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Mensagem por Zecacbr Qua Nov 14 2012, 21:57


Sou daqueles que moram a 150m do trabalho. Saio 10 minutos antes de casa, vou a pé e ainda tomo café pelo caminho! Já há muitos anos que não andava em Lisboa na hora de ponta.
Hoje dia de greve tive de acompanhar uns familiares a Lisboa, mais propriamente ao Instituto Gama Pinto. Para quem não sabe fica próximo da Rotunda do Marquês de Pombal!
Mau dia para se ter uma consulta. Demorei cerca de 1h30 para fazer um percurso que normalmente se faz em 10m.
No para arranca do transito, fiquei impressionado com a quantidade de veículos de duas rodas que serpenteavam as filas de transito.
Na zona do Saldanha tirei estas fotos!
De 14 de Novembro de 2012
De 14 de Novembro de 2012

É assim por todas as zonas por onde andei, dezenas de motos estacionadas por todo o lado!
A nova lei da carta trouxe um aumento de utilizadores de veículos de duas rodas. Antes, que me lembre, não era assim.
Várias questões me assolam.
Será que foi só hoje, dia de greve?
Haverá de facto um aumento dos utilizadores de veículos de duas rodas?
Se há, quais as motivações, necessidade, paixão ou razão?
Comigo é de certeza paixão!
Abraço e boas curvas!
Zecacbr
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Mensagem por Panzer Tank Qua Nov 14 2012, 22:43

Zecacbr,
É um facto da nova lei da carta, que permite conduzir motociclos até 125cc, veio trazer mais utilizadores e isso vê-se no numero de scooters que circulam na estrada nos dias de hoje.
No entanto há já muito tempo que o melhor meio de transporte para andar dentro de Lisboa e numa outra qualquer cidade é o motociclo.
Sem mais
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Mensagem por tdg-rui Qua Nov 14 2012, 23:25

Boas

Essa zona em particular tem sempre muitas motas

e sim, nota-se bem o aumento de motas em Lisboa .

Abraço

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Mensagem por Joao Luis Qui Nov 15 2012, 13:02

Realmente tambem noto um acrescimo forte de motas, sempre fui a favor da lei das 125, fantastico, porporciona que outros andem de mota sem terem de gastar mais dinheiro para andar
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Mensagem por Carlos Balio Qui Nov 15 2012, 14:04

E porque ficam muito bem, até o sector feminino tem aderido às duas rodas. Bem haja a lei das 125.
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Mensagem por Zecacbr Qui Nov 15 2012, 14:10

Carlos Balio escreveu:E para nosso bem, até o sector feminino tem aderido às duas rodas. Bem haja a lei das 125.

È verdade Carlos, também reparei, óbvio Laughing Até vi uma menina literalmente com os pés a roçar no chão.

Mas a minha questão mantem-se. Será que é só necessidade, face às vantagens?
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Mensagem por Carlos Balio Qui Nov 15 2012, 15:29

Zecacbr escreveu:
Carlos Balio escreveu:E para nosso bem, até o sector feminino tem aderido às duas rodas. Bem haja a lei das 125.

È verdade Carlos, também reparei, óbvio Laughing Até vi uma menina literalmente com os pés a roçar no chão.

Mas a minha questão mantem-se. Será que é só necessidade, face às vantagens?

Em alguns casos julgo que será a facilidade na deslocação mais rápida (cidades), e as vantagens de estacionamento e claro a economia.
Quanto à paixão, essa aparece com quem as utiliza, ao quererem dar o salto para cilindradas maiores.
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Mensagem por Elisio FJR Qui Nov 15 2012, 16:02

No meu caso é 100% razão provocada pela paixão!!!

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Mensagem por jmiguel954 Qui Nov 15 2012, 17:04

O problema é que cada vez há menos Motociclistas e mais gente que anda de moto.
Se andarem diariamente no trânsito de lisboa percebem a que me refiro.
Sem querer parecer indicado, a grande maioria desta nova classe de pessoas que se desloca de moto não têm noção daquilo que vão a fazer e só atrapalham ,a eles próprios e a quem quer passar por eles.

Com o passar dos anos tem-se visto cada vez menos resp
eito entre quem se desloca em 2 rodas, Já lá vai o tempo que se conversava no semáforo com a "moto" do lado.

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Mensagem por LoneRider Qui Nov 15 2012, 20:08

jmiguel954 escreveu:O problema é que cada vez há menos Motociclistas e mais gente que anda de moto.
Se andarem diariamente no trânsito de lisboa percebem a que me refiro.
Sem querer parecer indicado, a grande maioria desta nova classe de pessoas que se desloca de moto não têm noção daquilo que vão a fazer e só atrapalham ,a eles próprios e a quem quer passar por eles.

Com o passar dos anos tem-se visto cada vez menos resp
eito entre quem se desloca em 2 rodas, Já lá vai o tempo que se conversava no semáforo com a "moto" do lado.

Aquilo que acabas de referir, em termos de comportamentos, será a base do aumento que sinistralidade em duas rodas vai ter nos proximos anos!
Um boa parte dos que hoje vão ter 125, amanhã vão ter 1600 (porque não crescem de forma gradual) e o possivel suicida na estrada passará a ser o "motociclista" com idade media de 31 anos (numa amplitude de 25 a 35 anos) numa moto de grande cilindrada!
A confirmação disso mesmo reside na normativa Europeia que quer implementar a Categoria A2 com o objectivo de tornar a chegada ás maquinas potencialmente mortíferas (motos de grande cilindrada) de forma gradual! Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Imaginem que vais pagar isto tudo?

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Mensagem por Zecacbr Qui Nov 15 2012, 21:01

jmiguel954 escreveu:O problema é que cada vez há menos Motociclistas e mais gente que anda de moto.
Se andarem diariamente no trânsito de lisboa percebem a que me refiro.
Sem querer parecer indicado, a grande maioria desta nova classe de pessoas que se desloca de moto não têm noção daquilo que vão a fazer e só atrapalham ,a eles próprios e a quem quer passar por eles.

Com o passar dos anos tem-se visto cada vez menos resp
eito entre quem se desloca em 2 rodas, Já lá vai o tempo que se conversava no semáforo com a "moto" do lado.

É um exemplo claro de que a quantidade não é sinónimo de qualidade. Essa esperemos que venha mais tarde depois de refinada!
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Mensagem por Zecacbr Qui Nov 15 2012, 21:04

LoneRider escreveu:
jmiguel954 escreveu:O problema é que cada vez há menos Motociclistas e mais gente que anda de moto.
Se andarem diariamente no trânsito de lisboa percebem a que me refiro.
Sem querer parecer indicado, a grande maioria desta nova classe de pessoas que se desloca de moto não têm noção daquilo que vão a fazer e só atrapalham ,a eles próprios e a quem quer passar por eles.

Com o passar dos anos tem-se visto cada vez menos resp
eito entre quem se desloca em 2 rodas, Já lá vai o tempo que se conversava no semáforo com a "moto" do lado.

Aquilo que acabas de referir, em termos de comportamentos, será a base do aumento que sinistralidade em duas rodas vai ter nos proximos anos!
Um boa parte dos que hoje vão ter 125, amanhã vão ter 1600 (porque não crescem de forma gradual) e o possivel suicida na estrada passará a ser o "motociclista" com idade media de 31 anos (numa amplitude de 25 a 35 anos) numa moto de grande cilindrada!
A confirmação disso mesmo reside na normativa Europeia que quer implementar a Categoria A2 com o objectivo de tornar a chegada ás maquinas potencialmente mortíferas (motos de grande cilindrada) de forma gradual! Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Imaginem que vais pagar isto tudo?

Bem verdade Rui. Infelizmente tenho de concordar contigo. Meis cedo ou mais tarde vai apanhar o todo por uma parte. As próprias seguradoras já fazem sentir isso no preço dó prémio das 125!

Abraço
José Carlos
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Mensagem por rjvieira Qui Nov 15 2012, 22:13

Zecacbr escreveu:
LoneRider escreveu:
jmiguel954 escreveu:O problema é que cada vez há menos Motociclistas e mais gente que anda de moto.
Se andarem diariamente no trânsito de lisboa percebem a que me refiro.
Sem querer parecer indicado, a grande maioria desta nova classe de pessoas que se desloca de moto não têm noção daquilo que vão a fazer e só atrapalham ,a eles próprios e a quem quer passar por eles.

Com o passar dos anos tem-se visto cada vez menos resp
eito entre quem se desloca em 2 rodas, Já lá vai o tempo que se conversava no semáforo com a "moto" do lado.

Aquilo que acabas de referir, em termos de comportamentos, será a base do aumento que sinistralidade em duas rodas vai ter nos proximos anos!
Um boa parte dos que hoje vão ter 125, amanhã vão ter 1600 (porque não crescem de forma gradual) e o possivel suicida na estrada passará a ser o "motociclista" com idade media de 31 anos (numa amplitude de 25 a 35 anos) numa moto de grande cilindrada!
A confirmação disso mesmo reside na normativa Europeia que quer implementar a Categoria A2 com o objectivo de tornar a chegada ás maquinas potencialmente mortíferas (motos de grande cilindrada) de forma gradual! Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Imaginem que vais pagar isto tudo?

Bem verdade Rui. Infelizmente tenho de concordar contigo. Meis cedo ou mais tarde vai apanhar o todo por uma parte. As próprias seguradoras já fazem sentir isso no preço dó prémio das 125!

Abraço
José Carlos

Nestes aspectos tenho de discordar... isso tem tudo a ver com a pessoa e não a mota... eu comecei com um Hornet, uma 600 de 98cv... foi tudo menos gradual, se fosse gradual ainda ia na cb500...

Por vezes o que as pessoas chamam de gradual eu por vezes vejo como excesso de confiança... eu conheci quem andou de 50 depois foi para uma Varadero 125, depois uma cb500, depois uma hornet e depois uma gsx-r 1000, ao fim de uma semana tinha a mota desfeita por uma redução exagerada, isto por não dar tempo de conhecer o veículo e achar que era igual à Hornet.

Só acho exagero se alguém começar logo numa mota extremamente bruta...

Um abraço.

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Mensagem por carlosferreira Sáb Nov 17 2012, 15:34

Maior parte é por necessidade , pelo o aumento do petróleo e dos transportes públicos , a carta de 125cc veio ajudar em muito em novas aquisições tanto que no mercado das 125cc ouve um disparo bruto nas vendas . A paixão sertamente vira depois com o passar do tempo , onde já se pensa tirar a carta e mudar de cavalo Smile

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Mensagem por Serzedo Sáb Nov 17 2012, 19:15

Eu comprei mota por gostar, mas aliei ao facto de ter MUITA necessidade de poupar combustível e os modelos que escolhi foi para não serem um fardo na carteira!!

Quanto à subida gradual, acho que é mais a cabeça do que a mota que causará os problemas... falo por mim, nunca tinha conduzido mota, tirei a carta numa CB500 e comprei uma 600cv com perto de 100cv (a Thundercat). O excesso de confiança com que eu vejo alguns, isso é que é o verdadeiro problema.

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Mensagem por rjvieira Sáb Nov 17 2012, 22:16

Eu acho que deve haver um pouco de tudo em relação à escolha de uma 125cc...

Conheço quem comprasse por uma questão de poupar no combustível... conheço quem ande para poupar tempo seja no trânsito ou a estacionar... e conheço quem começou porque gosta de motas, mas, o preço da carta, do selo, dos pneus, combustível etc, o impediu de comprar uma mota "grande"

Deve haver de tudo...

Inicialmente não era a favor desta nova lei, por uma questão de não terem tido aulas... mas ao fim ao cabo aprendemos mais com outras pessoas que andam diariamente de mota do que com instrutores que nunca colocaram o cú numa mota e nos ensinam muitas coisas ao contrário... a mim ensinaram-me que o travão principal era o de trás... muitos sustos apanhei à custa dessa teoria... aprendi mais com pessoas como vocês do que na escola.

A verdade é que na cidade as vantagens de ter mota são muitas. Tirando ir às compras Very Happy

Um abraço.

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Mensagem por carlosferreira Dom Nov 18 2012, 19:55

Ir ás compras ainda tem mais vantagem , sempre se compra pouco lol!

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Mensagem por smonteiro Dom Nov 18 2012, 21:59

No meu caso foi uma compra de razão movido pela paixão. Necessidade apenas "fisiológica".
Também tenho a opinião que não há "motas grandes" mas sim cabeças pequenas. Um acidente qualquer um de nós pode ter, mas quantas vezes passam por nós certos artistas, que pensamos imediatamente: "Depois as motas são perigosas..."

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Mensagem por Joao Luis Dom Nov 18 2012, 22:06

rjvieira escreveu:

Inicialmente não era a favor desta nova lei, por uma questão de não terem tido aulas...

Deixa la que quem, como eu, tirou a carta numa BMW 250 Velha e cheia de folgas tambem não estava muito melhor preparado para pegar numa qualquer mota, é que dantes para comprares a mota que quisesses apenas necessitavas de ter dinheiro Laughing Laughing Laughing
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