Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Hoje à(s) 07:14

» Normandia
por Cesar Filipe Ontem à(s) 12:32

» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07

» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

Tempo
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Pixel

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

+9
Joao Luis
PORTUGALMOTORCYCLETOUR
Helder
vhugoabreu
carlosrosa
TodayAdventure
Jorge CBFista
Trophyvitor
Serzedo
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Concorda com a notícia?

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto I_vote_lcap52%[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto I_vote_rcap 52% 
[ 11 ]
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto I_vote_lcap43%[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto I_vote_rcap 43% 
[ 9 ]
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto I_vote_lcap5%[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto I_vote_rcap 5% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 21
 
 

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Serzedo Seg Set 12 2011, 22:37

Motoclismo escreveu:[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto 120911cenormash

É certo e sabido que a Comissão Europeia, um organismo de governação que debita normas que os cidadãos europeus são obrigados a adoptar modificando os seus padrões de vida, está de olho num sector que nos diz muito: o motociclismo.

Para além das cada vez maiores normas restritivas à poluição, que têm obrigado os fabricantes a encontrar soluções restritivas para a potência dos seus motociclos e, por vezes, que acabam por adicionar custos extra ao seu valor final, agora chega a vez da Comissão Europeia apresentar um novo conjunto de propostas que irão, eventualmente, mexer ainda mais nas nossas liberdades.


E o que estará a CE a preparar para os motociclistas europeus?

Nada menos do que um sistema de diagnóstico electrónico que ficará instalado nas motos, sistema esse que vem colocado quando vamos buscar uma moto nova ao concessionário, e que vai detectar a instalação de acessórios ou peças na moto que não sejam as de origem, dando depois essa indicação através de uma mensagem de erro que aparece no painel de instrumentos da moto.

Esta proposta tem como objectivo impedir os proprietários dos motociclos de adicionarem potência extra, através da instalação de acessórios que não foram criados para utilização em estradas públicas. Outra alínea propõe ainda que algumas peças da moto, como parafusos que seguram o sistema de escape (por exemplo), sejam fabricados para que apenas se consigam colocar / remover através de ferramentas especiais, dificultando a sua substituição.

A Comissão Europeia ainda não tomou uma decisão definitiva e, de momento, apenas estamos a falar de propostas que, pensamos, não serão facilmente aceites pelos diversos fabricantes.

Mas, caso estas ideias dos comissários europeus recebam “luz verde” para avançar, aqueles motociclistas que gostam de modificar as motos ao seu gosto vão ter a vida dificultada para o conseguirem fazer, assim como aquelas pessoas que pretendam efectuar “revisões caseiras” apenas o vão conseguir se tiverem um conjunto de ferramentas especiais.

Este será apenas mais um ataque da Comissão Europeia às liberdades dos motociclistas ou, estará mesmo em causa a segurança rodoviária dos cidadãos europeus? Deixe o seu comentário em baixo.

Fonte: Motociclismo

Já não basta a mota ter de acender as luzes sozinha? Coisa que me irrita é verdade...

E já agora, nos carros já existe algo do género? Aí sim o controlo deveria de ser muito mais apertado!!! Evil or Very Mad

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Trophyvitor Seg Set 12 2011, 22:46

O que eu acho mais caricato e absurdo é como é que neste nosso cantinho ao beira mar plantado ainda não existem coisas que já são norma á decadas no resto da europa...falo das inspecções nas motas...mas por mim pode continuar assim... Very Happy

Agora este artigo cheira-me a mito urbano...então se as marcas de ano para ano aumentam a potência das motas e diminuem o peso sem qualquer restrição...isto encaixa onde neste projecto-lei??


________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor
Trophyvitor
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Serzedo Seg Set 12 2011, 22:51

Encaixa na medida como encaixam certos aspectos do tuning, não poderes alterar o carro, apesar de puderes comprar peças que lhe aumentem o rendimento... mas os tão falados centros de inspecção com bancos de potência ainda não se tornaram uma realidade que já se falou à alguns tempos atrás!! Sim

Basicamente, um carro vem com 100cv, o outro mesmo modelos mas o GT vem com 150cv, não podes pegar e colocar lá as cenas para o de 100cv ficar como o de 150cv!

Mas uma coisa eu acho engraçada, da mesma maneira que se muda algumas coisas, não deve ser difícil de chegar lá e colocar no painel a dizer que está tudo bem, mais fusível, menos fusível. Laughing

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Jorge CBFista Seg Set 12 2011, 23:02

Como nos automóveis se altera a programação da centralina nas motos vai se fazer o mesmo, podem por os sensores que quiserem que uma reprogramação não resolva. Quanto aos parafusos já há um tipo de chave que desaperta qualquer porca ou cabeça de parafuso inclusive os parafusos de segurança para jantes.
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Seg Set 12 2011, 23:06

Para já não me parece altura para falar em mito urbano, porque o artigo não fala de legislação concreta e aprovada, mas de "ideias". O artigo não diz qual a fonte destas "ideias" ou "intenções", mas algumas não me parecem descabidas, em abstracto. E dou o exemplo dos faróis. Há pessoal que anda a "enfeitar" as motos com faróis auxiliares sem qualquer controlo de utilização e sem pensar que podem encandear alguém e provocar um acidente com graves consequências.

As inspecções para motos devem estar para breve mas como em tudo, é necessário tempo para as regulamentar, implementar, transformar centros de inspecção, etc e a instabilidade política e urgência de resolver problemas económicos mais graves no país deve ter atrasado o processo. Mas não deve faltar muito...

Zé Paulo.


Última edição por TodayAdventure em Seg Set 12 2011, 23:11, editado 1 vez(es)

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Serzedo Seg Set 12 2011, 23:11

Eu vou ser sincero, as inspecções não me preocupam... acho que são um mal necessário!!

Agora... os modos como serão feitos, é como os carros, não concordo com alguns dos testes, mas gostaria que nas inspecções e sendo uma mota verificassem apenas: gases, piscas, luzes e pneus!

Porque não o resto? (travões e suspensão)
Porque numa mota, a fazerem o teste da mesma maneira... provavelmente a mota pode acabar por ir ao chão!

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Seg Set 12 2011, 23:16

Serzedo escreveu:
Porque não o resto? (travões e suspensão)
Porque numa mota, a fazerem o teste da mesma maneira... provavelmente a mota pode acabar por ir ao chão!

Bom, eu acho que este é o menor dos receios. Não acredito que façam algum teste à moto de um modo que a possa danificar ou causar qualquer prejuízo ao dono! Seria bonito ver os processos no tribunal de donos de motos com danos na inspecção! Confio no bom senso de quem legisla mas cá estaremos de olho vivo a ver como é que a coisa é passada à prática.

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Seg Set 12 2011, 23:17

Não sei se sabem mas as motos em França estão, há MUITOS anos limitadas em potência a 100 cavalos. -- Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Jorge CBFista Seg Set 12 2011, 23:26

Inspeções no nosso Pais não é problema, vemos todos dias nas estradas n carros xuning que vão á inspecção e passam com a folhinha limpinha.
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Trophyvitor Seg Set 12 2011, 23:28

TodayAdventure escreveu:

As inspecções para motos devem estar para breve mas como em tudo, é necessário tempo para as regulamentar, implementar, transformar centros de inspecção, etc e a instabilidade política e urgência de resolver problemas económicos mais graves no país deve ter atrasado o processo. Mas não deve faltar muito...

Zé Paulo.

Eu por acaso já contei esta a várias pessoas...há uns tempos andei a vasculhar as Motojornais antigas e peguei numa e....e comecei a ler pelo edital...blá,blá,blá...inspecções da motas a chegar, este ano é que é, tá tudo pronto, e tal preparem-se...e eu vou e vejo a data da revista....qualquer coisa, 2001!!!! O raio da legislação demora a implementar... (ainda bem!!) menos 28€ por ano que pago...

A legislação dos 100 cv em França cada vez mais se fala que vai ser retirada, as marcas andam a exercer uma pressão enorme, porque este é o unico país onde existe tal coisa....

Esta legislação ou manifesto de intenção de lei, se fosse para aplicar em França faria todo o sentido agora no resto da Europa...para mim é mais tempo perdido... e €€ dos contribuintes... Beber

________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor
Trophyvitor
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Serzedo Seg Set 12 2011, 23:31

TodayAdventure escreveu:Não sei se sabem mas as motos em França estão, há MUITOS anos limitadas em potência a 100 cavalos. -- Zé Paulo.

Eu sei disso, eu sei. Fixe E não concordo, concordo mais com a medida que os fabricantes japoneses tinham implementado e limitaram as motas a 299 para não haver picardias entre motas de diferentes construtores. Fixe

Que as limitem em velocidade de ponta acho bem, em potência não acho... mas como estamos na Europa, tinham de as limitar à velocidade que um país permitisse a andar... tipo Autobahn, isso sim era obra. Laughing

Jorge CBFista escreveu:Inspeções no nosso Pais não é problema, vemos todos dias nas estradas n carros xuning que vão á inspecção e passam com a folhinha limpinha.

É verdade, eu tinha o meu Corolla "colado" ao chão, a suspensão era de competição, entre outros extras e sempre passou sem eu pedir nada a ninguém!! Um das vezes tinha colocado umas películas nos 3 vidros de trás (ainda não tinha sido aprovada a lei das películas) e disseram para ir dar uma volta e voltar passado umas horas, que assim era sinal que o carro tinha feito a inspecção e só depois tinha colocado as películas... eu fiquei a olhar e disse que estava bem. Laughing

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Ter Set 13 2011, 00:03

Jorge CBFista escreveu:Inspeções no nosso Pais não é problema, vemos todos dias nas estradas n carros xuning que vão á inspecção e passam com a folhinha limpinha.

Pois, esse é um problema da nossa cultura, que com mais ou menos suor e lágrimas terá que ser atenuado - no pior dos casos com a Sra Merkel a vir aqui dizer como tem que se fazer...

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por carlosrosa Ter Set 13 2011, 00:07

Eu gostava que as inspecções ás motos estivessem em vigor em Portugal, era mais uma garantia que tenho a moto em condições de segurança para circular. Nem sempre confio nas oficinas que muitas vezes dizem que fazem mas não fazem e as vezes porque não sabem fazer pura e simplesmente.
Pessoalmente já fui a um centro de inspecção automóvel verificar se os amortecedores que me tinham posto no carro eram realmente novos, e eles nem me levaram dinheiro pelo serviço.
É claro que é mais um custo acrescido aos muitos que já temos, mas é pela minha segurança.
Quantos ao Tunnings a mim só me incomoda as aparelhagens de som que mesmo com o carro todo fechado eu sou obrigado a ouvir a musica dentro de casa no silencio da noite. É o que faz viver perto de um semáforo numa zona xunning. Laughing
carlosrosa
carlosrosa
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por vhugoabreu Ter Set 13 2011, 08:52

O que eu não compreendo é essa cena do selo da mota ser tão caro - pago 107 aéreos pelo da minha e acho simplesmente uma aberração.

Será que nos outros países da Europa são assim tão caros os selos? Que burro

Quanto à cena da inspecção vai ser mais uma medida para chupar dinheiro - tal como tantas que infelizmente temos no nosso país.

VH@

________________________
Um dia lamentaremos as coisas que não fizemos e que poderíamos ter feito...
vhugoabreu
vhugoabreu
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Ter Set 13 2011, 09:33

vhugoabreu escreveu:O que eu não compreendo é essa cena do selo da mota ser tão caro - pago 107 aéreos pelo da minha e acho simplesmente uma aberração.

Não estás sozinho. Vais ver quando a Gracinda chegar e comentar...

vhugoabreu escreveu:
Será que nos outros países da Europa são assim tão caros os selos? Que burro

Não tenho certezas de como as coisas se passam noutros países europeus, mas creio que a forma de taxar os veículos difere muito de país para país. Muitos têm sistemas de vinhetas anuais, mas não estão ligadas com a propriedade do veículo. Estão ligadas com o seu uso. Nas autoestradas, por exemplo. Isto também quer dizer que um visitante do país tem que comprar a vinheta. A Suiça é um caso conhecido. Eu tive uma moto e um carro como residente em França e não me recordo de pagar nenhum "selo". Na Bulgaria, um carro de bois tem que pagar "selo" para usar as estradas públicas... scratch

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Ter Set 13 2011, 09:56

A "moda" tendencial na Europa (que cá chegará um dia...) é o pagamento de taxas de acordo com as emissões de gases. Poluis mais, pagas mais. Em Inglaterra, há "selo", que pode atingir valores exorbitantes para um veículo com emissões elevadas de gases e ser gratuito para veículos "limpinhos". Podem ter uma ideia dos valores na tabela incluída aqui: http://www.parkers.co.uk/News/Road-tax/Guide-to-tax-changes/ .

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Helder Ter Set 13 2011, 11:17

Genéricamente concordo com o princípio do poluidor - pagador, assim como concordo com as limitações ao tunning, seja ele em carros ou motos.
Toda a gente sabe que é frequente ver motos a circular copletamente alteradas, nomeadamente ao nível dos escapes e luzes. A introdução de elementos decorativos na mota (que não prejudiquem a segurança) e melhorias ao nível da segurança não me incomodam nada (antes pelo contrário), já a transformação da moto através da colocação de escapes altamente ruidosos e paineis frontais com umas luzes que nem sequer iluminam a ponta do nariz, estou completamente contra.
Por tudo isto, se a legislação for bem estudada e envolver as pessoas ligadas ao motociclismo, sou a favor.
Se, como é costume, a legislação for preparada por um "artista" que nem sequer distingue uma moto de uma scooter e nos vê como a um bando de arruaceiros, aí a coisa complica e provavelmente vai sair uma bela m***
Vamos aguardar.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Por%20do%20sol
Helder
Helder
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Ter Set 13 2011, 11:34

Helder escreveu:Genéricamente concordo com o princípio do poluidor - pagador, assim como concordo com as limitações ao tunning, seja ele em carros ou motos.
Toda a gente sabe que é frequente ver motos a circular copletamente alteradas, nomeadamente ao nível dos escapes e luzes. A introdução de elementos decorativos na mota (que não prejudiquem a segurança) e melhorias ao nível da segurança não me incomodam nada (antes pelo contrário), já a transformação da moto através da colocação de escapes altamente ruidosos e paineis frontais com umas luzes que nem sequer iluminam a ponta do nariz, estou completamente contra.

Totalmente de acordo. As questões de poluição estão a reboque de acordos/compromissos assinados pelos países europeus e é incontornável que se reflictam no utilizador, mais cedo ou mais tarde.

Helder escreveu:
Se, como é costume, a legislação for preparada por um "artista" que nem sequer distingue uma moto de uma scooter e nos vê como a um bando de arruaceiros, aí a coisa complica e provavelmente vai sair uma bela m***

Como de costume?? Queres especificar exemplos de legislação onde se tenha passado uma destas duas coisas?? scratch

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Helder Ter Set 13 2011, 12:24

TodayAdventure escreveu: Como de costume?? Queres especificar exemplos de legislação onde se tenha passado uma destas duas coisas?? scratch

Zé Paulo.

Este "como de costume" não se aplica especificamente aos veiculos (sejam eles motos ou carros), aplica-se sim a alguma legislação avulsa e outras medidas governamentais, onde se nota claramente que provavelmente foi criada sem ouvir quem está no terreno ou percebe da poda. E se quisermos exemplos, assim de repente temos o exemplo de encerramento de escolas e unidades hospitalares, alterações de estatutos, carreiras e orgânica de empresas e serviços do Estado, etc... mas há mais, é só uma questão de procurar (quem perceba da poda que o faça, pois sou um mero leigo)

É certo que é a classe política que legisla e emana outras medidas, assim como é o gestor que gere uma empresa. Mas não custa nada ouvir os engenheiros, médicos e/ou outras pessoas com experiência na matéria, antes de decidir que a partir de agora vamos produzir feijões cor-de-rosa ou azuis às pintinhas amarelas. Provavelmente é necessário conjugar os interesses da classe política com as opiniões dos técnicos e dos utentes. E quando me refiro a isto não é aos estudos encomendados para que produzam o relatório de acordo com a minha intenção decisória... e aqui entramos, por exempo, pelos estudos de impacto ambiental, que estão na origem de outros tantos erros...

Claro que levado ao extremo isto é demagogia e é preciso equilibrar os braços da balança e decidir em tempo útil... que é coisa que por vezes tardamos a entender.


________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Por%20do%20sol
Helder
Helder
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Ter Set 13 2011, 12:41

Helder escreveu:
TodayAdventure escreveu: Como de costume?? Queres especificar exemplos de legislação onde se tenha passado uma destas duas coisas?? scratch

Zé Paulo.

Este "como de costume" não se aplica especificamente aos veiculos (sejam eles motos ou carros), aplica-se sim a alguma legislação avulsa e outras medidas governamentais, onde se nota claramente que provavelmente foi criada sem ouvir quem está no terreno ou percebe da poda. E se quisermos exemplos, assim de repente temos o exemplo de encerramento de escolas e unidades hospitalares, alterações de estatutos, carreiras e orgânica de empresas e serviços do Estado, etc... mas há mais, é só uma questão de procurar (quem perceba da poda que o faça, pois sou um mero leigo)

É certo que é a classe política que legisla e emana outras medidas, assim como é o gestor que gere uma empresa. Mas não custa nada ouvir os engenheiros, médicos e/ou outras pessoas com experiência na matéria, antes de decidir que a partir de agora vamos produzir feijões cor-de-rosa ou azuis às pintinhas amarelas. Provavelmente é necessário conjugar os interesses da classe política com as opiniões dos técnicos e dos utentes. E quando me refiro a isto não é aos estudos encomendados para que produzam o relatório de acordo com a minha intenção decisória... e aqui entramos, por exempo, pelos estudos de impacto ambiental, que estão na origem de outros tantos erros...

Claro que levado ao extremo isto é demagogia e é preciso equilibrar os braços da balança e decidir em tempo útil... que é coisa que por vezes tardamos a entender.

Eu percebo estas tuas preocupações, em termos gerais. Decisões que pressentimos serem tomadas de forma errática, sem estratégia nem fundamentação técnica e/ou científica sólida, a reboque de meros interesses pessoais ou "grupais". Mas quando criticamos algo (diz-me a experiência e sobretudo em questões que mexem com "grandes interesses") devemos ter um grande cuidado em sermos muito específicos e concretos, sob pena de levarmos um grandessíssimo chuto no cu e de ninguém nos atribuir credibilidade.

Mas a minha questão era muito mais simples e num âmbito muito mais limitado e fácil de conversar aqui entre amigos: as motos e os motociclistas. Que leis concretas te mostram que estamos (motociclistas) a ser "vistos como um bando de arruaceiros"? Ou que "não distinguem uma moto de uma scooter" (bom, têm em comum serem todos motociclos Smile )?

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Helder Ter Set 13 2011, 13:46

TodayAdventure escreveu:
Mas a minha questão era muito mais simples e num âmbito muito mais limitado e fácil de conversar aqui entre amigos: as motos e os motociclistas. Que leis concretas te mostram que estamos (motociclistas) a ser "vistos como um bando de arruaceiros"? Ou que "não distinguem uma moto de uma scooter" (bom, têm em comum serem todos motociclos Smile )?

Zé Paulo.

Ó Zé Paulo:
Os políticos são pessoas, na sua esmagadora maioria enlatados, certo? E quando me refiro aos enlatados é mesmo em sentido crítico, pois o meu conceito de enlatado não é o mero utilizador de automóvel, mas sim o do "senhor" que não respeita os motociclo se bicicletas, peões.
A maioria das pessoas que conheço (enlatados) olham para nós como "bichos raros" ou "arruaceiros", com alguma dificuldade em respeitar os motociclistas. Logo... não é dificil fazer deduções.

Meu caro, aqui em privado e no seio do fórum creio que me posso dar ao luxo de escrever estas opiniões sem me preocupar em ir à procura da legislação concreta que fundamente aquilo que escrevo (desde que em sã consciência não esteja a escrever grandes barbaridades), até porque são publicamente conhecidos alguns erros legislativos. Se o tiver que fazer será num forum especializado em direito ou para responder a qualquer outro inquérito... e aí acredita que não faltariam exemplos concretos.
Quanto à legislação aplicada às motos, talvez também se arranje, quer em termos de legislação desapropriada, quer (o que é quase igual) na complexidade, quer na impraticabilidade da sua fiscalização.

Mas pronto, apesar de interessante acho que este assunto já vai longo, como disse sou um mero leigo e nem sequer merece tanta importância. Afinal de contas, seja qual for a decisão vamos ter que cumprir (se formos cumpridores) ou então fazer como muitos de nós... aldrabar o sistema.

Isto de parada/ resposta por escrito por vezes nem sempre é fácil e pode dar origem a mal entendidos que nenhum deseja. Já estou como diz o João Luis, o melhor mesmo é "discutir" estes assuntos em volta de um belo almoço, umas minis e um belo grupo de amigos.

Abraço e encontramos no Alandroal.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Por%20do%20sol
Helder
Helder
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Ter Set 13 2011, 14:02

Por mim, qualquer sítio é bom para a gente conversar do assunto e aceito de bom grado todas as formas. E tranquilo... já tenho uns anos de fóruns e com calma todos os eventuais mal entendidos se esclarecem, desde que haja vontade de todas as partes. Sim

Fiz-te a pergunta, porque queria mesmo saber no que estavas a pensar. Tenho ouvido muitas opiniões no meio motociclístico que confesso não entendo. É verdade que há o perigo de pessoas alheias ao motociclismo legislem sem compreender as questões (porque não as encontram no dia-a-dia), é verdade que às vezes as pessoas nos olham como seres estranhos (nunca como "arruaceiros"), mas é raríssimo sentir, no dia-a-dia ou na legislação sobre a prática motociclística, que "estejam contra nós". Foi só esta a razão que me levou a fazer a pergunta. Continuamos a conversa quando quiseres! Beber (no Alandroal não estou, trabalho cá por cima!).

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Helder Ter Set 13 2011, 15:36

Ok, percebi onde querias chegar Fixe e creio que também percebes-te o meu ponto de vista "algo emotivo".
Conclusão ficámos mais esclarecidos e isso é o mais importante Fixe

Os "arruaceiros" vem de coisas que infelizmente já ouvi dizer. Nomeadamente "esses gajos são um perigo" ou "olha para aquilo, só fazem é barulho", "andam por aí a 200" ou ainda, "são uns artistas que têm a mania que podem circular entre os carrros como se fosse tudo deles". Não é que por vezes não tenham razão, o que me incomodou e lhes tive que tentar explicar é que não podem tomar a parte pelo todo, nem confundir as coisas. Nomeadamente, quem normalmante faz toda essa baraulheira são miudos com "motos de cross" transformadas e quem anda a velocidades excessivas normalmente também são "pequenas franjas" do universo motociclista... era a isto que me referia.

Quanto à legislação contra os motociclistas, honestamente não me queixo, mas temos o exemplo do valor das portagens que eu creio que é igual à dos ligeiros (digo creio porque de moto não sou utente habitual das auto-estradas e das poucas vezes que utilizei nem reparei nesse detalhe). Referia-me mais àqueles exemplos que dei e não própriamente a nós... ainda que com o receio de que um dia nos calhe a "fava" e sejamos nós os prejudicados.

Se não for no Alandroal, há-de ser aí em cima um dia destes Beber , porque aí come-se muito bem Smile

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Por%20do%20sol
Helder
Helder
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por TodayAdventure Ter Set 13 2011, 16:37

Helder escreveu:Ok, percebi onde querias chegar Fixe e creio que também percebes-te o meu ponto de vista "algo emotivo".
Conclusão ficámos mais esclarecidos e isso é o mais importante Fixe

Sem qualquer problema, do meu lado. Fixe

Helder escreveu:
Os "arruaceiros" vem de coisas que infelizmente já ouvi dizer. Nomeadamente "esses gajos são um perigo" ou "olha para aquilo, só fazem é barulho", "andam por aí a 200" ou ainda, "são uns artistas que têm a mania que podem circular entre os carrros como se fosse tudo deles". Não é que por vezes não tenham razão, o que me incomodou e lhes tive que tentar explicar é que não podem tomar a parte pelo todo, nem confundir as coisas. Nomeadamente, quem normalmante faz toda essa baraulheira são miudos com "motos de cross" transformadas e quem anda a velocidades excessivas normalmente também são "pequenas franjas" do universo motociclista... era a isto que me referia.

Pois, esta é uma questão que tem a ver com a imagem de um grupo por causa da atitude de uns poucos. Este problema existe em todo o lado e não me parece específico dos motociclistas. Exemplo: os estudantes Erasmus que moram no r/c do meu prédio fazem umas festas animadas, de Verão, no pátio traseiro e têm má fama na cidade. Eu que os tenho aqui em baixo a fazer arraial gosto deles; no entanto são mal vistos por quem só "ouve dizer" e nunca conheceu nem falou com nenhum pessoalmente.

Tão pouco vejo medidas restritivas de quem tem poder para impor regras sobre os motociclistas, baseadas numa qualquer imagem pública negativa que recaia sobre nós. Já me aconteceu ver um receio inicial das pessoas, por exemplo, dos donos de uma casa rural que estou a tentar alugar para a organização de um passeio, quando digo que são motards, mas se tivermos um pouco de sensibilidade e atenção podemos dissipar esse sentimento rapidamente. E a verdade é que nunca tive qualquer problema, quer em grupo quer sozinho e nos sítios para onde levei amigos motards, somos sempre bem-vindos quando voltamos.

Helder escreveu:
Quanto à legislação contra os motociclistas, honestamente não me queixo, mas temos o exemplo do valor das portagens que eu creio que é igual à dos ligeiros (digo creio porque de moto não sou utente habitual das auto-estradas e das poucas vezes que utilizei nem reparei nesse detalhe).

No pagamento não automático, efectivamente as motos pagam o mesmo que os ligeiros, mas no caso de pagamento por Via Verde, o preço é 30% inferior para os motociclos. http://www.brisa.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=18

Era bom que a diferenciação fosse também na cobrança manual, mas enfim, de ser completamente ignorados não nos podemos queixar.

Helder escreveu:
Referia-me mais àqueles exemplos que dei e não própriamente a nós... ainda que com o receio de que um dia nos calhe a "fava" e sejamos nós os prejudicados.

O mundo tá cheio de perigos e de uns a quererem passar a perna aos outros. Parece-me pois boa ideia estarmos atentos a que nos façam o "ninho atrás da orelha", como se costuma dizer. Mas fico por vezes com a sensação de reagimos antes de tempo, às vezes sem razão (pelo menos no meu modo de ver), alimentando uma vaga ideia que depois alastra como o fogo, de que alguém tem alguma coisa contra uma classe de pessoas que andam de moto. Sem que na esmagadora maioria dos casos eu consiga discernir uma razão palpável e concreta para isso. Por isso me atrevo a perguntar, quando alguém se queixa da forma como os motociclistas são tratados por burocratas e políticos.

Se houver de facto uma razão de queixa, que nos batamos pela coisa. A lei das 125, as protecções dos rails, foram causas justíssimas dos motards que tardaram a ser compreendidas pelos decisores.

Não quero ser muito longo mas dou apenas um exemplo de discórdia que às vezes alimenta o fel entre automobilistas e motociclistas. O "passar entre os carros". Vejo-o como uma prática perigosa (e, ainda que tolerada, proibida), que é também minha. As motos estão em minoria nas ruas e estradas e os enlatados nem sempre nos esperam ver aparecer. Quando o faço, tenho o máximo cuidado e nunca o faço de forma arrogante, como se pensasse que é um direito meu (e não é). Se alguém protestar, mantenho um low profile porque sei que estou a tirar uma vantagem à margem de regras formais e de bom senso.

Helder escreveu:
Se não for no Alandroal, há-de ser aí em cima um dia destes Beber , porque aí come-se muito bem Smile

A quem o dizes, Helder.... [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Full-full-food-fat-smiley-emoticon-000646-large

Zé Paulo.

________________________
[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Colagem4s
--
Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
TodayAdventure
TodayAdventure
A tirar a carta
A tirar a carta


http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por PORTUGALMOTORCYCLETOUR Ter Set 13 2011, 19:46

Opinião... Shocked

Sou adepto da segurança. Se for factor de aumento de segurança para o utilizador, estou de acordo.

Atenção que também gosto de "alterações"/ mais personalizações nas motos. A segurança do motociclo não tem uma relação directa com a alteração de pequenos elementos da moto, desde que sejam deixados intactas algumas partes vitais e essenciais.

A segurança está mais no piloto do que na moto, a não ser que a modificação seja de retirar os travões à moto... e mais, continua a ser a estupidez do piloto Laughing

Desta, não vejo que isto possa ir avante.

Em vez desta falsa preocupação, os governantes deveria é ter em conta outras questões de segurança para os motociclistas... por exemplo: o correcto planeamentos/ desenho das vias de circulação, a aplicação de sistemas de segurança passivos como são Rails mais seguros para os motociclistas, banir as tampas de saneamento do meio das vias (muito menos a meio de uma curva), a sinalização horizontal anti-derrapante, a conservação das vias, etc...

não falta que fazer nesta área... que melhorem estes items que já fazem muito Que burro
PORTUGALMOTORCYCLETOUR
PORTUGALMOTORCYCLETOUR
Zero à direita
Zero à direita


http://www.portugalmotorcycletour.webs.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto Empty Re: [Notícia] Comissão Europeia vai “mexer” na sua moto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos