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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 22:05

SUL DE FRANÇA Les Pyrénées e Côte d'Azur

Julho 2017, as férias estavam marcadas para a primeira semana de Agosto, e o “bichinho”  começava a corroer .....

O destino á um ano que estava ligeiramente traçado depois de em 2015 ter atravessado os pireneus quando regressava de um outra viagem de França para Portugal, o esplendor daquelas montanha definiram desde logo o meu destino para 2016, e já que estava por aqueles lados aproveitaria para conhecer uma outra rota à muito planeada, faria assim todo o sul de frança.

1º objéctivo – Les Pyrénées
 onde a minha paixão pelas motas se junta com a paixão pelas bicicletas e a mítica volta a frança .
O objetivo era fazer a Route des cols disfrutar das curvas conhecer as míticas subidas do Tour, e claro as fantásticas vilas inseridas nesta cordilheira fantástica .  

( Dica que ajudou a delinear o percurso - http://www.lespyrenees.net/route_des_cols )

2º objéctivo – Côte d'Azur - O glamour que envolve esta parte da costa mediterrânea que há muito queria conhecer.


A minha companheira
Este ano levei uma nova companheira de viagem - Yamaha MT 09 Tracer - já tinha sido testada em Abril quando fui a Jerez de la Frontera com uns amigos, mas agora seriam 8 dias, e depois de umas afinações feitas para melhorar o conforto estava curioso para ver como se comportaria, e por aproveitar a energia do motor de 3 cilindros em modo Sport, nas curas de montanha.

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 22:11

1º parte da aventura - Les Pyrénées  

Dia 1 ( 30/07/2016 )  
Lisboa – Huesca ( aprox.  1030 km )


Um dia daqueles que nada tem para  contar como todos certamente concordarão a nossa localização geográfica que tanto gostamos é uma chatice quando queremos ir para qualquer destino europeu e temo sempre de cruzar o território espanhol pelas autopistas chatas e escaldantes, mas enfim ... tinha mesmo de ser feito então vamos lá !!!!

Tudo arrumado, sair de lisboa as 8h30 da manhã para evitar o trânsito da malta que se dirigia para a confusão dos algarves,  e la vou direito a Elvas , cruzar a fronteira para atestar e rumar a Huesca,uma cidade muito gira com centro histórico que vale a pena visitar , mais de 1000 k
m de Autopista ( uma seca mas teve de ser )

Chegado ao final da tarde com 38º, foi arrumar a mota na garagem do hotel, refrescar e ir dar uma volta a pé pelo centro histórico da cidade disfrutar de uma refeição bem merecida e dormir com vista para os pireneus.

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 22:29

Dia 2 ( 31/07/2016 )  
Huesca - Sarrancolin  ( aprox. 360 km )
Cols – de marie blanque, d’aubisque, tourmalet, d’aspin
Principais  povoações visitadas  - Lourdes


Acordar cedo e olhos postos naquelas montanhas fantásticas que chamavam por mim a cada Km que passava, rapidamente entro nas suas curvas e a diversão começa...

Como é hábito por estas paragens muitos são os companheiros das 2 rodas com quem nos cruzamos e mesmo indo sozinho um motard esta sempre bem acompanhado é esse um dos pontos que nos faz gostar tanto de viajar de mota ( pelo menos a mim )  .

Evitando a estrada principal que já conhecia do ano anterior meti-me por estradas secundárias, passando por  pequenas vilas fabulosas e um bonito espelho de agua , cruzando a montanha iniciei a minha rota pelo Col de marie blanque. E ai seguindo pela “Route des cols”. O nevoeiro acompanhou-me toda a manhã sempre que passava um pouco mais em altitude as nuvens e uma ligeira chuva apareciam a incomodar.

A meio do dia fiz um desvio para conhecer a famosa localidade de Lourdes , vale muito a pena a visita, almocei por lá.

Para a tarde estava traçado o destino dos 2 principais marcos de toda a viagem , com o maior destaque para um dos pontos altos do Tou de France , o mítico Tourmalet .

A chuva fez questão de me acompanhar durante a tarde mas não seria isso que ia demover a minha irrequieta vontade de ligar o motor.
Forro do blusão e impermeável vestidos , lá vamos nós !! com chuva a diversão não foi a mesma , o nevoeiro em altitude era serradíssimo, e chuva mesmo que não muito forte, esteve presente toda a tarde, um desafio extra para ultrapassar e aproveitar para ver como a “Tracer” reagiria .

Passados os pontos mencionados, tiradas as fotos da praxe, vim para a pequena vila de Sarrancolin , onde fiquei num pequeno hotel  muito acolhedor os donos permitiram que metesse a mota na esplanada do bar que era coberta e assim não ficou há chuva

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 22:49

Dia 3 ( 01/08/2016 )
Sarrancolin –Andorra la Vella ( aprox. 450 km )
Cols –d’aspin, de val louron azet – portet de lunchon, bethmale, d’agnet
Principais povoações visitadas – Génos, Bagnères, Aulus les bains, Andorra


Acordei cedo e a primeira coisa foi ir a janela ver se a chuva continuaria a fazer-me companhia, o impermeável poderia ser guardado ( mas no topo da mala, para uma eventualidade ) e claro o entusiasmo aumentou , era desta que iria poder disfrutar daquelas curvas e paisagens sem chuva .

Pequeno almoço tomado mota atestada , e já que estava ali tão perto, a viagem começo por voltar a subir o Col d’Aspin, Mítica subida que no dia anterior não dera para disfrutar devido ao mau tempo .

Agor, sim Col d’Aspin sem Chuva, curvas paisagem maravilhosas , ar fresco da montanha, companhia sempre permanente de outros motards o que mais poderia ambicionar ?

Seguindo pela Rout dos cols passamos por pequenas povoações muito bonitas, valeria a pena uma paragem em todas elas mas hoje teria muitos km de montanha pela frente iria ser um dia fantástico mas fisicamente exigente e não poderia estar a fazer demasiadas paragens .

As estradas de montanha, essas são fabulosas , os pequenos lagos que vão resultando do descongelar do inverno , os animais , o verde , e todas aquelas curvas sem grande transito !!!!!!

A meio da manha cruzei a fonteira para Espanha onde almocei e Á tarde voltaria a entrar a França, para a região agora dos médios Pirenéus, com a montanha a continuar a surpreender a cada curva .

Ao fim do dia estava a subir para Andorra, aqui já com bastante transito e desejosos de chegar ao hotel e poder descansar um pouco de um dia espetacular , mas fisicamente exigente.

Andorra, um principado curiosos, bonito, mas não me encantou ,confesso, no fundo fiquei com sensação de ser uma estância de Ski enorme e pronto é isso, não acho que passe muito dai...

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 22:55

2º parte da aventura - Côte d'Azur

Dia 4 ( 02/08/2016 )  
Andorra la Velha - Marselha  ( aprox. 550 km )
Cols –Caussou
Principais  povoações – Carcassone, Aigues-Mortes, Marselha



Mais um dia no parque de diversões !! Onde o verde da montanha daria lugar ao azul celeste do mediterrâneo

A manhã seria para voltar a sair de Andorra para França e cruzar mais uns Cols desta região, embora aqui a montanha seja menos alta a beleza continua , passadas algumas montanhas cruzei zonas planas fabulosas com campos cultivados, curvas ligeiras , uma  paisagem que se ia transformando de montanha para plano progressivamente.

Com as montanhas para traz o destino de almoço era a vila de Carcassonne , aconselhado por um amigo francês , bonita vila onde achei muito interessante o Canal du Midi ( património da UNESCO )  que cruza a localidade,  um antigo canal artificial marítimo,  ainda navegável com uma extensão de 240 km aproximadamente , permitindo ligar o Atlântico e o Mediterrâneo.

Depois de uma manhã fantástica a tarde foi por estradas nacionais até Marsellha, a principal paragem da tarde foi em Aigues-Mortes a 30 km de Montpellier , uma vila fabulosa metida entre muralhas  , onde o visitante é levado recuar no tempo, o Canal du Grau-du-roi liga esta povoação ao mar.

Ao fim do dia algum trânsito aparecia e cruzava a cidade de Marselha e chegara ao Hotel.

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 23:00

Dia 5 ( 03/08/2016 )
Marselha - Menton ( aprox. 350 km )
Principais povoações – Marselha, Cassis, Toulon, Le Lavandou, st-Troupez Cannes, Menton.


Passadas as montanhas, era a vez de visitar a famosa Côte d'Azur, 2 dias guardados para visitar esta costa muitas eram as espectativas.
O primeiro dia seria para visitar até Cannes sempre pela costa, fazer passagem pelas partes mais altas até a fronteira com Itália e no dia seguinte vir de regresso pela costa até Nince.

As primeiras hora da manhã foram dedicadas a visitar os principais pontos desta cidade de Marselha , que muito me agradou, vistos os pontos mais turísticos , iniciei viagem pela costa, para além da cor azul da água, uma zona vinhateira e pequenas vilas muito bonitas.

A primeira vila a visitar foi Cassis, gostei muito mas não parei ,depois Toulon, Le lavando e St-Troupez, a famosa vila conhecida por servir de férias para individualidades internacional , que serviu para almoçar, e passear um pouco pela pequena vila .

Depois seguir para Canne , devido a muito trânsito que decorre da prática de veraneio dos franceses que vêm fazer suas férias no Sul, decidi então pedir ajuda do GPS e coloquei o caminho mais rápido para Canne, surpreendentemente deparei-me com uma estrada de montanha fabulosa com imensas motas a cruzarem-se comigo, 1h de pura diversão .

Chegado a Canne paragem para visitar a localidade.

O fim da tarde aproximava-se, decido meter-me ao caminho para ir dormir a Menton, na fronteira com Itália . A restante costa estava guardada para a manhã seguinte então vim pela parte mais alta com vistas fantástica para a costa e sem transito.

Chegado a Menton aproveitei a noite naquela localidade fantástica .

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 23:08

Dia6 ( 04/08/2016 )
Menton - Avignon ( aprox.500 km )
Principais povoações visitadas – Menton, Monaco, Saint-Jean-Cap-Ferrret. Nice, Entrevaux.
Montanha – Mont Ventoux


2º dia na Côte d'Azur prometia ser fantástico, e assim foi !

A manhã começou muito cedo ,cum um mergulho nestas aguas fantásticas, não poderia deixar de ser , de seguida pequeno almoço tomado e visita á vila de Menton onde na noite anterior tinha visitado as zonas de animação noturna apenas, A vila é maravilhosa as suas cores fazem lembrar uma tela pintada a pastel, cores quentes das casas em contraste com o azul celeste do mar, fabuloso .

Vista a pequena vila vim pela costa até ao Mónaco, surpreendentemente aquela estrada marítima fantástica não tinha transito. Do Principado do Mónaco pouco há a acrescentar aquilo que todos já sabemos, se as senhoras ficam encetadas com o glamour , a nós homens fazer a famosa curva ou a passagem pelo túnel onde estamos habituados a ver os F1 a acelerar , é fantástico.

Saído do Mónaco sempre junto ao mar passando pelos locais mais metidos pelo mar dentro, com praias de água azul maravilhosa, prossegui até Nice com algumas curtas paragens.

Nice serviu para almoçar e Visitar os principais pontos da cidade, gostei muito, era já meio da tarde o objetivo era ir dormir a Avignon conhecida como a ( Cidade dos Papas ) , 300 km separavam estas duas localidades para fazer numa tarde, no caminho, a poucos km de Avignon estava o famosos Mont Vantoux, a minha veia ciclística não me deixaria passar ao lado desta montanha imponente .

Havia 300km para fazer o melhor era hoje esquecer o mapa , colocar Mont Vantoux no GPS e esperar que ele me levasse pelo caminho mais rápido. O caminho entra pelos Alpes, numa palavra : fabuloso.

Mais uma vez a paisagem de montanha , curvas e mais curvas sempre ladeadas de imponentes montanhas e o riu ao lado sempre a acompanhar, para ainda ser mais divertido muitos motards em todos o caminho ( ficou cá o bichinho para a viagem de 2017.... a ver vamos !!! )

A meio destas estradas da parte mais a sul dos Alpes deparo-me com uma surpreendente povoação histórica absolutamente fantástica ( Entrevaux) uma cidade medieval do Séc XI, construída na encosta rochosa da montanha.

Após uma paragem inevitável para conhecer Entrevaux, faltavam ainda 2 h de curvas para chegar ao Mont Vantoux e não o queria subir depois das 19h para não arriscar o frio Oo GPS continuou a surpreender-me com estadas fantásticas , atalhos e mais atalhos, sem trânsito que permitiam aproveitar o modo Sport da Tracer e a diversão foi sempre no máximo, eram 18h30 estava no mítico Mont Vantoux e o dia ainda estava bom.


Passada a montanha mais alta da viagem fui direito a Avignon, um dia cansativo, e fui para o hotel , no dia seguinte a manhã era toda para visitar a “cidade dos papas”.

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 23:13

Dia 7 ( 5/08/2016 )
Avignon - Lérida ( aprox.560 km )
Principais povoações – Avignon


Penúltimo dia de viagem , a manhã estava guardada para visitar Avignon, e assim foi.

Vale muito a pena visitar o Palácio dos papas, uma das mais importantes construções góticas da idade média, Simultaneamente fortaleza e palácio, a residência pontifícia foi, durante o século XIV, a sede da cristandade do Ocidente. Também a ponte de Avignon, bem como toda a vila é de visitar, passando os dois rios temos uma pequena povoação muito gira com o castelo medieval que também visitei .

Passada a manhã meti-me a caminho, a saída de Avigon foi fabulosa uma estrada espetacular entre dois rios até ao ponto que os dois se unem , fantástico. A tarde foi de viagem sempre por estradas nacionais bem giras entre grandes hectares de vinhas .

Ao fim da tarde deixava França e chagara a Lérida onde dei uma volta pela cidade e fui descansar, depois de uma tarde de muitos km no dia seguinte esperava-me uma longa jornada de regresso ao nosso país à beira mar plantado .

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Mensagem por hugo machado em Sab Ago 27 2016, 23:16

Dia8 ( 6/08/2016 )
Lérida - Lisboa ( aprox.1100 km )


Último dia de viagem e dois pensamentos assaltam a mente: a longa viagem de AutoPista, que não deixa de ser um desafio , por outro lado o fim de uma viagem fantástica .

Eram 18h e estava a disfrutar da esplanada á beira tejo, tudo correu pelo melhor , uma viagem maravilhosa, e com a mente a planear a próxima aventura !!!!

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Mensagem por Vítor Soares em Dom Ago 28 2016, 14:26

Bela crónica e mérito !!
Boas curvas
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Mensagem por LoneRider em Dom Ago 28 2016, 17:49

Boa cronica!
Não fazes a mais minima ideia do que é o Aubisque e o Tourmalet sem nevoeiro! Shocked
Agora o que tens que fazer é conhecer a parte espanhola!
Guarda esta pista N260 .
Vale bem a pena.

________________________
Vrummm V

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LoneRider
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Já sai à rua a conduzir.
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http://loneride.wordpress.com/

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Mensagem por Cesar Filipe em Dom Ago 28 2016, 18:15

Grande viagem Shocked ! E obrigado pela partilha cheers

Mérito

Eu para já vou recolhendo informação... Eheheh

E como se portou a Tracer em termos de conforto e de consumos?

________________________
César Filipe V

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Cesar Filipe
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A tirar a carta
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http://voltinhasdemoto.blogspot.pt/

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Mensagem por hugo machado em Dom Ago 28 2016, 20:50

Vitor Obrigado

LoneRider, fiquei realmente com alguma " azia " pelo nevoeiro não me ter permitido desfrutar ao máximo, a parte espanhola ficou para uma 2 oportunidades, ( fica registada a dica ) Very Happy

Cesar, Obrigado,
Quanto á Tacer 3 coisas há a dizer:
- Consumos - muito bom ( eu tb não sou propriamente o rossi Very Happy ) andando nas calmas, apertando mais aqui ou ali os consumos andaram nos 5 L.
- Conforto é impecável  ( esta tem os bancos confort , são um extra mas vale a pena )
- o Motor,  no modo Sport é agressivo, muito divertido, no entanto em velocidades constante os 3 cilindros deixam escapar alguma trepidação que a mim me incomoda um pouco ( mesmo no modo turismo )
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Mensagem por carlos lopes em Dom Ago 28 2016, 21:17

Belas fotos e um destino que gosto muito...
+1
carlos lopes
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Já conduz... mal!
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Mensagem por hugo machado em Dom Ago 28 2016, 21:22

Obrigado Carlos

Abraço
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Mensagem por LoneRider em Dom Ago 28 2016, 22:06

A N260 é uma nacional que faz o coast to coast pirenaico e vale bem a pena.
Passa em povoações como Sort, perto de Benasque, Ainsa, Boltaña, Broto, Jaca etc, etc.
Nela, não é muito difícil estar a 1700m de altura, e as curvas não faltam.

________________________
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Já sai à rua a conduzir.
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http://loneride.wordpress.com/

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Mensagem por hugo machado em Dom Ago 28 2016, 22:11

sempre do lado espanhol certo?, Pela dica parece-me... Obrigado.
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Mensagem por LoneRider em Seg Ago 29 2016, 08:57

Sempre do lado dos caganohostia! Wink

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Mensagem por nunomsp em Seg Ago 29 2016, 10:27


Grande viagem e excelente crónica e fotos!

Obrigado pela partilha!

Mérito
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Mensagem por hugo machado em Seg Ago 29 2016, 12:53

Obrigado Nunomsp.

Abraço
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Mensagem por Rico Sousa em Seg Ago 29 2016, 15:47

Fixe crónica merecedora de Mérito

Q tal a protecção aerodinâmica da Tracer (parece-me q tem o vidro de origem, certo?) ?

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Mensagem por hugo machado em Seg Ago 29 2016, 15:57

Olá Rico Sousa. Obrigado

Sim tem a protecção de origem , tendo em conta o tamanho mais reduzido que uma mota de turismo, considero que serve muito bem o efeito.

a partir de velocidades mais elevadas, acima dos 160 já é menos eficaz claro...
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Mensagem por Rico Sousa em Seg Ago 29 2016, 18:13

@hugo machado escreveu:Olá Rico Sousa. Obrigado

Sim tem a protecção de origem , tendo em conta o tamanho mais reduzido que uma mota de turismo,  considero que serve muito bem o efeito.

a partir de velocidades mais elevadas, acima dos 160 já é menos eficaz claro...

Obgdo Hugo pela info.
Claro q ñ quero fazer comparação com a FJR, p.exp.. O meu interesse é tbm saber se as outras zonas do corpo expostas (pernas, joelhos, ombros, cabeça, mãos) ñ só aos ventos como à chuva para quem tem 1,75m altura e se até aos tais 160 é realmente protectora ou nem por isso. Do q li de testes jornalísticos ñ conclui mto. Certo q só 1 teste me poderá dar todas as refªs q quero mas é sempre bom ouvir um utilizador imparcial.

________________________
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Mensagem por hugo machado em Seg Ago 29 2016, 23:23

Rico

a nível das mãos a protecção é total, embora esteticamente, eu não admire muito aquelas protecções das mãos , resulta muito bem

Pernas e joelhos também considero que a protecção é rasuavelmente boa .

cabeça até aos 150 / 160 eu vou bem mas nota-se o vento sim e ombros a mesma coisa.

com chuva ai já a protecção não é propriamente a melhor, eu tenho 1,76 e tenho de me baixar ligeiramente para não apanhar chuva na viseira .

de resto como digo o que me chateia um pouco é realmente a vibração dos 3 cilindros .

Ponto muito positivo é mesmo a diversão de condução, em modo Sport ou STD o motor tem imensa energia. é uma mota divertida, o comportamento em curva considero muito bom.
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Mensagem por Carlospira em Ter Ago 30 2016, 09:53

Boas,

Muito boa crónica de viagem fabulosa !!!! Deve ser uma loucura fazer essas curvas de montanha !!!

Levas mais um Mérito para começares já a planear a de 2017...
Very Happy Very Happy Very Happy

Um abraço

________________________
CARLOS PIRES
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