Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Ontem à(s) 07:14

» Normandia
por Cesar Filipe Qui Abr 25 2024, 12:32

» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07

» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

Tempo
Manual de Circulação em Grupo Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
Manual de Circulação em Grupo Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
Manual de Circulação em Grupo Pixel

Manual de Circulação em Grupo

+8
Jorge CBFista
JP Gsa
Rui
Trophyvitor
Serzedo
Luís Azevedo
carlosferreira
Jose M. Pereira
12 participantes

Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jose M. Pereira Dom Abr 29 2012, 22:17

Acho que esta matéria é pertinente, e cada vez mais nos passeios e não só Very Happy



Manual de Circulação em Grupo

A circulação em grupo, nomeadamente por grupos numerosos, nas condições que costumam ser realizadas, torna pertinente a elaboração dum conjunto de regras e recomendações destinadas a minimizar ou evitar acidentes, perdas, proporcionar uma melhor fluidez de circulação e tomada de consciência do impacto que tal acção acarreta.

1 Geral.

1.1 A circulação rege-se prioritariamente pelas leis gerais do país circulado e pelo Código da Estrada
1.2 A simpatia não é lei mas deve-se aplicar.
1.3 Deve seguir-se encostado a direita da via - ou à esquerda nos casos dos países de circulação pela esquerda.
1.4 Devem-se evitar ultrapassagens entre elementos do grupo.
1.5 Manter uma distancia do elemento precessor que permita parar ou desviar, sem consequências e em segurança no caso deste travar a fundo repentinamente.
1.6 Evitar fazer manobras bruscas ou intempestivas que possam não ser previstas pelos elementos sucessores e possam causar acidente.

1.7 A circulação em grupo poderá ser:
1.7.1 Livre. Quando seja indicado um destino determinado, ou no regresso após conclusão do passeio propriamente dito;
1.7.2 Condicionado. Quando seja fornecido indicação do percurso, nomeadamente, croqui, 'roadbook', cartografia ou dados digitais e/ou locais de encontro;
1.7.3 Em linha. Quando os elementos do grupo vão juntos, nomeadamente, quando existam elementos que não têm registos do percurso, dificuldades em o seguir isolados ou preferência por seguir em companhia e, podem utilizar-se três métodos:
1.7.3.1 À vista. Todos os elementos não devem perder de vista os seus sucessores.
1.7.3.2 Fixo. Cada elemento é responsável por não perder o sucessor.
1.7.3.3 Rotativo. O elemento que sucede o primeiro, pára, nos cruzamentos ou entroncamentos, significativos e/ou indicados pelo primeiro, indicando aos seguintes o caminho a seguir.
1.7.3.3.1 Rotativo ao último. Após todos passarem segue em último.
1.7.3.3.2 Rotativo ao penúltimo. Após chegar o último segue em penúltimo.
Nota:
Para haver fluidez de circulação não é necessário parar ou estar alguém em todos os cruzamentos ou entroncamentos, caso não se vejam elementos, em dado cruzamento ou bifurcação, poderá avançar, respeitando as seguintes prioridades:
1ª. Caminho principal.
2ª. Em igualdade de circunstâncias, em frente.
3ª. Em todos os outros casos e em situações dúbias ou confusas deve-se, sempre(!), esperar pelo sucessor ou por quem saiba seguramente para onde ir.

1.8 Deverão ser fornecidos locais de reencontro, centrais e bem definidos, para possibilitar aos elementos em circulação livre ou condicionado, extraviados ou atrasados, a junção ao grupo.
1.9 Nas partidas, deverá ser dada uma tolerância de 1/4 de hora. Podendo o elemento atrasado juntar-se ao grupo num dos pontos de reencontro.
1.10 Quando algum elemento deparar com alguma condição ou situação de perigo que possa não ser percebida pelos sucessores, deverá parar, anulá-la, sinalizá-la ou indicá-la a todos os sucessores.
1.11 Prestar ajuda e assistência aos outros elementos quando necessitados.
1.12 Apresentar-se equipado, em boa condição física e com o veículo em adequadas condições técnicas que proporcionem um desenrolar normal do passeio.
1.13 Não ultrapasse os seus limites nem os da máquina que conduz.
1.14 Respeitar as instruções e recomendações do guia e dos coadjuvantes.
1.15 Quando se perder do grupo volte ao último lugar onde viu o elemento precessor; se após algum tempo não aparecer alguém do grupo diriga-se para um ponto de reencontro ou contacte um assistente.

2 Estrada.

2.1 Ter uma condução defensiva prevendo e evitando as situações de perigo, especialmente em condições de tráfego intenso. Não enfrente um veículo de maior envergadura: perde-se sempre.
2.2 Deve-se circular a uma distancia do elemento precessor, que permita a entrada doutro veículo, entre os dois elementos, após ultrapassagem.
2.3 Se tiver que parar, faça-o de forma cuidadosa e visível e, se pretender que os outros elementos também parem, faça-o prioritariamente em parques ou locais onde caibam todos.

3. Pista.

3.1 Não circular fora dos trilhos ou caminhos.
3.2 Parar ou estacionar, prioritariamente nos locais apropriados, no caminho ou o mais junto a ele, sem molestar a natureza e sem prejudicar quem possa passar.
3.3 Respeitar as normas referentes a ambientes naturais e agrícolas, nomeadamente em zonas de protecção ambiental ou paisagística, não deixando lixo e evitando deixar marcas da sua presença.
3.4 Não lançar pontas de cigarro acesas - uma pequena chama pode provocar um enorme incêndio!
3.5 Dar prioridade a pessoas e animais.
3.6 Circular prioritariamente pela direita. Só o fazendo pela esquerda, excepcionalmente, para superar algum obstáculo, tendo em atenção outros veículos, que possam aparecer por detrás ou pela frente.
3.7 Se tiver que ultrapassar avise o da frente que o vai fazer.
3.8 Na aproximação duma curva sem visibilidade, modere a velocidade, particularmente numa via estreita. Lembre-se, que pode vir em sentido contrário, outro veículo, com a mesma ou maior velocidade!
3.9 Feche as cancelas que abrir. Normalmente elas não estão lá para o impedir de entrar mas para evitar que os animais de pasto saiam e se extraviem!
3.10 Ao passar junto de pessoas e animais faça-o com velocidade reduzida.
3.11 Evite levantar pó, especialmente junto de habitações ou pessoas.
3.12 Numa subida perigosa espere que o precessor faça a subida, para avançar.

4. Fora-de-pista.

4.1 Deve-se preferencialmente circular à vista.
4.2 Faça-o só qando tal for permitido e não houver alternativas viárias.
4.3 Não danifique a vegetação, respeite os animais e as culturas agrícolas.
4.4 Em zona dunar lembre-se que uma subida de duna suave pode esconder uma descida abrupta!
4.5 Evite deixar marcas da sua passagem.
4.6 Perturbe o menos possivel!

________________________
ABRAÇOS

José Manuel Pereira


The King is Dead... Long Live the King...

Manual de Circulação em Grupo Elefantinoport
farao elephant

http://www.wix.com/bedamesh/jose-pereira

Manual de Circulação em Grupo Motos10
Jose M. Pereira
Jose M. Pereira
Zero à direita
Zero à direita


http://www.wix.com/bedamesh/josempereira

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira Dom Abr 29 2012, 22:18

Isso nao dá para mi tem muito para ler e decorar Laughing

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Luís Azevedo Dom Abr 29 2012, 22:37

Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por carlosferreira Dom Abr 29 2012, 22:39

Luís Azevedo escreveu:Deve estar tudo certo, mas não basta seguir o Carlos? Laughing

Laughing Laughing E não vamos atraz do Rui scratch Rir muito

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo Dom Abr 29 2012, 23:00

Muito bom!! Fixe

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Trophyvitor Dom Abr 29 2012, 23:01

Epahhh Zé Manel..é preciso isso tudo para andar de mota em grupo?!?!? Já não quero andar com ninguém... Very Happy Very Happy Beber

Mas é giro que alguém publique e se interesse porque eu por acaso acho que existem coisas que são elementares mas para outras pessoas já não... Fixe

________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor
Trophyvitor
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rui Dom Abr 29 2012, 23:56

+1 Zé. Excelente...

________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl

com4riding.blogspot.com

Andorra 1984

Férias Moto 1983
Rui
Rui
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://www.com4riding.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JP Gsa Ter maio 01 2012, 00:31

Mérito +1

JP Gsa
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Jorge CBFista Qua maio 02 2012, 19:50

+1 Mérito para o José Fixe
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por rjvieira Qua maio 02 2012, 21:30

Algumas das regras já conhecia... outras são básicas... mas há sempre algumas (muitas) que não se conhecem... fiquei agora a conhece-las Very Happy

Obrigado pela partilha. Mérito

Um abraço.
rjvieira
rjvieira
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://ricardovieirafotos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por JAraujo Seg Set 26 2016, 23:11

Tópico antiguinho, mas sempre pertinente Wink

Saliento a importância de circular sempre com atenção ao colega que vem atrás, nunca o perder de vista, principalmente nas intersecções/semáforos/... Em caso de não se ver o colega que vem atrás, deve-se abrandar ou parar. Assim, mesmo os colegas da frente, que também tendo atenção a quem sucede, acabarão por perceber se há atrasos nas intersecções, diferença de andamento / velocidade, necessidade de parar por alguma razão...

A circulação alternada / em zig zag também tem muitas vantagens, em termos de aumento da visibilidade e aumento da área de travagem disponível em caso de necessidade. Este tipo de condução também deverá ser adoptado sempre que possível.

Mais "sugerências"? Smile

V
JAraujo
JAraujo
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Serzedo Qua Set 28 2016, 21:29

Circular em "Z", se o da frente circula perto do meio da faixa de rodagem, o anterior circula da parte mais encostada à berma. Fixe Essa é uma muito boa dica. Sim

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Rico Sousa Dom Out 02 2016, 14:38

Sim, é em Z que se deve circular seja em duo ou em grupo maior pois deixa-nos maior margem de manobra/reacção mas ATT: quem circular junto à linha de separação das faixas de rodagem ñ o faça mto perto... isto principalmente nas estradas de só 1 faixa em cada sentido, por causa das ultrapassagens pelos "enlatados" e os q vem em sentido contrário.
E bons passeios.

________________________
Manual de Circulação em Grupo OukdBEgd53g3mhru_jY6ux4W_1AMayKBc4nEB3pSccNI5sk9F2dl3Zy_Y7-Q-OK_IlFJujBscexI4fHkrXVHvCeU5SIeWcmOKeRJa7mllvjfdizTBm-6SM8WbYh_D3xLyBBY0pI6eEuX2ED9Wtkmm2st6VZXG7F-qrG7U_ufE8NQEWeUIsq2enREZYJQi90Sb6nrB83dtSg5fkiOztsCFp8oUBLmTVMg17kqs0RJqYwieOke2iraDSnNNXlIMacxpIBHw_BaCesEwSjQ8Fa2k-S3l-2ClEB-wzgN60LWTJ1bjSJB3qY3HWmy2euaefbDn544zKz4QzP1wadgaVHdi1YPFA0s6lpsFbmA778kfdbtdfuPPtRZdjRDOCzBwUxvUe9y5B2G7AOcynVFUKg5aRwXK5CWF4uR6eL9Jj4h2X5n1YQehomc9nykQg3JSh9RbRA5CKZ6EuCJHhnYdmpmetQ7kUWoqhO2tAD6wCsIl2pDr469SJf52y-4Yrxz4TCPeH4FkhTyoMHyFoenolmVRB0T-KOCJlnrcdig6UyV9KjSU-4ZJbDHZdaYRSp8L8p67n7hEA=w538-h114-no
... e vamos com calma!
FJRico
Rico Sousa
Rico Sousa
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por PBarros Sex Fev 16 2018, 07:44

Manual de Circulação em Grupo 20070112

Encontrei à já algum tempo esta imagem, com algumas indicações que penso serem úteis para uma circulaçao em grupo ou até mesmo só em duo...

Cumprimentos.

________________________
Não é o destino que conta...são os trajetos.
Boas curvas.

PBarros
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Circulação em Grupo Empty Re: Manual de Circulação em Grupo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos