Procurar
Entrar
Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minhopor parchao Hoje à(s) 07:14
» Normandia
por Cesar Filipe Ontem à(s) 12:32
» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07
» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52
» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24
» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56
» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52
» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56
» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31
» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14
» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58
» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42
» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40
» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31
» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38
» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39
» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35
» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42
» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43
» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17
» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15
» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32
» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08
» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43
» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53
» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40
» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38
» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03
» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51
» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49
» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08
» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03
» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22
» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23
» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35
» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27
» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45
» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13
» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52
» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51
» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25
» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23
» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13
» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14
» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21
Doação por Paypal
XT ... Edventure
+5
mistralV104
Elisio FJR
Carlos Balio
Rui
Vadio da XT
9 participantes
Página 1 de 1
XT ... Edventure
Um modelo Versátil como poucas,
sóbria e eficiente, ao alcance de todas as carteiras...
Tem origem numa evolução que teve inicio em 1976,
sem nunca ter perdido a magia da sua origem, apostando numa simplicidade mecânica e estética, com o um carácter duradouro...
- o seu preço sem concorrência,
- a facilidade de utilização em todas as circunstancias,
- a boa aptidão e agilidade para andar em fora de estrada,
- mais a sua simples manutenção, com uma incrível fiabilidade...
são os seus grandes trunfos,
onde toda a atenção do motociclista está centrada na condução e prazer de rolar sem luzinhas e mariquices para nos distrair...
Com uma posição de condução pratica, um guiador com a medida exacta, e sobretudo a facilidade em que se mete os pés no chão, impondo uma maneabilidade em todas as circunstancias...
Tem um bom escalonamento da caixa de velocidades, com uma travagem boa em qualquer situação (nunca sendo mordaz);
As suas suspensões absorvem na perfeição todas as irregularidades, e mantendo o conforto... sem nunca ser saltitante no mau piso, o que facilita consideravelmente qualquer manobra de aceleração ou travagem...
O seu motor é conhecido pela sua progressividade...
É sempre linear na subida de rotação e sem picos de potencia,
Sobe sempre de rotação e pronto... mas sobe !!
- Com nota máxima em cidade...
- Eficaz em estradas sinuosas...
- Suave em fora de estrada...
- Polivalente, equilibrada e simples...
- É simplesmente uma Companheira para todas as lutas !!
Assim que poder posto umas fotos e uns vídeos da Maquina
sóbria e eficiente, ao alcance de todas as carteiras...
Tem origem numa evolução que teve inicio em 1976,
sem nunca ter perdido a magia da sua origem, apostando numa simplicidade mecânica e estética, com o um carácter duradouro...
- o seu preço sem concorrência,
- a facilidade de utilização em todas as circunstancias,
- a boa aptidão e agilidade para andar em fora de estrada,
- mais a sua simples manutenção, com uma incrível fiabilidade...
são os seus grandes trunfos,
onde toda a atenção do motociclista está centrada na condução e prazer de rolar sem luzinhas e mariquices para nos distrair...
Com uma posição de condução pratica, um guiador com a medida exacta, e sobretudo a facilidade em que se mete os pés no chão, impondo uma maneabilidade em todas as circunstancias...
Tem um bom escalonamento da caixa de velocidades, com uma travagem boa em qualquer situação (nunca sendo mordaz);
As suas suspensões absorvem na perfeição todas as irregularidades, e mantendo o conforto... sem nunca ser saltitante no mau piso, o que facilita consideravelmente qualquer manobra de aceleração ou travagem...
O seu motor é conhecido pela sua progressividade...
É sempre linear na subida de rotação e sem picos de potencia,
Sobe sempre de rotação e pronto... mas sobe !!
- Com nota máxima em cidade...
- Eficaz em estradas sinuosas...
- Suave em fora de estrada...
- Polivalente, equilibrada e simples...
- É simplesmente uma Companheira para todas as lutas !!
Assim que poder posto umas fotos e uns vídeos da Maquina
Re: XT ... Edventure
Grande má quina essa. Parabéns Edgar.
________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman
https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl
com4riding.blogspot.com
Andorra 1984
Férias Moto 1983
Re: XT ... Edventure
Pelas crónicas que tens postado e pelos vídeos, comprova-se que é uma grande máquina, sempre pronta a enfrentar qualquer desafio...
Gostei daquela parte das luzinhas e mariquices , mas tens muita razão, na minha modesta opinião hoje as motos têm mariquices a mais que por vezes dão boas dores de cabeça e rombos na carteira...
Parabéns pela descrição da qualidade da máquina.
Gostei daquela parte das luzinhas e mariquices , mas tens muita razão, na minha modesta opinião hoje as motos têm mariquices a mais que por vezes dão boas dores de cabeça e rombos na carteira...
Parabéns pela descrição da qualidade da máquina.
Carlos Balio- Já sai à rua a conduzir.
Re: XT ... Edventure
mas como adivinharam que era a minha XT
Mas adiante... e Obrigada primeiro que nada...
Já agora, este topico vai servir para apresentar oficialmente a minha "Menina",
que tantas alegrias me tem dado...
e como tal merece um tópico feito por mim...
(se merece ser lido... isso é outra questão )
Fui buscar a minha "Menina" novinha em folha...
e vinha desmontada dentro duma caixa...
...e a historia de querer a Mota ainda dentro da caixa, foi uma exigência minha,
visto que só fazia negocio com o stand se fosse eu o primeiro a abrir a caixa
Eles devem ter pensado que eu era maluco... (problema que sou alheio)
Ainda me lembro... de alguem me dizer:
- "olhe.. vá ali ao balcão para carimbar o livro da garantia..."
e de eu responder:
- "qual garantia ?? eu não preciso disso obrigada..."
e assim foi... pois sabia o que estava a comprar
AGORA devem estar vocês a pensar : "este gajo não bate bem da bola!"
(pois... mas é algo que não deve ter melhoras )
(continua)
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
MAS Porquê XT 600 Edventure ??
Bom... é uma XT 600E
mas como ela gosta de "Aventura", e porque tem uns kit´s extras para se fazer à vida...
foi promovida a "Edventure"
e é uma Maquina com alma... que não se nega a nada...
sempre pronta para qualquer desafio...
(continua)
Bom... é uma XT 600E
mas como ela gosta de "Aventura", e porque tem uns kit´s extras para se fazer à vida...
foi promovida a "Edventure"
e é uma Maquina com alma... que não se nega a nada...
sempre pronta para qualquer desafio...
(continua)
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
Só existem motos perfeitas quando estamos apaixonados!!!
Óbvio que o olhar do Vadio pertence à XT600E
Se fosse por uma gaja eu dizia logo, mais um que está fodi...dinho, assim dou-lhe os parabéns!!!
Mais 1 M
Óbvio que o olhar do Vadio pertence à XT600E
Se fosse por uma gaja eu dizia logo, mais um que está fodi...dinho, assim dou-lhe os parabéns!!!
Mais 1 M
________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR- Já sai à rua a conduzir.
Re: XT ... Edventure
Vadio da XT escreveu:
mas como adivinharam que era a minha XT
Mas adiante... e Obrigada primeiro que nada...
Já agora, este topico vai servir para apresentar oficialmente a minha "Menina",
que tantas alegrias me tem dado...
e como tal merece um tópico feito por mim...
(se merece ser lido... isso é outra questão )
Fui buscar a minha "Menina" novinha em folha...
e vinha desmontada dentro duma caixa...
...e a historia de querer a Mota ainda dentro da caixa, foi uma exigência minha,
visto que só fazia negocio com o stand se fosse eu o primeiro a abrir a caixa
Eles devem ter pensado que eu era maluco... (problema que sou alheio)
Ainda me lembro... de alguem me dizer:
- "olhe.. vá ali ao balcão para carimbar o livro da garantia..."
e de eu responder:
- "qual garantia ?? eu não preciso disso obrigada..."
e assim foi... pois sabia o que estava a comprar
AGORA devem estar vocês a pensar : "este gajo não bate bem da bola!"
(pois... mas é algo que não deve ter melhoras )
(continua)
mistralV104- Zero à direita
Re: XT ... Edventure
Ainda vais contribuir para alguem adquirir uma XT
Carlos Balio- Já sai à rua a conduzir.
Re: XT ... Edventure
O primeiro a abrir uma caixa apenas segue o que a fechou por último...
Mas é verdade que esse brinquedo transforma qualquer caixa num objecto especial.
Mas é verdade que esse brinquedo transforma qualquer caixa num objecto especial.
Última edição por Luís Azevedo em Qui Dez 12 2013, 22:03, editado 1 vez(es)
Luís Azevedo- Ainda é motorato!
Re: XT ... Edventure
Obrigado
tenho que continuar com o tópico... Mas tem me faltado o tempo...
Pois o objectivo é fazer um apanhado dos extras que usamos para "viajar"
como construímos, ou damos vida a esses extras...
Tipo um diário de bordo...
OBR
tenho que continuar com o tópico... Mas tem me faltado o tempo...
Pois o objectivo é fazer um apanhado dos extras que usamos para "viajar"
como construímos, ou damos vida a esses extras...
Tipo um diário de bordo...
OBR
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
A experiência de cada um, pode ser ganha a sua custa da tentativa e erro, ou de dicas que vai lendo e ouvindo...
E espero contribuir também para isso...
Há uns que têm mais experiência que outros, e alguns desses outros, não têm experiência nenhuma...
MAS já dizia o meu Pai:
Quem tem unhas toca viola... e quem não tem unhas também toca, mas escavaca a cabeça dos dedos!!
por isso com extras ou sem extras... com grandes orçamentos ou sem orçamentos...
Esta quase sempre tudo em aberto...
O primeiro extra que fiz foi um suporte
Foi feito e estudado com o objectivo de ser funcional, sem grandes bonitezas
Queríamos algo realmente funcional... que pudesse dar-nos espaço de manobra para "N" coisas
Tudo começou com um pedaço de arame...
com o arame fizemos um molde
(as fotos não são grande espingarda, porque a maquina peligrafica tinha ido para o galheiro)
Depois com um pouco varão de aço e a ajuda duma ferramenta de virar tubos
transportei as medidas do molde para o varão...
e depois de mais uns cortes... e sem maquina de soldar e sem saber soldar...
consegui fazer isto, depois de algum treino com uns bocados de ferro, com uma maquina emprestada,
Tive em conta que o suporte teria que ficar a uma distancia considerável do banco
e que fosse também uma protecção da luz e traseira, tipo para choques...
(se eu me descuidar a andar de macha a trás com a mota, o que bate é o suporte)
(continua)
E espero contribuir também para isso...
Há uns que têm mais experiência que outros, e alguns desses outros, não têm experiência nenhuma...
MAS já dizia o meu Pai:
Quem tem unhas toca viola... e quem não tem unhas também toca, mas escavaca a cabeça dos dedos!!
por isso com extras ou sem extras... com grandes orçamentos ou sem orçamentos...
Esta quase sempre tudo em aberto...
O primeiro extra que fiz foi um suporte
Foi feito e estudado com o objectivo de ser funcional, sem grandes bonitezas
Queríamos algo realmente funcional... que pudesse dar-nos espaço de manobra para "N" coisas
Tudo começou com um pedaço de arame...
com o arame fizemos um molde
(as fotos não são grande espingarda, porque a maquina peligrafica tinha ido para o galheiro)
Depois com um pouco varão de aço e a ajuda duma ferramenta de virar tubos
transportei as medidas do molde para o varão...
e depois de mais uns cortes... e sem maquina de soldar e sem saber soldar...
consegui fazer isto, depois de algum treino com uns bocados de ferro, com uma maquina emprestada,
Tive em conta que o suporte teria que ficar a uma distancia considerável do banco
e que fosse também uma protecção da luz e traseira, tipo para choques...
(se eu me descuidar a andar de macha a trás com a mota, o que bate é o suporte)
(continua)
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
A fixação do suporte à Mota é a parte mais importante
não queríamos um gigante com pés de barro
- a fixação teria que ter base suficiente para cargas pesadas e para servir de pega para puxar ou empurrar a Mota,
- a juntar a isto, queríamos algo que pudesse ser casado com outro suporte lateral,
- e que permitisse aos piscas serem incorporados no suporte, para poder adaptar malas laterais,
- ainda teria que ser tudo facilmente desmontado, para facilitar o acesso ao rectificador e CDI que está por debaixo do plástico.
a solução encontrada começou a ganhar vida...
As pegas do pendura podem suportar mais de 100kg
e a fixação dos piscas são uma das zonas mais solidas da traseira...
com mais um pouco de trabalho, a coisa começa a parecer-se com um suporte
Depois foi só pintar o Porta Couves...
o porta couves, foi construído com todos os requisitos que exigimos inicialmente
os piscas podiam ser colocados naquele furo rasgado
e o suporte poderia ser rapidamente retirado devido ao fixação tipo forquilha
a resistência ultrapassou as nossas expectativas
Como o suporte tem vários pontos roscados, é possível adaptar-lhe "N" coisas
Base de um top case, por exemplo:
distribuir a carga lateralmente, e etc etc:
e foi assim...
que nasceu a TUGATECH
não queríamos um gigante com pés de barro
- a fixação teria que ter base suficiente para cargas pesadas e para servir de pega para puxar ou empurrar a Mota,
- a juntar a isto, queríamos algo que pudesse ser casado com outro suporte lateral,
- e que permitisse aos piscas serem incorporados no suporte, para poder adaptar malas laterais,
- ainda teria que ser tudo facilmente desmontado, para facilitar o acesso ao rectificador e CDI que está por debaixo do plástico.
a solução encontrada começou a ganhar vida...
As pegas do pendura podem suportar mais de 100kg
e a fixação dos piscas são uma das zonas mais solidas da traseira...
com mais um pouco de trabalho, a coisa começa a parecer-se com um suporte
Depois foi só pintar o Porta Couves...
o porta couves, foi construído com todos os requisitos que exigimos inicialmente
os piscas podiam ser colocados naquele furo rasgado
e o suporte poderia ser rapidamente retirado devido ao fixação tipo forquilha
a resistência ultrapassou as nossas expectativas
Como o suporte tem vários pontos roscados, é possível adaptar-lhe "N" coisas
Base de um top case, por exemplo:
distribuir a carga lateralmente, e etc etc:
e foi assim...
que nasceu a TUGATECH
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
OBR
O Porta Couves foi uma aposta ganha...
Mas transportar a carga acima do nível do banco, torna o centro de gravidade da Mota muito alto...
Tinha-mos que contornar essa situação... e foi o que fizemos
Iríamos criar condições para baixar o centro de gravidade da carga...
E desta vez iríamos iniciar um projecto ainda mais ambicioso...
e tivemos que recorrer a novas ferramentas
2ª feira ou 3ª completamos esta parte...
(continua)
O Porta Couves foi uma aposta ganha...
Mas transportar a carga acima do nível do banco, torna o centro de gravidade da Mota muito alto...
Tinha-mos que contornar essa situação... e foi o que fizemos
Iríamos criar condições para baixar o centro de gravidade da carga...
E desta vez iríamos iniciar um projecto ainda mais ambicioso...
e tivemos que recorrer a novas ferramentas
2ª feira ou 3ª completamos esta parte...
(continua)
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
Pois... a coisa atrasou-se uns dias...
Depois de fazer uns kms sempre com as malas acima do nível no banco,
resolvi fazer um suporte que vai permitir por a coisa noutro nível
e funcionam como crash bars na traseira, e ainda para servir de apoio para puxar e levantar a "menina"
A ideia e estrutura foi tirada do suporte fabricado pela Touratech,
que na minha opinião está uns furinhos acima, dos suportes feitos por outras marcas...
O suporte da Touratech é feito com tubo de 18mm com 2mm de parede, o que confere uma grande resistência, e também é seguro em caso de queda ou acidente, porque é feito de tubo redondo.
Depois de alguns testes a resistência a vários tipos de material...
escolhi fazer em barra de 20mm por 5mm, porque não tenho ferramentas para trabalhar em tubo...
Comprei 6 Metros de Barra de 20mm por 5mm que me custou 7€
As dimensões escolhidas para os suportes foram de 350 X 250 mm
Para dobrar e moldar a barra utilizei uma panela de pressão, um grampo e muita engenharia.
Descobri uma coisa que a Bimby não faz, (Bimby 0-1 Panela)
e há que dar mérito à panela de pressão, pois foi uma ferramenta fantástica,
as medidas são 35cm X 25cm, e as curvas tem um raio de 12,5cm
e parecem ser o ideal para o que der e vier...
A panela depois de fazer aquelas curvas todas, voltou ao seu trabalho habitual,
e fez uma canja de galinha impecável...
Montei a minha oficina de campanha...
Uma vista aérea da oficina
(continua)
Depois de fazer uns kms sempre com as malas acima do nível no banco,
resolvi fazer um suporte que vai permitir por a coisa noutro nível
e funcionam como crash bars na traseira, e ainda para servir de apoio para puxar e levantar a "menina"
A ideia e estrutura foi tirada do suporte fabricado pela Touratech,
que na minha opinião está uns furinhos acima, dos suportes feitos por outras marcas...
O suporte da Touratech é feito com tubo de 18mm com 2mm de parede, o que confere uma grande resistência, e também é seguro em caso de queda ou acidente, porque é feito de tubo redondo.
Depois de alguns testes a resistência a vários tipos de material...
escolhi fazer em barra de 20mm por 5mm, porque não tenho ferramentas para trabalhar em tubo...
Comprei 6 Metros de Barra de 20mm por 5mm que me custou 7€
As dimensões escolhidas para os suportes foram de 350 X 250 mm
Para dobrar e moldar a barra utilizei uma panela de pressão, um grampo e muita engenharia.
Descobri uma coisa que a Bimby não faz, (Bimby 0-1 Panela)
e há que dar mérito à panela de pressão, pois foi uma ferramenta fantástica,
as medidas são 35cm X 25cm, e as curvas tem um raio de 12,5cm
e parecem ser o ideal para o que der e vier...
A panela depois de fazer aquelas curvas todas, voltou ao seu trabalho habitual,
e fez uma canja de galinha impecável...
Montei a minha oficina de campanha...
Uma vista aérea da oficina
(continua)
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
Ó Edgar, tu não desistas!
Tu continua que o pessoal esta a gostar, ok!?
Tu continua que o pessoal esta a gostar, ok!?
________________________
ENDLESS ROAD
Re: XT ... Edventure
LoneRider escreveu:Ó Edgar, tu não desistas!
Tu continua que o pessoal esta a gostar, ok!?
Vamos lá então por isto a andar
Com o resto da barra, fiz os 4 apoios para cada lado:
1 - ao quadro da Mota
2 - ao suporte "Porta Couves"
3 - à peseira
4 - e de um lado para o outro
1 - este ponto de fixação aliado ao ponto de fixação 2, vai suportar pesos e forças muito grandes...
É feito de com um tubo de aço de 10mm com um varão roscado M8 no seu interior
Nas pontas fixam com duas porcas frenadas, dois pedaços de barra furada...
Depois é encaixado neste local, tudo sem folgas...
Embora não mostre na imagem, entre o apoio e o quadro da Mota, leva uma borracha (tipo mangueira) para amortecer e não ficar ferro com ferro...
2 - Este ponto de fixação, utiliza os suportes dos piscas...
basicamente é uma fixação igual à que utilizei no "Porta Couves"
infelizmente esqueci-me de fotografar esta fixação...
3 - é a mais simples...
e está na diagonal, ou seja, do interior do quadro para o exterior, fazendo com que a barra aguente mais peso e não deixe os suportes vergarem para dentro...
4 - é a fixação que liga o lado direito com o esquerdo...
ou seja a carga do lado direito faz força sobre o lado esquerdo e vise versa...
Inicialmente eu era para substituir os parafusos por soldaduras...
com soldaduras iria ficar tudo mais discreto e "limpo à vista",
mas depois reparei que com parafusos era mais fácil desmonta-lo ou monta-lo,
e se por azar o entorta-se numa queda, poderia ser reparado por zonas...
O próximo passo seria a pintura...
Usamos uma técnica muito complexa para pintar o suporte, hehehe
E depois de um dia de secagem, foi só unir as partes...
Usamos uns parafusos de inox sextavados interior, que têm uma cabeça redonda e com apenas o comprimento necessário, as porcas escolhidas são frenadas...
O conjunto ficou sem sombra de duvidas muito robusto...
Temos dado a este extra varias utilidades...
Deste o transporte das malas, sacos diversos, e até uma saca de batata...
O custo deste suporte ficou em 7€, visto que os parafusos e porcas foram doados, e a tinta usada era um resto de outro extra....
Ferramenta usada:
- uma panela de pressão
- um grampo
- uma chave inglesa
- um berbequim c/ uma broca de 8,5mm
- uma rectificadora c/ disco de corte e outro de lixa
- uma fita métrica / esquadro
- um lápis ("oferecido" pelo IKEA)
Foi uma aposta ganha...
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
Ó Edgar não me leves a mal, não é por a baixo o teu trabalho....
Aliás, sem sombra de dúvida, esta muito bem feito, ok!!
Mas o que mais me impressiona é a secção das peças, que estão estudadas para aguentar toneladas de peso! Eheheh
Aí no aros onde vão as malas (muito practicas por sinal) podiam perfeitamente ser feitas de 15mm por 3mm, terias a mesma resistência, com menos peso e um efeito estético menos agressivo.
Por outro lado, e isso é algo que podes ainda fazer e ganhas regidez com isso, é soldar as porcas aos aros, facilitando a sua desmontagem e evitando que as perdesses no caso de...
Continua, que o único que queremos é construir, ok?
Aliás, sem sombra de dúvida, esta muito bem feito, ok!!
Mas o que mais me impressiona é a secção das peças, que estão estudadas para aguentar toneladas de peso! Eheheh
Aí no aros onde vão as malas (muito practicas por sinal) podiam perfeitamente ser feitas de 15mm por 3mm, terias a mesma resistência, com menos peso e um efeito estético menos agressivo.
Por outro lado, e isso é algo que podes ainda fazer e ganhas regidez com isso, é soldar as porcas aos aros, facilitando a sua desmontagem e evitando que as perdesses no caso de...
Continua, que o único que queremos é construir, ok?
________________________
ENDLESS ROAD
Re: XT ... Edventure
LoneRider escreveu:... ...
15mm por 3mm, terias a mesma resistência, com menos peso e um efeito estético menos agressivo.
... ...
sim, sim...
Mas visualmente é mais discreto que um suporte de tubo
normalmente os suportes de tubo são de 18mm ou de 20mm
o que me preocupa é
se numa queda eu ficar entalado entre o suporte e algo, quanto mais fina for a barra, maior é golpe que vai infringir...
entretanto um Amigo meu fez um suporte em tubo
e disse-me: Pagas 20€ para a gente comprar o tubo e pagar a dobragem, e o resto deixas comigo...
MAS eu olhei para o meu suporte... agradeci-lhe... mas não quis ...
porque o meu era meu, e tinha já a sua historia
ABR
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
Excelente parabéns, também sou um pouco assim quando não tenho uma ferramenta adequada para um determinado serviço e tem que ser feito na altura vejo logo o que me pode desenrascar como por exemplo uma panela de pressão...hehehe Excelente. Mais uma vez parabéns
leceiro- Zero à esquerda
Re: XT ... Edventure
OBR
Bom...
e continuando com isto...
A minha "paixão" pela XT vai muito longe, e talvez influencie a minha opinião sobre a maquina,
porque já fizemos Equipa "à nossa maneira" muitas e muitas vezes, sempre com finais felizes
Por isso fica aqui um video com uma espécie de opinião
mas isenta da tal paixão...
Bom...
e continuando com isto...
A minha "paixão" pela XT vai muito longe, e talvez influencie a minha opinião sobre a maquina,
porque já fizemos Equipa "à nossa maneira" muitas e muitas vezes, sempre com finais felizes
Por isso fica aqui um video com uma espécie de opinião
mas isenta da tal paixão...
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Re: XT ... Edventure
Excelente Edgar, é mesmo disto que gosto...
Vai partilhando estas bricolages que só enriquece este forum.
Obrigado e toma lá
Vai partilhando estas bricolages que só enriquece este forum.
Obrigado e toma lá
Carlos Balio- Já sai à rua a conduzir.
Re: XT ... Edventure
OBR
A coisa não ficou por aqui...
e depois do porta couves nunca mais paramos de construir e tentar desenvolver esta ou aquela ideia...
e chegou a vez de Instalar Piscas de Emergência
Fonte original do Topico
Fui googlar por uma solução para instalar um interruptor para os 4 piscas,
...as soluções que encontrei na net, passavam pela montagem dum 2º relé e de um interruptor duplo...
MAS, nasceu uma solução muito mais simples depois de compreender como funciona o relé dos piscas...
O relé dos piscas, é um relé temporizado com um condensador...
e consoante os "Watts" que as lâmpadas consomem, e o intervalo das piscadelas...
ou seja,
todos já devemos ter reparado, que quando uma lâmpada dos piscas se funde, o intervalo entre piscadelas fica muito rápido...
A informação que vem escrita no relé, é "facil" compreensão,
12,8V é a sua voltagem de trabalho
85 c/m em circunstancias normais pisca 85 ciclos por minuto
T/S (21 , 23 , 27) Wx2 está preparado para fazer piscar lâmpadas em par de 21/23 e 27 Watt
H/W 21W MAX4BULBS é a informação que procurávamos...
diz-nos que pode funcionar com 4 lâmpadas de 21W
Como o relé pode fazer piscar as 4 lâmpadas em simultâneo,
bastávamos encontrar uma forma de ligar o lado esquerdo ao lado direito...
e para conseguir isso, montamos um interruptor entre os fios que vão à lâmpada do tablier
Com esse interruptor na posição "ON" sempre que ligarmos tanto o pisca direito como o esquerdo, vai fazer piscar os 4 piscas...
Se o interruptor estiver na posição "OFF" o circuito funciona normalmente...
nas imagens em baixo temos o circuito original...
e o circuito que permite activar os piscas de emergência, com a alteração feita a verde...
Agora podemos passar à parte pratica...
Queríamos algo simples, barato, duradouro, de fácil montagem e desmontagem...
(Simples) mais simples que isto, só comprado já feito... hehehe
(Barato) encontramos um interruptor usado e em óptimo estado, um pouco de fio preto, uma braçadeira de serrilha e duas junções auto...
(Duradouro) o interruptor foi isolado com fita vulcanizada, e passou no teste da agua... hehehe
(fácil montagem e desmontagem) seria fixo com uma braçadeira de serrilha, e os fios ligados com ligadores que não necessita de cortar ou descarnar fios...
Foto do material necessário
Para sabermos qual os fios onde ligar, basta seguir os fios da lâmpada verde sinalizadora dos piscas.
É o fio castanho escuro e o verde escuro (neste caso... ou para este modelo de Mota)
Montamos os ligadores...
e montamos o interruptor, num local acessível...
Resultado Final:
A coisa não ficou por aqui...
e depois do porta couves nunca mais paramos de construir e tentar desenvolver esta ou aquela ideia...
e chegou a vez de Instalar Piscas de Emergência
Fonte original do Topico
Fui googlar por uma solução para instalar um interruptor para os 4 piscas,
...as soluções que encontrei na net, passavam pela montagem dum 2º relé e de um interruptor duplo...
MAS, nasceu uma solução muito mais simples depois de compreender como funciona o relé dos piscas...
O relé dos piscas, é um relé temporizado com um condensador...
e consoante os "Watts" que as lâmpadas consomem, e o intervalo das piscadelas...
ou seja,
todos já devemos ter reparado, que quando uma lâmpada dos piscas se funde, o intervalo entre piscadelas fica muito rápido...
A informação que vem escrita no relé, é "facil" compreensão,
12,8V é a sua voltagem de trabalho
85 c/m em circunstancias normais pisca 85 ciclos por minuto
T/S (21 , 23 , 27) Wx2 está preparado para fazer piscar lâmpadas em par de 21/23 e 27 Watt
H/W 21W MAX4BULBS é a informação que procurávamos...
diz-nos que pode funcionar com 4 lâmpadas de 21W
Como o relé pode fazer piscar as 4 lâmpadas em simultâneo,
bastávamos encontrar uma forma de ligar o lado esquerdo ao lado direito...
e para conseguir isso, montamos um interruptor entre os fios que vão à lâmpada do tablier
Com esse interruptor na posição "ON" sempre que ligarmos tanto o pisca direito como o esquerdo, vai fazer piscar os 4 piscas...
Se o interruptor estiver na posição "OFF" o circuito funciona normalmente...
nas imagens em baixo temos o circuito original...
e o circuito que permite activar os piscas de emergência, com a alteração feita a verde...
Agora podemos passar à parte pratica...
Queríamos algo simples, barato, duradouro, de fácil montagem e desmontagem...
(Simples) mais simples que isto, só comprado já feito... hehehe
(Barato) encontramos um interruptor usado e em óptimo estado, um pouco de fio preto, uma braçadeira de serrilha e duas junções auto...
(Duradouro) o interruptor foi isolado com fita vulcanizada, e passou no teste da agua... hehehe
(fácil montagem e desmontagem) seria fixo com uma braçadeira de serrilha, e os fios ligados com ligadores que não necessita de cortar ou descarnar fios...
Foto do material necessário
Para sabermos qual os fios onde ligar, basta seguir os fios da lâmpada verde sinalizadora dos piscas.
É o fio castanho escuro e o verde escuro (neste caso... ou para este modelo de Mota)
Montamos os ligadores...
e montamos o interruptor, num local acessível...
Resultado Final:
Produto Certificado pela Tugatech, Lda
Fonte original do Topico
Fonte original do Topico
________________________
Vlog: Vadio da XT
XT 600 Edventure (Edition para Vadios)
(Edgar)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|