Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Sex Abr 26 2024, 07:14

» Normandia
por Cesar Filipe Qui Abr 25 2024, 12:32

» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07

» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

Tempo
passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Pixel

Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

+51
LFerro
ricmags
Espsanto
santos466
roadracingportugal
LoneRider
4nick8
atikman
Cobra
Paula Kota
jose.leal.560
rlv
filipeoliveira
Rui Ribeiro
Ramos Pinto
Misantropiae
mytic
mistralV104
Ne
JCTransalp
luisfilipe
viteze
jorges
horacioalgar
Vítor Soares
zenun0
Carlospira
Panzer Tank
carlosferreira
alberto leonardo
Perrot
biker.nomad
zephex
so.usa
transalex
Jorge CBFista
Elisio FJR
Paula Matias
gonçalo
Correia
Rui
jsantos
Zecacbr
Joao Luis
Carlos Balio
gemadovo
Dani.F
carlos lopes
Luís Azevedo
Simone
Gracinda Ramos
55 participantes

Página 8 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Seg Out 14 2013, 16:13

15 de agosto de 2013

Eu estava alojada junto ao Canon do Moraca, aquele rio fantástico de águas turquesa que fura por entre penhascos! Mas a noite foi de tempestade, eu pude ouvir o vento que soprava muito forte e a chuva a bater-me na janela… uma pena, porque eu fora até Podgorica para visitar a zona e o rio, e o tempo parecia não estar para ajudar, nem sequer me apetecia sair da cama para ir para aquela luta! Bolas…

Mas saí! Esperava-me um pequeno-almoço muito variado e interessante “bem, se não passear, pelo menos como!”

O temporal estava precisamente a montante do rio, onde eu queria ir! Fiquei ali a olhar para o céu e a ver para que lado soprava o vento, pois levaria o temporal consigo, já que era bem forte. E sim, levava as nuvens negras para o lado onde já estava negro e que, por acaso, era para onde eu queria ir!

No problem, mudança de planos, peguei na motita, tirei-lhe a top-case e segui para o lado inverso!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Podgorica

Uma pena o céu estar cinzento, Podgorica ficou com um ar mais triste por causa disso!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00012

Podgorica, a capital do Montenegro, já se chamou Titogrado em honra do marechal Josip Broz Tito, o tal que manteve a Jugoslávia unida, contra tudo e contra todos, governando "Seis repúblicas, cinco etnias, quatro línguas, três religiões, dois alfabetos e um Partido".

A cidade é literalmente fendida pelo rio. Curioso o estado natural em que ele se conserva, com as bermas em escarpas terrosas e pedregosas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00013

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00017

E lá fui seguindo para a costa, onde o tempo não estava nenhuma beleza, mas pelo menos não chovia!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00023

Se aquele céu estivesse azul, a paisagem seria um deslumbramento, com Budva cheia de gente e movimento lá em baixo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00026

Estava bastante calor, o tempo encoberto apenas acrescentou humidade ao ar!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00034

A Budvanska rivijera é muito procurada pelas praias, restaurante, hotéis e vidinha noturna! Eu pela vida noturna não me esforço muito mas pela praia, estava mesmo a apetecer!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00038

Por isso fui ver se arranjava um pedaço de areia para me pôr! Para minha surpresa fui muito bem recebida por quem estava, e uma senhora velhota indicou-me a sua “espreguiçadeira” para eu me estender! Depois entendi que ela tinha duas reservadas como suas e como o marido andava a passear junto à água, ela ofereceu-me o seu lugar para eu me estender! Tão simpática!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00043

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00044

Mesmo atrás fica uma fileira de restaurantes, cafés e tendas de todas as tretas!
Passei ali boa parte do meu dia, em conversa complicada com as pessoas que falavam pouco inglês, mas que se faziam entender! Um senhor aproximou-se cheio de curiosidade e ao saber que eu era portuguesa exclamou “Big Figo and Eusébio! Ronaldo is for girls!”

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00049

Depois de um tempo simpático e um almoço mais universal que regional voltei para a minha motita. Estava acompanhada. As pessoas ficaram atrapalhadas quando perceberam que ela era minha! Fiz-lhes sinal de que não havia problema e lá tiraram as fotos que quiseram com a criancinha e a moto, agradecendo-me muito!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00057

Logo ali à frente, apenas a 6 ou 7 km de Budva, fica Sveti Stefan, uma ilhota ligada a terra por um istmo, que é um resort que vale a pena ver, mesmo de longe! Fui até lá!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00060

Na sua origem foi uma fortificação do séc. XV, construída para defender a linha costeira, posteriormente uma aldeia que foi completamente adquirida pelo major Tito, que a transformou num resort de luxo.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00068

Tentei aproximar-me. Lá em baixo à um “torniquete” com um guardião que o abre a quem quer!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00070

Tentei entrar, estava uma motinha pequena estacionada num parque sem nada mais do que ela. O homem não me deixou ficar, disse-me que não havia lugar!!

Fiquei a olhar para ele, com ar de quem não vai reclamar mas o acha anormal de todo!

Voltei para cima, pela ruela onde é proibido estacionar! Raios, eu não iria deixar a moto a quilómetros para caminhar até ali! Parei junto a um jovem policia que vira a meio da subida. Ele estava do outro lado da rua a mandar os carros voltarem para cima, chamei-o sem desmontar da minha moto.

Perguntei-lhe onde podia parar a moto por uns minutos enquanto ia até à ilha, “no parque lá em baixo!” – respondeu ele como se fosse óbvio. “o homem diz que não há lugar para a minha moto lá!”- expliquei eu. Ele fez um gesto com o dedo como se aparafusasse a cabeça, do tipo, o homem é mas é tolo e mandou-me pô-la junto da dele e, enquanto eu a encostava bem à berma da estrada ele aproximou-se com outro rapaz. Perguntou-me de onde eu vinha.

Quando me fazem esta pergunta numa viagem nunca sei muito bem o que querem saber!

De onde venho quando? Agora, venho de Budva; hoje venho de Podogrica; neste ponto da viagem venho da Croácia; de origem, venho de Portugal! Complicado de responder, não é?

Ficou impressionado por eu vir de tão longe e, ao perceber que eu não tinha vindo de ferry ficou mudo de espanto! Mostrei-lhe o mapa total da viagem, percebeu então que ainda tinha muita estrada para fazer!

Adorou a minha moto, propôs trocar a minha pela sua, que eu era muito pequena e magrinha para ela e ele era muito maior e mais forte do que eu!

Lá o deixei mais o amigo a apreciar a minha Ninfa e fui passear pela zona.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00109

Acho sempre piada quando encontro palavras que parecem nossas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00082

As praias ali têm a areia meio rosada que lhes dá um ar quase artificial!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00077

Bolas, mas eu queria era ir até à ilha dar uma voltinha e ver como aquilo é por dentro! E não se pode! É só para hóspedes!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00075

Fiquei meio desiludida! Por outro lado que se lixe, não teria muita piada ir passear para o meio de uma série de hotéis com gente chique… digo eu, que não pude lá ir!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00083

Segue-se pela beira da praia, a do lado direito estava vazia, e vai-se tendo perspetivas interessantes da ilha e da praia.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00084

Mais à frente estava montes de gente quase a fazer fila para fotografar ou ser fotografado com a ilha como cenário!
Coisa de pobre que não pode entrar como eu, mas pode fazer de conta!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00096

E, como eu também sou pobre, aproveitei a deixa de me pedirem para tirar fotos para ser fotografada também!

Foi ao ver a foto que me apercebi como o sol me tinha marcado tanto dos últimos dias! A marca da fita da máquina fotográfica era tão forte no meu pescoço e a parte de baixo do rosto estava visivelmente mais escura que a de cima! Mas eu estava feliz, e isso é que me importava mesmo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00090

Quando voltei de novo à minha moto o policia veio ter comigo, pensei que me iria dizer algo porque eu demorara bem mais do que os 10, minutos que prometera! Chegou perto de mim e estendeu-me a mão com uma chave, a chave da sua scooter: “Então, é neste momento que trocamos de moto?” – perguntou com um grande sorriso.

“Não poderia trocar, tenho uma viagem para continuar!” – respondi.
“Com a minha scooter não teria qualquer problema, seguramente ninguém te incomodaria até chegares a casa!”

Seguramente que não! Ela tinha “Policija” escrito na frente e o pirilampo azul atrás! eheheh

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00110

Ainda fiquei ali um bocado na conversa e na risota com ele e parti dizendo, como sempre faço, “Bye and, your country is very, very beautiful!” porque, além de ser verdade, as pessoas merecem sabe-lo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00112a

Na costa os hotéis continuam e a zona de passagem é meio privada. Fiz uma foto-caricatura de nós as duas, eu e a Ninfa, num dos muitos espelhos de auxílio à condução que há em todos os cruzamentos por ali!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00113

Parei para ver a coisa de longe e segui pela costa para sul, para seguir de volta para Podgorica.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00114

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00116

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00118

Mais abaixo entra-se em ângulo reto em relação à costa e atravessa-se uma ponta do lago Escútare ou Skadarsko jezero, que vira no dia anterior de longe. Infelizmente a linha do comboio não permite aproximar dele naquele ponto!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00126

O calor voltava a estar meio infernal e eu só pensava em abastecer-me de água fresca!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00129

Passei em Podgorica, no meio de uma planície que parece nunca mais acabar, rodeada de ciprestes

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00132

Há infinidades de bancadas de venda de fruta pela berma da estrada, mesmo no centro da cidade! Repuxos improvisados de mangueiras que deitam água sobre as melancias, garantem que a fruta não estará quente se a compramos! Os figos são uma das minhas frutas preferidas e não resisti a experimenta-los: eram simplesmente D E L I C I O S O S!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00137

E logo a seguir ficava o meu hostel e começava o deslumbramento do Canon do Moraca!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00139

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00141

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00144

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00149

São quilómetros de frescura e beleza que acompanhei com pausas refrescantes e figos doces e suculentos!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00160

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00162

Há momentos em que parece que a estrada é apenas um rasgão no rochedo onde nada cabe, mas na realidade a estrada é larga e passa por ela todo o tipo de veiculo, até ao maior camião!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00163

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00168

Um carro com 5 jovens caíra ali havia pouco tempo, naquele ponto da estrada, estava lá montado todo um altar, com flores e as fotos deles! Eu tinha parado para ver o rio lá em baixo e fiquei chocada ao imaginar alguém cair ali de carro!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00178

Preparava-me para seguir quando apareceu um tipo sei lá de onde, pois aquilo é longe de tudo, não há sequer uma cabana perto. Dizia ele para eu lhe dar a máquina fotográfica que ele me tirava uma foto a conduzir na rua! Apenas fez um gesto na direção da maquina que eu trazia pendurada ao peito e eu passei-me, fiz um ar de má e atirei-lhe com um “What??” tão convincente e autoritário que o homem desapareceu na natureza!

Se tinha má intensão era burro o suficiente para não perceber que bastava dar-me um empurrão e eu cairia mais a moto, pois estava em posição bem instável! Mas o meu ar deve ser mais intimidatório do que eu podia imaginar! Eheheh

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00194

E passeei o resto da minha tarde por aquelas paisagens, voltando para o hostel onde me esperava um belo e baratinho jantar. Os hotéis e hostels têm visível prazer em assinalar que são “biker friendly”

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00203

Naquela noite fiz serão no bar, um pequeno pavilhão construído em madeira, onde a net era forte e me permitia fazer uma série de pesquisas. O patrão, que estava numa mesa perto com um grupo de amigos, achou-me muita graça e ofereceu-me toda a cerveja que eu quis beber! Ele falava pouco inglês, mas o filho foi traduzindo o que ele me queria dizer, tinha-me visto em Budva e ficara espantado com o conjunto que fazíamos, a moto e eu e, sem imaginar que eu estava hospedada no seu hostel! Quando me viu chegar ali ficou todo vaidoso, até tirou fotos à moto para mostrar aos amigos! Foi muito engraçado o serão!

E foi o fim do meu 17º dia de viagem!

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Elisio FJR Seg Out 14 2013, 18:10

Levaste com mais 1 M mas já aviso que não me acredito em nada do que estou para aqui a ler!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR
Elisio FJR
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Simone Seg Out 14 2013, 19:19

Mais um Mérito 
Babar 
Aguardo pela continuação!
Simone
Simone
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://martasimone.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Seg Out 14 2013, 23:38

Elisio FJR escreveu:Levaste com mais 1 M mas já aviso que não me acredito em nada do que estou para aqui a ler!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oh valha-me Deus, lá teremos de combinar um belo de um almoço para eu te contar toda a verdade que tu não acreditas em mim por escrito! Laughing Laughing 

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Seg Out 14 2013, 23:40

Obrigada minha gente pelos vossos comentários e pelos vossos Mérito !

À custa disso estou a chegar aos 1000 e aí quero uma festa pelo meu record! Vrummm 

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Carlos Balio Ter Out 15 2013, 09:13

Obrigado mais uma vez por este dia de viagem...
Fabuloso, e aqui vai a minha contribuição para atingires o record Mérito
Carlos Balio
Carlos Balio
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Qua Out 16 2013, 03:13

16 de agosto de 2013

E chegava o momento de seguir para um dos grandes destinos desta viagem!
Há sempre um ou dois destinos que me direcionam numa viagem, esses que ditam para que lado ir, e este era na Grécia, o que me faria atravessar 2 países para lá chegar! Por isso naquele dia eu faria quase 700 km por 4 países: Montenegro, Albânia, Macedónia e Grécia!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Montenegro+Gr%25C3%25A9cia

Embora tivesse uma longa distância para percorrer não me sentia nada preocupada nem pressionada! Há dias assim, em que o calor é mais aflitivo do que os quilómetros e aquele dia prometia ser quente de novo. Lembro-me que durante a noite molhei diversas vezes o meu lenço para limpar o rosto e o pôr sobre a cabeça, como se faz quando as pessoas têm febre, porque o calor era muito e eu sentia-me febril, mesmo com o ar condicionado ligado!

Começava a achar que nunca me livraria do sofrimento do calor e tratava mas era de me mentalizar para ele, como um tropa se prepara mentalmente para uma missão dura!

À hora que me levantei ainda apetecia andar por ali a passear, em redor do hostel, enquanto o pequeno-almoço era preparado!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00009

O edifício é voltado para o rio, que fica do outro lado do caminho que é privado do hostel.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00013

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00015

Constatei que andava a passear “pelo quarto de dormir” de uma série de caminhantes que dormiam ao relento, no relvado da berma do caminho do hostel! Constatei também que ali se dá guarida a todo o tipo de viajantes, entre mochileiros que dormiam ali na relva, caravanistas parqueados logo a seguir e gente como eu, muito mais comodista que preferi pagar 20€ e dormir duas noites numa cama de casal fofa, num quarto enorme, com televisão e ar condicionado!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00016

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00021

E segui o curso do rio Moraca na direção do Skadarsko jezero, pois a fronteira com a Albânia fica lá pelo meio do lago!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00023

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00024

Ao passear-me por ali ficava fascinada com o estado natural em que o rio se conserva, ninguém diria que estamos na capital de um país com uma paisagem destas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00025

E lá estava o lago Escútare ou Skadarsko jezero, o maior dos Balcãs, que é alimentado pelas águas rio Moraca e desagua no mar Adriático através de um outro rio.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00031

A ruínha que escolhi para ir até ele era, no mínimo, original! Irregular, cheia de altos e baixos, areias e cascalho, de quando em quando, mas cheia de encanto também!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00032

As perspetivas que ia tendo do lago eram encantadoras àquela hora da manhã, ainda com as brumas matinais a encher tudo de encanto!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00033

A estrada nacional parecia uma autoestrada em comparação com a estradinha ziguezagueante que eu fizera!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00034

Cheguei à fronteira da Albânia já a circular num autêntico inferno! O termómetro da moto não deixava de piscar nos 50º, o que queria dizer que não conseguia contar mais do que isso!
Eu já levava o lenço enfiado no vão do vidro para poder limpar a cara, no arranca e pára para passar a fronteira.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00040

E o lago continua pela Albânia!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00042

O lixo pelo chão começa logo ali, a 50 metros da fronteira, veja-se quando parei para ler o mapa do pais na berma da estrada!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00043

A estrada parecia uma reta sem fim com construções isoladas, muitas em mau estado e uma série de bombas de gasolina abandonadas, até chegar a uma cidade… uma população… um lugar, sei lá! Sei que era cheio de lixo, confusão…

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00046

A fazer lembrar uma cidade marroquina, com burros estacionadas na berma da estrada e tudo!
Nem parei, o calor era infernal, o ambiente cheio de pó e trânsito, de tal maneira que nem parei e poucas fotos tirei.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00047

Segui para Shkodër que, apesar de ter uma “entrada” igualmente desordenada e desarranjada, tem um centro bem fofinho, perto da mesquita!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00050

Eu estava a precisar muito de beber algo fresco e aquele ambiente foi o meu oásis!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00052

Oh, quase me deixei desfalecer numa esplanada tão confortável, agarrada a uma enorme copada de sumo de laranja fresquíssimo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00055

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00058

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00059

A mesquita fica num jardim entre a zona trapalhona e a zona turística!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00068

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00071

Foi esta cidade que deu o nome ao Lago Escútare que também é
“Skadar” “Shkodër” “Shkodra” dependendo da língua em que é pronunciado!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00078

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00081

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00082

E segui pelos montes com o rio como paisagem!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00086

Uma pena o lixo por todos os lados, mesmo quando não há casas por perto, ele está lá! O que destoa profundamente com a beleza das paisagens!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00090

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00093

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00095

Parece que por aquelas terras a água tem sempre cores extraordinárias e quase irreais!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00096

A minha ideia não era propriamente “catar” o país e sim ver como ele é, como são as paisagens, as pessoas, o ambiente! Porque se trata de um dos países mais pobres da Europa, onde grande parte da população é camponesa, e não existe muita informação sobre ele!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00098

Encontrei ciganos, que me acenaram adeus quando parei para fotografar os seus cavalos a pastar selados, como se fossem partir a qualquer momento!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00100

E recantos decrépitos, abandonados e cheios de lixo também…

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00105

Na berma das estradas viam-se tendinhas montadas com telhado de folhas de milho, onde miúdos assavam massaroca para vender aos transeuntes e, sobretudo, aos turistas.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00106

Por aquela altura eu já estava morta de sede há umas horas, mas não havia nada onde comprar o que quer que fosse. Até que vi um larguinho na berma da estrada com uma fonte, onde uma série de pessoas lavava as mãos. Não resisti, dei meia volta e fui até lá, peguei na minha garrafa de água, há muito vazia e fui enche-la na fonte. Aquelas mulheres ficaram todas a olhar para mim, lavavam as mãos e a cara com sabonete que estava pousado na berma da fonte, que tinha a forma de dois golfinhos entrelaçados.
Quando olhei para a água dentro da garrafa, que desilusão, era turba!

Voltei-me para as senhoras e perguntei mais por gestos do que por palavras, se aquela água não se podia beber!
Responderam-me todas em coro “no, no, Bar, Bar!” apontando para o bar que ficava logo ali ao lado. Bolas, eu não tinha lekë, como iria pagar a água?

Fui até à moto, tratar de tirar o capacete e buscar euros a ver se conseguia comprar água! Estava eu nessa operação quando uma senhora vem do bar com uma garrafa de água gelada e ma oferece! Fiquei espantada! Fiz o gesto de quem pergunta quanto é, ela respondeu-me com um gesto amplo, com as mãos abertas, significando “nada”.

As pessoas em redor olhavam com satisfação, pelo menos sorriam para mim e para ela! Abri ali mesmo a garrafa e bebi quase metade, a água era deliciosa!

Agradeci mais uma vez, disse adeus àquelas pessoas tão simpáticas e segui o meu caminho tão satisfeita e enternecida “há gente tão boa por este mundo!”

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00107

As ruas que fiz eram pavimentadas mas parecia que tinham aluído, olhava-se de repente e não havia buraco algum, mas ao passar era necessário contornar pedaços literalmente engelhados de alcatrão!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00108

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00109

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00113

Tal como na Bósnia vêm-se pequenos altares na berma das estradas, em honra de mortos em acidentes de viação!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00120

Já andava atenta às estações de serviço há um bom pedaço, tentando encontrar alguma com o sinal de cartão de crédito, quando encontrei uma mandei abastecer e… quando fui pagar não aceitava cartão nenhum! Oh raios partam o azar! Claro que acabei por pagar em euros ou não sei como seria! O homem deu-me o troco em lekë, e eu que estava a sair do país fiquei com um nota para gastar!
Mais uns quantos quilómetros e estava a chegar à fronteira com a Macedónia. Bem, agora que tinha dinheiro fui mas é beber qualquer coisa antes de sair do país.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00125

Pedi cerveja e água e ainda bem que não pedi mais nada porque um senhor que estava lá sentado numa mesa pagou tudo o que pedi! Puxa, aqueles albaneses são todos boas pessoas? Fui-me sentar numa mesa enquanto toda a gente olhava para mim com uma curiosidade simpática, já que sorriam para mim!

Ao despedir-me disse adeus a toda a gente e recebi um caloroso adeus com direito a acenos e tudo, enquanto alguns vinham até à porta ver-me partir!

Tenho de voltar à Albânia!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00123

Logo a seguir à fronteira acaba o lixo por todos os lados!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00127

A Macedónia foi também um país que apenas atravessei, estava demasiado calor para eu parar aqui e ali, mas deu para ver que é um país lindo que terei que visitar mais demoradamente um dia que volte àqueles lados.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00148

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00149

Desta vez parei apenas em Ohrid, com o seu lago que prometia alguma frescura no inferno de calor que eu vinha a atravessar há horas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00140

Ohrid é a cidade maior na borda do lago com o seu nome. Ohrid, que em português é Ácrida, é uma cidade turística e simpática que só consegui visitar depois de parar junto ao lago e molhar os pés e as mãos e quase enfiar a cabeça dentro dele! Por momentos até a visão da água me pareceu quente, por momentos pensei que não seria capaz de me afastar dali para seguir para a Grécia. Fiquei ajoelhada na berma do cais, como os islâmicos fazem quando rezam, as mãos na água e a cabeça mais baixa que o corpo. A tensão arterial equilibrou e só então fui ver o povo, passear pelas ruas e beber algo bem fresco.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00155

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00156

A cidade estava cheia de gente que se passeava com todo aquele calor! Nos jardins tem estátuas de tipos cabeçudos com ar de filósofos. Não consegui perceber quem eram porque a escrita deles é inteligível! Nem o abecedário é parecido com o nosso!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00159

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00182

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00161

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00163

As pessoas comiam gelados sofregamente, eu limitava-me a carregar comigo uma garrafa de água… tenho sempre a sensação de que o gelado por ser doce me deixará ainda mais cheia de cede!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00166

Achei curiosos os altares deles, ortodoxos, cheios de imagens e velinhas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00173

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00174

Quando voltei ao lago estava cheio de ondulação! Be diferente de quando eu chegara!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00178

E voltei a enfiar os pés na água…

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00181

e deitei-me um pouco no jardim à sombra, com as pernas das calças todas molhadas e com uma enorme vontade de não me mexer nem mais um passo…

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00184

Mas o tempo iria começar a arrefecer um pouco e, animada por essa ideia, lá arranjei coragem para seguir o meu caminho até Trikala na Grécia, que ficava ainda a uma infinidade de quilómetros!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00189

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00190

Se eu fico preocupada quando vejo uma vaca a olhar fixamente para mim, imagine-se o que sinto quando vejo uma manada a correr na minha direção!

A minha aventura com as vacas gregas apenas estava a começar! Elas lá passaram a trote por mim, o que não me impediu de parar e pôr o descanso à moto! Nunca confiar em bichos que são maiores que eu e a minha motita!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00195

Cheguei tarde a Trikala mas, só lá é que entendi o quanto era tarde! É que eu não tinha reparado que a hora da Grécia é igual à de Istambul, o que quer dizer 2 horas mais tarde que aqui, e eu pensava que era só uma hora a mais!

Fui comer a um restaurante logo acima do hostel e fui tão bem recebida e servida que iria lá voltar nas noites seguintes.

Fui dormir, pressentindo os montes gigantescos em torno de mim. de repente a vontade que a manhã chegasse rápido era muita, mesmo sabendo que iria sofrer de novo com o calor, eu queria muito ver o que me envolvia naquele que foi um dos destinos impulsionadores desta viagem!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00197

E foi o fim do 18º dia de viagem!

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Simone Qua Out 16 2013, 05:22

Mais uma contribuição! Mérito 
Aguardo pela Grécia! Smile 
Simone
Simone
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://martasimone.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Carlos Balio Qua Out 16 2013, 09:12

E aqui vai mais um Mérito
Mais um dia fabuloso e bem documentado, obrigado...
Carlos Balio
Carlos Balio
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Panzer Tank Qua Out 16 2013, 10:30

Gracinda
Cada vez gosto mais da tua crónica os meus parabéns.
Mais um merito para a mesa do canto e o meu obrigado pela partilha
Tradução do gogoole tradutor para Cirilico Macedonio Laughing Laughing 
Gracinda
Секој пат како и повеќето од вашиот хроничен алал да му е.
Друга заслуга за маса во ќош и мојата благодарност за споделување
Continuação de boa crónica e obrigado pela partilha pois tem sido uma viagem em peras lê-la
Sem mais
Panzer Tank


Última edição por Panzer Tank em Qui Out 17 2013, 11:04, editado 1 vez(es)

________________________
Artilharia= Arma mais sexy do mundo, onde cai f... tudo
Grupo de modelistas da Zona Oeste  Spritmonitor.de
Panzer Tank
Panzer Tank
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://modelistasdooeste.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Qua Out 16 2013, 11:35

Obrigada!

Por causa dessa escrita "marada" Panzer Tank, é que eu a dada altura me sentia completamente analfabeta por aquelas terras! Até entrar na Roménia, quase deprimia a tentar entender algo do que aparecia nas planas! Laughing 

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por carlosferreira Qua Out 16 2013, 22:26

E vai +1 Mérito 

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Luís Azevedo Qui Out 17 2013, 00:18

Já há muito que não dava mais 1:merito: 
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Ter Out 22 2013, 11:42

17 de agosto de 2013

Foi por Meteora que fui ali!

Foi por ela que eu reservei 3 noites em Trikala!

“Meteora, foi um dos destinos impulsionadores desta viagem! Uma sequência de mosteiros ortodoxos “pendurados” no ar, em grandes blocos de pedra que parecem sair verticalmente do chão, simplesmente deslumbrante! Desde a primeira vez que deparei com uma imagem de Meteora que eu quis cá vir. A princípio pensei que eram apenas imagens manipuladas, arte digital, daquela que faz cenários fantásticos para filmes, mas não, é mesmo real! Hoje visitei 2 mosteiros já, amanhã continuarei a explorar… acho que nunca me cansarei de fotografar isto tudo de todos os ângulos!”

Lembro-me de estar a escolher o hostel para pernoitar e encontrar aquele em que fiquei e ficar deslumbrada pelas fotos que apresentava no site. “Certamente que isto é tudo mentira, devem ter ido tirar as fotos mais abaixo para pôr aqui e só quando lá chegar é que vou ver o que aquilo é mesmo!”. O preço era demasiado baixo para me darem tanto, pensava eu!

Mas a verdade é que, mesmo de noite, quando ali cheguei, eu pressentia a presença dos enormes blocos, no escuro, logo ali! Mesmo sendo muito grandes tinham de estar suficientemente próximos para eu lhes sentir o perfil tão acima do horizonte!

O meu quarto, como todos os do hostel, não dava para um corredor interno como seria previsível, e sim para um terraço que contornava a casa. E, especialmente o meu, ficava voltado para o lado mais bonito da cidade e para o lado mais largo do terraço também, onde havia flores e cadeiras e tudo!

Quando sai a porta… Meteora encheu o meu horizonte de espanto!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00005

A minha motita tinha-se instalado junto de uma amiga que lhe fez companhia durante as 2 noites seguintes.

Curiosamente os donos da moto não saiam nela! Diz-se de Mateora, como de outras cidades no mundo, que ela deve ser visitada a pé mas, mesmo eu andando muito a pé para visitar uma cidade, continuo a dizer que há distancias que se fazem muito melhor de moto!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00009

É o caso ali, as estradas são boas, as paisagens são deslumbrantes, toda a montanha parece envolver-nos em qualquer ponto do percurso, depois é só parar a moto e caminhar!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00032

E os mosteiros começam a aparecer no topo de qualquer penedo gigantesco!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00035

Meteora, dizem que quer dizer “no meio do céu” e eu acrescentaria e “brotado da terra”!

Ali se pode encontrar o maior complexo de mosteiros cristãos, apenas superado por outro complexo religioso, também na Grécia, no Monte Atos, onde eu terei de ir um dia destes!

Na realidade, reza a história que os primeiros mosteiros se foram instalando em cavernas e reentrâncias nas rochas, lá pelo séc XI. Os monges eremitas queriam mesmo ficar longe do mundo e conseguiram-no! Na realidade eles queriam defender-se da ocupação otomana e ali ninguém os poderia alcançar!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00041

Foram construídos posteriormente mais de 20 mosteiros e hoje 6 deles são visitáveis:

1- Megálos Metéoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração),
2- Varlaam,
3- Ágios Stéphanos (Santo Estêvão),
4- Ágia Tríada (Santíssima Trindade),
5- São Nicolau Anapausas
6- Roussanou.

Destes 6 visitei 3… que aquilo de escalar escadas dá cabo das pernas à gente e no fim eles acabam por ser meio semelhantes!

Fui visitar o Grande Meteoro, fica mesmo no fim da rua e pareceu-me que não tinha de escalar muitos degraus!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00045

Claro que me enganei, pois o facto de haver uma entrada direta da rua, não impede que se tenha de descer o monte onde estamos, para escalar aquele em que o mosteiro está!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00047

Os monges têm “elevador moderníssimo" para entrarem diretos no mosteiro, mas é só para eles e para todas as mercadorias e tralhas que um mosteiro precisa para se manter! Nós, povo comum curioso, temos de penar para lá chegar! É justo, afinal ninguém nos chamou lá!

Antigamente este acesso direto era feito por redes grossíssimas de corda que eram içadas por roldanas desde a torre dos mosteiros, e por ali subia e descia tudo, inclusive pessoas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00058

É que os pilares de rocha chegam a ter quase 600 metros de atura a pique!

O mais encantador da subida é a perspetiva que se vai tendo sobre outros mosteiros, que vão aparecendo por entre as escarpas, revelando-se como visões extraordinárias! Só por isso já vale a subida!

Ao lado do Grande Meteoro fica o Varlaam, que não visitei mas que fotografei e desenhei até à exaustão!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00064

À entrada de cada mosteiro existem saias, tipo avental, daquelas que se amarram à cintura, para as mulheres vestirem. A principio não entendi, pois se eu nem de calções estava, o que teria de tapar com as saias?

Um monge simpático só me dizia “ponha-a, é melhor!” e repetia aquilo talvez porque não sabia dizer mais! As saias até eram bonitas e frescas, nem a sentia mais depois de vestida! Eram de seda preta com bolinhas brancas! Não perdi a oportunidade de pedir a alguém que me tirasse uma foto, tinha de registar o momento “griff” da minha visita!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00111a

Lá de cima a paisagem é sempre deslumbrante, com o vale contornado pelos blocos de pedra e Trikala lá em baixo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00089

O mosteiro vizinho perfeitamente visível, mais abaixo, por entre pedras a pique!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00092

Os mosteiros não são completamente visitáveis, porque estão em funcionamento, por isso há ali gente a viver, como num condomínio fechado, onde tudo se faz e muita coisa se produz!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00083

O único sitio onde não se pode tirar fotos é nas igrejas mas, claro, a gente quando tem oportunidade sempre capta uma ou outra perspetiva da coisa, porque são muito bonitas e totalmente pintadas no interior!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00075

Se fizessem um hotel ali o ambiente seria muito agradável e, seguramente, teria muitos hospedes!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00096

Há no Metorum um museu com coisas militares, incluindo imagens das grandes guerras e fardas da época.

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00098

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00099

Acho sempre curioso ver fardas militares com saias! Não sei como eles se arranjavam a manobrar uma saia plissada daquelas em tempo de guerra!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00101

O mosteiro é grande e cheio de recantos com representações religiosas em que as caras dos santos parecem todas iguais! Deviam estar sempre mal dispostos quando posavam para o mosaico!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00102

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00124

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00105

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00106

Ali havia tudo o necessário para se viver, desde campo cultivado até cozinha perfeitamente apetrechada para cozinhar!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00119

Com direito a ossário e tudo!
Quando vi a placa não entendi o que iria ver! Um cemitério ali?

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00128

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00132

“O Mosteiro do Grande Meteoron foi o primeiro mosteiro que visitei em Meteora! Uma construção do séc. XIV e um dos poucos que se podem visitar hoje. Desce-se do nível da rua, onde eu deixei ficar a moto, e começa-se a subir a escada encravada na rocha até ao mosteiro que fica no penhasco em frente. Foi uma sensação extraordinária entrar ali, como quem entra numa imagem há muito idealizada na cabeça! Num recanto encontrei uma placa que dizia “ossuary”! Então espreita-se pela abertura, numa porta antiga e robusta de madeira, e lá estão eles! Ossos e crânios arrumados, como livros, em estantes! Curiosa sensação estar perante tal vestígio do passado!”

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00126

Na torre pode-se visitar o local de carga e descarga, quando tudo isso se fazia por roldanas e redes de corda que tudo transportavam!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00133

A operação tinha este aspeto vista de fora, naquele “saco” de rede subia e descia gente também!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 001

Tudo muito bonito ali em cima, podia passar ali uns tempos sem sair, apenas a relaxar, numa estadia muito "zen", fotografando em todas as direções e desenhando todo o tempo!

Aquele padre era ortodoxo e vinha da Roménia! Toda uma camioneta de romenos andava a passear por ali comigo. Quando saímos fizeram uma festa ao encontrarem o meu meio de transporte e ainda ficaram mais contentes quando disse que iria seguir a minha viagem até à terra deles!

Até palmas bateram!

“Vais-te apaixonar pela Roménia!” diziam todos “After seeing Romania with your own eyes you will be in love with my country forever!” dizia o monge… e tinha razão!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00137

E segui pela rua que liga todos os mosteiros visitáveis, parando aqui e ali para ver cada um nos seus melhores ângulos!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00150

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00151

Lá de cima podem-se ver mais do que os 6 em visita, estão por todos os lados, encavalitados nas rochas que chegam a parecer dedos apontados para o céu!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00156

Cá mais abaixo podia ver o Grand Meteoro, que acabara de visitar e o Varlaam, que fotografara vezes sem conta!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00161

E a estrada lá em baixo, que passa por todo o lado! Pensar que quem visita os mosteiros a pé tem de a fazer subindo, indo de mosteiro em mosteiro, subir degraus e mais degraus e depois voltar caminhando, por uma infinidade de quilómetros de caminho!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00162

Há rochas estrategicamente posicionadas onde toda a gente vai e onde toda a gente pede que lhe tirem fotos, com aquela paisagem como fundo! Tirei fotos a uma infinidade de pessoas que me pediam e, claro, aproveitei e também me tiraram a mim!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00166

Ao fundo, por entre o limite dos rochedos, vê-se Kalabáka, a cidade mais próxima, com o Mosteiro de Agia Tríada, que serviu de cenário ao filme de James Bond, sobre a grande pedra da esquerda!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00177

Só de olhar para ele foi-se a vontade de o visitar! Nem a fama e a história me fazia querer subir todo aquele enorme rochedo para ir lá acima… mas acabaria por me render e não partir sem lá ir, não naquele dia… mais tarde!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00179

Naquele dia fui visitar o único mosteiro de mulheres de entre os 6, o Ágios Stéphanos.

Vestiam de negro, embrulhadas quase até aos olhos, pareciam islâmicas e eram antipáticas! Não pude evitar o sentimento de que eram mulheres “ressabiadas” mas se calhar fui injusta! Repetiram-me vezes sem conta que tinha de vestir uma saia, e eu a vesti-la! "já entendi! abre os olhos, estou a vesti-la não vês?"

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00211

O bilhete para visitar qualquer dos mosteiros é de 3€ e vale o dinheiro, se bem que devia ser descontado o esforço da subida no preço do dito!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00213

Como as meninas eram antipáticas e nos tratavam como se fossemos usurpadores do que era seu, como se algum visitante fosse invadir o seu espaço, que afinal elas tinham posto ao dispor da nossa visita, não tive qualquer preconceito em “roubar” as fotos que quis! Elas bem berravam para toda a gente “No photo, no photo!” mas eram burras demais para perceberem que há maquinas que não usam flash e não fazem barulho, como a minha, e só chateavam os inocentes que nem faziam menção de tentar fotografar, deixando-me em paz, mais à frente!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00201

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00202

O calor era imenso ali em cima! Cheguei a ter pena das “monjas” porque eu desmaiaria se andasse toda embrulhada em panos pretos! Até dei um desconto ao seu mau-feitio, pois se até os gatos se enfiavam dentro das fontes!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00205

Kalabáka lá em baixo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00208

E foi onde fui a seguir, visitar a Igreja Bizantina da Assunção da Virgem, do séc. XI!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00219

Sempre tive curiosidade de visitar estas igrejas e aquela estava ali, encostada à montanha, sem ninguém a enche-la de confusão!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00222

Mais uma vez não era permitido fotografar, mas a senhora confiou que se eu tentasse fotografar ouviria a máquina…

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00224

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00233

De longe a visão de Kalabáka com Meteora sobre si é deslumbrante!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00246

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00249

E fui para casa, que tinha todos os atrativos num dia de mais de 40º graus de calor, a começar pela paisagem e seguindo pela simpatia das pessoas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00257

O meu terraço tinha esta paisagem incrível!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00260

Por isso comprei uma garrafa de vinho e uma série de bugigangas de que gosto muito e fui-me instalar no maior conforto a saborear o paraíso!

Para minha surpresa a dona do hostel “adotou-me” e trouxe-me um belo prato de fruta fresca, entre figos, melão e pêssego! Que coisa deliciosa acompanhada com um vinho da zona delicioso!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00262

Naquele dia eu pesei-me!

Descobri uma balança no quarto e… tinha perdido 7 quilos!

Aquela viagem estava a retirar de mim mais do que devia! Eu simplesmente não podia continuar a perder tanto peso porque, naturalmente, não era gordura o que eu estava a perder! Estava no 19º dia de viagem e ninguém perde 7 quilos em 19 dias! Eu estava a perder tudo e com isso acabaria por perder também massa muscular!

Relembrei a minha alimentação nos últimos tempos e percebi que, mesmo comendo bem, não o fazia com a regularidade necessária, tinha passado dias a beber de tudo e a comer menos do que devia, porque o calor faz isso à gente!

Ficou decidido que iria comer para a mundial naquela noite, pois então!

Entardecia e eu fui subir de novo a montanha para ver aquilo tudo ao pôr-do-sol!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00280

Os rochedos estratégicos estão sempre cheios de gente ao entardecer, não era só eu que queria ver o sol pôr-se!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00281

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00286

Um grego, emigrante na França, andava por ali com a sua motinha e encontrava-o a cada vez que parava para ver mais um ângulo da paisagem! Falávamos em francês e voltávamos a encontrar-nos no mosteiro seguinte! Dizia ele que o português e o grego eram povos muito parecidos e que nunca vira uma moto portuguesa por ali! Voltaria a estar com ele no dia seguinte, a ver o pôr–do-sol de todos os ângulos e a partir de todos os mosteiros!

Com uma estrada daquelas quem quer andar por ali a pé?

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00317

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00300

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00334

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00342

E fui-me encher de comida, como tinha prometido a mim própria!
Voltei ao restaurante simpático onde jantara no dia anterior. Comi divinalmente com direito a tudo incluindo um ambiente supersimpático de esplanada,

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00365

e a Ninfa à porta! Que mais se pode querer da vida?

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00371

E foi o fim do 19º dia de viagem!

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Elisio FJR Ter Out 22 2013, 12:07

Dass, até é caso para dizer, não é que tu sejas diferente, o que acontece é que ninguém consegue ser igual a ti!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais 1 M

________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR
Elisio FJR
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Ter Out 22 2013, 12:16

Elisio FJR escreveu:Dass, até é caso para dizer, não é que tu sejas diferente, o que acontece é que ninguém consegue ser igual a ti!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais 1 M
Está boa! Laughing AHAHAH Laughing AHAHAH Laughing AHAHAH

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Carlos Balio Ter Out 22 2013, 15:09

Fabuloso este 19º dia, fabulosas fotos e um sentido de partilha de louvar.
Obrigada mais uma vez, e aqui vai o 960:merito:
Carlos Balio
Carlos Balio
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Correia Ter Out 22 2013, 15:37

Já á algum tempo que não brindo a comadre!!!Então lá vai Mérito  porque é merecido. Sim 

________________________
passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Grande%252520Tour%252520dos%252520Pyrineus%252520421
---Até 100 Deus nos protege, A mais de 100 Deus poderá acolhernos..." Padre Zé Fernando"
Correia
Correia
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http:// www.oscorreias.net/grupomotard

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Simone Ter Out 22 2013, 20:00

Delicia de dia! Smile
Obrigada!
Mérito 
Simone
Simone
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://martasimone.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Qui Out 24 2013, 02:39

18 de agosto de 2013

Naquele segundo dia por Meteora eu decidi passear pela montanha ali perto!

Estava muito calor mas, mesmo assim, eu decidi ir! Apenas cometi um pequeno erro, fui passear de calções e o sol escaldante foi desenhando zonas vermelhas nas minhas pernas, ao mesmo tempo que toda a moto parecia escaldar, ao ponto de eu escaldar um tornozelo na carenagem! Dizem que a Pan European aquece, eu nunca dei por ela, o que aqueceu foi mesmo o sol, ao ponto de os plásticos se tornarem perigosos para as minhas pernas brancas e frágeis, que não viam o sol há vários anos!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Meteora

Comecei por dar uma volta pela redondeza porque simplesmente não me podia impedir de ir sempre ver mais um pouco! Trikala fica ali aninhada junto dos grandes rochedos de Meteora e as casas vão até eles subindo por ruelas íngremes que vão até eles!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00378

Rochedos que parecem paredes enormes, por vezes!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00387

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00388

Fui-me afastando, com vontade de ir e de ficar, com aquele paraíso a afastar-se de mim no horizonte! “tenho de voltar cedo para passear por ali logo!” prometi a mim própria!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00392

Logo a seguir comecei a subir, podia ver no GPS uma estrada convidativa e segui por ela! Tudo era tão bonito em meu redor que tive a certeza de que escolhera algo de bonito para fazer!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00400

E começou ali mais uma epopeia com as benditas vacas! Detesto cruzar com bichos que são maiores e mais pesados do que eu mais a minha moto juntas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00402

A rua era um espanto! Retorcia-se como uma linha num bolso, subindo em curvas espirais encantadoras!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00410

Se aquilo fosse na França ou na Suíça, teria por todo o lado placas a dizer “coll de qualquer coisa” e se fosse na Italia teria também em cada curva uma placa com a numero da curva! Como era na Grécia não tinha nada e estava cheia de surpresas! Nem eu imaginava quantas até elas começarem a aparecer!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00415

Ficava como fico em cada passo de montanha que faço, entre o sigo curtindo a estrada ou paro para tirar umas fotos?!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00420

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00422

Mas rapidamente percebi que parar a cada curva seria o mais aconselhado, à medida que as tais surpresas foram começando a aparecer!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00428

É que o aspeto irrepreensível da estrada era tão enganador, que ninguém podia prever que a cada passo ela simplesmente tivesse desaparecido e fosse substituída por grandes buracos, ou longos pedaços de terra batida, sempre posicionados em curvas estratégicas e insuspeitas!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00430

Estava em grande altitude e algo destruíra parte da estrada! Ele como que caíra pelo monte abaixo em algumas zonas e outras preparavam-se para cair também!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00431

A minha motita está longe de ser uma trail, mas lá se vai desenrascando se o piso não for terrível e, como a paisagem era deslumbrante, eu lá fui seguindo, esperando que os buracos não fossem tão grandes que me fizessem ter de voltar para trás!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00437

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00434

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00439

Havia demasiados pedaços de estrada a ameaçar resvalar pelo monte abaixo a qualquer momento!

“Sem problema! Um carro pesa muito mais do que a minha moto e, se eles passam aqui, não há-se ser comigo que a estrava vai cair!” – este deve ser o pensamento dos que arriscam e caem pelos buracos, mas eu lá segui animada por ele!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00444

Enquanto eu fui tirando fotos é porque a coisa não estava nada má!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00447

Mas a verdade é que ia olhando para as curvas em cotovelo cá de cima a ver em que estado estavam! E, claro, foi-se o encanto de curvar “à matador” com o panorama!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00462

Podia ver a linha desenhada pela estrada pelos montes fora, numa paisagem deslumbrante e só desejava que ela fosse transitável para mim!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00463

Muitas curvas desfeitas e manhosos depois, entre ambientes lindíssimos, apareceu lá em baixo uma povoação! Quando vejo uma aldeia penso sempre que a estrada estará melhor a partir dali, afinal serve quem lá mora! Essa ideia animou-me “Boa, vão se acabar os pedaços de estrada ruins e será sempre boa estrada depois!”, mas claro que estava enganada!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00464

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00471

A povoação era servida por ruas que mais pareciam caminhos privados, calcetados com pedaços de mármore e eu nem sabia por onde ir, temendo dar comigo a entrar pela porta de uma casa qualquer!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00473

Então acabaram as fotos! O que quer dizer que a coisa ficou bem mais negra!

Dei comigo a passar numa rua muito a pique no meio do povoado! Não sabia se devia seguir ou voltar! Perguntei a uns senhores se podia seguir por ali abaixo! Acenaram-me que sim apontando o caminho com as mãos! E foi horrível!

A rua era tão íngreme que tinha uma espécie de degraus 15cm, tudo em mármore, e fazia curvas e tudo! Não havia como inverter a marcha, só me restava descer aquilo tudo! A moto saltitava de degrau em degrau e eu apenas agarrava o guiador com toda a força para que a roda da frente não abanasse! Se eu caísse ali tenho a certeza que a moto continuaria a deslizar por ali abaixo até bater numa curva ou noutra mais abaixo! Foi então que eu me levantei seguindo de pé para que a moto saltitasse livre do meu peso, para que não batesse com nada no chão!

Então quando eu pensava que estava a chegar ao fim da aventura e que nada de pior podia aparecer, a ruela desapareceu e deu lugar à maior buracada, com direito a terra solta, com cascalho à mistura e tudo!

“valha-me Deus, que eu tenho de seguir para a frente custe o que custar!”

Na realidade naquele momento não poderia voltar para trás pois não me meteria a subir os degraus com a moto, isso era certo! Cheguei ao fim do povoado e o caminho piorava a cada curva, descendo a pique. Estava tão cansada de dominar uma moto de 320kg, debaixo de um sol escaldante, que arranjei maneira de parar um pouco, mesmo com a moto a deslizar pelo cascalho. Uma série de pedrinhas rolaram por ali abaixo empurradas pela travagem da moto!

E tirei uma foto ao fundo do penhasco!

Já se via o alcatrão lá em baixo! Oh maravilhosa visão!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00475

Eu entendi que estava num parque natural perto de Pramanta, mas não consegui entender mais nada! Não há forma de entender grego!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00478

E passei o rio Aqueloo, aquele que já foi venerado como espirito do deus Aqueloo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00480

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00479

A beleza continuava e a estrada não melhorava!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00484

Com quilómetros de estrada em cascalho solto!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00485

E pontes de metal que pareciam autoestradas no meio de tanto pó, escorregadelas e derrapagens na areia!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00487

Cheguei a Arta sem qualquer vontade de visitar o que quer que fosse! A cidade estava deserta e eu morta de cansaço! Meti-me na única esplanada a funcionar e quase desfaleci de prazer ao saborear uma cerveja tão gelada que quase me partia os dentes!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00497

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00503

Eu sei que a cidade tem os seus encantos e a redondeza é digna de visita, mas naquele momento eu só queria voltar para Meteora e arrefecer os miolos!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00511

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00513

E foi o que fiz, mandei o meu Patrick (GPS) pensar por mim e levar-me rapidamente para Trikala pela autoestrada mais próxima!

Só ao voltar avistar os grandes penedos no fim da rua despertei de uma condução em piloto automático, estava a chegar de novo ao meu paraíso!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00520

A senhora de casa voltou a trazer-me um belíssimo prato de frutos variados, frescos e descascados, que me souberam pela vida, acompanhados pelo resto do vinho gelado que sobrara do dia anterior!
OH, as energias voltaram-me logo, à medida que o tempo arrefecia finalmente um pouco!

E voltei a sair! Tinha de ir ver uma última vez os penhascos ao pôr-do-sol!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00532

Desta vez ainda vi o mosteiro de St George  ”Mandelas” encrustado na parede de rocha

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00615

É destes mosteiros que os monges não saem facilmente! Alguns não sairão mais até ao fim dos seus dias, pois nem têm mais condições de escalar aquilo!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00529

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00532

Era tão reconfortante passear por ali, e voltar a fotografar tudo de novo, pois não se consegue andar por ali sem se tirar um milhão de fotos!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00535

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00537

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00550

Andavam por ali uma série de “navetes” a passear turistas que paravam nos pontos estratégicos para as pessoas poderem ver o pôr-do-sol! Algumas pessoas pareciam fazer mais festa à minha moto do que à paisagem!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00554

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00559

Voltei a encontrar o senhor do dia anterior! Andava de novo na sua motoreta a passar por ali, parava a cada mosteiro, fumava um cigarro, falava um bocado comigo e voltava a encontra-lo no seguinte!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00594

Há brincadeira giras que se fazem por ali, como estacionar a motita num local especial!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00606

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00607

Ou apanhar-me a mim e a ela num enquadramento curioso!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00610

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00613

E o sol pôs-se e eu fui embora! Tinha sido um dia lindo mas difícil, tinha de comer para repor energias!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00604

No restaurante já me recebiam como se fosse da casa, afinal era a 3ª noite que eu lá ia jantar!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00619

O patrão até me levou a visitar o espaço

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00626

Porque estava muito calor e ele estava no assador! Só de olhar para o fogo até me sentir mal!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00628

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 DSC00630

E foi o fim do 20º dia de viagem…
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Simone Qui Out 24 2013, 04:53

Mais 1 Mérito  Smile 
Simone
Simone
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://martasimone.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Carlos Balio Qui Out 24 2013, 09:28

É uma tortura ver estas paisagens lol!
Fiquei com peninha da Ninfa... tadinha a descer degraus!!!
Obrigada mais um vez e aqui vai mais um para o recorde Mérito
Carlos Balio
Carlos Balio
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por jose.leal.560 Qui Out 24 2013, 12:04

Primoroso, paisagens extraordinárias e escrita a marcar pontos. Mérito  atribuido.
jose.leal.560
jose.leal.560
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Luís Azevedo Qui Out 24 2013, 22:35

Afinal os treinos Marroquinos eram para um prova na Europa!
Mérito 
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Gracinda Ramos Sex Out 25 2013, 12:36

Obrigada!

É verdade! Eu até sou uma medrosa mas, como diz a minha mãe "a barriga é que manda a perna!” e eu arrisco sempre de novo mais uma estrada serpenteante que aparece no meu GPS!

Claro que fico sempre a pensar e me pergunto porque não me limito a andar por onde toda a gente anda! Porque me tenho de meter por estradas de montanha mal elas aparecem do meu Patrick... mas depois digo para mim "Bates mal mas és uma gaja do caraças! Se não tivesses arriscado nada vias para além do que a autoestrada te desse!” e eu nem gosto de passear por autoestradas! ehehehh

Só me faltou uma Go-Pro para registar a parte mais sumarenta da aventura pois com as mãos tão ocupadas (agarradas ao guiador como se agarrassem a vida) nem pensar em fotografar o que quer que fosse! Very Happy Very Happy 

________________________
Beijucas!   Olá


Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 20z191z

https://passeandopelavida.com/
Gracinda Ramos
Gracinda Ramos
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


http://gracindaramos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

passeando - Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia! - Página 8 Empty Re: Passeando pelos Balcãs... rumo à Roménia!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos