Procurar
Entrar
Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minhopor parchao Hoje à(s) 07:14
» Normandia
por Cesar Filipe Ontem à(s) 12:32
» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07
» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52
» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24
» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56
» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52
» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56
» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31
» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14
» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58
» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42
» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40
» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31
» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38
» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39
» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35
» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42
» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43
» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17
» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15
» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32
» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08
» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43
» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53
» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40
» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38
» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03
» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51
» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49
» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08
» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03
» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22
» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23
» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35
» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27
» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45
» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13
» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52
» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51
» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25
» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23
» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13
» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14
» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21
Doação por Paypal
Há motas que não valem nada [report]
2 participantes
Página 1 de 1
Há motas que não valem nada [report]
E há outras que valem qualquer coisita...
Mais informação em breve
Mais informação em breve
Última edição por JAraujo em Qui Nov 24 2016, 11:41, editado 1 vez(es)
JAraujo- Zero à direita
Re: Há motas que não valem nada [report]
Isso é uma ventoinha.
Não vele mesmo nadinha
Não vele mesmo nadinha
________________________
ENDLESS ROAD
Re: Há motas que não valem nada [report]
E as ventoínhas não valem nada?! Eu até tenho muito respeito por essa marca porque é um facto que tem trazido muitos e bons cromos para o mundo das motas e acho que isso tem um lado bom para todos nós
JAraujo- Zero à direita
Re: Há motas que não valem nada [report]
Mesmo assim, apesar de conhecer alguns desses bons cromos, não vale nadinha!
Vê lá bem que até deita fumo pelo escape!
Vê lá bem que até deita fumo pelo escape!
________________________
ENDLESS ROAD
Re: Há motas que não valem nada [report]
Isso era nas antigas... Esta já respeita o Euro 4
JAraujo- Zero à direita
Re: Há motas que não valem nada [report]
Os Tomateiros experimentaram a mais recente proposta da BMW para a guerra das "scrambler"!
Partilhamos aqui um resumo amador, genuíno, incompleto e desinteressado da experiência
Pretende-se que seja um report meramente informativo, e não se admirem se amanhã defendamos opiniões exatamente contrárias às que são aqui apresentadas hoje
As scrambler eram inicialmente motas altas, com escape elevado e suspensão "mole", e com um motor com muita força em rotações baixas. Equipavam-se ainda com pneus cardados. Tudo isto, para se alcançar uma boa performance em pistas off road com obstáculos.
No entanto, o conceito mudou muito! Agora o que interessa a muitos motards é o "parecer ser" ou "parecer fazer" mantendo uma imagem revivalista. Portanto, o habitat natural das scramblers passou claramente da lama para o asfalto... Esta BMW R Nine T Scrambler segue essa tendência, sendo uma mota com muito "estilo" e com um roncar (dos Akropovic que trazem de série) que faz virar muitas cabeças.
O motor tem realmente muito boas prestações e os pneus Metzeler Karoo 3 cumprirão muito bem o serviço em off road... mas o melhor sítio para gozar do bicho, com maior prazer e segurança, será definitivamente a estrada asfaltada. A recém apresentada R Nine T Urban G/S em Milão, será uma melhor aposta para os que quiserem fazer mais off e menos asfalto e por muitos kms. No entanto, com qualquer uma destas motas, a ousadia para percorrer trajetos mais ariscos, não será para todos...
A posição de condução é bastante natural e o conforto do banco também não é mau (tendo em conta as limitações que a estética impôs!). Não será o ideal para tiradas de centenas de quilómetros, cumprindo, no entanto, com alguma naturalidade, viagens "ibéricas" relaxadas - mas sem pendura e com espaço para bagagem limitado. Porque no fundo, esta mota foi principalmente desenhada para o condutor tirar prazer em trajetos relativamente curtos.
A personalidade do motor boxer é distinta de qualquer outra configuração e a performance desta scrambler (aprox. 110 cv, 90 nm) ganha claramente para a concorrência: cerca de 55 cv e 60 nm para a nova Triumph e 75 cv e 70 nm para a Ducati). Também pelo seu maior peso, estará mais tranquila em estrada aberta do que as leves concorrentes. Já no off road, as concorrentes terão outra agilidade. Por um lado, sem a desvantagem das cabeças de motor estarem expostas a obstáculos inesperados, além disso, o movimento lateral do motor e o mono-braço é potencialmente "fatal"!). Também em off road, a suposta falta de potência das concorrentes já não será tão notória.
Percebe-se que a BMW investiu em bons materiais, como vem sendo habitual nas suas motos. No entanto, poderia haver mais algum cuidado com a disposição e fixação de cabos ao guiador e na qualidade dos punhos (parece ser um mal crónico na marca). Além disso, o facto de terem utilizado os espelhos dos últimos modelos da GS 1200 deve ter algum excelente motivo que não compreendemos bem (segurança?), caso contrário, foi de uma falta de bom gosto e de originalidade muito grandes.
O conta-quilómetros é bastante sóbrio e com algarismos pequenos mas de leitura fácil e intuitivos. Não há conta-rotações nem indicador de velocidade engrenada e a interpretação do "limite" do motor, pelas suas características, é que pode ser um pouco difícil.
Em comparação às outras BMW de motor boxer, a ciclística é muito diferente, por causa do afinação do motor, da suspensão, tamanho do guiador (que é largo) e da posição de condução. Mesmo para a R Nine T "original" diversas destas afinações e componentes são diferentes.
Para terminar, e ainda sobre os pneus... se por um lado, a estética até "pede" uns pneus de taco, no momento de ir para as curvas, os Karoo 3 são mesmo maus... Uns Pirelli Scorpion Trail II ou equivalentes seriam o ideal, mas aí a estética ficava muito comprometida... (sim, há muito boa gente que escolha os pneus com base nos rasgos do perfil...). Com as robustas jantes de raios que a scrambler traz de origem, os Metzeler Tourance ou os Continental TKC70 seriam um excelente compromisso entre a estética, utilização on road e off road "ligeiro".
Conclusão
Pela sua dimensão, motor (e preço!) este modelo demarca-se das demais scramblers e certamente proporcionará um grande prazer de condução ao proprietário, mas para a nossa vida de "mototuristas profissionais, predominantemente a dois", nenhuma scrambler será alguma vez suficientemente versátil... Seria no entanto uma excelente segunda ou terceira mota... haja dinheiro e tempo para desfrutar dela!
Classificações ponderadas (entre 0 e 5), pelo grupo de "test-riders":
Motor: 5
Transmissão: 4.5
Suspensão: 4
Travões: 5
Ciclistica: 4
Agilidade: 4
Comportamento dos pneus (Karoo) em estrada: 2.5
(Estética dos pneus: 5)
Carácter da mota 5
Originalidade: 2.5
Painel de instrumentos: 3.5
Conforto do banco: 3.5
Ergonomia 3.5
Economia/Manutenção/...: ??
Acabo por agradecer à Caetano Baviera / Aveiro pela disponibilização do modelo testado!
Novas unidades só começarão a ser entregues a partir de Fevereiro ou Março.
Valor da mota testada (serviço) - ca. 13 500 €
Valor mota nova - ca. 15 000 €
Contributos: JAraújo, Zé-Tó, Bruno Guimarães, Paulo Cardoso, Serzedo
JAraujo- Zero à direita
Tópicos semelhantes
» Report - mini-comitiva M&D no ADV days - Alqueva
» QUEDA PRÁS MOTAS
» Motas e design
» Motas Bizarras
» Motas são automóveis ou não?
» QUEDA PRÁS MOTAS
» Motas e design
» Motas Bizarras
» Motas são automóveis ou não?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|