Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Buscar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Notícia] Miguel Oliveira vai arrancar do 10.º lugar
por Serzedo Sab Abr 17 2021, 15:45

» [Novidade] Suzuki Hayabusa - 2021
por MotardFeio Seg Abr 05 2021, 12:31

» Andar de Coiso...
por Cobra Qua Mar 31 2021, 23:17

» [Notícia] Famel E-XF com preço e pré-reservas
por Serzedo Seg Mar 22 2021, 09:26

» [Euronews] Uma viagem de mota à descoberta das paisagens de Angola
por Serzedo Qua Mar 10 2021, 17:23

» [Podcast] 1 casal, uma moto e 80 mil quilómetros
por Zeus Sex Mar 05 2021, 14:09

» Visita Aldeia de Avô
por Serzedo Seg Fev 01 2021, 12:04

» Nossa Senhora do Salto - a Lenda
por Zeus Dom Jan 31 2021, 22:33

» hummm !!!? adivinham ? Aldeia CASAL SÃO SIMÃO
por parchao Sab Jan 23 2021, 23:32

» 2021 Tour
por parchao Sex Jan 01 2021, 18:39

» Visita a Pitões das Júnias
por parchao Dom Dez 27 2020, 12:48

» Vista a ALMENDRA
por parchao Dom Dez 27 2020, 12:42

» Minas da Borralha
por parchao Ter Dez 15 2020, 20:23

» Visita a BARRIOSA/POÇO DA BROCA
por parchao Sab Dez 05 2020, 22:35

» Aldeia da MATA PEQUENA
por parchao Sab Nov 28 2020, 17:45

» [Notícia] Miguel Oliveira vence MotoGP em Portimão
por Serzedo Dom Nov 22 2020, 15:49

» Visita Barca d’Alva
por parchao Sab Nov 21 2020, 20:21

» Penedo Furado
por tmr77 Dom Nov 15 2020, 18:33

» Dornes a Península Encantada
por parchao Sab Nov 07 2020, 10:55

» NUMÃO
por parchao Sab Nov 07 2020, 10:51

» Aldeia Típica José Franco - Aldeia Saloia
por parchao Sex Out 23 2020, 22:05

» hummm !!!? adivinham ?
por parchao Qua Out 14 2020, 22:25

» CASTELO MELHOR e o seu Castelo
por parchao Sab Out 03 2020, 09:23

» Visita Castanheiro do Norte
por parchao Qui Set 24 2020, 23:26

» Visita a Lapela
por parchao Sex Set 18 2020, 22:24

» Rota da Terra Fria
por tmr77 Sex Set 18 2020, 19:03

» Visita Linhares da Beira
por parchao Seg Set 07 2020, 23:21

» Freixo de Numão e a Riqueza Arqueológica
por parchao Dom Ago 30 2020, 20:51

» Visita Aldeia Ribeirinha Juromenha
por parchao Sab Ago 29 2020, 22:28

» Visita ao pequeno Tibete português - SISTELO
por parchao Seg Ago 17 2020, 22:24

» [Notícia] “Long Way Up” estreia a 18 de Setembro
por Serzedo Ter Ago 11 2020, 10:08

» PARQUE NATURAL DE SOMIEDO - Viagem de Verão
por CarlaLuisa Dom Ago 02 2020, 22:44

» Visita a Castro Laboreiro
por Serzedo Qui Jul 30 2020, 11:08

» Aldeia de CUJÓ
por parchao Dom Jul 12 2020, 22:10

» Arouca, Alvarenga, passadiços rio Paiva, Espiunca, ponte pedunal de vidro.
por Manquitolas Ter Jul 07 2020, 15:41

» [Notícia] Mota Aston Martin AMB 001
por Serzedo Qua Jul 01 2020, 12:16

» SORTELHA - Aldeias Históricas de Portugal
por parchao Sex Jun 26 2020, 15:14

» Furadouro a Cortegaça, pela floresta das dunas Ovar, parque merendas maceda, avenida da Nato
por Manquitolas Ter Jun 23 2020, 19:38

» Visita à Aldeia da Pena - Aldeias de Portugal
por parchao Seg Jun 22 2020, 19:28

» Visita a SALTO - Aldeias de Portugal
por parchao Dom Jun 07 2020, 21:45

» Visita a Côja e Aldeia das Dez - percurso e paisagens a não perder
por parchao Dom Maio 31 2020, 22:17

» Rota das Aldeias do Xisto
por ricmags Qua Maio 27 2020, 11:05

» Passeio na N 327 Ovar-Torreira-São Jacinto ao lado da Ria de Aveiro.
por Manquitolas Dom Maio 24 2020, 19:04

» visita a Vilarinho de Negrões - percurso e paisagens maravilhosas
por parchao Dom Maio 24 2020, 13:00

» Visita a Favaios - percurso e paisagens maravilhosas
por Serzedo Ter Maio 19 2020, 14:43

Tempo
Manual de Circulação em Grupo Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
Manual de Circulação em Grupo Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
Manual de Circulação em Grupo Pixel

Manual de Circulação em Grupo

Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jose M. Pereira Dom Abr 29 2012, 22:17

Acho que esta matéria é pertinente, e cada vez mais nos passeios e não só Very Happy



Manual de Circulação em Grupo

A circulação em grupo, nomeadamente por grupos numerosos, nas condições que costumam ser realizadas, torna pertinente a elaboração dum conjunto de regras e recomendações destinadas a minimizar ou evitar acidentes, perdas, proporcionar uma melhor fluidez de circulação e tomada de consciência do impacto que tal acção acarreta.

1 Geral.

1.1 A circulação rege-se prioritariamente pelas leis gerais do país circulado e pelo Código da Estrada
1.2 A simpatia não é lei mas deve-se aplicar.
1.3 Deve seguir-se encostado a direita da via - ou à esquerda nos casos dos países de circulação pela esquerda.
1.4 Devem-se evitar ultrapassagens entre elementos do grupo.
1.5 Manter uma distancia do elemento precessor que permita parar ou desviar, sem consequências e em segurança no caso deste travar a fundo repentinamente.
1.6 Evitar fazer manobras bruscas ou intempestivas que possam não ser previstas pelos elementos sucessores e possam causar acidente.

1.7 A circulação em grupo poderá ser:
1.7.1 Livre. Quando seja indicado um destino determinado, ou no regresso após conclusão do passeio propriamente dito;
1.7.2 Condicionado. Quando seja fornecido indicação do percurso, nomeadamente, croqui, 'roadbook', cartografia ou dados digitais e/ou locais de encontro;
1.7.3 Em linha. Quando os elementos do grupo vão juntos, nomeadamente, quando existam elementos que não têm registos do percurso, dificuldades em o seguir isolados ou preferência por seguir em companhia e, podem utilizar-se três métodos:
1.7.3.1 À vista. Todos os elementos não devem perder de vista os seus sucessores.
1.7.3.2 Fixo. Cada elemento é responsável por não perder o sucessor.
1.7.3.3 Rotativo. O elemento que sucede o primeiro, pára, nos cruzamentos ou entroncamentos, significativos e/ou indicados pelo primeiro, indicando aos seguintes o caminho a seguir.
1.7.3.3.1 Rotativo ao último. Após todos passarem segue em último.
1.7.3.3.2 Rotativo ao penúltimo. Após chegar o último segue em penúltimo.
Nota:
Para haver fluidez de circulação não é necessário parar ou estar alguém em todos os cruzamentos ou entroncamentos, caso não se vejam elementos, em dado cruzamento ou bifurcação, poderá avançar, respeitando as seguintes prioridades:
1ª. Caminho principal.
2ª. Em igualdade de circunstâncias, em frente.
3ª. Em todos os outros casos e em situações dúbias ou confusas deve-se, sempre(!), esperar pelo sucessor ou por quem saiba seguramente para onde ir.

1.8 Deverão ser fornecidos locais de reencontro, centrais e bem definidos, para possibilitar aos elementos em circulação livre ou condicionado, extraviados ou atrasados, a junção ao grupo.
1.9 Nas partidas, deverá ser dada uma tolerância de 1/4 de hora. Podendo o elemento atrasado juntar-se ao grupo num dos pontos de reencontro.
1.10 Quando algum elemento deparar com alguma condição ou situação de perigo que possa não ser percebida pelos sucessores, deverá parar, anulá-la, sinalizá-la ou indicá-la a todos os sucessores.
1.11 Prestar ajuda e assistência aos outros elementos quando necessitados.
1.12 Apresentar-se equipado, em boa condição física e com o veículo em adequadas condições técnicas que proporcionem um desenrolar normal do passeio.
1.13 Não ultrapasse os seus limites nem os da máquina que conduz.
1.14 Respeitar as instruções e recomendações do guia e dos coadjuvantes.
1.15 Quando se perder do grupo volte ao último lugar onde viu o elemento precessor; se após algum tempo não aparecer alguém do grupo diriga-se para um ponto de reencontro ou contacte um assistente.

2 Estrada.

2.1 Ter uma condução defensiva prevendo e evitando as situações de perigo, especialmente em condições de tráfego intenso. Não enfrente um veículo de maior envergadura: perde-se sempre.
2.2 Deve-se circular a uma distancia do elemento precessor, que permita a entrada doutro veículo, entre os dois elementos, após ultrapassagem.
2.3 Se tiver que parar, faça-o de forma cuidadosa e visível e, se pretender que os outros elementos também parem, faça-o prioritariamente em parques ou locais onde caibam todos.

3. Pista.

3.1 Não circular fora dos trilhos ou caminhos.
3.2 Parar ou estacionar, prioritariamente nos locais apropriados, no caminho ou o mais junto a ele, sem molestar a natureza e sem prejudicar quem possa passar.
3.3 Respeitar as normas referentes a ambientes naturais e agrícolas, nomeadamente em zonas de protecção ambiental ou paisagística, não deixando lixo e evitando deixar marcas da sua presença.
3.4 Não lançar pontas de cigarro acesas - uma pequena chama pode provocar um enorme incêndio!
3.5 Dar prioridade a pessoas e animais.
3.6 Circular prioritariamente pela direita. Só o fazendo pela esquerda, excepcionalmente, para superar algum obstáculo, tendo em atenção outros veículos, que possam aparecer por detrás ou pela frente.
3.7 Se tiver que ultrapassar avise o da frente que o vai fazer.
3.8 Na aproximação duma curva sem visibilidade, modere a velocidade, particularmente numa via estreita. Lembre-se, que pode vir em sentido contrário, outro veículo, com a mesma ou maior velocidade!
3.9 Feche as cancelas que abrir. Normalmente elas não estão lá para o impedir de entrar mas para evitar que os animais de pasto saiam e se extraviem!
3.10 Ao passar junto de pessoas e animais faça-o com velocidade reduzida.
3.11 Evite levantar pó, especialmente junto de habitações ou pessoas.
3.12 Numa subida perigosa espere que o precessor faça a subida, para avançar.

4. Fora-de-pista.

4.1 Deve-se preferencialmente circular à vista.
4.2 Faça-o só qando tal for permitido e não houver alternativas viárias.
4.3 Não danifique a vegetação, respeite os animais e as culturas agrícolas.
4.4 Em zona dunar lembre-se que uma subida de duna suave pode esconder uma descida abrupta!
4.5 Evite deixar marcas da sua passagem.
4.6 Perturbe o menos possivel!

________________________
ABRAÇOS

José Manuel Pereira


The King is Dead... Long Live the King...

Manual de Circulação em Grupo Elefantinoport
farao elephant

http://www.wix.com/bedamesh/jose-pereira

Manual de Circulação em Grupo Motos10
Jose M. Pereira
Jose M. Pereira
Zero à direita
Zero à direita


http://www.wix.com/bedamesh/josempereira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira Dom Abr 29 2012, 22:18

Isso nao dá para mi tem muito para ler e decorar Laughing

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Luís Azevedo Dom Abr 29 2012, 22:37

Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira Dom Abr 29 2012, 22:39

@Luís Azevedo escreveu:Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing

Laughing Laughing E não vamos atraz do Rui scratch Rir muito

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo Dom Abr 29 2012, 23:00

Muito bom!! Fixe

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Trophyvitor Dom Abr 29 2012, 23:01

Epahhh Zé Manel..é preciso isso tudo para andar de mota em grupo?!?!? Já não quero andar com ninguém... Very Happy Very Happy Beber

Mas é giro que alguém publique e se interesse porque eu por acaso acho que existem coisas que são elementares mas para outras pessoas já não... Fixe

________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor
Trophyvitor
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rui Dom Abr 29 2012, 23:56

+1 Zé. Excelente...

________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl

com4riding.blogspot.com

Andorra 1984

Férias Moto 1983
Rui
Rui
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://www.com4riding.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JP Gsa Ter Maio 01 2012, 00:31

Mérito +1

JP Gsa
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jorge CBFista Qua Maio 02 2012, 19:50

+1 Mérito para o José Fixe
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por rjvieira Qua Maio 02 2012, 21:30

Algumas das regras já conhecia... outras são básicas... mas há sempre algumas (muitas) que não se conhecem... fiquei agora a conhece-las Very Happy

Obrigado pela partilha. Mérito

Um abraço.
rjvieira
rjvieira
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://ricardovieirafotos.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JAraujo Seg Set 26 2016, 23:11

Tópico antiguinho, mas sempre pertinente Wink

Saliento a importância de circular sempre com atenção ao colega que vem atrás, nunca o perder de vista, principalmente nas intersecções/semáforos/... Em caso de não se ver o colega que vem atrás, deve-se abrandar ou parar. Assim, mesmo os colegas da frente, que também tendo atenção a quem sucede, acabarão por perceber se há atrasos nas intersecções, diferença de andamento / velocidade, necessidade de parar por alguma razão...

A circulação alternada / em zig zag também tem muitas vantagens, em termos de aumento da visibilidade e aumento da área de travagem disponível em caso de necessidade. Este tipo de condução também deverá ser adoptado sempre que possível.

Mais "sugerências"? Smile

V
JAraujo
JAraujo
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo Qua Set 28 2016, 21:29

Circular em "Z", se o da frente circula perto do meio da faixa de rodagem, o anterior circula da parte mais encostada à berma. Fixe Essa é uma muito boa dica. Sim

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rico Sousa Dom Out 02 2016, 14:38

Sim, é em Z que se deve circular seja em duo ou em grupo maior pois deixa-nos maior margem de manobra/reacção mas ATT: quem circular junto à linha de separação das faixas de rodagem ñ o faça mto perto... isto principalmente nas estradas de só 1 faixa em cada sentido, por causa das ultrapassagens pelos "enlatados" e os q vem em sentido contrário.
E bons passeios.

________________________
Manual de Circulação em Grupo OukdBEgd53g3mhru_jY6ux4W_1AMayKBc4nEB3pSccNI5sk9F2dl3Zy_Y7-Q-OK_IlFJujBscexI4fHkrXVHvCeU5SIeWcmOKeRJa7mllvjfdizTBm-6SM8WbYh_D3xLyBBY0pI6eEuX2ED9Wtkmm2st6VZXG7F-qrG7U_ufE8NQEWeUIsq2enREZYJQi90Sb6nrB83dtSg5fkiOztsCFp8oUBLmTVMg17kqs0RJqYwieOke2iraDSnNNXlIMacxpIBHw_BaCesEwSjQ8Fa2k-S3l-2ClEB-wzgN60LWTJ1bjSJB3qY3HWmy2euaefbDn544zKz4QzP1wadgaVHdi1YPFA0s6lpsFbmA778kfdbtdfuPPtRZdjRDOCzBwUxvUe9y5B2G7AOcynVFUKg5aRwXK5CWF4uR6eL9Jj4h2X5n1YQehomc9nykQg3JSh9RbRA5CKZ6EuCJHhnYdmpmetQ7kUWoqhO2tAD6wCsIl2pDr469SJf52y-4Yrxz4TCPeH4FkhTyoMHyFoenolmVRB0T-KOCJlnrcdig6UyV9KjSU-4ZJbDHZdaYRSp8L8p67n7hEA=w538-h114-no
... e vamos com calma!
FJRico
Rico Sousa
Rico Sousa
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por PBarros Sex Fev 16 2018, 07:44

Manual de Circulação em Grupo 20070112

Encontrei à já algum tempo esta imagem, com algumas indicações que penso serem úteis para uma circulaçao em grupo ou até mesmo só em duo...

Cumprimentos.

________________________
Não é o destino que conta...são os trajetos.
Boas curvas.
PBarros
PBarros
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum