras a saírem da boca foi Simone:
-Estas maluco!? O pessoal vai conhecer-te e vai rir-se na tua cara.... E onde vais tirar a fotografia? Na garagem não há luz natural e qualquer um pode entrar e ver-te!
Voltei a dizer-lhe que era um ideia altamente e é normal que os amigos reajam assim, mas o que interessa é quem não me conhece, aqueles que andam de chinelos, tshirt e calção só porque faz muito calor:
-Alem disso tenho um sitio perfeito!
-Onde?
-No Poligono do Pradillo.
-O quê? Tu és maluco- e desabafou- Meu Deus dai juízo a esta pobre alma que agora é que se lhe queimaram os neurónios!
Decidi deixar a ideia amadurecer na cabeça da Simone. Nessa semana subi á  Alemanha e quando estava já de volta telefonei-lhe para falar desta ideia:
-Tem calma é rápido, este Domingo pela manhã vamos lá vemos como podemos fazer, e se estiver calmo, mandamos-lhes três flash?s e já está!
-E se aparece a policia!? Tu enlouqueceste de vez.....
-Se aparecer a policia, serão os municipais, falamos com eles e já está! E ao Domingo de manhã achas que vai haver movimento numa Zona Industrial praticamente abandonada?- cheguei a casa na quinta feira e fomos  ver o local, expliquei mais ou menos o enquadramento e chamei-lhe a atenção de que estivemos ali mais de meia hora e não passou um só carro....
- Ok- disse- Domingo, se não estiver a chover, viemos aqui tirar a foto.....

Domingo, já com o novo fuso horário, abro os olhos e vejo a Simone a olhar para mim:
-Como é, vamos lá?-pergunto.
-Bom dia, acordaste a pensar nisso!?
Saltei da cama, liguei maquina do café comecei a ver que roupa tinha que por. Algo que seja rápido de tirar e por.....
Faltava lavar a Maria das Curvas dado que choveu na quinta e na sexta e ela estava suja.
Maquina com bateria, lente limpa e cartão de memoria descarregado e tudo pronto para fazer aquilo que seria para mim imagem do ano, sem duvida!


image



Em 10 minutos lavei a Maria e deslocamos-nos ao local do crime, nunca melhor dito!


image




Para alem de mim, que estou atrás da câmara, foi a Simone para imortalizar o momento, a Maria das Curvas e  Geringonso, que ia servir de vestuário.
Depois a Simone sentou-se na Maria para eu ver o melhor enquadramento.....


image



Esta era uma das opções, assim como retirar uma fotografia onde focasse mais o meu corpo e menos a dianteira da Maria, para alem da conveniência de não se verem as matriculas....
Expliquei à Simone os pontos de referencia e pedi-lhe que contasse os disparos para eu não mudar de pose....
Chegou o momento da acção. Abri a porta do Geringonso e comecei a tirar a roupa e num ápice montei na Maria!


image



Vais assim pela Rua?

image



Protege-te

image


O objectivo é sensibilizar para um problema que faz vitimas todos os anos.
Assim como nos longínquos anos 80 em Portugal se lutou para normalizar o uso do capacete, acho que hoje devemos fazer o mesmo com os restantes elementos de protecção.
Sais à rua sem vestir-te?
Então, quando andas de mota, veste-te de forma adequada, porque de outras maneiras é como se fosses nu!

Mas eu, naqueles escassos 15 minutos estive a mercê de tudo, do frio do vento e inclusive de escorregar a cair com a Maria. Quando a Simone disse que tinha muitas imagens (10 ao todo), eu fugi dali para fora!!!!


image



Voltei a vestir-me para poder ver as fotografias na câmara....
Estavam muita fixes!
Mais calmo e seguro de que fiz o que devia ter feito!


image



La ao fundo, estava o Horizonte, chamando por mim!


image



Mas ainda não acabou!!!
Faltava ambientar esta imagem, para dar-lhe um fundo credível e um ambiente mais urbano!
Acho que encontramos!


image



Bem, já temos os paus e as folhas, já podemos fazer a cabana...
Com a Simone a deitar fumo e eu irritado por causa de ela ser tão meticulosa, lá trabalhamos a imagem de maneira a dar-lhe consistência, complementando-a com as imagens dos elementos de protecção que devemos usar e, à medida que íamos obtendo um resultado final, dávamos-nos conta de que  estava muito interessante.
Este é o resultado final, espero que gostem, e que se consiga fazer passar a mensagem!!


image

________________________
Vrummm V

ENDLESS ROAD
LoneRider
LoneRider
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://loneride.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por ricmags Seg Fev 09 2015, 22:23

grande maluco Very Happy
muito bom ahahahahah
a trabalhar pela segurança de quem anda na estrada
ricmags
ricmags
Zero à direita
Zero à direita


http://ricardomag.com

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por Gomes88 Seg Fev 09 2015, 23:11

Sim senhora Sr. Rui, grande atitude e uma grande verdade, muita malta anda por ai sempre sem qualquer tipo de protecção, a não ser o capacete, e porque dá multa... Porque se não nem esse andava na cabeça... Fixe

________________________
Boas rectas e excelentes curvas...
Motard Gomes88BlackCat Motard
Gomes88
Gomes88
Zero à direita
Zero à direita


http://www.aaparicao.com

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por Rambo Seg Fev 09 2015, 23:42

»
aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Qsuw04
Rambo
Rambo
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por nunomsp Ter Fev 10 2015, 10:09

Só me passa uma coisa pela cabeça: Grande maluco!!!!!

Mas é uma loucura saudável.

Já agora deixo uma sugestão: se fizeres um cartaz desses com umas modelos femininas, a malta vai prestar muito mais atenção! 

Tipo:
aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) K14f3r


Sai mérito pela iniciativa! Mérito
nunomsp
nunomsp
Zero à direita
Zero à direita


http://www.nuno-pereira.pt

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por ruben_ramos Ter Fev 10 2015, 10:25

Excelente iniciativa Rui, tens os meus parabéns!!
Já no verão também chateio sempre a pendura para levar o equipamento, ta calor mas antes com calor do que desprotegida!
Vais levar um mérito sem dúvida!!
ruben_ramos
ruben_ramos
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por LoneRider Ter Fev 10 2015, 10:55

A iniciativa não foi só minha.
A Campanha Protege-te teve muitas horas de trabalho da Simone e muitos bitaites na sua divulgação por parte do Rui Nunes e do Luís Melo.
Sem eles a Campanha nao passaria de um devaneio deste que vos escreve.

Escrevi não há muito tempo que me tinha despido por uma causa e esta crónica conta esse momento.
Os louros, esses são de todos, pois a Campanha Protege-te foi feita a pensar em todos vocês.

________________________
Vrummm V

ENDLESS ROAD
LoneRider
LoneRider
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://loneride.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por smvalmeida Ter Fev 10 2015, 17:15

LoneRider escreveu:A iniciativa não foi só minha.
A Campanha Protege-te teve muitas horas de trabalho da Simone e muitos bitaites na sua divulgação por parte do Rui Nunes e do Luís Melo.
Sem eles a Campanha nao passaria de um devaneio deste que vos escreve.

Escrevi não há muito tempo que me tinha despido por uma causa e esta crónica conta esse momento.
Os louros, esses são de todos, pois a Campanha Protege-te foi feita a pensar em todos vocês.

Lembro-me desse teu "escrito", e fiquei alarmado e expectante com a informação toda sobre esse feito.
Sem dúvida que esta é uma GRANDE e louvável iniciativa.
Sai um Mérito para ti, mas também para os restantes envolvidos.

Bem-haja a todos os que como tu "instruem" os restantes a melhorar o seu comportamento na estrada, com 2 ou mais rodas.

________________________
Boas curvas & Ride Safe
------------------------------------------------------------
2021- ... >> HONDA XL1000V Varadero
2014-2021 >> YAMAHA FJR 1300A
2012-2015 >> YAMAHA XJ 600 S Diversion
2009-2012 >> SYM GTS 125 Evo


http://motorcycleridingbysmvalmeida.blogspot.com/

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) 339786
smvalmeida
smvalmeida
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por PValdeira Ter Fev 10 2015, 22:00

Adaptando a expressão popular, é caso para dizer:

-É de se lhe tirar o capacete!!

Bom trabalho LoneRider...

P.S.: E o vestiário não podia ser aquele toldo gigante que tem um "M" no ínicio e termina em "N", em que pelo meio aparece "arcotra"??? Laughing

________________________
PValdeira
PValdeira
PValdeira
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por PNeves Qua Fev 11 2015, 17:58

G'anda animal! Laughing Laughing Laughing Laughing 

Acho que não tinha tomates para fazer algo do género Embarassed
Tens do teu lado o mérito de o ter feito Fixe

________________________
aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Bkbk
PNeves
PNeves
Zero à direita
Zero à direita


http://ao-volante.blogspot.pt/search/label/na%20estrada

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por Jorge CBFista Qui Fev 12 2015, 13:27

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
M pela coragem de servir de modelo V
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por Panzer Tank Qui Fev 12 2015, 22:37

Lembro-me bem desta campanha, já altura achei uma boa ideia, não por estares todo nu Laughing Laughing ( foi preciso coragem e muito a vontade)  mas pelo que representa esta chamada de atenção, como moro junto ao mar, o que se vê mais são pessoal com a toalhinha debaixo do real e o belo do chinelo que fica sempre bem, e a real camisinha de alças para mostrar o físico e o bronze, bem sei que desta forma é mais rápido quando se chega a praia mas até lá ainda há alguns km's para se fazer e como se costuma dizer "... a me*** acontece..." não podemos contar apenas com a nossa forma de conduzir temos que contar mais com a dos outros.
Os meus parabéns a todos os intervenientes nestas campanha
Sem mais
Panzer Tank

P.S. Também sei que cada um sabe de sí e Deus sabe de todos, mas é sempre foleiro ver um companheiro de estrada ter um acidente e ficar marcado para o resto da vida.


Última edição por Panzer Tank em Sex Fev 27 2015, 02:31, editado 1 vez(es)

________________________
Artilharia= Arma mais sexy do mundo, onde cai f... tudo
Grupo de modelistas da Zona Oeste  Spritmonitor.de
Panzer Tank
Panzer Tank
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://modelistasdooeste.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por tdg-rui Sex Fev 13 2015, 12:27

boas

foram boas campanhas de alerta, não para obrigar ninguém, pois todos somos maiores e vacinados, mas para lembrar que ás vezes facilitar corre mal.

... e todos nós, uma ou outra vez facilitamos. Vergonha Vergonha

já faz 3 anos. V

abraço e boas curvas
tdg-rui
tdg-rui
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por LoneRider Sex Fev 13 2015, 20:12

Um abraço Rui!

Foram bons tempos esses! Fixe

________________________
Vrummm V

ENDLESS ROAD
LoneRider
LoneRider
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://loneride.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

aniversario - Crónica de uma Fotografia (3º aniversario) Empty Re: Crónica de uma Fotografia (3º aniversario)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos