Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Ontem à(s) 07:14

» Normandia
por Cesar Filipe Qui Abr 25 2024, 12:32

» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07

» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

Tempo
"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Pixel

"P" na chapa de matrícula!

+31
Gomes88
ReDaLeRt
nunomsp
SerpaJ
steindelira
carlos lopes
Cobra
Jorge CBFista
Ramos Pinto
LoneRider
ricmags
Rui
Paulo Pessoa
Dominik
Ludovico
Cavaleiro Negro
mytic
Zecacbr
smonteiro
Luís Azevedo
Vadio da XT
viteze
Joao Luis
Drifterman
psousa
rjvieira
Zé Oliveira
efepe
Trophyvitor
fernandosilva
Serzedo
35 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Ramos Pinto Qui Jan 09 2014, 22:33

Uma pequena achega para subscrever o que disse o LoneRider e para dizer que de fonte oficial temos:

1- Nós portugueses não temos por obrigatório o uso do P na matrícula ( por enquanto, dado ainda não ter sido transcrita para a lei nacional a norma europeia)

2- Por tal facto, em toda a comunidade europeia, ninguém pode, oficialmente, exigir o distintivo.

3- É verdade que, por desconhecimento da lei ( ou por maldade ), os espanhóis teimam em multar conforme a sua "disposição" e cara do condutor.
Contudo, sei de quem com o recibo da multa tenha, já em Portugal, através da embaixada, tenha sido ressarcido do valor pago.
4- Na Austria fui multado por excesso de velocidade e o guarda também se preparava para juntar mais a multa do P. Argumentei que em Portugal não era obrigatório, ele consultou o colega via rádio e não multou pelo P.. pois da outra não me livrei.
5-Com tudo isto e para evitar chatices mais vale trazer o malvado P e rezar para que não apanhemos um guarda mal disposto.
Ramos Pinto
Ramos Pinto
Zero à direita
Zero à direita


http://osonhocomandaamota.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Jorge CBFista Qui Jan 09 2014, 23:18

E facil colocas uma chapa de matricula de automovel por baixo da tua apertada nos mesmos parafusos mas a ver-se a lista azul com o P, em Portugal nao te podem multar porque nao a chapa nao esta alterada, e noutros paises ficas com a identificaçao com as medidas homologadas, eu usei uma chapa usada.
Jorge CBFista
Jorge CBFista
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Cobra Sex Jan 10 2014, 08:26

Deixo aqui a minha "vivência" pessoal.

Numa viagem aos Picos há cerca de três anos em que participei, no regresso por Riaño, levámos todos multa por não ter o sacana do P (9 motas a 40€ cada, no total 360€).

Foi nos dito que deveríamos o quanto antes arranjar o autocolante, pois até sairmos de Espanha poderíamos ser multados outra vez. Não tivemos outra alternativa senão pagar.

Connosco circulavam dois colegas agentes da autoridade, que mais tarde foram averiguar junto das entidades espanholas uma possível anulação e devolução da coima... Sem efeito. Lembro-me que na altura a conclusão a que se chegou é que a multa era válida por ter sido passada em território espanhol sendo efectivamente punido por coima pelo seu código penal.

Outra ideia importante a reter é que nas nossas matrículas portuguesas, é proibido a afixação (passível de coima) de quaisquer autocolantes.

Cumps!

________________________


Spritmonitor.de Can-Am Spyder F3S
Cobra
Cobra
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Ramos Pinto Sex Jan 10 2014, 15:12

Uma pequeno esclarecimento.

O direito espanhol só obriga cidadãos espanhóis. Nós, pelo direito comunitário, à semelhança de todos os europeus da comunidade, só somos obrigados pelo direito de cada país de origem.

Em Portugal não somos obrigados ao P e é absolutamente proibido tê-lo, à semelhança de outros, na matrícula.

________________________
Eduardo Ramos Pinto

* Andar de Mota é tatuar " LIBERDADE " em cada km, em cada curva...numa paixão de vida.*
Ramos Pinto
Ramos Pinto
Zero à direita
Zero à direita


http://osonhocomandaamota.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por ricmags Sex Jan 10 2014, 22:15

Interessante o vosso discurso.
Muito obrigado
ricmags
ricmags
Zero à direita
Zero à direita


http://ricardomag.com

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Luís Azevedo Sáb Jan 11 2014, 19:15

Ramos Pinto escreveu:Uma pequeno esclarecimento.

O direito espanhol só obriga cidadãos espanhóis. Nós, pelo direito comunitário, à semelhança de todos os europeus da comunidade, só somos obrigados pelo direito de cada país de origem.

Em Portugal não somos obrigados ao P e é absolutamente proibido tê-lo, à semelhança de outros, na matrícula.

Será que não é como a história dos triângulos?

Quando se compra um carro em Portugal, vem com um triângulo e em caso de necessidade apenas é necessário colocar um, atrás da viatura.

Em Espanha, se tiver um problema e colocar apenas um, levo uma coima. Não vale a pena dizer que o carro é Português...
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por carlos lopes Sáb Jan 11 2014, 19:20

Sendo obrigado ou não,eu uso e recomendo que se use para não nos chatearem.
Pois como em tudo na vida há pessoas(agentes) que ajudam e nao complicam,e outros que só nos tramam,e para isso qualquer coisa serve.
carlos lopes
carlos lopes
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Ramos Pinto Dom Jan 12 2014, 18:54

O Luis Azevedo tem razão pois também sei que isso se passa, mas em termos legais não está correcto e não pode ser exigido, tal como com o P e também com o kit de lâmpadas suplentes de que ainda não se falou aqui.

Uma coisa é certa, quem não quiser ter chatices tem de proceder como eles querem.

Quem quiser ser legalista deve para além da multa devidamente preenchida ( o que nem sempre acontece), exigir a identificação do guarda e do local onde foi autuado.

Já se passou uma situação dessa comigo, de carro, por causa do kit de lâmpadas e quando exigi, principalmente, a identificação dos guardas da brigada e do local onde estavam a autuar...acabaram por deixar seguir com a recomendação de que comprasse um kit na cidade mais próxima, que nunca comprei, claro.

Está para sair legislação nova comunitária, a obrigar e a estabelecer prazos mais curtos para que todas as normais sejam transpostas para os direitos nacionais e uniformizar esta bambochata toda.

Até lá vai continuar a guerra

________________________
Eduardo Ramos Pinto

* Andar de Mota é tatuar " LIBERDADE " em cada km, em cada curva...numa paixão de vida.*
Ramos Pinto
Ramos Pinto
Zero à direita
Zero à direita


http://osonhocomandaamota.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por LoneRider Seg Jan 13 2014, 22:03

Tenham muito medo.....
Tudo o que o Ramos Pinto falou é verdade, mas o que vos vou contar aconteceu-me este domingo quando regressava dos pinguis!
O sr guardia que me controlou em Matalebreras pediu-me a ficha tecnica da mota com o selo da inspecção em vigor.
Eu nem queria acreditar no que me estava a acontecer...
Chegou mesmo a dizer-me nao lhe importava a possivel isenção em Portugal, mas que na Espanha todos os motociclos faziam inspecção, por isso procederia ha apreensão do veiculo.
Estava febril, doente, cansado e farto de tanto disparate junto e como nao tinha nada a perder:
- Quero que se identifique por favor.
- Porque?
- Porque eu estou a caminho de casa para depois ir ao hospital e se o senhir me apreende a mota tera que me chamar uma ambulancia para prestar-me assistencia. Depois quero saber a quem entrego a custodia da minha mota e dos bens nela contidos. Por ultimo, apresentarei queixa perante o tribunal por tamanho atropelo ao direito de livre circulação.

O guard olhou-me com cara de espanto, voltou a olhar para os documentos da moto e devovendomos disse:

-Marchate....




Venham as inspecções por favor! Evil or Very Mad 

________________________
Vrummm V

ENDLESS ROAD
LoneRider
LoneRider
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://loneride.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Cobra Ter Jan 14 2014, 08:21

Resumindo e baralhando, e esquecendo o critério de subjectividade do agente fiscalizador (que como já se percebeu poderá ser mais chato, ou mais benévolo), eu fico convencido que o "P" é mesmo obrigatório...

Dei por acaso com o mesmo assunto num fórum ao lado, debatido sustentadamente pelo nosso amigo Serzedo:

http://www.clubedeauville.pt/forum/index.php?topic=4276.30

A leitura vale a pena.

O que concluí daí, lendo a legislação devida é que a lei europeia deixa o critério de obrigatoriedade a cada país.

Mesmo assim, houve um esforço de harmonização de dísticos, "obrigando" todos os estados membro a reconhecer como válido para veículos estrangeiros o dístico do país de origem impresso na matrícula. O que acontece é que por cá, o modelo das nossas matrículas de motociclos têm de ser aprovadas pelo IMTT, e nenhum incorpora o dístico azul. Como tal, e porque a nossa lei obriga a que nada seja afixado nas ditas, nada de dísticos em cima da matrícula.

Ou seja, o entendimento seria de que, em Espanha o dístico é obrigatório (o mais antigo oval, convenção de 1968), mas por lei europeia, pode ser substituído pela letra de fundo azul na parte esquerda da matrícula.

Dado que as nossas matrículas não permitem a afixação desse dístico azul na matrícula (para circulação em Portugal), das duas uma... Para anda em Espanha (e nos estados membros da EU) ou se mete o sacana do "P" oval visível na traseira da mota, ou se usa uma daquelas matrículas com dístico azul...

Conclusão... o melhor é mesmo meter a me*** do "P"...

 Vrummm 

Cumps!
Cobra
Cobra
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Serzedo Ter Jan 14 2014, 19:30

Tópico fundido com tópico que já discute a mesma situação.

Fixe

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Serzedo Ter Jan 14 2014, 19:33

Ramos Pinto escreveu:Uma pequena achega para subscrever o que disse o LoneRider e para dizer que de fonte oficial temos:

1- Nós portugueses não temos por obrigatório o uso do P na matrícula ( por enquanto, dado ainda não ter sido transcrita para a lei nacional a norma europeia)

2- Por tal facto, em toda a comunidade europeia, ninguém pode, oficialmente, exigir o distintivo.

Poder podem, porque o regulamente é de aplicação directa e não carece de transposição para a nossa lei, nem todos os regulamentos que são emanados pela UE têm de ser transpostos para a nossa Lei para terem eficácia. Sim

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Luís Azevedo Ter Jan 14 2014, 19:56

Serzedo escreveu:
Ramos Pinto escreveu:Uma pequena achega para subscrever o que disse o LoneRider e para dizer que de fonte oficial temos:

1- Nós portugueses não temos por obrigatório o uso do P na matrícula ( por enquanto, dado ainda não ter sido transcrita para a lei nacional a norma europeia)

2- Por tal facto, em toda a comunidade europeia, ninguém pode, oficialmente, exigir o distintivo.

Poder podem, porque o regulamento é de aplicação directa e não carece de transposição para a nossa lei, nem todos os regulamentos que são emanados pela UE têm de ser transpostos para a nossa Lei para terem eficácia. Sim

"V"

Não querendo ferir susceptibilidades, permitam-me uma pequena nota já que, enquanto cidadãos da UE, todos devemos saber:

Os regulamentos não têm de ser transpostos, e prevalecem sobre qualquer lei que os contrarie, por sua vez as directivas devem ser transpostas dentro de um prazo definido e através de normas nacionais nas quais os Estados Membros podem adequar ao seu caso concreto, ainda que respeitando os objectivos dessa directiva.

Sugiro que os interessados em saber mais aproveitem as ligações ao sitio da Internet da comissão Europeia.
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Serzedo Ter Jan 14 2014, 20:27

Luís Azevedo escreveu:
Serzedo escreveu:
Ramos Pinto escreveu:Uma pequena achega para subscrever o que disse o LoneRider e para dizer que de fonte oficial temos:

1- Nós portugueses não temos por obrigatório o uso do P na matrícula ( por enquanto, dado ainda não ter sido transcrita para a lei nacional a norma europeia)

2- Por tal facto, em toda a comunidade europeia, ninguém pode, oficialmente, exigir o distintivo.

Poder podem, porque o regulamento é de aplicação directa e não carece de transposição para a nossa lei, nem todos os regulamentos que são emanados pela UE têm de ser transpostos para a nossa Lei para terem eficácia. Sim

"V"

Não querendo ferir susceptibilidades, permitam-me uma pequena nota já que, enquanto cidadãos da UE, todos devemos saber:

Os regulamentos não têm de ser transpostos, e prevalecem sobre qualquer lei que os contrarie, por sua vez as directivas devem ser transpostas dentro de um prazo definido e através de normas nacionais nas quais os Estados Membros podem adequar ao seu caso concreto, ainda que respeitando os objectivos dessa directiva.

Sugiro que os interessados em saber mais aproveitem as ligações ao sitio da Internet da comissão Europeia.

Era isso mesmo que eu queria dizer, mas expressei-me mal, onde está a negrito deveria ler-se "nem todas as leis emanadas pela UE". Fixe É o que dá escrever e não reler com a pressa. Laughing

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Cobra Sex Jan 17 2014, 08:31

E claro mais claro, não há!

 Fixe 

Cumps!

________________________


Spritmonitor.de Can-Am Spyder F3S
Cobra
Cobra
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Zecacbr Sex Jan 17 2014, 10:40

Já vi que pelo sim pelo não, mais vale ter. Já tive um, mas esvoaçou.
Já corri todas as casas da especialidade e afins, papelarias, pastelarias, cafetarias, sapatarias, etc etc
Alguém tem, ou sabe onde há?
Zecacbr
Zecacbr
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Serzedo Sáb Jan 18 2014, 14:52

Zecacbr escreveu:Já vi que pelo sim pelo não, mais vale ter. Já tive um, mas esvoaçou.
Já corri todas as casas da especialidade e afins, papelarias, pastelarias, cafetarias, sapatarias, etc etc
Alguém tem, ou sabe onde há?

Eu na altura também não encontrei, o melhor que consegui foi ir a uma reprografia e mandar imprimir alguns de forma a baixar o preço, só que por lapso de comunicação para ficar a 1€ cada não percebi a quantidade que ia ficar no final... e pimba vi-me nas mãos com uma montanha deles, a solução foi ir vendendo.

O que colei na Deauville ainda por lá se encontra e de saúde.

Daí que o melhor será alguém tentar a mesma via, eles penso que tanto fazem 1 como muitos, só que apenas 1 na altura ficava bem mais caro do que 1€. Fixe

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Ramos Pinto Sáb Jan 18 2014, 15:04

Eu encontrei na

Fórmula 81-comércio De Acessórios De Automóveis E Motos Lda
Avenida Defensores de Chaves 81, 1000 Lisboa ‎
21 797 1725 ‎

Na altura tinha de todos os tamanhos e feitios.

________________________
Eduardo Ramos Pinto

* Andar de Mota é tatuar " LIBERDADE " em cada km, em cada curva...numa paixão de vida.*
Ramos Pinto
Ramos Pinto
Zero à direita
Zero à direita


http://osonhocomandaamota.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Ramos Pinto Sáb Jan 18 2014, 17:42

Porque acho que da troca de ideias deve sair alguma conclusão esclarecedora, vamos tentar esclarecer definitivamente este ponto, dando razão a quem a tem.

Estou completamente de acordo com o Luis e sempre estive convencido que se tratava de uma directiva, daí a minha opinião, para mais baseada em quem, pensava eu, dominava o assunto.

Pelo que me apercebi e resumindo, o que existe é um Regulamento que obriga ( sem qualquer transposição), sem excepção, a que todos os veículos, em todos os estados membros, usem uma identificação do país da matrícula de origem.

Por graça fui, aqui em Tomar, à GNR, confrontá-los com o regulamento e foi uma "tourada",  saindo mesmo pior do que entrei...Só visto.

Salvo melhor opinião, pelo que li no Regulamento que existe, a identificação é obrigatória.

Assim, ou na matrícula ( que no nosso caso e nas motas é proibido) ou com um dístico como P,  temos que estar identificados quando circularmos na união europeia.

Como todos devem estar a pensar, em muitas motas, não estou bem a ver, com a nossa proibição nas matrículas, onde se pode colocar o dístico, mas isso é outra história.

Daqui também depreendo que um veículo automóvel, com chapa das antigas, para se deslocar fora do nosso espaço, terá que colocar um dístico com o P.

Fica aqui o Regulamento que encontrei e que espero não esteja já alterado ou revogado.

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:1998:299:0001:0003:PT:PDF

Espero ter ajudado.

________________________
Eduardo Ramos Pinto

* Andar de Mota é tatuar " LIBERDADE " em cada km, em cada curva...numa paixão de vida.*
Ramos Pinto
Ramos Pinto
Zero à direita
Zero à direita


http://osonhocomandaamota.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Serzedo Dom Jan 19 2014, 02:25

Quanto à colocação, ele terá de estar num local fixo da viatura. Para as que não possuem local para colar o mesmo, existem uns suportes de dísticos (já vi no eBay) em que se aparafusam na mota e cola-se os dísticos no mesmo. Sim

Quanto ao regulamento, eu já o tinha indicado, bem como frisado o artigo no 1º post deste tópico. Fixe

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Luís Azevedo Dom Jan 19 2014, 22:27

Numa primeira fase coloquei o autocolante sem pensar muito, já que não feria a estética da moto e apenas estou a assinalar que somos Portugueses...

Fica então aqui a reflexão pessoal em jeito de conclusão sobre tudo isto:

Começando pela base, queremos todos acreditar que este assunto é uma questão legalidade e não de meros estados de alma de policia na estradas. Assim tentando manter as coisas de forma simples:

Em principio todos os Estado soberanos têm mecanismos semelhantes, pelo que me parece claro que deveremos pensar que:

1) Historicamente, os Estados assumem-se, antes de mais, soberanos no seu território e por isso impõem as suas regras como forma de impor a conduta de todos aqueles que se encontrem no seu território;

2) Através de acordos internacionais, sejam tratados bilaterais ou multilaterais estabelecem regras (normalmente com reciprocidade) que vinculam esses Estados e os seus cidadãos a adoptar determinados comportamentos.

Assim, para o caso concreto temos:

A mãe de todas as bases é a Constituição da República Portuguesa, que determina por um lado a soberania de Portugal e por outro os termos em que se aplica o direito internacional (art.º 8º).

Ou seja:

Portugal é um Estado soberano que impõe o que quiser dentro do seu território e por isso é de esperar que os outros façam o mesmo;

Portugal celebra Convenções internacionais que o vinculam, nos termos da mesma, condicionando essa soberania.

Terminada a questão de cultura geral, vamos ao caso concreto:

Existe uma Convenção sobre a Circulação Rodoviária, adoptada em Viena em 8 de Novembro de 1968, aprovada pela Resolução da Assembleia da República n.º 107/2010, em 16 de Julho de 2010.

Artigo 37.º

Sinal distintivo do Estado de matrícula
1 — Um automóvel em circulação internacional deve apresentar, na retaguarda, além do respectivo número de matrícula, um sinal distintivo do Estado em que se encontra matriculado.
(...)
3 — A composição e as modalidades de aposição do sinal distintivo referido no presente artigo devem estar de acordo com o disposto no anexo n.º 3 da presente Convenção.

ANEXO N.º 3

Sinal distintivo dos automóveis e seus reboques em circulação internacional

1 — O sinal distintivo referido no artigo 37.º da Convenção deve ser composto por de uma a três letras em caracteres latinos maiúsculos. As letras terão a altura mínima de 0,08 m e os respectivos traços a espessura mínima de 0,01 m. As letras serão pintadas a negro sobre um fundo branco com a forma de uma elipse com o eixo maior na horizontal.
2 — Quando o sinal distintivo tiver uma única letra o eixo maior da elipse pode ser vertical.
3 — O sinal distintivo não deve ser incorporado no número de matrícula, nem colocado de modo a ser confundido com este ou a prejudicar a sua legibilidade.
4 — Nos motociclos e nos seus reboques, as dimensões mínimas dos eixos da elipse serão de 0,175 m e 0,115 m.
Nos restantes automóveis e seus reboques as dimensões mínimas dos eixos da elipse serão:
a) 0,24 m e 0,145 m se o sinal distintivo for composto por três letras;
b) 0,175 m e 0,115 m se o sinal distintivo for composto por menos de três letras.
5 — É aplicável à colocação do sinal distintivo nos veículos o disposto no n.º 3 do anexo n.º 2.

Entretanto, temos a nossa omnipresente e até omnipotente UE que, para quem não saiba também tem na sua base um tratado internacional. A importância da UE é tanta que na nossa constituição foi acrescentado no n.º 4 do art.º 8 que:
"As disposições dos tratados que regem a União Europeia e as normas emanadas das suas instituições, no exercício das respectivas competências, são aplicáveis na ordem interna, nos termos definidos pelo direito da União, com respeito pelos princípios fundamentais do Estado de direito democrático."

Aí entra o citado REGULAMENTO (CE) NÎ 2411/98, relativo ao reconhecimento em circulação intracomunitária do dístico identificador do Estado-membro de matrícula dos veículos a motor e seus reboques.

Assim, destaca-se:

Artigo 1º: O presente regulamento é aplicável aos veículos matriculados nos Estados-membros e que circulam na Comunidade

Artigo 3º: Os Estados-membros que exigem que os veículos matriculados noutro Estado-membro apresentem um dístico identificador de matrícula quando circulam no seu território reconhecerão o dístico identificador do Estado-membro de matrícula apresentado na extremidade esquerda da chapa de matrícula segundo o Anexo do presente regulamento como sendo equivalente a qualquer outro dístico identificador por eles reconhecido para identificar o Estado de matrícula do veículo.

Conclusões pessoais retiradas desta questão:

1º Quando vamos circular para um território soberano temos de saber quais as condições impostas para o fazer, as autoridades policiais irão impor comportamentos desde a entrada na fronteira;

2º Caso esse país seja um dos participantes na Convention on Road Traffic Vienna conforme lista actualizada no sitio da internet das Nações Unidas que podem consultar na ligação, a identificação tem as regras da mesma;

3º No caso de ser um país Estado-Membro da União Europeia, podemos esperar que estes sejam obrigados a reconhecer que a obrigação de identificação do país seja feita através da matricula, nos termos do regulamento. O que para as motos parece servir de pouco porque, em Portugal, as matriculas dos motociclos não têm prevista a inclusão do símbolo como noutras visturas.

Conclusão das conclusões, para as motos:

Somos obrigados a ter o símbolo na traseira com:
"P" maiúsculo;
Altura mínima de 8 cm;
Traços com espessura mínima de 1 cm;
Pintadas a negro sobre um fundo branco;
Forma de uma elipse com o eixo maior na horizontal;
Dimensões mínimas dos eixos da elipse de 17,5 cm;
O sinal distintivo não deve ser incorporado no número de matrícula, nem colocado de modo a ser confundido com este ou a prejudicar a sua legibilidade.

Aqui fica o contributo...
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por carlos lopes Dom Jan 19 2014, 22:39

Agora está esclarecido. Very Happy 
carlos lopes
carlos lopes
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por LoneRider Ter Jan 21 2014, 18:20

Luís Azevedo escreveu:

Conclusão das conclusões, para as motos:

Somos obrigados a ter o símbolo na traseira com:
"P" maiúsculo;
Altura mínima de 8 cm;
Traços com espessura mínima de 1 cm;
Pintadas a negro sobre um fundo branco;
Forma de uma elipse com o eixo maior na horizontal;
Dimensões mínimas dos eixos da elipse de 17,5 cm;
O sinal distintivo não deve ser incorporado no número de matrícula, nem colocado de modo a ser confundido com este ou a prejudicar a sua legibilidade.

Aqui fica o contributo...

Mas isso ao abrigo da Convenção de 1968?
Mas as normativas CE não são superiores (em direito) a outras convenções anteriormente assinadas?
Porque neste caso, o "P" não seria obrigatorio...

________________________
Vrummm V

ENDLESS ROAD
LoneRider
LoneRider
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://loneride.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Luís Azevedo Ter Jan 21 2014, 23:48

LoneRider escreveu:
Mas isso ao abrigo da Convenção de 1968?
Mas as normativas CE não são superiores (em direito) a outras convenções anteriormente assinadas?
Porque neste caso, o "P" não seria obrigatorio...

Se vires com cuidado verificas que:

1º A convenção de Viena de 1968 (em vigor em Portugal desde 2010) determina a forma como cada país (participante) pode exigir a identificação do país na mota.

2º O regulamento determina que a identificação prevista na Convenção de Viena possa ser feita através da matricula com o P e as 12 estrelas, quando seja de uma viatura matriculada num Estado-membro. Mas como Portugal não tem essa matricula para motos, ficamos apenas com Viena... Não há qualquer problema sobre isso.

Para mim, é assim que leio a legitima obrigação de impor matriculas por cima da original, uso de coletes, kit de lâmpadas; dois triângulos, kits de despistagem de álcool, etc. No seu território, cada Estado impõe as regras.

Dentro da UE este direito talvez possa eventualmente colidir com o principio da livre circulação, mas os mais interessados poderão tirar as suas próprias conclusões. Que tal ler  Very Happy 

Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (Versão consolidada 2012)
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Serzedo Qua Jan 22 2014, 21:40

Luís Azevedo escreveu:
LoneRider escreveu:
Mas isso ao abrigo da Convenção de 1968?
Mas as normativas CE não são superiores (em direito) a outras convenções anteriormente assinadas?
Porque neste caso, o "P" não seria obrigatorio...

Se vires com cuidado verificas que:

1º A convenção de Viena de 1968 (em vigor em Portugal desde 2010) determina a forma como cada país (participante) pode exigir a identificação do país na mota.

2º O regulamento determina que a identificação prevista na Convenção de Viena possa ser feita através da matricula com o P e as 12 estrelas, quando seja de uma viatura matriculada num Estado-membro. Mas como Portugal não tem essa matricula para motos, ficamos apenas com Viena... Não há qualquer problema sobre isso.

Para mim, é assim que leio a legitima obrigação de impor matriculas por cima da original, uso de coletes, kit de lâmpadas; dois triângulos, kits de despistagem de álcool, etc. No seu território, cada Estado impõe as regras.

Dentro da UE este direito talvez possa eventualmente colidir com o principio da livre circulação, mas os mais interessados poderão tirar as suas próprias conclusões. Que tal ler  Very Happy 

Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (Versão consolidada 2012)

E a reflexão pessoal do Luís Azevedo está totalmente correcta, sem tirar nem pôr. Fixe

Porque a própria legislação de Espanha, num dos decretos que também li impõe que os veículos de outros países estejam munidos do dístico identificador de país e o documento do Reino Unido (país análogo ao nosso em termos de legislação) explica que fora da fronteira terão de usar o dístico identificador. Sim

"V"

________________________
LinkedIn | | Mototurismo a dois | | Spritmonitor.de
Andar de mota é uma arte e cair... faz parte!! Fábio Pereira é o meu nome, Serzedo a minha terra.
Serzedo
Serzedo
Manda chicotadas.
Manda chicotadas.


https://www.linkedin.com/in/solicitador/

Ir para o topo Ir para baixo

"P" na chapa de matrícula! - Página 3 Empty Re: "P" na chapa de matrícula!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos