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Passeando por Marrocos...
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Re: Passeando por Marrocos...
Cucu!
Origada amigos pelas vossas palavras!
Ao fazer uma crónica como esta tenho a certeza que os meus pormenores de viagem não se vão apagar e é isso mesmo o que eu quero!
Ainda sonho de noite que estou por terras de Marrocos!
Beijucas
Origada amigos pelas vossas palavras!
Ao fazer uma crónica como esta tenho a certeza que os meus pormenores de viagem não se vão apagar e é isso mesmo o que eu quero!
Ainda sonho de noite que estou por terras de Marrocos!
Beijucas
Re: Passeando por Marrocos...
E um novo dia amanheceu, o 6º, dia 21 de Abril de 2011.
Dou-me conta, de repente, que nem tenho feito menção aos dias que passam, nem em que dia acontece cada visita!
Pois este era o 6º dia de viagem, não iríamos pegar nas motos, apenas caminharíamos pela cidade. Seria o momento para fazer compras, (negociar compras!), ver o que houvesse para ver a pé!
Seria também o momento da pausa, para pôr o esqueleto no sitio depois de uma porrada de quilómetros no corpo!
Depois de mais um pequeno-almoço bem aviado
Os meninos muito aprumadinhos à espera do agrupar para passear!
E partimos apara um belo banho de Medina! De dia o movimento era menos caótico!
As curiosidades locais é que tornaram esta viagem fantástica! Eis uma churrasqueira!
A mercearia, com todo o tipo de massas, massinhas e macarrões!
Feijões, grãos e chazinhos!
O fornecedor de galinhas fresquinhas! Ainda mexiam como as sardinhas!
A variedade de cafés: mais torrados, menos torrados, com mais ou menos chicória!
Fruta radiosa e colorida em todo o lado!
As ruelas estreitinhas, miraculosamente sem lojas!
Parte do comércio ainda fechado.
Não cheguei a entender muito bem os horários das lojecas, umas abriam tarde para caramba, outras pareciam nunca fechar, como os barbeiros que estavam a cortar cabelos à meia-noite e com fila de clientes à porta!
E as portas! As portas fascinaram-me!
E o que ía cuscando para lá das portas também me fascinou!
Recantos acolhedores
Pátios interiores a lembrar um pouco os Sevilhanos!
Artesãos que usam pés e mãos para tornear a madeira!
Há vida em todos os recantos e, embora a hora das motocicletas seja mais para a noite, elas andam por ali!
Pormenores de uma medina cheia de movimento!
Não, eles não estão a dizer adeus! Estão a avisar que não querem ser fotografados… mas quando eu vi já estava a foto tirada!
E como há que agradar a toda a gente há mimos para os portugas que ali passem!
E cá está o bando de novo, quase todo!
Ele há burrinhos tão pequeninos que até custa a crer que possam com alguma carga!
E cá está o homem das sacas!
E chegamos à praça Djemaa-El-Fna, com direito a cobras e lagartos!
[img][img][/img][/img]
Esquilinhos tão calmamente quietos junto às gaiolas!
E a rua onde almoçamos e onde, uma semana depois, aconteceu o atentado!
Dou-me conta, de repente, que nem tenho feito menção aos dias que passam, nem em que dia acontece cada visita!
Pois este era o 6º dia de viagem, não iríamos pegar nas motos, apenas caminharíamos pela cidade. Seria o momento para fazer compras, (negociar compras!), ver o que houvesse para ver a pé!
Seria também o momento da pausa, para pôr o esqueleto no sitio depois de uma porrada de quilómetros no corpo!
Depois de mais um pequeno-almoço bem aviado
Os meninos muito aprumadinhos à espera do agrupar para passear!
E partimos apara um belo banho de Medina! De dia o movimento era menos caótico!
As curiosidades locais é que tornaram esta viagem fantástica! Eis uma churrasqueira!
A mercearia, com todo o tipo de massas, massinhas e macarrões!
Feijões, grãos e chazinhos!
O fornecedor de galinhas fresquinhas! Ainda mexiam como as sardinhas!
A variedade de cafés: mais torrados, menos torrados, com mais ou menos chicória!
Fruta radiosa e colorida em todo o lado!
As ruelas estreitinhas, miraculosamente sem lojas!
Parte do comércio ainda fechado.
Não cheguei a entender muito bem os horários das lojecas, umas abriam tarde para caramba, outras pareciam nunca fechar, como os barbeiros que estavam a cortar cabelos à meia-noite e com fila de clientes à porta!
E as portas! As portas fascinaram-me!
E o que ía cuscando para lá das portas também me fascinou!
Recantos acolhedores
Pátios interiores a lembrar um pouco os Sevilhanos!
Artesãos que usam pés e mãos para tornear a madeira!
Há vida em todos os recantos e, embora a hora das motocicletas seja mais para a noite, elas andam por ali!
Pormenores de uma medina cheia de movimento!
Não, eles não estão a dizer adeus! Estão a avisar que não querem ser fotografados… mas quando eu vi já estava a foto tirada!
E como há que agradar a toda a gente há mimos para os portugas que ali passem!
E cá está o bando de novo, quase todo!
Ele há burrinhos tão pequeninos que até custa a crer que possam com alguma carga!
E cá está o homem das sacas!
E chegamos à praça Djemaa-El-Fna, com direito a cobras e lagartos!
[img][img][/img][/img]
Esquilinhos tão calmamente quietos junto às gaiolas!
E a rua onde almoçamos e onde, uma semana depois, aconteceu o atentado!
Re: Passeando por Marrocos...
Que mais posso dizer...
Tomaram muitas revistas da especialidade (Turismo) ter estas fotos e estas descrições, que nos conseguem transmitir as sensações de estar no local! A foto da tangine com a respectiva descrição até me deixou com mau gosto na boca... Mas a da bancada do assador devolveu-me logo o apetite!
Parabéns Gracinda, o texto e as fotos casam na perfeição e fazem um "filme" digno de 1 "Oscar"!
Este trabalho vendido a uma revista valia-te uns "porquinhos mealheiro", para mais passeios...
E vai outro:
Tomaram muitas revistas da especialidade (Turismo) ter estas fotos e estas descrições, que nos conseguem transmitir as sensações de estar no local! A foto da tangine com a respectiva descrição até me deixou com mau gosto na boca... Mas a da bancada do assador devolveu-me logo o apetite!
Parabéns Gracinda, o texto e as fotos casam na perfeição e fazem um "filme" digno de 1 "Oscar"!
Este trabalho vendido a uma revista valia-te uns "porquinhos mealheiro", para mais passeios...
E vai outro:
OVNI- Zero à direita
Re: Passeando por Marrocos...
olá gracinda Ramos, gosto do teu espirito aventureiro e sei bem qual é a sensação de ir viajar ao desconhecido. é sempre uma aventura e é melhor ainda com amigos que partilham e dão força e tornam a viagem mais bonita e divertida e ajudam a superar as alturas piores, de certeza que as vão ter. Mas no final é uma conquista que fica para a história das pessoas envolvidas.
A minha opinião sobre o mundo árabe em geral está muito bem definida pois estive a trabalhar na Argélia durante um ano e meio, tambem já fui a Marrocos á muitos anos atrás, São pessoas muito simpáticas e prestativas mas com algum cinismo encoberto que só a convivencia e o tempo descobre e como estão de passagem não se vão dar conta disso.
No entanto sei que vão encontrar paisagens e cenários de outro mundo e é essa a razão principal da viagem. Desejo que corra tudo bem e vou continuar a ler o resto da crónica.
A minha opinião sobre o mundo árabe em geral está muito bem definida pois estive a trabalhar na Argélia durante um ano e meio, tambem já fui a Marrocos á muitos anos atrás, São pessoas muito simpáticas e prestativas mas com algum cinismo encoberto que só a convivencia e o tempo descobre e como estão de passagem não se vão dar conta disso.
No entanto sei que vão encontrar paisagens e cenários de outro mundo e é essa a razão principal da viagem. Desejo que corra tudo bem e vou continuar a ler o resto da crónica.
Paulosantos- Zero à direita
Re: Passeando por Marrocos...
Havia tanta coisa por ali para ver e visitar! Passamos por um parque de motoretas tão arrumadinho e engraçado! O senhor queria que a gente levasse para lá as nossa motos, deviam enriquecer o curriculum do local!
Fomos andando à procura das curiosidades da cidade: a mesquita de Alcáçova, que infelizmente não se podia visitar!
Mas pudemos visitar o Mausoléu dos Saadies,
Um mausoléu régio construído no século XVI, muito bonito!
De repente pensei que os Muçulmanos também tinham anjos em nichos! Mas depois reparei que o anjinho era nosso!
E voltamos ao mundo real, cheio de sol e de vida
Numa zona visivelmente diferente da Medina que já tínhamos visitado
Uma zona mais airosa e colorida!
O batente de uma porta com a mão de Fátima, a filha do profeta!
Esta mão é simétrica porque Deus não tem direitas nem avessas, é perfeito e o seu nome aparece, frequentemente inscrito nesta mão em forma de capicua, podendo ser lido da frente para trás e de trás para a frente!
E seguimos à procura do palácio de Badia
Com os topos povoados de cegonhas!
O palácio Badia já foi residência imperial. Foi construído no século XVI e destruído pouco a pouco e as suas mármores usadas na construção e decoração de outros palácios posteriores.
Muita da sua grandiosidade e alguma da sua beleza ainda prevalecem…
Ele havia gente conhecida por todos os lados! eheheh
Os nossos amigos lá em cima
Fomos andando à procura das curiosidades da cidade: a mesquita de Alcáçova, que infelizmente não se podia visitar!
Mas pudemos visitar o Mausoléu dos Saadies,
Um mausoléu régio construído no século XVI, muito bonito!
De repente pensei que os Muçulmanos também tinham anjos em nichos! Mas depois reparei que o anjinho era nosso!
E voltamos ao mundo real, cheio de sol e de vida
Numa zona visivelmente diferente da Medina que já tínhamos visitado
Uma zona mais airosa e colorida!
O batente de uma porta com a mão de Fátima, a filha do profeta!
Esta mão é simétrica porque Deus não tem direitas nem avessas, é perfeito e o seu nome aparece, frequentemente inscrito nesta mão em forma de capicua, podendo ser lido da frente para trás e de trás para a frente!
E seguimos à procura do palácio de Badia
Com os topos povoados de cegonhas!
O palácio Badia já foi residência imperial. Foi construído no século XVI e destruído pouco a pouco e as suas mármores usadas na construção e decoração de outros palácios posteriores.
Muita da sua grandiosidade e alguma da sua beleza ainda prevalecem…
Ele havia gente conhecida por todos os lados! eheheh
Os nossos amigos lá em cima
Re: Passeando por Marrocos...
Uma vez mais e nunca demais...
Parabéns Gracinda e OBRIGADO por esta partilha!
Espectaculares as construções do seculo XVI!!! Gracas a Deus que nesse tempo ainda não havia 'engenheiros de Domingo'...
Parabéns Gracinda e OBRIGADO por esta partilha!
Espectaculares as construções do seculo XVI!!! Gracas a Deus que nesse tempo ainda não havia 'engenheiros de Domingo'...
OVNI- Zero à direita
Re: Passeando por Marrocos...
Eu também estou com os olhos em bico, espectacular, simplesmente espectacular
É muito giro ver os pontos de vista de cada um, as várias perspectivas e tudo o mais, lindo
"V"
É muito giro ver os pontos de vista de cada um, as várias perspectivas e tudo o mais, lindo
"V"
Re: Passeando por Marrocos...
Cucu!
Obrigada!
O meu espaço no Picasa está cheio, vou ter de abrir outro ou pagar para "estica-lo". Amanhã continuo mais um pouco de crónica quando resolver esta questão de espaço...
Há pouco até fiquei a olhar! Estou cheia de méritos ou é da minha vista?
Não posso troca-los por litros de gasolina? Era muita fixe!
Obrigada por ainda estarem aí desse lado a ler e a ver o que vou cá colocando!
Beijucas
Obrigada!
O meu espaço no Picasa está cheio, vou ter de abrir outro ou pagar para "estica-lo". Amanhã continuo mais um pouco de crónica quando resolver esta questão de espaço...
Há pouco até fiquei a olhar! Estou cheia de méritos ou é da minha vista?
Não posso troca-los por litros de gasolina? Era muita fixe!
Obrigada por ainda estarem aí desse lado a ler e a ver o que vou cá colocando!
Beijucas
Última edição por Gracinda Ramos em Sáb maio 07 2011, 23:45, editado 1 vez(es)
Re: Passeando por Marrocos...
Tenho estado caladinho, procurando ir acompanhando de vez em quando a escrita das várias crónicas marroquinas, mas só hoje li de uma ponta à outra a crónica da Gracinda. E agora ganho balanço para ler as outras também.
Está aqui um trabalho magnífico! Apesar de já visitado boa parte dos locais onde estiveram, sabe sempre muito bem revisitar os locais pelos olhos de quem vê as coisas necessariamente de outra perspectiva e sabe escrever muito bem e registar belas imagens da viagem. E em alguns casos serviu para me despertar a curiosidade de ver melhor locais que de outras vezes não me chamaram a atenção. É o caso de Ouarzazate, por exemplo. Quando lá passei na pequerrucha em 2008, a cidade não me cativou particularmente. Pareceu-me demasiado moderna, morna, algo adormecida, incaracterística, mas talvez mereça mais atenção na próxima visita.
Marrocos é uma pérola aqui mesmo ao lado. É um país incrivelmente variado, na paisagem e na cultura, relativamente seguro e tourist-friendly (o atentado de há alguns dias é uma rara excepção) comparado com outros países do norte de África ou de cultura árabe. E "empacota" toda essa variedade num território relativamente pequeno, bem adaptado aos timings de um português que tem as clássicas 2/3 semanas de férias para gastar. É sem dúvida um país para visitar muitas vezes para conhecer toda essa variedade, até porque está muito acessível (quer à nossa bolsa, quer na distância até ele).
Gracinda, OBRIGADO pela tua história que inspirará certamente outros para visitarem e mais ainda para voltarem.
Zé Paulo.
Está aqui um trabalho magnífico! Apesar de já visitado boa parte dos locais onde estiveram, sabe sempre muito bem revisitar os locais pelos olhos de quem vê as coisas necessariamente de outra perspectiva e sabe escrever muito bem e registar belas imagens da viagem. E em alguns casos serviu para me despertar a curiosidade de ver melhor locais que de outras vezes não me chamaram a atenção. É o caso de Ouarzazate, por exemplo. Quando lá passei na pequerrucha em 2008, a cidade não me cativou particularmente. Pareceu-me demasiado moderna, morna, algo adormecida, incaracterística, mas talvez mereça mais atenção na próxima visita.
Marrocos é uma pérola aqui mesmo ao lado. É um país incrivelmente variado, na paisagem e na cultura, relativamente seguro e tourist-friendly (o atentado de há alguns dias é uma rara excepção) comparado com outros países do norte de África ou de cultura árabe. E "empacota" toda essa variedade num território relativamente pequeno, bem adaptado aos timings de um português que tem as clássicas 2/3 semanas de férias para gastar. É sem dúvida um país para visitar muitas vezes para conhecer toda essa variedade, até porque está muito acessível (quer à nossa bolsa, quer na distância até ele).
Gracinda, OBRIGADO pela tua história que inspirará certamente outros para visitarem e mais ainda para voltarem.
Zé Paulo.
Re: Passeando por Marrocos...
Cucu!
Obrigada Zé Paulo!
O curioso destas andanças é a maneira como cada um vive e vê o que vai encontrando! Às vezes também me acontece de não valorizar sitios que depois venho a constatar que têm o seu interesse, vistos pelos olhos de outras pessoas! Depois, é só voltar lá de novo para ver de maneira diferente!
Marrocos? É para lá voltar certamente!
Beijucas
Obrigada Zé Paulo!
O curioso destas andanças é a maneira como cada um vive e vê o que vai encontrando! Às vezes também me acontece de não valorizar sitios que depois venho a constatar que têm o seu interesse, vistos pelos olhos de outras pessoas! Depois, é só voltar lá de novo para ver de maneira diferente!
Marrocos? É para lá voltar certamente!
Beijucas
Re: Passeando por Marrocos...
Voltamos a mergulhar na Medina para caminhar, digerindo a experiencia da visita de um palácio airoso e espaçoso, no meio de ruelas estreitinhas!
E, no meio da vida comum, já nossa conhecida, na Medina
Andava eu a fotografar portas
Quando, atrás de uma, comum por ali
Encontramos um recanto maravilhoso!
Hesitamos em entrar, mas fomos simpaticamente convidados a faze-lo e autorizados a fotografar! Aquela gente entende que promover o local passa por deixar vê-lo!
Um restaurante composto de diversas salas, recantos e antecâmaras maravilhosos! Parecia retirado dos contos da Mil e Uma Noites!
Quis-me sentar em todas as salas e nem me importava de tomar um chá de menta para o fazer, mesmo detestando-o!
Aquilo era tudo tão bonito!
As decorações de algumas paredes pareciam renda!
E foi aqui que tomamos uma bela cervejinha para comemorar a vitória do Porto!
Há uma mesquita em cada esquina!
Naquela noite jantamos num restaurante interessante, onde encontramos o José Rodrigues dos Santos e a família. Não tirei fotos porque nunca gostei de fotografar famosos… sobretudo quando estão na paz das férias com a sua gente!
E, no meio da vida comum, já nossa conhecida, na Medina
Andava eu a fotografar portas
Quando, atrás de uma, comum por ali
Encontramos um recanto maravilhoso!
Hesitamos em entrar, mas fomos simpaticamente convidados a faze-lo e autorizados a fotografar! Aquela gente entende que promover o local passa por deixar vê-lo!
Um restaurante composto de diversas salas, recantos e antecâmaras maravilhosos! Parecia retirado dos contos da Mil e Uma Noites!
Quis-me sentar em todas as salas e nem me importava de tomar um chá de menta para o fazer, mesmo detestando-o!
Aquilo era tudo tão bonito!
As decorações de algumas paredes pareciam renda!
E foi aqui que tomamos uma bela cervejinha para comemorar a vitória do Porto!
Há uma mesquita em cada esquina!
Naquela noite jantamos num restaurante interessante, onde encontramos o José Rodrigues dos Santos e a família. Não tirei fotos porque nunca gostei de fotografar famosos… sobretudo quando estão na paz das férias com a sua gente!
Re: Passeando por Marrocos...
Era dia 22, o 7º dia de viagem… hora de partir para mais uma etapa...
mas não seguimos caminho sem antes ir visitar uma pequena jóia de Marrakech
O Jardim Majorelle de Yves Saint Laurent
O jardim foi desenhado pelo pintor francês Jacques Majorelle em 1919.
Depois da sua morte ficou meio abandonado até que o casal Pierre Bergé e Yves Saint Laurent o comprou, em 1980 e o reestruturou.
Hoje o jardim é um recanto repleto de cactos, bambus, buganvílias, entre outras plantas, que contrastam com as construções, pintadas de cores extremamente fortes.
As plantas que povoam o jardim compõem uma rara colecção vegetal que representa os 5 continentes!
A cor intensa do edifício principal faz a cor do céu parecer pálida!
Após a morte de Yves Saint Laurent, o jardim é administrado pelo seu então companheiro Pierre Bergé.
Então sim, depois da visita, estava na hora de partir
A minha mão estava gira!
A chuva não deixou que se registassem pormenores do caminho, e chegamos a Essaouira!
Almoçamos num restaurante mesmo no porto, mas a cidade chamava para ser visitada!
Aqueles barquinhos azuis estavam a chamar-me a atenção desde que saí de casa!
Eu não sabia era que lá no local eles eram bem mais interessantes que nas imagens que tinha visto na net!
A cidade ao fundo… a cidade que também já foi portuguesa!
mas não seguimos caminho sem antes ir visitar uma pequena jóia de Marrakech
O Jardim Majorelle de Yves Saint Laurent
O jardim foi desenhado pelo pintor francês Jacques Majorelle em 1919.
Depois da sua morte ficou meio abandonado até que o casal Pierre Bergé e Yves Saint Laurent o comprou, em 1980 e o reestruturou.
Hoje o jardim é um recanto repleto de cactos, bambus, buganvílias, entre outras plantas, que contrastam com as construções, pintadas de cores extremamente fortes.
As plantas que povoam o jardim compõem uma rara colecção vegetal que representa os 5 continentes!
A cor intensa do edifício principal faz a cor do céu parecer pálida!
Após a morte de Yves Saint Laurent, o jardim é administrado pelo seu então companheiro Pierre Bergé.
Então sim, depois da visita, estava na hora de partir
A minha mão estava gira!
A chuva não deixou que se registassem pormenores do caminho, e chegamos a Essaouira!
Almoçamos num restaurante mesmo no porto, mas a cidade chamava para ser visitada!
Aqueles barquinhos azuis estavam a chamar-me a atenção desde que saí de casa!
Eu não sabia era que lá no local eles eram bem mais interessantes que nas imagens que tinha visto na net!
A cidade ao fundo… a cidade que também já foi portuguesa!
Última edição por Gracinda Ramos em Dom maio 08 2011, 13:41, editado 5 vez(es)
Re: Passeando por Marrocos...
Cucu!
Algumas fotos são parecidas... lamento, mas isto de processar mais de 3.000 fotos, escolher as que estão bem, às vezes dá uma filinha delas giras, e só ao ver o post colocado é que me dou conta das semelhanças... e não me apetece apaga-las!
Se for seca digam algo...
beijucas
Algumas fotos são parecidas... lamento, mas isto de processar mais de 3.000 fotos, escolher as que estão bem, às vezes dá uma filinha delas giras, e só ao ver o post colocado é que me dou conta das semelhanças... e não me apetece apaga-las!
Se for seca digam algo...
beijucas
Re: Passeando por Marrocos...
Seca?
Manda mais ... quem não gostar, não vê este tópico
Manda mais ... quem não gostar, não vê este tópico
Rui Ribeiro- A tirar a carta
Re: Passeando por Marrocos...
Amiga,
Manda mais fotos que a malta enche os olhos.
Ainda vamos ter que fazer uma viagens destas com o pessoal daqui, depois desta foto-reportagem só da vontade de agarrar na maquina equipa-la e arrancar para Marrocos.
Obrigado pela Partilha
Sem mais
Panzer Tank
Manda mais fotos que a malta enche os olhos.
Ainda vamos ter que fazer uma viagens destas com o pessoal daqui, depois desta foto-reportagem só da vontade de agarrar na maquina equipa-la e arrancar para Marrocos.
Obrigado pela Partilha
Sem mais
Panzer Tank
Re: Passeando por Marrocos...
Seca?!?!?! Ó D. Gracinda...se faz favor não digas mais coisas dessas!!!
Nós estamos aqui todos os dias á espera dessas fotos...é que nós não vimos o que voçês viram....mas para lá caminhamos pelas tuas fotos...
Belissima crónica!!
Nós estamos aqui todos os dias á espera dessas fotos...é que nós não vimos o que voçês viram....mas para lá caminhamos pelas tuas fotos...
Belissima crónica!!
Trophyvitor- Já sai à rua a conduzir.
Re: Passeando por Marrocos...
Cucu!
Obrigada!
Quando a gente demora um bocado a fazer uma crónica tem a sensação que o assunto já está a ficar passado! Fico contente que estejam atentos ainda!
Beijucas
Obrigada!
Quando a gente demora um bocado a fazer uma crónica tem a sensação que o assunto já está a ficar passado! Fico contente que estejam atentos ainda!
Beijucas
Re: Passeando por Marrocos...
Desta vez o meu Patrick (GPS) tinha razão, ficou todo baralhado e tentava a todo o custo fazer-nos entrar na Medina!
O que ele não sabia era que não circulam veículos lá por dentro!
Policias super-simpáticos (até me ofereceram peixe do que estavam a comer!) disseram-me que as motos não podiam entrar, teriam de ficar no parque no exterior.
E tivemos de deixar as motitas de “mãos dadas” cá fora.
O hotel era mesmo no coração da Medina.
O pior era carregar as malas lá para dentro! Mas também não foi problema, havia carros para o fazer!
A sensação de ir dormir no interior de uma Medina era de expectativa! Ia espreitando por todas as portas para ver como ela era lá por dentro!
E lá nos fomos embrenhando numa Medina que não se parecia em nada com a de Marrakech!
Airosa e com lojinhas colorida para nos fazer gastar mais uns Dirhams em souvenirs!
E lá no meio estava o nosso hotel lindo! Maison du Sud!
Uma construção cheia de recantos, pátios interiores, escadas e patamares onde se podia ver de cima para baixo e de baixo para cima!
As diversas salas, na penumbra, tornavam-se acolhedoras e quase misteriosas, com luzinhas agradáveis a criar um ambiente simpático, quase misterioso!
Andei por ali a fotografar tudo, vezes sem conta, até me levarem ao meu quarto que ficava lá bem em cima!
Fui subindo, subindo deixando toda a gente pelo caminho!
O que me valeu foi que o senhor do hotel carregou as minhas malas, senão eu teria parado um milhão de vezes pelas escadas acima até chegar… ao terraço!
O terraço era todo meu! Pronto ok, o Filipe Mendonça e a Olga também tinham quarto no terraço, ao lado do meu!
Claro que fui espreitar o que se via para lá do muro!
E lá de cima via-se a rua principal da Medina!
O hotel era lindo e labiríntico!
E cada vez que eu descia ou subia deliciava-me a captar pormenores, recantos, perspectivas!
Olha eu ali!
Todo o grupo adorou o hotel, acho que ninguém se importou mesmo de deixar as motos à entrada da Medina, só para poder usufruir de um espaço tão giro e simpático!
Adorei esta foto! O flash simplesmente fez desaparecer a parede e a jarra ficou pousada em cima de nada!
O povo reunia-se para sair à descoberta da Medina.
E toda a gente fotografou o local até à exaustão!
A chuva voltara entretanto e o povo ía andando de tolde em tolde para se abrigar minimamente!
Como não se podia andar à vontade por causa da chuva, fui pondo o olho às montras e eu que nem gosto de bolos achei estes girinhos, não são?
As ruínhas estreitas chamam-me sempre a atenção e por ali havia muitas!
Olhem-me para aquele arco! Quem passa lá por baixo?
Aí vem o grupo todo testar a altura do dito arco!
Se havia duvidas quanto à sua real dimensão basta ver! Todos nós éramos grandes demais para passar por ali sem nos baixarmos!
Mesmo a Mila, que era a mais pequenina, teve de se baixar pois os barrotes de sustentação ainda eram mais baixos que o arco de entrada!
Toda a gente vergou a mola para passar!
Uns mais do que outros!
E continuamos por quelhos e ruelas bem giros!
As portas continuam a fascinar-me e aquelas além de giras eram baixinhas!
A Medina branca e azul…
Chegamos à muralha do Castelo Real de Mogador construído pelos portugueses no inicio do século XVI! Essaouira já se chamou Mogador
Toda aquela artilharia é portuguesa!
Ali as gaivotas não fogem da gente, não devem estar habituadas a ser mal tratadas, senão fugiriam!
Perto da gaivota estava um passaroco dos nossos! Eheheh
Havia outros passarocos dos nossos muito interessados em espreitar para o interior da muralha!
E foi aqui, na portinha dentro do arco, que voltei a tatuar outra mão!
A amiga Maria já tinha feito o negócio quando cheguei, e já se tinha tatuado também!
Desta vez aproveitei para fotografar a operação, já que em Marrakech não o pudera fazer, quando me tatuavam a mão esquerda, pois era de noite!
Ha quem lhe chame pintura mas, na realidade aquilo não é uma pintura é uma tatuagem: Henna.
A Henna é usada em momentos festivos. Quando casam, as noivas tatuam as mãos e os pés em sinal de boa sorte
A Henna é uma mistura feita a partir de folhas secas e moídas da planta de Henna, com óleo de eucalipto e sumo de limão.
A Henna preta é resultado de uma mistura química.
Isso quer dizer que a minha primeira tatuagem (castanha) era natural, e a segunda (preta) era química!
Algumas das tatuagens das meninas do grupo!
Depois andamos a negociar peixe para o jantar! É preciso paciência e perseverança para se negociar peixe variado para tanta gente!
Escolhemos a tenda que tinha o peixe mais fresco e foi uma luta: Lulas, Chocos, Robalo, Dourada,Camarão Tigre, Lgostins, Lagosta… mais isto mais aquilo… 20 € por pessoa e foi um encher a barriga!
Ali mesmo em frente ao mar!
Alem das tendas do peixe também havia as tendas dos sumos, primorosamente enfeitadas com as cascas dos citrinos! Laranjas e toranjas, normais e sanguíneas, que bom aspecto!
E as gaivotas que pareciam de plástico, de tão branquinhas e quietinhas que estavam!
Entre o negócio do peixe e o jantar ainda houve tempo para umas cervejolas frescas que vieram mesmo a calhar
Ali mesmo, com a baia de Essaouira como paisagem!
E fomos jantar!
Um rodízio do mar, foi o que foi o nosso jantar!
Um ambiente romântico... de comilões…
Lagosta para todos, só faltou mesmo um pouco de maionaise e um vinhinho branco geladinho!
E foi um fim de dia, de barriga cheia
E cafezinho numa esplanada, fez-me falta o nosso café por lá… como em todas as minhas viagens faz!
Chichi cama, que a nossa casa era logo ali!
O que ele não sabia era que não circulam veículos lá por dentro!
Policias super-simpáticos (até me ofereceram peixe do que estavam a comer!) disseram-me que as motos não podiam entrar, teriam de ficar no parque no exterior.
E tivemos de deixar as motitas de “mãos dadas” cá fora.
O hotel era mesmo no coração da Medina.
O pior era carregar as malas lá para dentro! Mas também não foi problema, havia carros para o fazer!
A sensação de ir dormir no interior de uma Medina era de expectativa! Ia espreitando por todas as portas para ver como ela era lá por dentro!
E lá nos fomos embrenhando numa Medina que não se parecia em nada com a de Marrakech!
Airosa e com lojinhas colorida para nos fazer gastar mais uns Dirhams em souvenirs!
E lá no meio estava o nosso hotel lindo! Maison du Sud!
Uma construção cheia de recantos, pátios interiores, escadas e patamares onde se podia ver de cima para baixo e de baixo para cima!
As diversas salas, na penumbra, tornavam-se acolhedoras e quase misteriosas, com luzinhas agradáveis a criar um ambiente simpático, quase misterioso!
Andei por ali a fotografar tudo, vezes sem conta, até me levarem ao meu quarto que ficava lá bem em cima!
Fui subindo, subindo deixando toda a gente pelo caminho!
O que me valeu foi que o senhor do hotel carregou as minhas malas, senão eu teria parado um milhão de vezes pelas escadas acima até chegar… ao terraço!
O terraço era todo meu! Pronto ok, o Filipe Mendonça e a Olga também tinham quarto no terraço, ao lado do meu!
Claro que fui espreitar o que se via para lá do muro!
E lá de cima via-se a rua principal da Medina!
O hotel era lindo e labiríntico!
E cada vez que eu descia ou subia deliciava-me a captar pormenores, recantos, perspectivas!
Olha eu ali!
Todo o grupo adorou o hotel, acho que ninguém se importou mesmo de deixar as motos à entrada da Medina, só para poder usufruir de um espaço tão giro e simpático!
Adorei esta foto! O flash simplesmente fez desaparecer a parede e a jarra ficou pousada em cima de nada!
O povo reunia-se para sair à descoberta da Medina.
E toda a gente fotografou o local até à exaustão!
A chuva voltara entretanto e o povo ía andando de tolde em tolde para se abrigar minimamente!
Como não se podia andar à vontade por causa da chuva, fui pondo o olho às montras e eu que nem gosto de bolos achei estes girinhos, não são?
As ruínhas estreitas chamam-me sempre a atenção e por ali havia muitas!
Olhem-me para aquele arco! Quem passa lá por baixo?
Aí vem o grupo todo testar a altura do dito arco!
Se havia duvidas quanto à sua real dimensão basta ver! Todos nós éramos grandes demais para passar por ali sem nos baixarmos!
Mesmo a Mila, que era a mais pequenina, teve de se baixar pois os barrotes de sustentação ainda eram mais baixos que o arco de entrada!
Toda a gente vergou a mola para passar!
Uns mais do que outros!
E continuamos por quelhos e ruelas bem giros!
As portas continuam a fascinar-me e aquelas além de giras eram baixinhas!
A Medina branca e azul…
Chegamos à muralha do Castelo Real de Mogador construído pelos portugueses no inicio do século XVI! Essaouira já se chamou Mogador
Toda aquela artilharia é portuguesa!
Ali as gaivotas não fogem da gente, não devem estar habituadas a ser mal tratadas, senão fugiriam!
Perto da gaivota estava um passaroco dos nossos! Eheheh
Havia outros passarocos dos nossos muito interessados em espreitar para o interior da muralha!
E foi aqui, na portinha dentro do arco, que voltei a tatuar outra mão!
A amiga Maria já tinha feito o negócio quando cheguei, e já se tinha tatuado também!
Desta vez aproveitei para fotografar a operação, já que em Marrakech não o pudera fazer, quando me tatuavam a mão esquerda, pois era de noite!
Ha quem lhe chame pintura mas, na realidade aquilo não é uma pintura é uma tatuagem: Henna.
A Henna é usada em momentos festivos. Quando casam, as noivas tatuam as mãos e os pés em sinal de boa sorte
A Henna é uma mistura feita a partir de folhas secas e moídas da planta de Henna, com óleo de eucalipto e sumo de limão.
A Henna preta é resultado de uma mistura química.
Isso quer dizer que a minha primeira tatuagem (castanha) era natural, e a segunda (preta) era química!
Algumas das tatuagens das meninas do grupo!
Depois andamos a negociar peixe para o jantar! É preciso paciência e perseverança para se negociar peixe variado para tanta gente!
Escolhemos a tenda que tinha o peixe mais fresco e foi uma luta: Lulas, Chocos, Robalo, Dourada,Camarão Tigre, Lgostins, Lagosta… mais isto mais aquilo… 20 € por pessoa e foi um encher a barriga!
Ali mesmo em frente ao mar!
Alem das tendas do peixe também havia as tendas dos sumos, primorosamente enfeitadas com as cascas dos citrinos! Laranjas e toranjas, normais e sanguíneas, que bom aspecto!
E as gaivotas que pareciam de plástico, de tão branquinhas e quietinhas que estavam!
Entre o negócio do peixe e o jantar ainda houve tempo para umas cervejolas frescas que vieram mesmo a calhar
Ali mesmo, com a baia de Essaouira como paisagem!
E fomos jantar!
Um rodízio do mar, foi o que foi o nosso jantar!
Um ambiente romântico... de comilões…
Lagosta para todos, só faltou mesmo um pouco de maionaise e um vinhinho branco geladinho!
E foi um fim de dia, de barriga cheia
E cafezinho numa esplanada, fez-me falta o nosso café por lá… como em todas as minhas viagens faz!
Chichi cama, que a nossa casa era logo ali!
Re: Passeando por Marrocos...
continua estou adorar cada vez mais
carlosferreira- Motociclista a começar.
Re: Passeando por Marrocos...
carlosferreira escreveu:continua estou adorar cada vez mais
À medida que minha crónica se aproxima do fim... vou tendo mais saudades!
Em cada viagem, o tempo que demoro a fazer uma crónica, é como um prolongamento dos momentos vividos! E está a acabar!
Re: Passeando por Marrocos...
As tatuagens são o teu casamento com mais aventuras de moto,a lugares belos, misteriosos e mágicos. Querer é poder, boas rectas e curvas…
Re: Passeando por Marrocos...
jaky escreveu: As tatuagens são o teu casamento com mais aventuras de moto,a lugares belos, misteriosos e mágicos. Querer é poder, boas rectas e curvas…
Cucu!
Graças a Deus que o meu casamento com tudo isso é mais duradouro!
As tatuagens já se foram e a vontade de viajar é cada vez maior!
Já estou "a caminho de outro lugar"!
Beijucas
Re: Passeando por Marrocos...
Qd é q vamos sair novamente tou c pulgas,esta semana nem pude sair,pq tinha acabar mais 2 mil fotos,tratar das imagens e dpois p transformar em dvds r mais uns truques,fazer a parte impressão p as capas,por enquanto é o meu ganha passeios,o outro é p o meu sonho ou nosso,começar pela 4ª vez.
belas fotos,tens a magia
boas rectas e curvas...
belas fotos,tens a magia
boas rectas e curvas...
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