Buscar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Visita a Côja e Aldeia das Dez - percurso e paisagens a não perder
por parchao Dom Maio 31 2020, 22:17

» Rota das Aldeias do Xisto
por ricmags Qua Maio 27 2020, 11:05

» Passeio na N 327 Ovar-Torreira-São Jacinto ao lado da Ria de Aveiro.
por Manquitolas Dom Maio 24 2020, 19:04

» visita a Vilarinho de Negrões - percurso e paisagens maravilhosas
por parchao Dom Maio 24 2020, 13:00

» Visita a Favaios - percurso e paisagens maravilhosas
por Serzedo Ter Maio 19 2020, 14:43

» [Notícia] MotoJornal com acesso gratuito (Covid-19)
por Serzedo Seg Abr 27 2020, 09:56

» Talasnal
por Carlospira Qui Abr 23 2020, 14:57

» Estradas N108, N222, N101, N112 partilha
por parchao Qua Abr 22 2020, 10:30

» [Notícia] Regulamento de Sinalização do Trânsito (Actualização)
por Serzedo Qua Abr 15 2020, 12:54

» Alpes (Itália, Áustria e Eslovênia)
por José Luiz Qui Abr 09 2020, 15:54

» Picos de Europa y Euskal Herria
por mistralV104 Ter Abr 07 2020, 11:35

» GUADALUPE....
por Panzer Tank Dom Mar 15 2020, 00:02

» Bomcar a Maior Aventura - Marrocos /Mauritânia/ Senegal
por Serzedo Ter Mar 10 2020, 10:26

» como transportar moto do brasil para portugal
por Serzedo Ter Mar 10 2020, 10:25

» "P" na chapa de matrícula!
por Serzedo Ter Mar 03 2020, 13:09

» O Dia Depois da Tempestade
por LoneRider Seg Fev 03 2020, 13:20

» Regulamento do concurso "Crónica do ano" - Motos & Destinos
por Serzedo Seg Fev 03 2020, 12:03

» Aragão por LoneRider - A Rota dos Rios
por LoneRider Ter Jan 28 2020, 11:35

» [Notícia] Faleceu Paulo Gonçalves, piloto do Dakar
por so.usa Ter Jan 14 2020, 17:57

» Roteiro Gastronómico Motard
por LoneRider Sex Jan 03 2020, 06:22

» Tradicionais festejos em Honra do Forum Viajar de Mota em Alcobaça
por Joao Luis Qui Dez 26 2019, 15:50

» Las Bardenas - Um deserto ao pé da porta
por LoneRider Sab Dez 07 2019, 22:21

» Rota dos Pueblos Medievales – Agosto 2019
por Vítor Soares Sex Nov 29 2019, 09:58

» [Notícia] Jorge Lorenzo abandona Moto GP
por Serzedo Qui Nov 14 2019, 14:53

» [Notícia] Miguel Oliveira triste com a KTM
por Serzedo Qui Out 24 2019, 16:17

» Picos
por Cesar Filipe Qua Out 09 2019, 13:10

» N304 Campeã-Mondim Basto.“Europe’s Greatest Driving Roads”
por ricmags Dom Set 29 2019, 23:24

» PASSEIO COM SABORES 2ª EDIÇAO (setembro)
por Espsanto Qui Set 19 2019, 00:22

» Travel Events 2019
por MotardFeio Seg Set 16 2019, 09:03

» Quatro Lagos num só dia
por Serzedo Ter Set 10 2019, 10:14

» As melhores trilhas moto trail em Portugal
por Espsanto Ter Set 03 2019, 22:51

» Marginal até Cabo da Roca
por Goncas Ter Set 03 2019, 15:07

» PIRINÈUS - Route Historique du Tour
por José Luiz Sab Ago 31 2019, 00:13

» BMW CKLT Jantar das Terças Feiras By João Luis
por Joao Luis Seg Ago 26 2019, 18:50

» Geres - Barragem Alto Rabagão
por shpedro Qua Ago 21 2019, 14:24

» Primeiros passeios
por Carlos Balio Dom Ago 18 2019, 11:41

» Picos da Europa, desta vez em 3x1
por Carlos Balio Dom Ago 11 2019, 07:51

» BMw r 1250 vs, piloto com 170 cm
por DiogoRodrigues Ter Jul 16 2019, 09:21

» [Notícia] Miguel Oliveira pontua no MotoGP
por carlos lopes Dom Jun 30 2019, 15:48

» Que é feito da Box46?!?
por carlos lopes Sex Jun 28 2019, 22:01

» Passeio a Andorra
por carlos lopes Sex Jun 28 2019, 21:58

» N2 a dois... em 3.
por Cobra Sex Jun 28 2019, 19:20

» Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
por Serzedo Sex Maio 31 2019, 13:12

» [Novidade] Motos & Destinos tem grupo no MeWe.
por Serzedo Qui Maio 23 2019, 16:19

» [Social] Encontrei a malta da WOMCO
por Serzedo Qui Maio 23 2019, 10:48

Tempo
grupo - Manual de Circulação em Grupo Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
grupo - Manual de Circulação em Grupo Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
grupo - Manual de Circulação em Grupo Pixel

Manual de Circulação em Grupo

Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jose M. Pereira em Dom Abr 29 2012, 22:17

Acho que esta matéria é pertinente, e cada vez mais nos passeios e não só Very Happy



Manual de Circulação em Grupo

A circulação em grupo, nomeadamente por grupos numerosos, nas condições que costumam ser realizadas, torna pertinente a elaboração dum conjunto de regras e recomendações destinadas a minimizar ou evitar acidentes, perdas, proporcionar uma melhor fluidez de circulação e tomada de consciência do impacto que tal acção acarreta.

1 Geral.

1.1 A circulação rege-se prioritariamente pelas leis gerais do país circulado e pelo Código da Estrada
1.2 A simpatia não é lei mas deve-se aplicar.
1.3 Deve seguir-se encostado a direita da via - ou à esquerda nos casos dos países de circulação pela esquerda.
1.4 Devem-se evitar ultrapassagens entre elementos do grupo.
1.5 Manter uma distancia do elemento precessor que permita parar ou desviar, sem consequências e em segurança no caso deste travar a fundo repentinamente.
1.6 Evitar fazer manobras bruscas ou intempestivas que possam não ser previstas pelos elementos sucessores e possam causar acidente.

1.7 A circulação em grupo poderá ser:
1.7.1 Livre. Quando seja indicado um destino determinado, ou no regresso após conclusão do passeio propriamente dito;
1.7.2 Condicionado. Quando seja fornecido indicação do percurso, nomeadamente, croqui, 'roadbook', cartografia ou dados digitais e/ou locais de encontro;
1.7.3 Em linha. Quando os elementos do grupo vão juntos, nomeadamente, quando existam elementos que não têm registos do percurso, dificuldades em o seguir isolados ou preferência por seguir em companhia e, podem utilizar-se três métodos:
1.7.3.1 À vista. Todos os elementos não devem perder de vista os seus sucessores.
1.7.3.2 Fixo. Cada elemento é responsável por não perder o sucessor.
1.7.3.3 Rotativo. O elemento que sucede o primeiro, pára, nos cruzamentos ou entroncamentos, significativos e/ou indicados pelo primeiro, indicando aos seguintes o caminho a seguir.
1.7.3.3.1 Rotativo ao último. Após todos passarem segue em último.
1.7.3.3.2 Rotativo ao penúltimo. Após chegar o último segue em penúltimo.
Nota:
Para haver fluidez de circulação não é necessário parar ou estar alguém em todos os cruzamentos ou entroncamentos, caso não se vejam elementos, em dado cruzamento ou bifurcação, poderá avançar, respeitando as seguintes prioridades:
1ª. Caminho principal.
2ª. Em igualdade de circunstâncias, em frente.
3ª. Em todos os outros casos e em situações dúbias ou confusas deve-se, sempre(!), esperar pelo sucessor ou por quem saiba seguramente para onde ir.

1.8 Deverão ser fornecidos locais de reencontro, centrais e bem definidos, para possibilitar aos elementos em circulação livre ou condicionado, extraviados ou atrasados, a junção ao grupo.
1.9 Nas partidas, deverá ser dada uma tolerância de 1/4 de hora. Podendo o elemento atrasado juntar-se ao grupo num dos pontos de reencontro.
1.10 Quando algum elemento deparar com alguma condição ou situação de perigo que possa não ser percebida pelos sucessores, deverá parar, anulá-la, sinalizá-la ou indicá-la a todos os sucessores.
1.11 Prestar ajuda e assistência aos outros elementos quando necessitados.
1.12 Apresentar-se equipado, em boa condição física e com o veículo em adequadas condições técnicas que proporcionem um desenrolar normal do passeio.
1.13 Não ultrapasse os seus limites nem os da máquina que conduz.
1.14 Respeitar as instruções e recomendações do guia e dos coadjuvantes.
1.15 Quando se perder do grupo volte ao último lugar onde viu o elemento precessor; se após algum tempo não aparecer alguém do grupo diriga-se para um ponto de reencontro ou contacte um assistente.

2 Estrada.

2.1 Ter uma condução defensiva prevendo e evitando as situações de perigo, especialmente em condições de tráfego intenso. Não enfrente um veículo de maior envergadura: perde-se sempre.
2.2 Deve-se circular a uma distancia do elemento precessor, que permita a entrada doutro veículo, entre os dois elementos, após ultrapassagem.
2.3 Se tiver que parar, faça-o de forma cuidadosa e visível e, se pretender que os outros elementos também parem, faça-o prioritariamente em parques ou locais onde caibam todos.

3. Pista.

3.1 Não circular fora dos trilhos ou caminhos.
3.2 Parar ou estacionar, prioritariamente nos locais apropriados, no caminho ou o mais junto a ele, sem molestar a natureza e sem prejudicar quem possa passar.
3.3 Respeitar as normas referentes a ambientes naturais e agrícolas, nomeadamente em zonas de protecção ambiental ou paisagística, não deixando lixo e evitando deixar marcas da sua presença.
3.4 Não lançar pontas de cigarro acesas - uma pequena chama pode provocar um enorme incêndio!
3.5 Dar prioridade a pessoas e animais.
3.6 Circular prioritariamente pela direita. Só o fazendo pela esquerda, excepcionalmente, para superar algum obstáculo, tendo em atenção outros veículos, que possam aparecer por detrás ou pela frente.
3.7 Se tiver que ultrapassar avise o da frente que o vai fazer.
3.8 Na aproximação duma curva sem visibilidade, modere a velocidade, particularmente numa via estreita. Lembre-se, que pode vir em sentido contrário, outro veículo, com a mesma ou maior velocidade!
3.9 Feche as cancelas que abrir. Normalmente elas não estão lá para o impedir de entrar mas para evitar que os animais de pasto saiam e se extraviem!
3.10 Ao passar junto de pessoas e animais faça-o com velocidade reduzida.
3.11 Evite levantar pó, especialmente junto de habitações ou pessoas.
3.12 Numa subida perigosa espere que o precessor faça a subida, para avançar.

4. Fora-de-pista.

4.1 Deve-se preferencialmente circular à vista.
4.2 Faça-o só qando tal for permitido e não houver alternativas viárias.
4.3 Não danifique a vegetação, respeite os animais e as culturas agrícolas.
4.4 Em zona dunar lembre-se que uma subida de duna suave pode esconder uma descida abrupta!
4.5 Evite deixar marcas da sua passagem.
4.6 Perturbe o menos possivel!

________________________
ABRAÇOS

José Manuel Pereira


The King is Dead... Long Live the King...

grupo - Manual de Circulação em Grupo Elefantinoport
farao elephant

http://www.wix.com/bedamesh/jose-pereira

grupo - Manual de Circulação em Grupo Motos10
Jose M. Pereira
Jose M. Pereira
Zero à direita
Zero à direita


http://www.wix.com/bedamesh/josempereira

Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira em Dom Abr 29 2012, 22:18

Isso nao dá para mi tem muito para ler e decorar Laughing
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Luís Azevedo em Dom Abr 29 2012, 22:37

Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira em Dom Abr 29 2012, 22:39

@Luís Azevedo escreveu:Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing

Laughing Laughing E não vamos atraz do Rui scratch Rir muito
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo em Dom Abr 29 2012, 23:00

Muito bom!! Fixe

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.mewe.com/i/fábiopereiraserzedo

Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Trophyvitor em Dom Abr 29 2012, 23:01

Epahhh Zé Manel..é preciso isso tudo para andar de mota em grupo?!?!? Já não quero andar com ninguém... Very Happy Very Happy Beber

Mas é giro que alguém publique e se interesse porque eu por acaso acho que existem coisas que são elementares mas para outras pessoas já não... Fixe

________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor
Trophyvitor
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rui em Dom Abr 29 2012, 23:56

+1 Zé. Excelente...

________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl

com4riding.blogspot.com

Andorra 1984

Férias Moto 1983
Rui
Rui
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://www.com4riding.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JP Gsa em Ter Maio 01 2012, 00:31

Mérito +1

JP Gsa
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jorge CBFista em Qua Maio 02 2012, 19:50

+1 Mérito para o José Fixe
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por rjvieira em Qua Maio 02 2012, 21:30

Algumas das regras já conhecia... outras são básicas... mas há sempre algumas (muitas) que não se conhecem... fiquei agora a conhece-las Very Happy

Obrigado pela partilha. Mérito

Um abraço.
rjvieira
rjvieira
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://ricardovieirafotos.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JAraujo em Seg Set 26 2016, 23:11

Tópico antiguinho, mas sempre pertinente Wink

Saliento a importância de circular sempre com atenção ao colega que vem atrás, nunca o perder de vista, principalmente nas intersecções/semáforos/... Em caso de não se ver o colega que vem atrás, deve-se abrandar ou parar. Assim, mesmo os colegas da frente, que também tendo atenção a quem sucede, acabarão por perceber se há atrasos nas intersecções, diferença de andamento / velocidade, necessidade de parar por alguma razão...

A circulação alternada / em zig zag também tem muitas vantagens, em termos de aumento da visibilidade e aumento da área de travagem disponível em caso de necessidade. Este tipo de condução também deverá ser adoptado sempre que possível.

Mais "sugerências"? Smile

V
JAraujo
JAraujo
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo em Qua Set 28 2016, 21:29

Circular em "Z", se o da frente circula perto do meio da faixa de rodagem, o anterior circula da parte mais encostada à berma. Fixe Essa é uma muito boa dica. Sim

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.mewe.com/i/fábiopereiraserzedo

Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rico Sousa em Dom Out 02 2016, 14:38

Sim, é em Z que se deve circular seja em duo ou em grupo maior pois deixa-nos maior margem de manobra/reacção mas ATT: quem circular junto à linha de separação das faixas de rodagem ñ o faça mto perto... isto principalmente nas estradas de só 1 faixa em cada sentido, por causa das ultrapassagens pelos "enlatados" e os q vem em sentido contrário.
E bons passeios.

________________________
grupo - Manual de Circulação em Grupo OukdBEgd53g3mhru_jY6ux4W_1AMayKBc4nEB3pSccNI5sk9F2dl3Zy_Y7-Q-OK_IlFJujBscexI4fHkrXVHvCeU5SIeWcmOKeRJa7mllvjfdizTBm-6SM8WbYh_D3xLyBBY0pI6eEuX2ED9Wtkmm2st6VZXG7F-qrG7U_ufE8NQEWeUIsq2enREZYJQi90Sb6nrB83dtSg5fkiOztsCFp8oUBLmTVMg17kqs0RJqYwieOke2iraDSnNNXlIMacxpIBHw_BaCesEwSjQ8Fa2k-S3l-2ClEB-wzgN60LWTJ1bjSJB3qY3HWmy2euaefbDn544zKz4QzP1wadgaVHdi1YPFA0s6lpsFbmA778kfdbtdfuPPtRZdjRDOCzBwUxvUe9y5B2G7AOcynVFUKg5aRwXK5CWF4uR6eL9Jj4h2X5n1YQehomc9nykQg3JSh9RbRA5CKZ6EuCJHhnYdmpmetQ7kUWoqhO2tAD6wCsIl2pDr469SJf52y-4Yrxz4TCPeH4FkhTyoMHyFoenolmVRB0T-KOCJlnrcdig6UyV9KjSU-4ZJbDHZdaYRSp8L8p67n7hEA=w538-h114-no
... e vamos com calma!
FJRico
Rico Sousa
Rico Sousa
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por PBarros em Sex Fev 16 2018, 07:44

grupo - Manual de Circulação em Grupo 20070112

Encontrei à já algum tempo esta imagem, com algumas indicações que penso serem úteis para uma circulaçao em grupo ou até mesmo só em duo...

Cumprimentos.

________________________
Não é o destino que conta...são os trajetos.
Boas curvas.
PBarros
PBarros
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

grupo - Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum