Buscar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Busca avançada

Pub
Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Tradicionais festejos do Forum Viajar de Moto em Alcobaça
por jmiguel954 Ontem à(s) 22:12

» VIAGEM A TARAMUNDI
por Swift Ontem à(s) 11:32

» Passeio a Toledo
por Carlospira Seg Set 17 2018, 18:01

» [Notícia] Fenati abandona motociclismo...
por Vitor Silva Ter Set 11 2018, 18:01

» TRAVELER´S EVENT
por Joao Luis Seg Set 10 2018, 10:49

» Tradicionais festejos do Forum Viajar de Moto em Alcochete
por carlosrosa Seg Set 10 2018, 09:54

» Alguma volta programada?
por Joao Luis Seg Set 10 2018, 00:08

» [Novidade] Agora o Motos & Destinos também no Topic'it
por Serzedo Dom Set 09 2018, 02:59

» O Caminho de Mota para a India
por Joao Luis Qua Set 05 2018, 20:45

» Aldeia da Pena e Estada do Portal do Inferno
por Carlos Balio Seg Set 03 2018, 13:39

» 2017 - Milão/Stelvio/Dolomitas/Liubliana/Verona
por António Gonçalves Qua Ago 29 2018, 23:06

» BMW CKLT Jantar das Terças Feiras By João Luis
por Joao Luis Qua Ago 29 2018, 15:52

» Passeando pela Arrábida
por Serzedo Dom Ago 12 2018, 00:11

» Passeio a Santiago de Compostela
por Elisio FJR Ter Ago 07 2018, 15:47

» Fui ver o Mar e a Serra
por Elisio FJR Ter Ago 07 2018, 15:27

» PASSEIO NA GALIZA
por Elisio FJR Ter Ago 07 2018, 15:16

» XASSOS 2018
por tdg-rui Sex Ago 03 2018, 10:15

» Rolls-Royce das motos
por tmr77 Qui Ago 02 2018, 16:25

» [Notícia] Dani Pedrosa termina carreira no final deste MotoGP
por Serzedo Qui Jul 12 2018, 17:17

» Route 66 Portuguesa, EN 2
por tmr77 Ter Jul 10 2018, 10:34

» Passeando pela raia
por Swift Seg Jul 09 2018, 15:00

» Suzuki V-Strom 650 XT - Avis, Estremoz
por Swift Seg Jul 09 2018, 14:58

» [Revista digital] Andar de Moto
por Serzedo Sex Jul 06 2018, 13:17

» Passeio pelo Douro
por Rambo Ter Jul 03 2018, 11:31

» Passeio até Lorvão
por Rambo Ter Jul 03 2018, 11:15

» Outono no Gerês
por tmr77 Ter Jul 03 2018, 10:13

» Deambulações pelo Norte
por tmr77 Ter Jul 03 2018, 10:04

» Picos da Europa Maio de 2018
por Carlos Balio Ter Jun 05 2018, 13:05

» MOTOCAMPING - Em Marvão e Castelo de Vide
por Espsanto Qui Maio 24 2018, 18:44

» Passeio á serra do Carvalho- ( Vila Nova de Poiares )
por Espsanto Qui Maio 24 2018, 17:52

» VII Aniversário Motos&Destinos, Castelo de Vide
por tmr77 Dom Maio 13 2018, 15:50

» Volta ao Mundo de Francisco Sande e Castro
por Espsanto Sab Maio 12 2018, 23:18

» [Notícia] Scooter integrada num carro...
por Serzedo Ter Maio 08 2018, 14:44

» [Notícia] Antigo pentacampeão mundial de motocrosse morre...
por Serzedo Seg Maio 07 2018, 17:18

» [MotoGP] Miguel Oliveira no MotoGP em 2019
por Serzedo Sex Maio 04 2018, 16:54

» [Evento] 24.ª Expomoto - 3 a 6 de Maio de 2018
por Rico Sousa Dom Abr 29 2018, 17:44

» [Moto2] Miguel Oliveira consegue 2.º pódio
por carlos lopes Dom Abr 29 2018, 12:41

» Atrelado q ocupa pouco espaço
por Serzedo Sex Abr 20 2018, 11:42

» [Aplicação] Waze tem modo para motociclos
por Serzedo Sex Abr 20 2018, 10:58

» [Aplicação] RISER, para motociclistas viajantes
por Serzedo Qui Abr 19 2018, 09:28

» A estrada mais longa. EN2
por Capt.Akimoto Qua Abr 18 2018, 14:32

» Melhor ferramente para planear rota - GPS
por k u p Seg Abr 16 2018, 17:13

» [Legislação] Tarifas das inspeções técnicas a veículos rodoviários
por Serzedo Seg Abr 16 2018, 15:19

» 603km
por Espsanto Qui Abr 12 2018, 23:31

» [Notícia] Em Espanha as motas têm dísticos ambientais...
por MotardFeio Qui Abr 12 2018, 08:52

Tempo
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal

Manual de Circulação em Grupo

Ir em baixo

Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jose M. Pereira em Dom Abr 29 2012, 22:17

Acho que esta matéria é pertinente, e cada vez mais nos passeios e não só Very Happy



Manual de Circulação em Grupo

A circulação em grupo, nomeadamente por grupos numerosos, nas condições que costumam ser realizadas, torna pertinente a elaboração dum conjunto de regras e recomendações destinadas a minimizar ou evitar acidentes, perdas, proporcionar uma melhor fluidez de circulação e tomada de consciência do impacto que tal acção acarreta.

1 Geral.

1.1 A circulação rege-se prioritariamente pelas leis gerais do país circulado e pelo Código da Estrada
1.2 A simpatia não é lei mas deve-se aplicar.
1.3 Deve seguir-se encostado a direita da via - ou à esquerda nos casos dos países de circulação pela esquerda.
1.4 Devem-se evitar ultrapassagens entre elementos do grupo.
1.5 Manter uma distancia do elemento precessor que permita parar ou desviar, sem consequências e em segurança no caso deste travar a fundo repentinamente.
1.6 Evitar fazer manobras bruscas ou intempestivas que possam não ser previstas pelos elementos sucessores e possam causar acidente.

1.7 A circulação em grupo poderá ser:
1.7.1 Livre. Quando seja indicado um destino determinado, ou no regresso após conclusão do passeio propriamente dito;
1.7.2 Condicionado. Quando seja fornecido indicação do percurso, nomeadamente, croqui, 'roadbook', cartografia ou dados digitais e/ou locais de encontro;
1.7.3 Em linha. Quando os elementos do grupo vão juntos, nomeadamente, quando existam elementos que não têm registos do percurso, dificuldades em o seguir isolados ou preferência por seguir em companhia e, podem utilizar-se três métodos:
1.7.3.1 À vista. Todos os elementos não devem perder de vista os seus sucessores.
1.7.3.2 Fixo. Cada elemento é responsável por não perder o sucessor.
1.7.3.3 Rotativo. O elemento que sucede o primeiro, pára, nos cruzamentos ou entroncamentos, significativos e/ou indicados pelo primeiro, indicando aos seguintes o caminho a seguir.
1.7.3.3.1 Rotativo ao último. Após todos passarem segue em último.
1.7.3.3.2 Rotativo ao penúltimo. Após chegar o último segue em penúltimo.
Nota:
Para haver fluidez de circulação não é necessário parar ou estar alguém em todos os cruzamentos ou entroncamentos, caso não se vejam elementos, em dado cruzamento ou bifurcação, poderá avançar, respeitando as seguintes prioridades:
1ª. Caminho principal.
2ª. Em igualdade de circunstâncias, em frente.
3ª. Em todos os outros casos e em situações dúbias ou confusas deve-se, sempre(!), esperar pelo sucessor ou por quem saiba seguramente para onde ir.

1.8 Deverão ser fornecidos locais de reencontro, centrais e bem definidos, para possibilitar aos elementos em circulação livre ou condicionado, extraviados ou atrasados, a junção ao grupo.
1.9 Nas partidas, deverá ser dada uma tolerância de 1/4 de hora. Podendo o elemento atrasado juntar-se ao grupo num dos pontos de reencontro.
1.10 Quando algum elemento deparar com alguma condição ou situação de perigo que possa não ser percebida pelos sucessores, deverá parar, anulá-la, sinalizá-la ou indicá-la a todos os sucessores.
1.11 Prestar ajuda e assistência aos outros elementos quando necessitados.
1.12 Apresentar-se equipado, em boa condição física e com o veículo em adequadas condições técnicas que proporcionem um desenrolar normal do passeio.
1.13 Não ultrapasse os seus limites nem os da máquina que conduz.
1.14 Respeitar as instruções e recomendações do guia e dos coadjuvantes.
1.15 Quando se perder do grupo volte ao último lugar onde viu o elemento precessor; se após algum tempo não aparecer alguém do grupo diriga-se para um ponto de reencontro ou contacte um assistente.

2 Estrada.

2.1 Ter uma condução defensiva prevendo e evitando as situações de perigo, especialmente em condições de tráfego intenso. Não enfrente um veículo de maior envergadura: perde-se sempre.
2.2 Deve-se circular a uma distancia do elemento precessor, que permita a entrada doutro veículo, entre os dois elementos, após ultrapassagem.
2.3 Se tiver que parar, faça-o de forma cuidadosa e visível e, se pretender que os outros elementos também parem, faça-o prioritariamente em parques ou locais onde caibam todos.

3. Pista.

3.1 Não circular fora dos trilhos ou caminhos.
3.2 Parar ou estacionar, prioritariamente nos locais apropriados, no caminho ou o mais junto a ele, sem molestar a natureza e sem prejudicar quem possa passar.
3.3 Respeitar as normas referentes a ambientes naturais e agrícolas, nomeadamente em zonas de protecção ambiental ou paisagística, não deixando lixo e evitando deixar marcas da sua presença.
3.4 Não lançar pontas de cigarro acesas - uma pequena chama pode provocar um enorme incêndio!
3.5 Dar prioridade a pessoas e animais.
3.6 Circular prioritariamente pela direita. Só o fazendo pela esquerda, excepcionalmente, para superar algum obstáculo, tendo em atenção outros veículos, que possam aparecer por detrás ou pela frente.
3.7 Se tiver que ultrapassar avise o da frente que o vai fazer.
3.8 Na aproximação duma curva sem visibilidade, modere a velocidade, particularmente numa via estreita. Lembre-se, que pode vir em sentido contrário, outro veículo, com a mesma ou maior velocidade!
3.9 Feche as cancelas que abrir. Normalmente elas não estão lá para o impedir de entrar mas para evitar que os animais de pasto saiam e se extraviem!
3.10 Ao passar junto de pessoas e animais faça-o com velocidade reduzida.
3.11 Evite levantar pó, especialmente junto de habitações ou pessoas.
3.12 Numa subida perigosa espere que o precessor faça a subida, para avançar.

4. Fora-de-pista.

4.1 Deve-se preferencialmente circular à vista.
4.2 Faça-o só qando tal for permitido e não houver alternativas viárias.
4.3 Não danifique a vegetação, respeite os animais e as culturas agrícolas.
4.4 Em zona dunar lembre-se que uma subida de duna suave pode esconder uma descida abrupta!
4.5 Evite deixar marcas da sua passagem.
4.6 Perturbe o menos possivel!

________________________
ABRAÇOS

José Manuel Pereira


The King is Dead... Long Live the King...


farao elephant

http://www.wix.com/bedamesh/jose-pereira

avatar
Jose M. Pereira
Zero à direita
Zero à direita


http://www.wix.com/bedamesh/josempereira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira em Dom Abr 29 2012, 22:18

Isso nao dá para mi tem muito para ler e decorar Laughing
avatar
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Luís Azevedo em Dom Abr 29 2012, 22:37

Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing
avatar
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira em Dom Abr 29 2012, 22:39

@Luís Azevedo escreveu:Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing

Laughing Laughing E não vamos atraz do Rui scratch Rir muito
avatar
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo em Dom Abr 29 2012, 23:00

Muito bom!! Fixe

"V"

________________________
Google+ | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
avatar
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


http://www.mototurismoadois.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Trophyvitor em Dom Abr 29 2012, 23:01

Epahhh Zé Manel..é preciso isso tudo para andar de mota em grupo?!?!? Já não quero andar com ninguém... Very Happy Very Happy Beber

Mas é giro que alguém publique e se interesse porque eu por acaso acho que existem coisas que são elementares mas para outras pessoas já não... Fixe

________________________
Já ronca!!!!
avatar
Trophyvitor
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rui em Dom Abr 29 2012, 23:56

+1 Zé. Excelente...

________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl

com4riding.blogspot.com

Andorra 1984

Férias Moto 1983
avatar
Rui
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://www.com4riding.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JP Gsa em Ter Maio 01 2012, 00:31

Mérito +1

JP Gsa
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jorge CBFista em Qua Maio 02 2012, 19:50

+1 Mérito para o José Fixe
avatar
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por rjvieira em Qua Maio 02 2012, 21:30

Algumas das regras já conhecia... outras são básicas... mas há sempre algumas (muitas) que não se conhecem... fiquei agora a conhece-las Very Happy

Obrigado pela partilha. Mérito

Um abraço.
avatar
rjvieira
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://ricardovieirafotos.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JAraujo em Seg Set 26 2016, 23:11

Tópico antiguinho, mas sempre pertinente Wink

Saliento a importância de circular sempre com atenção ao colega que vem atrás, nunca o perder de vista, principalmente nas intersecções/semáforos/... Em caso de não se ver o colega que vem atrás, deve-se abrandar ou parar. Assim, mesmo os colegas da frente, que também tendo atenção a quem sucede, acabarão por perceber se há atrasos nas intersecções, diferença de andamento / velocidade, necessidade de parar por alguma razão...

A circulação alternada / em zig zag também tem muitas vantagens, em termos de aumento da visibilidade e aumento da área de travagem disponível em caso de necessidade. Este tipo de condução também deverá ser adoptado sempre que possível.

Mais "sugerências"? Smile

V
avatar
JAraujo
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo em Qua Set 28 2016, 21:29

Circular em "Z", se o da frente circula perto do meio da faixa de rodagem, o anterior circula da parte mais encostada à berma. Fixe Essa é uma muito boa dica. Sim

"V"

________________________
Google+ | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
avatar
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


http://www.mototurismoadois.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rico Sousa em Dom Out 02 2016, 14:38

Sim, é em Z que se deve circular seja em duo ou em grupo maior pois deixa-nos maior margem de manobra/reacção mas ATT: quem circular junto à linha de separação das faixas de rodagem ñ o faça mto perto... isto principalmente nas estradas de só 1 faixa em cada sentido, por causa das ultrapassagens pelos "enlatados" e os q vem em sentido contrário.
E bons passeios.

________________________

... e vamos com calma!
FJRico
avatar
Rico Sousa
Zero à direita
Zero à direita


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por PBarros em Sex Fev 16 2018, 07:44



Encontrei à já algum tempo esta imagem, com algumas indicações que penso serem úteis para uma circulaçao em grupo ou até mesmo só em duo...

Cumprimentos.

________________________
Não é o destino que conta...são os trajetos.
Boas curvas.
avatar
PBarros
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum