Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» Normandia
por Cesar Filipe Dom Fev 25 2024, 11:55

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

» Penha Garcia Portugal (4K) na Terapia do Arejo
por parchao Ter Nov 15 2022, 18:08

» Visita Mourão-Alentejo 4K Footage from the Top of the World
por parchao Seg Out 31 2022, 20:10

Tempo
europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Pixel

Picos de Europa de Suzuki Vanvan

+10
Carlospira
XULA
Cesar Filipe
Elisio FJR
Gomes88
Serzedo
tmr77
Carlos Balio
Rambo
Capt.Akimoto
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 00:23

O divertimento que me foi proporcionado pela elaboração da crónica da viagem de Vanvan pela N2 não foi esquecido quando ponderei escrever outra sobre a viagem aos Picos de Europa. O feedback recebido na outra crónica foi muito agradável, mas relembrar aqueles maravilhosos dias de vadiagem enquanto os descrevia em prosa, um gosto antigo, fez-me sentar e dedicar umas horas às palavras e às fotografias que foram recolhidas ao longo dos dias de viagem. Infelizmente, a minha capacidade de fazer esta arte há muito desvaneceu...
Tal como no ano que passou, tive problemas com a máquina fotográfica, pelo que peço desculpa pela má qualidade das imagens deste belo passeio.
Peço desculpa desde já se utilizo palavras estranhas na crónica. Tenho o maior gosto em utilizar palavras próprias do norte de Portugal e, também, expressões próprias da Inbicta que são normais na cidade e na aldeia onde vivo.
Não o faço por provocação, mas como homenagem à lingua portuguesa. Nem por maldade, mas como aligeirar e dar um sentido jocoso á crónica, retirando a demasiada seriedade que damos ao relato. Os veículos de aproximação das pessoas umas às outras (as artes, a paz, o amor) não fazem sentido sem a lingua, e a maneira de como ela é falada ou escrita podem definir a distância entre um amigo e um grande amigo, de uma sociedade e de uma verdadeira comunidade.

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 00:29

Prólogo

Numa viagem mais longa, o primeiro dia é sempre encarado como um prólogo para o que se avizinha nos dias seguintes. Porquê? Porque pelo facto de conduzir uma máquina com performance reduzida, prefiro dar quilómetros à Suzuki no primeiro dia para chegar a um (hipotético) primeiro degrau no trajecto definido.
Esta viagem não foi excepção e decidi dar corda aos vitorinos cedo para chegar pelo menos a Chaves.
Continuando sem excepções, desta vez também acordei com uma ressaca enorme, depois de uma enorme jantarada na noite anterior comemorando o final de época futebolistico do grupo de amigos. Tal como nas férias do ano passado. Quando me levantei, olhei-me ao espelho e perguntei a mim mesmo se estava com o táu, mas lembrando que a moto estava prontinha à minha espera apenas sorri e não me dei ao trabalho de responder. Devemos evitar dar atenção a certos gaijos.
A ideia inicial era chegar a Chaves, com visita ao Santuário da Nossa Senhora da Graça pelo caminho, e percebi cedo que seria uma tarefa pouco complicada, antevendo a minha estadia no campismo de Puebla de Sanábria ainda naquela noite.

Senhora da Graça, Mondim de Basto, é aquele sítio de vistas deslumbrantes onde um pequeno Santuário de traços mais humildes reina. A subida até lá cima reúne apaixonados das motos e das bicicletas todas as semanas.
A subida é fascinante e, para os ciclistas, desafiante. As marcas na estrada mostram o apoio aos atletas da Volta a Portugal, mas consigo imaginar as pessoas ali naquelas bermas com bandeiras e camisolas dos seus preferidos a mostrar o seu apoio e dedicação, a grelhar as suas febras e toscanas ou a retirar os paninhos dos tachos de feijoada á transmontana, com os cartazes para trás e para a frente para que alguma objectiva os difunda, a passear o jeco e a tirar fotografias. Tudo isto enquanto ultrapassava um homem do pedal.

Lá no alto, visitei o santuário e, enquanto comia o farnel, dei uma vista de olhos nas fotografias que acabara de capturar. Para tristeza minha, e continuando na onda das similaridades com a viagem do ano passado, notei um pequeno problema de focagem na minha máquina de fotografar. Pensei em mil e uma justificações, mas o pequeno problema iria ser maior do que eu pensava.

Por caminho rurais reencontrei a N2 já perto de Vila Pouca de Aguiar e as saudades dessa bela estrada bateram.Cheguei a Chaves ainda a meio da tarde e, tal como já tinha previsto, mandei-me estrada fora até Espanha.
Não parei em Verin porque decidira deixar a visita ao castelo para o regresso dos Picos, por isso engatei na N525 e só parei em Puebla de Sanábria. De Verin a Sanábria são umas incríveis rectas que atravessam a paisagem que até é montanhosa. Apesar de não circular muito transito, notei uma certa diferença na atitude do consutor espanhol em relação ao português.
Os primeiros quilómetros em terras espanholas são muito curiosos porque são inúmeros os estabelecimentos de diversão que tem polidoras de esquinas á porta.

Sanábria é um sítio muito bonito e o lago certamente não me desapontará quando o visitar no dia seguinte.
Fiquei no parque de campismo, onde comecei a esforçar o meu espanhol caricatamente. Montei a barraca e senti-me cansado. Decidi ir ao bar comer qualquer coisa, que veio a ser uma deliciosa tortilla, e comprei alguns mantimentos na panaderia.
O parque estava muito bem frequentado e, já noite, acabei por me alapar na esplanada do bar a ver a touras passar. Pedi um fininho sem consultar as marcas de cervejas que lá vendiam. Infelizmente, na minha opinião, em Espanha bebe-se muito más cervejas. Abomino aquelas Mahou, San Miguel e etecéteras, mas como não sou nenhum broeiro não fiz reparo e agradeci o serviço. Decidi que a partir do dia seguinte só iria beber príncipes pretos, desde que a tradução se faça com sucesso.


Última edição por Capt.Akimoto em Dom Nov 01 2015, 16:44, editado 1 vez(es)

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 00:44

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 68g6ly[/img]
(O Monte Farinha)

[img]europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2ue64jm[/img]

[img]europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2cs74sg[/img]

[img]europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 25tchec[/img]

[img]europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2vxge8y[/img]

[img]europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 33dw9sj[/img]
(Santuário)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 25tw02g

[img]europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2100zmd[/img]

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Ftj48w
(Aquela imagem que nos faz lembrar as vinte casas de alterne que existem daqui até Verin)


Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 01:30

Etapa 1

A noite fora muito fria. Dormi muito desconfortável à conta disso e de uma má escolha de solo irregular no parque de campismo. Mesmo assim, levantei-me bem disposto, adivinhando um longo dia de condução, já que destinara chegar a Riaño naquela tarde. Tinha noção dos muitos quilómetros que teria pela frente até chegar a essa porta de entrada dos Picos de Europa, mas sabia que iriam classificar-se em longas rectas que facilitariam processo.
Antes de retomar a N525 na direção de Benavente (de Espanha), cruzei a bela paisagem de belas curvas de Sanabria para ir ver o lago, muito bonito e calmo, onde já alguns banhistas se preparavam para alapar nas margens e dar uns mergulhos. Na praia de Arenales de Vigo, empoleirei-me numa pedra para tirar fotografias e notei que quem gere o Parque Natural de Sanabria não poupa no zelo. Encontrei várias pessoas, devidamente identificadas, que percorriam os caminhos do parque recolhendo lixo ou objectos que lesavam a bonita paisagem que os Montes de Sanabria nos mostram.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 14n2y9t
(Basicamente, é isto até Cistierna)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2ls4ch
(O Lago de Sanábria)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 55jq4h

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1znbyh4

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2yvm0kz
(Arenales de Vigo)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2wpjnlw

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2qjzrjm
(Estes pequenos povoados tinham umas casinhas lindíssimas)

Depois de abastecer o pequeno depósito da Suzuki Vanvan, lá continuei até Benavente e daí segui sem esforço, mas com monotonia, as longas rectas que atravessam aquela zona de Leon até Cistierna.
Foram muitos quilómetros que percorri, com um calor muito intenso, até Cistierna, via Mansilla de las Mulas, que apesar da bonita paisagem, foram as montanhas que quando apareceram lá no horizonte me despertaram os sentidos.
Fiquei surpreendido por nestes quase duzentos quilómetros que fiz neste dia, só ter visto dois sinais de limite de velocidade, o de 50 e o de 70. E, no entanto, consegui contar pelos dedos da mão os que não cumpriam. As razias foram inexistentes e as manobras eram feitas em muito boas condições de segurança. Pode ter sido só comigo e só naquele dia, mas mesmo assim dou parabéns ao condutor espanhol, seja motociclista ou automobilista.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2po5ksg

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2qlh269

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2450mzt
(Olé)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Ff1lvr
(Era montanhas que eu procurava)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 16ldagx
(Ainda não a tinha apresentado devidamente)

Mas a partir de Cistierna, tudo muda. O horizonte está repleto de formações rochosas e as estradas são, efectivamente, de montanha. Este relativo pequeno troço entre Cistierna e Riaño é muito bonito e as suas curvas não devem nada aos desfiladeiros dos Picos.
Os túneis que nos ajudam a trespassar aquelas enormes pedras são tão fresquinhos que só consigo imaginar a mesma sensação de frescura se pusesse a minha cabeça de bacôco no congelador.
Arrumei-me da estrada e parei na barragem para as fotografias e admirar a beleza do local.
Acabei por chegar a Riaño cedo e dei entrada no parque de campismo. Fiquei boquiaberto ao entrar com a enorme quantidade de motos que estavam no estacionamento público do parque. Eram mais de cinquenta, estou certo disso, maioritariamente clássicas, revivalistas e café racers. Nunca vira em toda a minha vida tantas Ducati, Moto Guzzi e Triumph juntas num só sítio. Ainda que a maioria fossem naked japonesas, muitas delas estavam alteradas para um estilo Café Racer. Estavam lá muitas motos únicas e com personalidade, mas a que me deixou mais impressionado foi uma Moto Guzzi Ambassador com uma estrutura rígida á sua volta ao nível das rodas. Parecia que a moto ia dentro do seu próprio side-car. Penso mesmo que seria uma Ambassador, mas agora que escrevo esta crónica, fiquei na duvida se seria uma El Dorado ou outra. Infelizmente, a dita máquina estava em andamento e não foi possível captá-la numa fotografia.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 13z3fpe

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2hdpumh

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 5wbldt

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 33fakcw

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan X3amno

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 345czew

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Rtm0t3

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Ncbne8

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan X5dqw9

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan K3wrpg

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 16lgzzq

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 14w60bo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan F0w8zs

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2uiw5yo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 24q1wro
(Da minha tenda)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 9vazwg

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2imb2w7

Depois de armar tenda, soube que boa parte daquelas motos iriam abandonar o local naquela noite e as restantes na manhã seguinte. Apesar do sol já se encontrar atrás das montanhas, ainda as ouço a rugir ao longe, principalmente para sul, de onde eu vim.
Deitei-me cedo e suspeitando que o tempo não seria o melhor para o dia seguinte.




Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Rambo Seg Set 21 2015, 13:20

»
Bonita crónica e moto.
Dava-me jeito uma Suzuki dessas Very Happy
Rambo
Rambo
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Carlos Balio Seg Set 21 2015, 13:59

Estou a gostar Palmas
Parabéns pela crónica e pela excelente iniciativa de a partilhares connosco.
Podes continuar se faxavor, e como incentivo aqui vai um merecidos Mérito
Carlos Balio
Carlos Balio
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por tmr77 Seg Set 21 2015, 15:03

Começo a acreditar que a minha downtown 125cc também fazia esse trajeto Surprised
tmr77
tmr77
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 21:47

Obrigado a todos, mesmo!


tmr77 escreveu:Começo a acreditar que a minha downtown 125cc também fazia esse trajeto Surprised

A tua coreana é capaz de mais coisas do que pensas Motard

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Serzedo Seg Set 21 2015, 22:16

Epá, a crónica está fantástica, que venha mais. Palmas

As fotos não estão tão más como falaste, mas nalgumas dá a sensação da máquina estar a focar mais para o perto, não será uma definição manual? Fixe

"V"
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 22:27

Etapa 2

Acordei e o tempo apresentava-se frouxo e frio. Adivinhei que dentro do Parque Natural o clima estaria pior e isso comprovou-se.
As motos do dia anterior já havia partido todas, ficando apenas umas quatro ou cinco aventureiras no interior do parque de campismo.
Escolhi como primeiro troço a percorrer o Desfiladero de la Hermida, por isso, tomei a direção de Boca de Huergano e Potes pela N621. A paisagem é abolutamente fascinante e muito verde, com pequenos povoados de casinhas de pedra ao longo da estrada.
O sol ia mantendo um sorriso envergonhado por este caminho, mas escondeu-se definitivamente atrás das nuvens ao chegar a Potes.
Potes é um lugar turístico muito bonito, que mantém alguma tradição antiga na sua parte velha, mas que vive seriamente do turismo e do comércio dos mais diversos produtos que agradam aos turistas.
Deixei Potes e pouco depois experimentei um fenómeno muito peculiar. Vi um nevoeiro intenso que também viajava, mas na direção contrária à minha, a uma velocidade que eu considerei incrível. Parecia algo tirado de um conto de Carpenter ou de algum filme.
Mas esse nevoeiro não influenciou a boa visibilidade de condução e eu continuei por Panes e Arenas de Cabrales até Sotres. Uma pouca chuva, mas de pingos grossos, começou a cair ainda no Desfiladero de la Hermida, mas eu achei tão inofensiva que nem cheguei a vestir o impermeável.

No entanto, ao chegar a Sotres, essa mesma chuvita começou a cair com mais intensidade e eu abriguei-me. O que eu queria fazer em Sotres era dar uma pequena caminhada num trilho que acabava em Bulnes. Como tive medo da chuva decidi vestir o impermeável e seguir para Covadonga, uma decisão que eu próprio não sei como a tomei. Como pude eu preferir apanhar chuva circulando de moto em vez de apanhar chuva pela moleira abaixo numa pequena caminhada, talvez até de minutos?

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1zqxzep
(Lá está!)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2na692r

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 91cps1

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2myybr

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1571wnl

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Rkngjt

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 99jjab

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Mmbvbl

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2i7s6s1

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Nbrzo7

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 29qfkw8

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Fng6dj

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Eitnba

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 6p53ys
(Viram o Myst?)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 33y3z2v

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan E6tz7b
(Potes)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Jhvx4y

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2ufa9lg

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2uz5lhk

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2uz5lhk

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Wvsgw9

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 8zl6y9

Ainda fui espreitar o funicular de Bulnes, mas o preço e o intenso nevoeiro que cobria o Naranjo de Bulnes como um gorro fizeram-me voltar para trás.
Covadonga tem uma basílica neo-românica no local onde Pelagio venceu os mouros numa batalha desigual. Pelagio foi um visigodo que acabou por se tornar rei das Astúrias e um dos primeiros líderes a organizar os cristãos para a recuperação da Península Ibérica.
Como parara de chover, pude com muito à vontade visitar a basílica e fotografar a pequena capela encrustada nas rochas.
Como o tempo parecia que tinha acalmado, prossegui na mesma estrada em direção aos Lagos. As imagens dos lagos de Ercina e Enol que já vira nos meios de comunicação são imagens suficientemente inspiradoras para preparar uma viagem aos Picos de Europa, mas não iria ser hoje que teria a possibilidade de envolver o meu olhar naquelas águas rodeadas de verde.
Para chegar aos lagos, sobe-se. Pelo caminho, outro intenso nevoeiro apanhou-me desprevenido e facultava-me apenas uns três metros de visibilidade para circular. O capacete e o casaco escorriam aquela água e quanto mais perto do topo, pior. Fui insistindo na ideia de continuar porque não sabia de todo a distancia que faltaria até ao Enol.
Assim, acabei por passar pelo Enol na estrada a uns escassos três ou quatro metros a par dele e nem dei conta da sua presença. Pouco mais á frente, um guarda do parque de estacionamento e um ciclista riam-se para mim. Ou de mim.
Quando cheguei ao Ercina e entrei no parque de estacionamento, o nevoeiro era tão cerrado que tive dificuldade em reconhecer o restaurante que lá tinha, por isso, Ercina nem vê-lo.
Encontrei um caminho empedrado e um caminho de terra. Com a ajuda de um mapa, deduzi a direção do Ercina e penetrei pelo nevoeiro nessa direção. Ouvia os badalos dos bovinos a tilintar a poucos metros, mas não vi os animais. Mas acabei por encontrar água e ri da pequena porção de lago que consegui vislumbrar depois de tamanha tarefa.
Tirei a foto para a posteridade e, com muita pena, voltei para Covadonga pelo mesmo caminho, pelo mesmo túnel de nevoeiro. Pedi aos céus que se fizesse sol nos lagos no dia seguinte.

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 22:29

Serzedo escreveu:Epá, a crónica está fantástica, que venha mais. Palmas

As fotos não estão tão más como falaste, mas nalgumas dá a sensação da máquina estar a focar mais para o perto, não será uma definição manual? Fixe

"V"

Infelizmente, não. Depois de chegar de viagem, a máquina foi direitinha para a garantia e foi prontamente substituída por uma zero quilómetros.
Saudações

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 21 2015, 23:11


europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2zg4ys3
(Covadonga)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan J5fjq0

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2vx3n8y

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 16jnf3q

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 28v6ys

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Mh3r5e

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2r7scab

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Nyd7w3
(Não duvido que ela veja melhor que eu)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 35n2bzd

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 11ueuc3

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 4ilrwy
(Fez-me lembrar o filme A Estrada)

Em Covadonga o clima estava como eu tinha deixado antes de subir ao lagos. Parei para tornar a trincar qualquer coisa e segui para Cangas de Onis, onde Pelagio instalou a sua Corte. A estrada até lá era fantástica e cada momento de condução era agradável.
Apesar de parecer Potes, Cangas de Onis era maior e mais organizada. A sua ponte romana atrai todos os turistas e a estatuária impressionou-me bastante.
Não me demorei muito neste belo sítio porque sabia que ao sair iria tomar a N625, ou seja, iria conduzir pelo Desfiladero de los Beyos, dez quilómetros de boa estrada e grandes curvas seguindo o curso do rio Sella. Apesar de estreito, pareceu-me um pouco mais aberto que o de la Hermida e muito desafiante para as motos.
Fez-se notar neste percurso um grande companheirismo entre motociclistas, principalmente espanhóis, mas também de outras nações. Os três bifes que conduziam autenticos mísseis também fizeram questão de mostrar a sua simpatia, mesmo quando estavam parados. E foi aí que eu lembrei-me que também sou um cámone.
Dirigia-me para Riaño e já lá perto o sol voltou para mim. O meu corpo recebeu o seu calor com agrado e mesmo com o ventinho frio a chatear o fim de tarde foi solarengo.
Uma particularidade que notei no parque de campismo de Riaño foi que todos os dias que lá estive a repousar, naquela hora entre o fim de tarde e noite, um vento forte agredia toda aquela encosta. Não era um vento propriamente frio, mas sim violento, que parecia dar lapadas nas árvores, nas tendas e em nós, que quase rodávamos nas nossas próprias cuecas. E antes que a noite fosse verdadeiramente noite, esse vento desaparecia.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 11wdpjt
(Cangas de Onis)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Erwl6q

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1s1c39

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 35coemh

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 339rdb9

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2hpruyb

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 10374n8

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2ryhug3
(Desfiladero de los Beyos)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 24xhxtd

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2mzw5u9

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 20r05mc

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Fm5hc4

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Jqpz6d

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 28k7k0g

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 14bpd1w

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 15xo11e

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan F3ls8
(Um compadre)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2i8xau0

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Optu9y

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 34zcz82

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Spki85

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 30w5x02

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 30ij593

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Mr4o5j
(Um bonito sitio para viver)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Qs6o0k
(Mesmo depois do desfiladeiro, a N625 é qualquer coisa)

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Ter Set 22 2015, 00:16

Etapa 3

A noite foi fria e desconfortável por causa disso. Senti que o colchão de rolo já não era o mesmo, mas admiti que as minhas costas também não estavam nos melhores dias, o que me levou a magicar que adicionando um pequeno colchão auto-insuflável ao existente as melhorias seriam consideráveis. Tentei dormir um pouco mais e repentinamente a temperatura começou a disparar. Um sol radioso e escaldante vigorava no céu completamente azul quando eu saí do parque de campismo em direção ao Lagos de Covadonga.
Por ter visto aquele céu impecavelmente limpo decidi que estava ali a janela de oportunidade para ver os lagos em todo o seu esplendor.
Rumei a Covadonga pelo Desfiladero de los Beyos, desta vez em sentido contrário e tudo parecia novo, mas igualmente fantástico.
Quando comecei a subir aos lagos, eu nem queria acreditar no que o nevoeiro do dia anterior me tinha escondido. Além dos poucos metros que apenas vira antes, agora quilómetros de paisagem verde e bela se estendiam pelas altas encostas em direção ao horizonte. E não devia ser eu o único a pensar o mesmo, já que centenas de pessoas de automóvel ou moto acompanhavam-me até aos lagos.
Quando cheguei ao Enol, fui obrigado a soltar uma grande gargalhada. Em frente a mim, uma paisagem idílica do lago fascinara-me. E de pensar que no dia anterior, no mesmo sítio onde me encontrava, não julgava estar num sítio tão bonito e que contornara o dito lago ignorantemente.
Não me deixaram subir o acesso espichado até ao Ercina devido ao volume de tráfego já existente àquela hora da manhã, pelo que eu voltei ao Enol e enveredei de moto por um trilho de terra lá existente. Ainda percorri uns bons quilómetros de moto por um estradão fácil de conduzir, exceptuando uma pequeníssima parte muito acidentada. No fundo, fui ver vacas. Mais vacas. Milhares delas. E pássaros.
Voltei ao Ercina, mas deixei a moto no parque do Enol. Caminhei, alegremente, pelo íngreme  passeio até ao lago a par de muitos caminhantes e queimei o rosto todo com aquele sol escaldante. Nas margens do lago, o número de turistas e de animais dividam-se.
A beleza do Ercina é apaziguadora do choque do Homem com a Natureza, mesmo com aqueles turistas todos em volta. Inspira qualquer pessoa. Fiz questão de tirar uma fotografia no mesmo sítio onde tirara ontem á pequena porção de água que era possível observar, mas desta vez um enorme espelho estendia-se deste o meu pé até ás montanhas que me barravam o infinito. O gado e as pessoas juntavam-se naquela margem como se estivessem a beber directamente da mãe natureza a paz e a liberdade. Mas só o gado tinha direito a banhar-se.
Saí dos Lagos de Covadonga satisfeito com a minha persistência em visitá-los, mas quando olhei para o relógio reparei que o dia ficara muito curto para os meus planos e voltei a Cangas de Onis.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 23k2az4

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Fkmyhh

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 24vtix0

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 33bn53o

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 35lw413

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 263vath

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2udxm3p

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 9tihec

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 334hy85
(Ontem era uma parede de nevoeiro)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Mj72xl

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Vpxm5c

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Xdeb6r

(Garanto que ontem nem imaginava que era isto por trás do nevoeiro)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 24lm0zs

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1rz2b8

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2ylwc9f

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2gxf9zq

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2eezqkk

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2aenozo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 24gjfnq

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2n0msnr

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 9i4aa1
(Ah... o Ercina)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 281qzdf
(Ah... o bónus)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2pt2amq

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan K3vdad

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 9uubuq

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Vd0l7b

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2evudyh

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 29leps3

Depois de Cangas de Onis, voltei a conduzir pelo Desfiladero de los Beyos até Puerto del Pontón. Podia conduzir por aquele desfiladeiro todos os dias.
Em Puerto de Pontón, cortei para Posada de Valdeón e entrei no Desfiladero de Cares para chegar a Cain. Esta estrada estreita e macia afunda-se na Garganta de Cares até Cain.
Em Cain, estacionei a Suzuki mesmo na entrada do trilho pedestre que vai até Poncebos, Este trilho, para completo reconhecimento, deve levar umas boas horas a completar, mas como já era tarde nem sequer contemplei a hipótese de caminhar um pouco. Mesmo assim, sentia-me cansado e sentei-me numa pequena esplanada a relaxar.
O regresso a Posada de Valdeón foi penoso para a 125cc. Subir a Garganta de Cares foi uma tarefa lenta, mas compensada pela incrível beleza da formação rochosa. Quando cheguei a Valdeón, retomei a estrada rápida por onde tinha vindo, mas na direção de Este, para Portillo de la Reina.
A rapidez anterior do troço perdera-se por agora, já que estavamos a subir outra vez aos milhares de metros. Não sei o máximo alcançado nesta região, mas para referência, Posada de Valdeón situava-se a, salvo erro, 1200 metros de altitude e depois disso subimos bastante. A Vanvan ia com a lingua de fora.
Entretanto lá começamos a descer gradualmente, numa secção rápida com curvas pouco acentuadas mas excitantes, até Portillo de la Reina. Estavamos novamente na N621, bem próximo do Desfiladero de la Hermida e já era final de tarde. Segui para norte até à fronteira regional com a Cantábria e lá, com pena minha, achei por bem voltar para Riaño, por aquela boazona N621, e descartar Fuente Dé da lista de lugares a visitar. Era tarde, a fadiga já se fazia sentir e o facto de não me sentir atraído por teleféricos foi o suficiente para me fazer voltar para trás.
Como estava previsto sair de Riaño na manhã seguinte, Fuente Dé teria que ser sacrificada. Por uma lado não tive pena, confesso o meu pouco apreço por teleféricos, mas por outro senti que a viagem iria ter um pequeno vazio, já que muitos motociclistas gastam de ir a Fuente Dé. Assim, junta-se Fuente Dé ao Monasterio de Santo Toribio de Liébana, a Sotres, à Cueva del Buxu e a muitos outros locais na Cantábria e nas Astúrias que não visitei e que se tornam motivos para regrassar aos Picos de Europa brevemente.
Voltei a Riaño. Que espectacular estrada é esta N621, não só pela excitação que causa, mas pela magnífica paisagem onde se insere. Os espanhóis devem ter muito orgulho deste Parque Natural.
Quando cheguei ao campismo de Riaño, depois do banho, vi o grau de queimadura solar que agredia a minha cara e as minhas beiças. Não fiquei como o João Garcia, mas era feio de se ver. Como vim prevenido, comecei a reparação do rosto imediatamente e o produto que trouxe comigo provou ser de enorme qualidade, para minha sorte e felicidade.
Fui ao bar e sentei-me a comer, praticando também o meu espanhol com a fanequinha espanhola que lá trabalhava.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 330ahe8

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2zqr1nn

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2l9sh2r

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2khuzk

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2e3o195

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2prbfvo
(Mirador del Tombo)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2zhgzzc
(Garganta Funda)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan J09oj6

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 34ov8dw
(Cain)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Eqe5h4
(Para Portillo de la Reina)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1zlpwls

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1z6fhpy

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan A48u1c

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 20jhvl

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 106hx1c

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan V68c35
(Riaño à noitinha)


Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Rambo Ter Set 22 2015, 12:08


Bonitas paisagens sem dúvida e fotos a condizer (de grande beleza).


Última edição por Rambo em Ter Out 06 2015, 02:42, editado 1 vez(es)
Rambo
Rambo
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Gomes88 Ter Set 22 2015, 14:07

Um destino a ir sem dúvida... Estas paisagens e estas estradas são qualquer coisa sem dúvida... Obrigado pela partilha e continua... E claro que saiu +1 Mérito
Gomes88
Gomes88
Zero à direita
Zero à direita


http://www.aaparicao.com

Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Serzedo Ter Set 22 2015, 14:48

Mas que maravilha, espectacular. Palmas

Se eu já lá queria ir, então agora é que quero mesmo!!! Fixe

"V"
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Qua Set 23 2015, 01:19


Etapa 4

Soube-me a pouco só dois dias de visita aos Picos de Europa, muito ficou por ver e explorar, muito ficou por caminhar, muito ficou por comer.
Tinha dia para chegar a casa e assim saí de Riaño um pouco mais tarde do que previa, não só pelo facto de ter dormido até mais tarde como a demora em preparar tudo para a viagem de volta. Quando cheguei aos Picos, montei acampamento base em Riaño, literalmente. Apenas uma das mochilas me acompanhava pelos desfiladeiros, essencialmente com o equipamento de chuva e, com esta experiência, concluí que uma top-case poderá ser muito importante numa futura viagem de maior distância.
Assim, com calma lá fui desmontando tudo e colocando na moto com todas as medidas para a segurança da bagagem e enquanto o fazia mandei a moto ao chão. Meu Deus! O horror! O drama! A tragédia! Num ápice levantei a moto e agradeci o seu leve peso e por ter caído numa superfície de relva. Felizmente não houve estragos.
Dei no despiante e lá parti dos Picos em direção a Leon, via Boñar, com uma enorme sensação de saudade. O céu que se avistava para os lados das montanhas previa mais um dia de nevoeiro, mas para sul, o azul limpo reinava e adivinhava um dia de grande calor.
Voltei ás grande rectas da provincia de Castilla-Leon e quando cheguei á cidade de Leon procurei uma sombra para a Suzuki. Deixei-a a fui visitar a catedral gótica, imponente edifício que me levou a comparar a tonalidade da sua pedra com os góticos portugueses.
Outra estrutura bonita da cidade são as muralhas romanas que abraçam todo aquele centro antigo. Lindo.
Foi em Leon que, para manchar a atitude global dos condutores espanhóis, buzinaram-me enquanto eu circulava devagarinho. Não me lembro a razão de permanecer áquela velocidade, mas pareceu-me que a razão caíria sobre mim.
No entanto, não dei significancia. Apenas, de mim para mim, mandei o tal condutor abaixo de Braga, baixinho.
Continuei para Astorga, pela N120, por aquelas estradas rápidas demais para a minha Vanvan.
Astorga também antecede ao tempo dos romanos, mas os seus maiores pontos de referência datam de períodos mais recentes. A catedral foi construída já no tempo do Renascimento, mas consegui vislumbrar alguns contornos góticos e outros renascentistas ou barrocos. Já o Palácio Episcopal, ou Palácio de Gaudí, foi reconstruído pelo famoso catalão e a sua beleza é comparada a uma sensibilidade artística tão diversa que podia muito bem figurar num conto Disney.
Tal como Leon, Astoga também é ponto de encontro de peregrinos de Santiago. Acho que em Astorga e em Ponferrada, onde eu teria a minha próxima paragem, essa reunião era mais evidente, não só pelos marcos físicos, como no marketing à volta desses viajantes.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 245a9ao

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2saifdl
(Até uma próxima, Picos)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Veqjvs

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2zqvvxg
(Leon)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2lk4m7o

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Vne49g

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 28byxef

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Wva16d

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan A3l9ux

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2uf3bdl

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 25ztkl1
(Astorga)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 23hodp1

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2yty1j5

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2hzo7pv

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Mv10qq

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Mm5ro1

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2przbrm
(Palácio de Gaudí)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2h30lxw

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 33k8ayu

Entrei então na N-VI em direção a Ponferrada. Esta estrada tornou-se uma difícil tarefa para a moto devido ás suas íngremes subidas, e para mim porque estava um sol abrasador e a fadiga sentia-se um pouco. Agarrei-me à moto e inclinei-me um pouco para ganhar alguma performance, piadeticamente, e senti a certo ponto que ouvia da zona da corrente um barulho restelhoante. Apercebi-me que só o ouvia em baixas e em arranque, mas como sou mau em mecânica pensei em duas possibilidades. A primeira seria que o calor intenso possa ter provocado a embraiam a não “agarrar” as mudanças. Já vi acontecer uma situação na moto de um amigo devido a uma avaria, ou no disco de embraiagem ou na capacidade de o banhar em óleo. Não me recordo muito bem dessa ocasião, mas pensei que fosse idiotice da minha parte achar que estaria a acontecer o mesmo com a minha. Então passei à segunda possibilidade, possibilidade essa que passaria por um grande desgaste da corrente, muita desafinação e falta de lubrificação. De facto, estava desafinada e o óleo viscoso que a lubrificava já estava espalhado pelos materiais em volta da mesma corrente.
Como já estava em Ponferrada, mesmo em frente ao castelo templário, deixei a moto á sombra, a descansar, e fui dar uma volta. Ainda aproximei-me da fila para os bilhetes de entrada no castelo, mas da minha mente não saia este pequeno precalço da Vanvan. O castelo é extremamante bonito e sabia que iria perder muito tempo dentro dele, mas esta relativa procupação estava a tornar a visita a Ponferrada distante.
Como estávamos no final do dia, decidi não entrar no castelo e retomar a estrada em direção a oeste, ou Villa Franca del Bierzo, o que me confirmado pela menina das bombas de gasolina que era para aqueles lados o campismo que procurava. Saquei do mapa e vi que seria em Carracedel o tal parque.
Quando lá cheguei e segui uma indicação do parque de campismo, ao fim de uns quilómetros deixei de ver indicações e senti-me perdido. Parei junto de um senhor para lhe pedir informações, num espanhol rebuscado, e ele diz-me que não é dali, que estava a viver ali há muito pouco tempo. Por sorte passa uma miúda por nós e pedimos-lhe a tal direção para o campismo. Ela lá explica de uma maneira muito rápida que era em Villamartin de la Abadia que eu já deveria estar, e eu a custo consigo perceber.
Agradeço à miúda e o senhor pergunta-me de onde sou. Quando lhe respondo que sou português, ele abre os braços de felicidade e diz que ele próprio é galego e que quase se considera português. Já em portunhol, pergunta-me se sou do norte de Portugal e, perante afirmação, diz que somos irmãos.
Villamartin de la Abadia não era distante e cheguei ao camping rapidamente. Este parque agradou-me imenso. Era muito amplo, com muitas árvores enormes, maior parte delas de incríveis copas e troncos largos. Pareceia um bosque.
Depois de montar a tenda, dediquei-me um pouco á manutenção da Suzuki, nomeadamente á corrente da Suzuki. Efectivamente, estava relaxada e sem lubrificação, mas quando tomei as devidas acções ela ficou bem melhor.
Enquanto tratava disso, perguntei de mim para mim porque não tratei, umas horas antes e em qualquer estação de serviço, desta questão da corrente logo que a notei desafinada. E até tinha ferramentas para o fazer. Porquê?
Acho que a resposta é muito prática, fadiga. Pior do que nos provocar o erro, o cansaço impede-nos de tomar as melhores decisões, e foi exactamente isso que aconteceu em Ponferrada. Falhei a visita ao Castelo Templário de Ponferrada e não tive um fim de tarde sereno, sentindo-me confortável apenas quando entrei e tomei um banho no campismo de Villamartin de la Abadia.
Mas tudo passou e ninguém se magoou, que é o mais importante, e o vento forte de fim de dia trouxe a ideia de voltar a Ponferrada na manhã seguinte.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1z70vfm
(Ponferrada)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2r5apzo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 20iyw6p

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Ibkwol

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2n6hjwp

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 24ec5js

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2mi3won

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1177ck6
(Villamartin de la Abadia)



...continua...


Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Carlos Balio Qua Set 23 2015, 10:33

Podes continuar esta bela narrativa V
Um Mérito muito bem merecido
Carlos Balio
Carlos Balio
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Elisio FJR Qua Set 23 2015, 16:11

Capt.Akimoto Hi,

Confesso que o que não falta por aqui (forum M&D) são crónicas sobre viagens aos Picos da Europa, com todo o respeito por todos os que escrevem crónicas (respeito e agradecimento), como conheço bem o destino e as crónicas são muitas, normalmente leio-as fotograficamente, ou seja, a aldrabar a leitura, a despachar!!! Mas desta vez não!!!!!!

Confesso que a tua viagem e respectiva crónica são ambas refrescantes, tanto pela singularidade da moto como pela forma como escreves, já para não falar que esta viagem é uma autentica lição de economia, não é necessário um grande orçamento para fazer uma grande viagem e assim viver uma grande aventura!!!

Ganhaste o meu 1º M !!!
Elisio FJR
Elisio FJR
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Qua Set 23 2015, 21:34

Carlos e Elísio, o meu muito obrigado. De facto, um orçamento para uma viagem de moto pode ser extremamente relativo. Se não poderes poupar numas coisas, podes poupar noutras, sem nunca prescindir das doses de aventura.

E desculpem tratar-vos a todos por tu, mas assim por trás de um computador, não dá.....
Um abraço

(continuo já...)

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Qui Set 24 2015, 22:07


Etapa 5

Apesar do camping ser muito tranquilo, não tive a melhor das noites. Não sei se será a almofada que é fraca ou a falta de um colchão melhor. Quando prepaarar uma próxima viagem, definitivamente vou ter atenção ao que transportar para me dar mais conforto nas dormidas na tenda.
Ainda assim, recuperei energias e andor bioleta para Ponferrada.
Consegui perceber como no dia anterior eu estava fatigado e confuso na tomada de decisões e que isso pode ser determinante em tornar uma boa viagem numa má viagem. Uma viagem deve ser sempre levada de bom ânimo, mas claro que o nosso corpo, sujeito aos elementos, possa ressentir-se. E eu até me considero resistente fisica e mentalmente.
De qualquer das maneiras, eu estava animado e regressei a Ponferrada e em boa hora o fiz. Neste dia, a entrada no Castelo Templário de Ponferrada era gratuita. Que agradável surpresa! O castelo é muito agradável, muito bem preservado apesar de alguns edifícios interiores já não existirem e expõe muito bem a maneira medieval de viver dentro de umas muralhas.
O castelo fora erigido pelos cavaleiros da Ordem do Templo como seu ponto defensivo e para proteger os peregrinos de Santiago e não duvido que seja dos maiores castelos de toda a Espanha.
Ponferrada agradou-me muito.
Retomei o caminho de volta a Portugal e desviei para Las Medulas para conhecer essas formações rochosas muito únicas em Espanha que estão rodeadas por uma lindíssima mancha verde. O sítio é também conhecido pelas minas de ouro.
Subi ao miradouro de Orellán e aí sim, pude ver melhor como aquelas rochas alaranjadas se misturavam na tal mancha verde. Os pássaros voavam de um lado para o outro, de pico em pico, procurando os seus ninhos, numa área que me fazia lembrar o faroeste americano, aqueles desertos rochosos da California.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan V8j2nq
(Novamente Ponferrada)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 9s813c

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1695ks3

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2l9lj02

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Anooj6

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 11t1s15

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Alj0ph

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Wj7zex

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 1zmo9p2

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 34nihlf

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Vov9yg

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2yjx91k

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Sxkthx

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 5oftrb
(Las Medulas)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Snkpq1

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2dhcvx1

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2iae5g8

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2hog139

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 9uym35

Continuei na direção de Portugal pela N120, agora por um desfiladeiro por Viana do Bolo em que a extração de granito era actividade da região. Reencontrei a N525 em A Gudiña e parei no castelo de Verín.
Como segui a primeira indicação que apareceu, subi ao castelo por um mau acesso traseiro, mas o que mais me surpreendeu, ou desiludiu, foi o mau estado de conservação dos acessos imediatos. Era terra e poeira por todo o lado, ervas altas, a muralha e os canhões estupidamente vandalizados. O castelo é muito bonito e as suas paredes estão bem conservadas e a visita é muito limitada, mas fiquei um pouquinho mais contente quando espreitei por uma porta o pátio central e encontrei muitos materiais de construção e conservação, prontos a ser utilizados para dar um novo folego aquele bonito edifício. Não sei qual seria a prioridade, mas acho que a muralha dá uma má impressão a quem aparece lá pela primeira vez.
Entretanto lá chegou a guia. Meti conversa com ela e ela mesma confessou que o local estava muito abandonado e a precisar de ser recuperado. Eu espero bem que sim, apesar do caminho ser longo, porque senti uma boa afinidade com o local, não sei bem porquê... Talvez por já ser Galiza...
Desci pelo acesso principal, este sim muito melhor e cuidado, mas que podemos ignorar se vindos de Verín, já que a indicação para o acesso traseiro está logo ali ainda dentro da cidade. Tomei a estrada que liga a Portugal e lá cheguei a Chaves.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan N184xs

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2cqlbhh

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2mh7lmp

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2wgdcfs
(Verín)

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Fxwjrp

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 9hnm9s

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Ztye4o

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Xlytzo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Sx0s95

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 73mph5

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2elrzb6

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2eed5og

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Zinkax

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Vr9gl0

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Rw78fc

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Es6cgo

Em Chaves, parei para comer e ver o mapa.
Comi um hamburger de maneira feia, porca e má e deixei o cavalito de ferro apanhar ar.
Como não era muito tarde, decidi continuar viagem pela N2, por aquelas belas curvas, até Lamego pelo menos, e quando lá cheguei, não quis ficar e continuei na direção de casa, bota e bira miguinho pela monumental N222 mais a ocidente.
Rumei a casa naquela 222 com o pôr do sol a promover uma das imagens mais bonitas do Douro.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Ivfvit

Considerações finais

Sempre quis conhecer os Picos de Europa pelo significado que advém do mundo motociclista. Não me senti defraudado e penso que é um destino turístico de excelencia para quem procura a natureza, o descanço, as caminhadas e as tiradas pelos desfiladeiros em moto.
Principalmente para nós habitantes do norte de Portugal, não fica muito longe lá chegar, mesmo num fim de semana prolongado para laurear a pevide.
A Suzuki Vanvan portou-se bem, mais uma vez fez consumos extraordinarios por volta dos 2,8 litros aos cem quilómetros e adorei conduzi-la naquelas espectaculares estradas.
Os meus gastos totais não foram elevados, bem pelo contrário, já que os preços dos parques de campismo em Espanha (por onde passei) são pouco mais caros que em Portugal, o combustivel até é mais barato e as refeições não foram luxuosas.
E Espanha é um país super interessante. Se os Picos foram espectaculares, na volta encontrei lugares singulares duma beleza impressionante.

Cada vez gosto mais de viajar e de viajar de moto. Na minha cabeça já se magica outras pequenas e grandes aventuras, seja com que moto fôr. Mais do que nunca, o tamanho do motor não me impede de viajar, mas também não fecho portas a outras máquinas, mas independentemente disso o importante é mesmo ir.
Sempre que volto de viagem, sinto-me diferente. Não sei se melhor ou pior, mas isso a mim pouco me importa. Sinto que construí mais alguma coisa dentro de mim e agradeço a Deus a dádiva que é este nosso planeta e a possibilidade de o poder conhecer. Agradeço-Lhe por nos dar esta pequena bolinha para viver e que em tantos milhões de anos luz é impossível encontrar semelhante.

Total da viagem – 1855 km
Gastos em combustível – 62,95€
Gastos em estadias – 58,15€
(com uma pequeníssima margem de erro)


Espero que tenham gostado, um bem haja a todos.

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan 2web0g4


Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Cesar Filipe Sex Set 25 2015, 01:41

Bela voltinha e belas fotos Palmas

Também tenho a viagem aos picos em mente para um ano destes, obrigado pelas sugestões Wink

Cumprimentos
César Filipe
Cesar Filipe
Cesar Filipe
A tirar a carta
A tirar a carta


http://voltinhasdemoto.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Rambo Sex Set 25 2015, 14:10


Muito boas! a viagem e a crónica Mérito

(Dava um livro)


Última edição por Rambo em Ter Out 06 2015, 02:48, editado 2 vez(es)
Rambo
Rambo
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por XULA Dom Set 27 2015, 21:54

Mas que espetacular cronica Very Happy  Very Happy ,  parabéns pela viagem e obrigado por a partilhares dessa maneira.

Acredito que em certas alturas de ter sido um aventura para essa pequena Mad /grande vanvan

(Riaño à noitinha) parece ser um local super agradável para um fim de tarde....

Abraço,
XULA
XULA
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Capt.Akimoto Seg Set 28 2015, 00:05

Mais uma vez, espero que tenham gostado.
Os Picos estão praticamente aqui ao lado. Não percam mais tempo!

Capt.Akimoto
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

europa - Picos de Europa de Suzuki Vanvan Empty Re: Picos de Europa de Suzuki Vanvan

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos