Buscar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Picos de Europa y Euskal Herria
por Elisio FJR Qua Nov 06 2019, 16:13

» Roteiro Gastronómico Motard
por javiermc69 Ter Out 29 2019, 19:10

» Rota dos Pueblos Medievales – Agosto 2019
por Carlospira Sab Out 26 2019, 20:42

» [Notícia] Miguel Oliveira triste com a KTM
por Serzedo Qui Out 24 2019, 16:17

» Tradicionais festejos em Honra do Forum Viajar de Mota em Alcobaça
por Serzedo Seg Out 21 2019, 10:26

» Alpes (Itália, Áustria e Eslovênia)
por José Luiz Qua Out 16 2019, 22:16

» Picos
por Cesar Filipe Qua Out 09 2019, 13:10

» N304 Campeã-Mondim Basto.“Europe’s Greatest Driving Roads”
por ricmags Dom Set 29 2019, 23:24

» PASSEIO COM SABORES 2ª EDIÇAO (setembro)
por Espsanto Qui Set 19 2019, 00:22

» Travel Events 2019
por MotardFeio Seg Set 16 2019, 09:03

» Quatro Lagos num só dia
por Serzedo Ter Set 10 2019, 10:14

» As melhores trilhas moto trail em Portugal
por Espsanto Ter Set 03 2019, 22:51

» Marginal até Cabo da Roca
por Goncas Ter Set 03 2019, 15:07

» PIRINÈUS - Route Historique du Tour
por José Luiz Sab Ago 31 2019, 00:13

» Las Bardenas - Um deserto ao pé da porta
por ricmags Sex Ago 30 2019, 00:31

» BMW CKLT Jantar das Terças Feiras By João Luis
por Joao Luis Seg Ago 26 2019, 18:50

» Geres - Barragem Alto Rabagão
por shpedro Qua Ago 21 2019, 14:24

» Primeiros passeios
por Carlos Balio Dom Ago 18 2019, 11:41

» Aragão por LoneRider - A Rota dos Rios
por Carlos Balio Dom Ago 11 2019, 07:52

» Picos da Europa, desta vez em 3x1
por Carlos Balio Dom Ago 11 2019, 07:51

» BMw r 1250 vs, piloto com 170 cm
por DiogoRodrigues Ter Jul 16 2019, 09:21

» [Notícia] Miguel Oliveira pontua no MotoGP
por carlos lopes Dom Jun 30 2019, 15:48

» Que é feito da Box46?!?
por carlos lopes Sex Jun 28 2019, 22:01

» Passeio a Andorra
por carlos lopes Sex Jun 28 2019, 21:58

» N2 a dois... em 3.
por Cobra Sex Jun 28 2019, 19:20

» como transportar moto do brasil para portugal
por Mário Rabelo Dom Jun 16 2019, 22:44

» Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
por Serzedo Sex Maio 31 2019, 13:12

» [Novidade] Motos & Destinos tem grupo no MeWe.
por Serzedo Qui Maio 23 2019, 16:19

» [Social] Encontrei a malta da WOMCO
por Serzedo Qui Maio 23 2019, 10:48

» Porto/Pinhão EN 222 mais bela mundo e EN 108.
por Serzedo Ter Abr 16 2019, 09:21

» 25º Moto Rali Turísitico do MC Porto_26 e 27 de Abril
por AMCosta Ter Abr 09 2019, 22:45

» Dia Nacional do Motociclista-Albufeira - 28/04/2019
por AMCosta Ter Abr 09 2019, 22:40

» Calendários de Mototurismo FMP - 2019
por AMCosta Ter Abr 09 2019, 22:34

» A nossa EN2
por Vítor Soares Seg Abr 08 2019, 17:09

» [Revista digital] Andar de Moto
por Serzedo Ter Mar 26 2019, 10:29

» Aniversário Motos&Destinos 16/17 Março 2019
por Serzedo Qui Mar 21 2019, 18:27

» N222 - A melhor estrada do mundo!
por Swift Qui Mar 07 2019, 12:32

» Escandinávia 2017
por Gracinda Ramos Sex Fev 22 2019, 21:09

» Passeio a Toledo
por Cesar Filipe Ter Fev 19 2019, 10:40

» Entre Serras e Rios...
por volksg Dom Fev 17 2019, 14:09

» Regulamento do concurso "Crónica do ano" - Motos & Destinos
por Serzedo Sex Fev 01 2019, 10:15

» [Notícia] Moçambique-Amarante de moto durante 30 dias
por luisfilipe Dom Jan 27 2019, 23:06

» TRAVELER´S EVENT
por tmr77 Qui Jan 17 2019, 14:24

» Apresentação do projecto Go Moto Travel
por NMENDES Qua Jan 16 2019, 17:23

» Grande Expedição à Vidigueira !!!!
por viteze Qua Jan 09 2019, 10:24

Tempo
Manual de Circulação em Grupo Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
Manual de Circulação em Grupo Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
Manual de Circulação em Grupo Pixel

Manual de Circulação em Grupo

Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jose M. Pereira em Dom Abr 29 2012, 22:17

Acho que esta matéria é pertinente, e cada vez mais nos passeios e não só Very Happy



Manual de Circulação em Grupo

A circulação em grupo, nomeadamente por grupos numerosos, nas condições que costumam ser realizadas, torna pertinente a elaboração dum conjunto de regras e recomendações destinadas a minimizar ou evitar acidentes, perdas, proporcionar uma melhor fluidez de circulação e tomada de consciência do impacto que tal acção acarreta.

1 Geral.

1.1 A circulação rege-se prioritariamente pelas leis gerais do país circulado e pelo Código da Estrada
1.2 A simpatia não é lei mas deve-se aplicar.
1.3 Deve seguir-se encostado a direita da via - ou à esquerda nos casos dos países de circulação pela esquerda.
1.4 Devem-se evitar ultrapassagens entre elementos do grupo.
1.5 Manter uma distancia do elemento precessor que permita parar ou desviar, sem consequências e em segurança no caso deste travar a fundo repentinamente.
1.6 Evitar fazer manobras bruscas ou intempestivas que possam não ser previstas pelos elementos sucessores e possam causar acidente.

1.7 A circulação em grupo poderá ser:
1.7.1 Livre. Quando seja indicado um destino determinado, ou no regresso após conclusão do passeio propriamente dito;
1.7.2 Condicionado. Quando seja fornecido indicação do percurso, nomeadamente, croqui, 'roadbook', cartografia ou dados digitais e/ou locais de encontro;
1.7.3 Em linha. Quando os elementos do grupo vão juntos, nomeadamente, quando existam elementos que não têm registos do percurso, dificuldades em o seguir isolados ou preferência por seguir em companhia e, podem utilizar-se três métodos:
1.7.3.1 À vista. Todos os elementos não devem perder de vista os seus sucessores.
1.7.3.2 Fixo. Cada elemento é responsável por não perder o sucessor.
1.7.3.3 Rotativo. O elemento que sucede o primeiro, pára, nos cruzamentos ou entroncamentos, significativos e/ou indicados pelo primeiro, indicando aos seguintes o caminho a seguir.
1.7.3.3.1 Rotativo ao último. Após todos passarem segue em último.
1.7.3.3.2 Rotativo ao penúltimo. Após chegar o último segue em penúltimo.
Nota:
Para haver fluidez de circulação não é necessário parar ou estar alguém em todos os cruzamentos ou entroncamentos, caso não se vejam elementos, em dado cruzamento ou bifurcação, poderá avançar, respeitando as seguintes prioridades:
1ª. Caminho principal.
2ª. Em igualdade de circunstâncias, em frente.
3ª. Em todos os outros casos e em situações dúbias ou confusas deve-se, sempre(!), esperar pelo sucessor ou por quem saiba seguramente para onde ir.

1.8 Deverão ser fornecidos locais de reencontro, centrais e bem definidos, para possibilitar aos elementos em circulação livre ou condicionado, extraviados ou atrasados, a junção ao grupo.
1.9 Nas partidas, deverá ser dada uma tolerância de 1/4 de hora. Podendo o elemento atrasado juntar-se ao grupo num dos pontos de reencontro.
1.10 Quando algum elemento deparar com alguma condição ou situação de perigo que possa não ser percebida pelos sucessores, deverá parar, anulá-la, sinalizá-la ou indicá-la a todos os sucessores.
1.11 Prestar ajuda e assistência aos outros elementos quando necessitados.
1.12 Apresentar-se equipado, em boa condição física e com o veículo em adequadas condições técnicas que proporcionem um desenrolar normal do passeio.
1.13 Não ultrapasse os seus limites nem os da máquina que conduz.
1.14 Respeitar as instruções e recomendações do guia e dos coadjuvantes.
1.15 Quando se perder do grupo volte ao último lugar onde viu o elemento precessor; se após algum tempo não aparecer alguém do grupo diriga-se para um ponto de reencontro ou contacte um assistente.

2 Estrada.

2.1 Ter uma condução defensiva prevendo e evitando as situações de perigo, especialmente em condições de tráfego intenso. Não enfrente um veículo de maior envergadura: perde-se sempre.
2.2 Deve-se circular a uma distancia do elemento precessor, que permita a entrada doutro veículo, entre os dois elementos, após ultrapassagem.
2.3 Se tiver que parar, faça-o de forma cuidadosa e visível e, se pretender que os outros elementos também parem, faça-o prioritariamente em parques ou locais onde caibam todos.

3. Pista.

3.1 Não circular fora dos trilhos ou caminhos.
3.2 Parar ou estacionar, prioritariamente nos locais apropriados, no caminho ou o mais junto a ele, sem molestar a natureza e sem prejudicar quem possa passar.
3.3 Respeitar as normas referentes a ambientes naturais e agrícolas, nomeadamente em zonas de protecção ambiental ou paisagística, não deixando lixo e evitando deixar marcas da sua presença.
3.4 Não lançar pontas de cigarro acesas - uma pequena chama pode provocar um enorme incêndio!
3.5 Dar prioridade a pessoas e animais.
3.6 Circular prioritariamente pela direita. Só o fazendo pela esquerda, excepcionalmente, para superar algum obstáculo, tendo em atenção outros veículos, que possam aparecer por detrás ou pela frente.
3.7 Se tiver que ultrapassar avise o da frente que o vai fazer.
3.8 Na aproximação duma curva sem visibilidade, modere a velocidade, particularmente numa via estreita. Lembre-se, que pode vir em sentido contrário, outro veículo, com a mesma ou maior velocidade!
3.9 Feche as cancelas que abrir. Normalmente elas não estão lá para o impedir de entrar mas para evitar que os animais de pasto saiam e se extraviem!
3.10 Ao passar junto de pessoas e animais faça-o com velocidade reduzida.
3.11 Evite levantar pó, especialmente junto de habitações ou pessoas.
3.12 Numa subida perigosa espere que o precessor faça a subida, para avançar.

4. Fora-de-pista.

4.1 Deve-se preferencialmente circular à vista.
4.2 Faça-o só qando tal for permitido e não houver alternativas viárias.
4.3 Não danifique a vegetação, respeite os animais e as culturas agrícolas.
4.4 Em zona dunar lembre-se que uma subida de duna suave pode esconder uma descida abrupta!
4.5 Evite deixar marcas da sua passagem.
4.6 Perturbe o menos possivel!

________________________
ABRAÇOS

José Manuel Pereira


The King is Dead... Long Live the King...

Manual de Circulação em Grupo Elefantinoport
farao elephant

http://www.wix.com/bedamesh/jose-pereira

Manual de Circulação em Grupo Motos10
Jose M. Pereira
Jose M. Pereira
Zero à direita
Zero à direita


http://www.wix.com/bedamesh/josempereira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira em Dom Abr 29 2012, 22:18

Isso nao dá para mi tem muito para ler e decorar Laughing
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Luís Azevedo em Dom Abr 29 2012, 22:37

Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira em Dom Abr 29 2012, 22:39

@Luís Azevedo escreveu:Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing

Laughing Laughing E não vamos atraz do Rui scratch Rir muito
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo em Dom Abr 29 2012, 23:00

Muito bom!! Fixe

"V"

________________________
MeWe | | LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.mewe.com/i/fábiopereiraserzedo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Trophyvitor em Dom Abr 29 2012, 23:01

Epahhh Zé Manel..é preciso isso tudo para andar de mota em grupo?!?!? Já não quero andar com ninguém... Very Happy Very Happy Beber

Mas é giro que alguém publique e se interesse porque eu por acaso acho que existem coisas que são elementares mas para outras pessoas já não... Fixe

________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor
Trophyvitor
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rui em Dom Abr 29 2012, 23:56

+1 Zé. Excelente...

________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl

com4riding.blogspot.com

Andorra 1984

Férias Moto 1983
Rui
Rui
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://www.com4riding.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JP Gsa em Ter Maio 01 2012, 00:31

Mérito +1

JP Gsa
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jorge CBFista em Qua Maio 02 2012, 19:50

+1 Mérito para o José Fixe
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por rjvieira em Qua Maio 02 2012, 21:30

Algumas das regras já conhecia... outras são básicas... mas há sempre algumas (muitas) que não se conhecem... fiquei agora a conhece-las Very Happy

Obrigado pela partilha. Mérito

Um abraço.
rjvieira
rjvieira
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://ricardovieirafotos.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JAraujo em Seg Set 26 2016, 23:11

Tópico antiguinho, mas sempre pertinente Wink

Saliento a importância de circular sempre com atenção ao colega que vem atrás, nunca o perder de vista, principalmente nas intersecções/semáforos/... Em caso de não se ver o colega que vem atrás, deve-se abrandar ou parar. Assim, mesmo os colegas da frente, que também tendo atenção a quem sucede, acabarão por perceber se há atrasos nas intersecções, diferença de andamento / velocidade, necessidade de parar por alguma razão...

A circulação alternada / em zig zag também tem muitas vantagens, em termos de aumento da visibilidade e aumento da área de travagem disponível em caso de necessidade. Este tipo de condução também deverá ser adoptado sempre que possível.

Mais "sugerências"? Smile

V
JAraujo
JAraujo
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo em Qua Set 28 2016, 21:29

Circular em "Z", se o da frente circula perto do meio da faixa de rodagem, o anterior circula da parte mais encostada à berma. Fixe Essa é uma muito boa dica. Sim

"V"

________________________
MeWe | | LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.mewe.com/i/fábiopereiraserzedo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rico Sousa em Dom Out 02 2016, 14:38

Sim, é em Z que se deve circular seja em duo ou em grupo maior pois deixa-nos maior margem de manobra/reacção mas ATT: quem circular junto à linha de separação das faixas de rodagem ñ o faça mto perto... isto principalmente nas estradas de só 1 faixa em cada sentido, por causa das ultrapassagens pelos "enlatados" e os q vem em sentido contrário.
E bons passeios.

________________________
Manual de Circulação em Grupo OukdBEgd53g3mhru_jY6ux4W_1AMayKBc4nEB3pSccNI5sk9F2dl3Zy_Y7-Q-OK_IlFJujBscexI4fHkrXVHvCeU5SIeWcmOKeRJa7mllvjfdizTBm-6SM8WbYh_D3xLyBBY0pI6eEuX2ED9Wtkmm2st6VZXG7F-qrG7U_ufE8NQEWeUIsq2enREZYJQi90Sb6nrB83dtSg5fkiOztsCFp8oUBLmTVMg17kqs0RJqYwieOke2iraDSnNNXlIMacxpIBHw_BaCesEwSjQ8Fa2k-S3l-2ClEB-wzgN60LWTJ1bjSJB3qY3HWmy2euaefbDn544zKz4QzP1wadgaVHdi1YPFA0s6lpsFbmA778kfdbtdfuPPtRZdjRDOCzBwUxvUe9y5B2G7AOcynVFUKg5aRwXK5CWF4uR6eL9Jj4h2X5n1YQehomc9nykQg3JSh9RbRA5CKZ6EuCJHhnYdmpmetQ7kUWoqhO2tAD6wCsIl2pDr469SJf52y-4Yrxz4TCPeH4FkhTyoMHyFoenolmVRB0T-KOCJlnrcdig6UyV9KjSU-4ZJbDHZdaYRSp8L8p67n7hEA=w538-h114-no
... e vamos com calma!
FJRico
Rico Sousa
Rico Sousa
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por PBarros em Sex Fev 16 2018, 07:44

Manual de Circulação em Grupo 20070112

Encontrei à já algum tempo esta imagem, com algumas indicações que penso serem úteis para uma circulaçao em grupo ou até mesmo só em duo...

Cumprimentos.

________________________
Não é o destino que conta...são os trajetos.
Boas curvas.
PBarros
PBarros
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum