Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» Normandia
por Cesar Filipe Dom Fev 25 2024, 11:55

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

» Penha Garcia Portugal (4K) na Terapia do Arejo
por parchao Ter Nov 15 2022, 18:08

» Visita Mourão-Alentejo 4K Footage from the Top of the World
por parchao Seg Out 31 2022, 20:10

Tempo
Passeio a Andorra Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
Passeio a Andorra Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
Passeio a Andorra Pixel

Passeio a Andorra

4 participantes

Ir para baixo

Passeio a Andorra Empty Passeio a Andorra

Mensagem por Antonio Carlos Serrano Sex Jun 28 2019, 07:32

Viagem a Andorra. ( 1ª Parte )

Vontade

Adquiri  uma paixão  muito grande nestes  últimos anos em andar de  moto.  Durante longo tempo   a minha atividade  profissional  não permitia  dispor de  tempos livres  para a prática  de qualquer  desporto.  Cheguei à  idade  da reforma e a ociosidade  do tempo livre começou   a perturbar-me.   O meu filho guardava a  sua mota na minha garagem e de certa forma  incomodava-me  olhar  para aquele brinquedo sem o disfrutar, até que, chegou o dia porque a  curiosidade foi mais forte e  num impulso feliz fui dar uma volta e aquele despertar de novas sensações   foi  extremamente  gratificante.

No dia seguinte, comprei uma. Comecei  com uma 125 mas arrependi-me  e num curto espaço de tempo  adquiri uma Virago 535. Os passeios  e as concentrações começaram a despoletar  em mim  e  troquei  por uma Honda 750. Num ápice de tempo estava  a comprar  e a recomprar  todos os equipamentos  necessários para passeios  maiores e  despertou-me  o “bichinho” por uma moto maior capaz de levar-me a rolar estrada.  Troquei por uma Honda Goldwing 1.500 .  Mas, não  contente acabei por trocá-la por outra Goldwing F6b 1800, tudo num percurso de 4 anos, onde , entre retas e curvas percorri cerca de 70.000km.
Ao longo do ano, começamos a sonhar e perspetivar todos os longos passeios que pretendemos  fazer e foi então que “agarrei-me” ao computador   e comecei a desenhar  um percurso de aproximadamente  3.200km. Leça da Palmeira-Riano-Biarritz-Arcachon-Bordeus-Toulouse-Carcassonne-Perpignan-Andorra-Saragoza-Sória-Valladolid-Zamora-Bragança-Porto.
Preparativos

O desejo pelo Passeio estava determinado. Publiquei  o Evento no nosso Clube Motard de Leça da Palmeira e num ápice consegui  o parceiro ideal e habitual. O Rui Rodrigues alinhou de imediato  e  consegui desse modo a companhia ideal e tão necessária.
Faltavam dois meses e programei  uma vistoria  para salvaguardar  qualquer deficiência  para poder  rolar sem grandes preocupações.

Hoje, faltam quinze dias  e  já sei o que vou levar e o que vou dispensar. Entre Gps, GoPro, calças, casacos, cuecas, Tshirts, botas, telemóvel, medicamentos, etc,etc,  vou levar  todo o material de campismo para o que der e vier.  Não temos nada  planeado onde vamos comer ou dormir.  Simplesmente curtir a estrada,  com vontade de percorrer cerca de 300/400 km  por dia.
Vamos partir em Junho.

Parte 2.

Esta viagem  inicialmente  prevista para  ir a Andorra, foi alterada para ir ver o Grande Prémio  MotoGP  da Catalunha.
Chegou o dia !  Eram 8 da manha, estávamos de partida  para Riano.  Muitos Km de auto-estrada. Porto-Chaves-Verin-Benavente.  Em Benavente optamos por uma estrada Nacional porque era muito mais emocionante.  Uma estrada espetacular com paisagens deslumbrantes de comover qualquer cristão mas com um  frio intenso  sentido no corpo apesar do equipamento apropriado.

Chegámos mesmo no final do dia a Riano, com pouca preocupação porque existia uma reserva prévia para um hotel de poucas estrelas. O sono foi Justo e quando amanheceu  a paisagem estava mudada. Os cumes nos montes vizinhos estavam  forrados com mantos de neve.  Uma paisagem gélida mas encantadora. Bagagens nas motas, partimos.

Nada programado mas com uma forte curiosidade e entusiasmo  de  percorrer aquelas curvas e  o serpentear maravilhoso  daquelas estradas que poluem os Picos da Europa até que chegamos a Aguilar de Campo, eram horas de  almoço e nada melhor que comer num daqueles restaurantes onde imperam os  camionistas  de camião. Já refeitos fisicamente, novamente  na estrada, atingimos Torrelavega,   uma visita rápida a San Sebastian .  Pelos nossos cálculos  ainda tínhamos mais uma hora de Sol para circular.  Seria o necessário  para chegar a Irún.  O tempo não estava nada favorável, frio e um vento muito forte.  Em alguns trechos das estradas,  senti algumas “rabanadas” que chocalharam  fortemente a minha moto que tem quase 400kg de peso.   A  chuva e ao mau tempo intensificaram-se. O meu visual era feio, parecia um escafandro a andar de moto. Como não previa tâo mau tempo levei  as calças de chuva mas não  as botas apropriadas. Daí, ter colocado dois sacos de lixo enfiados nos pés para atenuar a chuva nas botas. Alguma falta de visibilidade e mau estar gerou alguma confusão e perdi-me do Rui.  Mas o telemóvel resolveu a situação. Estava a anoitecer quando chegámos a Irún. Ficámos num Ibis.

As nossas  manhâs nunca foram stressantes. Depois do  acordar,  a maior preocupação era o pequeno almoço.  Geralmente  “Continental” que  era suficientemente substancial para aguentar longas  horas, sem comer.  Depois dos sacos e mochilas nas motos, era tempo de arrancar.

Novamente na estrada,  encontrámos  o primeiro túnel e depois de o percorrer surgiu a portagem  guardada por guardas fortemente armados, impondo  respeito a qualquer um. Continuámos o nosso percurso e encontrámos pela frente um extenso comboio  de camiões que não parecia acabar. Impressionante !  Camiões à direita restantes à esquerda.  A forma ordeira dos camiões  era  metódica. Todos respeitavam a velocidade máxima dos 80km/h sem ultrapassar.  Uma estrada com duas vias, poluída de sinais de trânsito  que toda a gente cumpria, menos nós !  Apareceram  novamente mais  túneis e portagens. Numa delas, voltei a perder-me do Rui.   Mas o nosso destino era para a cidade  seguinte   Arcachon,  e sem Stressar,  fui andando e antes de entrar no centro da cidade, encontrámo-nos novamente. O tempo melhorou, tinha parado a chuva.  Escolhemos outro Ibis .

O Gps  indicou-nos  os pontos principais  de Arcachon e lá fomos nós, cantando e rindo, tirar uma fotos e umas “selfies” para enviar para a Família. Tínhamos completado o nosso terceiro dia de viagem.

Na manha seguinte, não propriamente muito cedo, a nossa prioridade era de não ultrapassar a hora do pequeno almoço, geralmente,  uns quinze minutos antes de fecharem o “tasco”.

Mas  o prazer voltava. “ A Felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. A Felicidade é a própria estrada”.
Com o simples objetivo pela liberdade de optar pelos horários mais adequados e de definir quais serão as paragens, será  mais interessante do que chegar rápido a um lugar. Vai demorar mais, mas vais curtir mais. Isso tenho a certeza !
Por variadíssimas vezes senti o prazer abstrato de ouvir música, para recompensar e reforçar a minha motivação.
Por vezes lembrava-me de olhar para o painel da moto, aferir se existia alguma luz de aviso, olhar para o ponteiro da gasolina que teimava sempre , por pedir mais “gota”. Preventivamente nunca deixei chegar à reserva e os Postos de gasolina eram locais bastante simpáticos de parar. Por  variadíssimas vezes fiquei estupefacto  com a extrema limpeza  e higiene dos “WC” e com acomodações apropriadas  para qualquer viajante usufruir.  Tudo isto com o particular  destaque que abasteci a minha moto com gasolina 95  a 1,42€ em França onde o ordenado mínimo é sobejamente superior, quase o triplo.  Fico triste, com esta realidade, ao comparar  com os valores praticados na nossa Terrinha.

Mas  ligo a moto, ligo o Som, porque viver é bom, nas curvas da estrada.

Estava previsto, neste quarto dia perfazer mais 350km.  A caminho  da próxima grande cidade, a paisagem era  particularmente  inebriante. A segunda maior região de cultivo de vinhos em todo o Mundo, devido a  excelente ambiente para o desenvolvimento de vinhedos. Estávamos a entrar na grande cidade  de Bordéus.  Depois do usual “tour”  fotos, selfies e contatos com a Família,  fizemos aquele esforço para beber umas “bejecas” e colocar à boca algo de substancial para encarar  mais alguns Km.

Novamente na estrada, com muitas paragens à mistura para tirar a “água do joelho” fruto da falta de hábito da cerveja artesanal. Bom, bom é o vinho … Durante  muitos km continuamos a serpentear  no meio dos camiões com alguns atrevimentos em ultrapassar em riscos contínuos mas o propósito de “rolar” foi superior. Próxima  parada, Toulouse.

Uma cidade gigantesca. A quarta maior cidade  de França. À entrada da cidade encontra-se  o maior  centro espacial da Europa.  Uma cidade banhada pelo rio Garona  onde atravessam dezenas de pontes que se destacam na sua sumptuosidade com a iluminação  noturna.  Uma cidade com muitos parques, muita vegetação,  monumentos e muitas Universidades.  Mas o gps mandou-nos para Blagnac porque nas definições só podiam aparecer, hotéis mais em conta.  Fomos novamente para um Ibis.
De volta a estrada, apanhámos a A-61 em direção a Carcassonne.  Uma cidade muito cheia de história. Para os curiosos aconselho  consultar a Wikipédia porque não sou historiador. Parámos  em Perpignan  para o trivial “tour” e registos fotográficos e  como a estrada era o nosso prazer, atravessámos as Montanhas  do Parque Natural Regional de La Narbonnaise. Estávamos  a entrar nov amente em Espanha.  Entrámos  em Girona,  recompostos  com algumas vitaminas seguimos  o nosso  estradão  para Lloret de Mar.

Aqui o gps  atraiçou-nos porque mandou-nos para uma espelunca de  meter medo. Mudou-se as definições e conseguimos ficar num Hotel com dois tipos de hospedes: Pessoas e andorinhas.  Nunca vi, tantas.

Como íamos ficar dois dias, retiramos toda a bagagem das motos. O descanso  foi essencial porque alguma fadiga estava presente.  Acordei com alguma dor no pé esquerdo.  Os excessos das “bejecas” foi notório.  Nada que algumas pastilhas não resolvessem o problema e partimos para Montmeló , a 30km de Barcelona, onde se iria realizar o Grande Prémio da Catalunha de Moto GP.  Comprámos  o bilhete para o dia seguinte!  Mas aproveitamos a distração na entrada e conseguimos ainda ver alguns treinos.  Algo inexplicável. O ambiente, o barulho das motas e a beleza do circuito. Muita adrenalina junta.

Como ainda havia tempo de sobra porque apenas anoitece lá para as 10 da noite. Por isso fomos até Barcelona.  Uma volta rápida e acabámos por parar junto à Sagrada Família para tirar algumas fotos e comprar mais alguns imanes, para a minha coleção. Das diversas vezes que tinha estado em Barcelona, nunca tivera a possibilidade de ver aquela obra colossal.

De volta à estrada. Fomos pelo litoral  para conhecer as famosas praias de Badalona,Villassar de Mar, Mataró, Arenys de Mar, Calella, Malgrat de Mar,  Blanes e regressar a Lloret de Mar onde estávamos hospedados.

Na manha seguinte com algum esforço, fomos tomar o pequeno almoço mais cedo porque tínhamos que voltar para Montmeló  para o GPmoto.  Quando lá chegamos, aferi  efetivamente  a vantagem em andar de moto. Filas indetermináveis de automóveis para entrar, debaixo de algum calor e nós a galgar piso serpenteando entre eles. Chegámos  sem grande dificuldade e fomos ver o GPmoto da Catalunha. Inesquecível !

Voltamos para Lloret de Mar.  Já chegámos tarde e após jantar ainda deu para sentir o fervor da música do Caribe, numa praia repleta de gente simpática.

No oitavo dia, já estávamos no processo de retorno, passando novamente por Barcelona,  Lérida, Saragoça e Sória, onde voltamos a pernoitar num hotel de quatro estrelas com serviço e requinte de sete estrelas.  Com muita pena, fomos jantar no único local que estava aberto. A comidinha estava apetitosa porque continha o melhor tempero do Mundo, a fome.

No último dia, a pressa de chegar a casa já era notória, mas, pior do que nunca terminar uma viagem é nunca ter partido.   Estava contente por esta iniciativa e ter encontrado o parceiro ideal  para me acompanhar.  

Tínhamos entrado em Portugal por Miranda do Douro.  Seguimos para Macedo de Cavaleiros, Mirandela,  Vila Real  e pela A4 até ao Porto.   Em Penafiel  a chuva apanhou nos de surpresa.  Como tinha retirado o pinlock da viseira,  tive que vir debaixo da chuva com a viseira entreaberta, provocando uma pequena inundação no meu pescoço.  Foi horrível, Uma chuva muito intensa, visibilidade zero, transito de retorno de trabalho, restava-me apenas  uma hipótese, colar-me na traseira de um camião e aguentar.

Mas já faltavam poucos metros para chegar a casa. Quando cheguei  não pude entrar,  não estava ninguém em casa e não tinha chaves.  Pensei ! Vou voltar para Riano e fazer o percurso novamente…
Carlos Serrano.

Antonio Carlos Serrano
Zero à esquerda
Zero à esquerda


http://www.aclazss.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Passeio a Andorra Empty Re: Passeio a Andorra

Mensagem por carlosrosa Sex Jun 28 2019, 09:33

Muito bom, com umas fotos ainda ficava melhor, vamos ficar a espera das fotos que deves ter muitas, ou não fosse uma das tuas especialidades.

Mérito atribuído só porque é merecido.

Abraço
carlosrosa
carlosrosa
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


Ir para o topo Ir para baixo

Passeio a Andorra Empty Re: Passeio a Andorra

Mensagem por Rico Sousa Sex Jun 28 2019, 12:17

Boa volta, fixe crónica.
As molhas são uma constante no norte de Espanha. No ano passado, julho, ao sair de 1 túnel parecia q estava a entrar numa cachoeira tal a qtd de água q caía e como só levava o corta vento vestido...
Para a ajuda das despesas aí vai merecido Mérito

________________________
Passeio a Andorra OukdBEgd53g3mhru_jY6ux4W_1AMayKBc4nEB3pSccNI5sk9F2dl3Zy_Y7-Q-OK_IlFJujBscexI4fHkrXVHvCeU5SIeWcmOKeRJa7mllvjfdizTBm-6SM8WbYh_D3xLyBBY0pI6eEuX2ED9Wtkmm2st6VZXG7F-qrG7U_ufE8NQEWeUIsq2enREZYJQi90Sb6nrB83dtSg5fkiOztsCFp8oUBLmTVMg17kqs0RJqYwieOke2iraDSnNNXlIMacxpIBHw_BaCesEwSjQ8Fa2k-S3l-2ClEB-wzgN60LWTJ1bjSJB3qY3HWmy2euaefbDn544zKz4QzP1wadgaVHdi1YPFA0s6lpsFbmA778kfdbtdfuPPtRZdjRDOCzBwUxvUe9y5B2G7AOcynVFUKg5aRwXK5CWF4uR6eL9Jj4h2X5n1YQehomc9nykQg3JSh9RbRA5CKZ6EuCJHhnYdmpmetQ7kUWoqhO2tAD6wCsIl2pDr469SJf52y-4Yrxz4TCPeH4FkhTyoMHyFoenolmVRB0T-KOCJlnrcdig6UyV9KjSU-4ZJbDHZdaYRSp8L8p67n7hEA=w538-h114-no
... e vamos com calma!
FJRico
Rico Sousa
Rico Sousa
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

Passeio a Andorra Empty Re: Passeio a Andorra

Mensagem por carlos lopes Sex Jun 28 2019, 21:58

Maravilhosa descricao.
Realmente só faltam umas fotos... Very Happy
carlos lopes
carlos lopes
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


Ir para o topo Ir para baixo

Passeio a Andorra Empty Re: Passeio a Andorra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos