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Luzes Xénon

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Luzes Xénon

Mensagem por Pedro Fonseca em Qui Maio 19 2011, 17:14

BoaS!

Deixo uma pergunta "existencial":

A colocação de luzes médios xénon nas nossas motas (no meu caso CBF 600SA) é legal? Em relação aos veiculos automóveis já precebi que há regras e regulementos...
Ou existirá um vazio legal para os motociclos?

cumpos

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Serzedo em Qui Maio 19 2011, 17:31

Eu uma vez enviei uns emails para várias entidades e feito cromo não copiei aqui para este fórum Crying or Very sad

Mas basicamente a lei regulamenta numa maneira geral, ou seja, todos os veículos automóveis e a resposta que me deram foi que todos teriam de obedecer aquele regulamento...

Encontrei o mail Palmas

Faço a citação da resposta do IMTT:

Boa Tarde,
Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:

A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).

O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.

O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.

Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.

Em relação à inspecção técnica, se se detectar que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março.

Resumindo... é ilegal se a mota não possuir o dispositivo de lava-faróis e nivelação automática!

Fixe

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Última edição por Serzedo em Qua Mar 07 2012, 00:30, editado 1 vez(es)

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por paulao em Sex Maio 20 2011, 17:36

Já se deram ao trabalho de ler essa legislação? Se virem alguma que contenha algo que proíba o xénon digam-me onde está porque eu ainda não consegui decifrar. Para além do Normativo da UE, que esse é claro no que respeita ao xénon em que obriga a lava faróis e nivelador automático. Agora o IMTT diz que esse normativo foi transposto para a lei vigente nacional mas onde? É que eles indicam vários decreto-lei que sinceramente nunca consegui descortinar algo a falar do xénon.
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Re: Luzes Xénon

Mensagem por paulao em Sex Maio 20 2011, 17:37

Para além que nas motos ainda não existe Inspecção.
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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Luís Azevedo em Sex Maio 20 2011, 18:00

De uma forma muito simplista:

As Directivas comunitárias devem ser transpostas para o direito nacional.

Os Regulamentos são directamente aplicáveis. Ser directamente aplicável nos Estados-membros significa que depois de aprovado o regulamento e se ele cumprir todos os requisitos, vigora directamente no território dos Estados.

Espero ter feito "Luz" sobre essa parte Laughing
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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Elisio FJR em Sex Maio 20 2011, 18:48

Muita luz é como pouca, não deixa ver!!!

O melhor é perguntar à brigada de transito (ex que agora tem outro nome)!

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Serzedo em Sex Maio 20 2011, 19:18

@Luís Azevedo escreveu:De uma forma muito simplista:

As Directivas comunitárias devem ser transpostas para o direito nacional.

Os Regulamentos são directamente aplicáveis. Ser directamente aplicável nos Estados-membros significa que depois de aprovado o regulamento e se ele cumprir todos os requisitos, vigora directamente no território dos Estados.

Espero ter feito "Luz" sobre essa parte Laughing

Sim, é isso, a lei não proíbe a instalação de xénon nas motas, nem em qualquer veículo, apenas têm de se adaptar para receber o xénon, instalando os dispositivos que eles dizem ser necessários Fixe

Para os motociclos não existe inspecção, mas se a fiscalização por exemplo em operações STOP podem punir quem infringe o disposto deste regulamento Wink

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por paulao em Sex Maio 20 2011, 19:30

Não sabia disso Luís e já agora muito obrigado pela explicação, então não têm que incluir o conteúdo do Regulamento por exemplo no Código da Estrada?
Lembro-me do caso das Películas Coloridas em que, mesmo existindo Lei Europeia a esse respeito, a nossa lei proibia a utilização deste material nos automóveis.

No caso de multas em que artigo ou artigos os Srs Agente se basearão?

E no caso das únicas motos com xénon de origem, agora não me lembro do modelo da BMW que as traz, não dispõem de lava faróis nem nivelador automático.
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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Serzedo em Sex Maio 20 2011, 21:17

Os Sr.s Agentes irão se basear neste facto -> FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios).

Quanto ao resto, por vir de origem não quer dizer que possa utilizar, porque ele colocam o que queremos e essa é a verdade Sim

Fixe

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Luís Azevedo em Sex Maio 20 2011, 22:24

Continuando com coisas simples e sem entrar nessas de coisas de "luzes de xanos e bichanos" (desculpem mas não pude evitar).

Porque não custa nada saber algo da CRP e deve-se falar sobre coisas concretas e ter muito cuidado com os "bitaites" que até podem sair caro:

Artigo 8.º n.º 4 - As disposições dos tratados que regem a União Europeia e as normas emanadas das suas instituições, no exercício das respectivas competências, são aplicáveis na ordem interna, nos termos definidos pelo direito da União, com respeito pelos princípios fundamentais do Estado de direito democrático.

Quanto ao resto deixo para os entendido e interessados nas alterações (não é o meu caso), mas já agora fica mais uma achega para a vossa reflexão:

Se as motos têm uma homologação comunitária, não estariam a cumprir os regulamentos?! A entidade que autorizou essas características cometeu um erro?

Uma coisa é certa, uma norma nacional pode ser contrária às normas comunitárias (até as nacionais), os tribunais estão lá para dar resposta a essas questões. Para essas e para as interpretações abusivas de um ser "iluminado".

Fico por aqui, porque não sou jurista e começo a ficar com sede Gozar
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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Serzedo em Sab Maio 21 2011, 14:54

O problema é que temos de obedecer aos regulamentos comunitários, como esse que regula as luzes xénon, agora... as marcas podem colocar o que queremos, o mesmo se sucede nos carros.

O carro do meu pai está rebaixado com molas específicas da TTE (Toyota) e têm homologação europeia para circulação em estradam só que é uma alteração das características o que pode resultar em apreensão da viatura, bem como o aileron que é da TTE, mas lá está, o meu pai pediu para colocarem no carro e eles colocaram, é ilegal para circular na estrada mas eles querem ganhar o seu e nós temos que nos sujeitar a isso Fixe

Há meios para legalizar, mas cá em PT é uma dor de cabeça Sim

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Helder em Sab Maio 21 2011, 16:32

Meus amigos ate parece que estamos a discutir o sexo dos anjos e a falar de linguagens de outro planeta. Desculpem la mas todos esses devaneios sobre interpretações da lei são na minha opinião meros exercícios mentais.
Na verdade se um carro ou uma moto já vem equipado de origem com algum equipamento especifico (no qual o cliente nem tocou) parte-se do principio que esta legal, caso contrario vão pedir responsabilidades a quem homologou o veiculo.

Ja se nos por nossa conta e risco a alterar alguma treta, ou nos calçamos bem, ou sujeitamo-nos a ser multados.

Ja aqui alguém sugeriu (e bem) que em caso de duvida se deve perguntar a quem fiscaliza e realmente percebe do assunto (a Divisão de Transito da PSP ou a Unidade de Transito da GNR) porque os outros são uns mangas de alpaca que nos remetem de uma lei para outra e desta para um regulamento com referencia a uma directiva e a p*** que os pariu... no fim ficamos na mesma.

Uma nota para descarregar a bílis:
Que me perdoem os funcionários competentes, mas tenho uma péssima opinião de instituições publicas. Cada vez que tenho de por uma duvida nesses sítios ou não sabem ou passam a batata para o colega do lado e tenho que me meter noutra fila, ou volte mais tarde, ou tem que por o problema por escrito preenchendo o formulário 31 anexos A e B.
A ultima que me aconteceu foi ir pedir uma certidão de nascimento aqui em Évora (para o qual entreguei um formulário devidamente preenchido) e ser atendido por uma velha a mascar pastilha elástica que olhava para mim como se lhe estivesse a olhar para um extraterrestre. no fim saiu-se com esta (que ate me ia dando uma ataque de raiva) se me tivesse dito o seu numero de BI tinha sido muito mais rápido (continuando a mascar pastilha)... So me apeteceu manda-la para o c*** mas limitei-me a responder "sabe minha senhora eu ate sou muito intuitivo mas ainda não consigo adivinhar o que pretendem os outros de maneira que teria sido muito mais fácil se a senhora tivesse pedido"


Desculpem o desabafo mas ora f***-se, que tem que haver pachorra para aturar esta gente.


Prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Serzedo em Sab Maio 21 2011, 20:00

Mas o que eu falei do carro do meu pai, foi mesmo por ter já sido confrontado por PSP e GNR quando ele vai com o dele e mesmo quando tinha o meu, porque o meu carro tinha uma série de alterações.

A coisa que é, é que cada modelo tem uma homologação, o carro do meu pai, mesmo já vindo do stand da Toyota com o spoiler traseiro como extra disponível, o facto é que ele não foi homologado para o nosso mercado com essa opção, esse spoiler só vem homologado para se usar no Corolla T-Sport que não tem problemas em ter o mesmo equipamento que o do meu pai tem.

O facto é este, para uma mota/carro/camião/tractor/carrinha ter luzes xénon tem de estar conforme manda o regulamento acima. Eu por exemplo, sempre que ia com o carro à inspecção era SEMPRE alertado, pelo xenón, rebaixamento e mais algumas coisas Fixe

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Luís Azevedo em Dom Maio 22 2011, 11:31

@Helder escreveu:(...)Na verdade se um carro ou uma moto já vem equipado de origem com algum equipamento especifico (no qual o cliente nem tocou) parte-se do principio que esta legal, caso contrario vão pedir responsabilidades a quem homologou o veiculo.

@Serzedo escreveu:Mas o que eu falei do carro do meu pai, foi mesmo por ter já sido confrontado por PSP e GNR quando ele vai com o dele e mesmo quando tinha o meu, porque o meu carro tinha uma série de alterações.

A coisa que é, é que cada modelo tem uma homologação, o carro do meu pai, mesmo já vindo do stand da Toyota com o spoiler traseiro como extra disponível, o facto é que ele não foi homologado para o nosso mercado com essa opção, esse spoiler só vem homologado para se usar no Corolla T-Sport que não tem problemas em ter o mesmo equipamento que o do meu pai tem.

Era isto que eu queria dizer, partindo do principio que não é uma "invenção" no concessionário, mas uma opção de fábrica!

@Helder escreveu:Ja aqui alguém sugeriu (e bem) que em caso de duvida se deve perguntar a quem fiscaliza e realmente percebe do assunto (a Divisão de Transito da PSP ou a Unidade de Transito da GNR) porque os outros são uns mangas de alpaca que nos remetem de uma lei para outra e desta para um regulamento com referencia a uma directiva e a p*** que os pariu... no fim ficamos na mesma.

Peço desculpa, mas aqui discordo, esta opção deve ser usada com uma reserva muito grande. Verdadeiramente o que vos garante?...
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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Rui Ribeiro em Dom Maio 22 2011, 15:48

Por acaso já tinha pensado nisso ... se os carros com luzes de xenon são obrigados a ter "lava-faróis", porque é que as motos não são??
A minha tem faróis de xenos, que vinham de origem (opcional é certo, mas montado na fábrica).
Estará a minha moto ilegal??
Se está ilegal, a quem devo imputar a responsabilidade por circular sujeito a contra-ordenação, para além do valor que paguei por um acessório original, mas ilegal??

Concordo com a descarga da bílis do Helder!!
Leis e mais leis que não servem rigorosamente para nada a não ser sacar mais uns trocados à malta!!

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Serzedo em Dom Maio 22 2011, 16:31

Isto, transpondo para aqui o que se passa no mundo tuning dos carros, nós pagamos por peças com homologação que permitem a circulação na UE, mas ao instalarmos estamos ilegais, porque teríamos de pedir uma homologação para circular assim na estrada.

Depois... os concessionários e lojas de extras vendem aquilo que nós queremos comprar e instalar, como a vontade de colocar os extras é nossa, nós é que respondemos por isso.

Mas também não tenho visto ninguém com problemas com as autoridades por causa do xénon nas motas, daí que não será problema enquanto não houverem as inspecções.

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Rui Ribeiro em Dom Maio 22 2011, 17:03

Por aquilo que me disseram num Centro de Inspecções, a partir de 2012 teremos que nos preparar para as IPO nos Motociclos ... só ainda não sei se é como nos ligeiros - a partir do 4º ano da 1ª matrícula.

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Serzedo em Dom Maio 22 2011, 17:21

@Rui Ribeiro escreveu:Por aquilo que me disseram num Centro de Inspecções, a partir de 2012 teremos que nos preparar para as IPO nos Motociclos ... só ainda não sei se é como nos ligeiros - a partir do 4º ano da 1ª matrícula.

Eu pergunto-me se algum dia irá mesmo haver inspecções... Laughing

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Rui Ribeiro em Dom Maio 22 2011, 19:23

@Serzedo escreveu:
@Rui Ribeiro escreveu:Por aquilo que me disseram num Centro de Inspecções, a partir de 2012 teremos que nos preparar para as IPO nos Motociclos ... só ainda não sei se é como nos ligeiros - a partir do 4º ano da 1ª matrícula.

Eu pergunto-me se algum dia irá mesmo haver inspecções... Laughing

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Quem me disse, foi um Amigo meu que trabalha num Centro IPO ... vamos aguardar!!
Mas se pensares na quantidade de Motociclos/Ciclomotores que por aí andam e fizeres as contas ao encaixe financeiro que o Estado vai fazer com isso ... é provável que não demore muito ... Evil or Very Mad

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Re: Luzes Xénon

Mensagem por Paulosantos em Qui Maio 26 2011, 11:51

Subscrevo integralmente tudo o que o helder disse, e mais não me vou preocupar com leis de me*** que só servem para sacar dinheiro aos contribuintes, eu instalei xenon no carro e na moto, e fiquei a ver muito melhor a estrada que é o que me interessa para a minha segurança, quando for á inspecção troco as luzes e pronto. tongue

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Re: Luzes Xénon

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