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Re: A TRANSPIRENAICA
GalosBand escreveu:Efectivamente Zé Paulo, existe uma rota que se chama Transpirenaica e é muito famosa entre os "Moteros Nuestros Hermanos"!
Pois, há muitas transpirenaicas, a mais frequentada das quais em torno ou pela N260. Sempre que me aproximei desse trajecto (a maior parte do tempo não andei lá), vi muitas motos, mas a maior parte do tempo era raríssimo ver alguém em duas rodas com motor!
GalosBand escreveu:
Com esta aventura acabas de dar uma volta mais ao assunto, mas, se me permites e à falta do resto da crónica, que fazes nas Bardenas Reales!?
Geologicamente e geograficamente as Bardenas não são Pirinéus!
Claro que as Bardenas não são os Pirinéus. Mas a viagem é feita também do trajecto de ida e volta. As Bardenas são uma zona que adoro, de paisagem única e lunar, e onde queria voltar de novo para filmar e fotografar. E ficava mais ou menos em caminho de regresso. Coloquei uma fotografia de lá e vou fazer, já no final do relato, uma espécie de "bonus track", com fotos - para mim fantásticas - do cenário por aquelas paragens. Tens sorte de viver aí perto, e dos Pirinéus também. Passei mesmo muito perto de Pedrola, em Ejea de los Caballeros, a caminho de Tudela. A propósito, já estiveste na Cidade da Água em Ejea? É uma coisa nova que me deixou a pulga atrás da orelha, que fiquei com vontade de ir ver quando lá passar de novo (desta vez passei num horário "mau").
GalosBand escreveu:
Atenção amigo, isto não quer dizer fizeste mal, apenas quero referir que estiveste a escassos 50km de "mim" e não disseste nada!
Mas, por outro lado, como já avisaste que um "Loner", compreendo perfeitamente o espirito necessario para poder viajar assim!
Sim, admito que sou um bocado para o "loner", mas não foi isso que me fez não dizer nada. A verdade, verdadinha é que nem me lembrei que estavas por Espanha, nem me apercebi de onde ficava Pedrola (agora já fui ver ao mapa). Gosto sempre - e tenho-o feito - de visitar amigos e conhecidos pelo caminho, sempre que eles estão disponíveis para isso! Numa próxima, podes ter a certeza que apitarei para te conhecer e tomar uma fresquinha contigo/convosco!
Zé Paulo.
Última edição por TodayAdventure em Seg Ago 29 2011, 14:32, editado 2 vez(es)
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Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
Re: A TRANSPIRENAICA
Eu não queria, mas não consigo! se dou mérito a outros como posso não o fazer ao grande viajante sem medo?
A viagem deve ter sido mesmo do outro mundo, e fico tão roidinha que nem durmo bem depois de ler cada um dos pedaços que aqui partilhas!
Continua, queremos poder sentir o resto...
A viagem deve ter sido mesmo do outro mundo, e fico tão roidinha que nem durmo bem depois de ler cada um dos pedaços que aqui partilhas!
Continua, queremos poder sentir o resto...
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http://maxitugolandia.blogspot.pt/
Re: A TRANSPIRENAICA
Fantástico início de aventura
Obrigada pela partilha e pelos ensinamentos, continua estamos ansiosos pelo resto
Obrigada pela partilha e pelos ensinamentos, continua estamos ansiosos pelo resto
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Beijocas
Izaloureiro
A magia das viagens está no espirito de quem as vive.
Re: A TRANSPIRENAICA
Zé Paulo, de facto o unico problema é que já devia estar a reportagem toda postada....
filipeoliveira- A tirar a carta
Re: A TRANSPIRENAICA
Entre as muitas Fotos acho esta extraordinaria, não é que eu ligue muito a curvas ou essas coisas de irmos andar para a estrada para fazer curvas, eu ando na estrada e o que vier morre, mas esta estrada pode figurar entre as mais belas
Grande Abraço Zé Paulo
Grande Abraço Zé Paulo
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: A TRANSPIRENAICA
áh, claro não levas merito, eu tambem acho isso demasiado metralhado
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: A TRANSPIRENAICA
TodayAdventure escreveu:
Não sei como é convosco, mas o meu primeiro dia de viagem é sempre estranho. O corpo segue em cima da moto, mas a cabeça está noutro lado. É difícil desligar de uma certa rotina de trabalho
Pois comigo é ao contrario, nos ultimos dias de trabalho já a cabeça esta a viajar há muito tempo
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: A TRANSPIRENAICA
Today o TodayAdventure ganhou um M, não ganhaste antes porque eu não estava!!!
________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR- Já sai à rua a conduzir.
Re: A TRANSPIRENAICA
Sei que me tenho atrasado terrivelmente na continuação desta crónica, mas tal exige que esteja algum tempo em sossego, o que tem sido bem difícil nos últimos meses. Não está esquecida, no entanto!
Contudo consegui tirar dois ou três serões para rever fotos e filmes e enquanto não sai o projecto maior do "filme" da viagem, editei um pequeno clip de uma zona que por si só vale bem uma viagem e um documentário: a zona das Bardenas Reales espanholas, que alguns de vós conhecem bem.
----
LAS BARDENAS REALES
Imagens de um passeio de moto numa das mais intrigantes paisagens espanholas: o deserto das Bardenas Reales, na comunidade autónoma de Navarra. A região foi declarada Parque Natural e Reserva da Biosfera, pelo seu valor a vários níveis, entre os quais os valores paisagístico e científico. Para o turista visitante, é evidente a singularidade estética e paisagística que a erosão esculpiu no local. Há uma base militar e um campo militar na zona central do Parque. A circulação de veículos motorizados está muito condicionada na zona e é limitada a alguns caminhos, essencialmente à volta na base militar. A circulação é interdita desde uma hora antes do pôr do sol até uma hora após o nascer do sol. Não há qualquer povoação no território, embora existam algumas explorações agrícolas, com rega muito controlada, em virtude da escassez de água. Uma paisagem do outro mundo, aqui mesmo ao lado.
Eis alguns mapas que permitem perceber a situação desta zona.
Estes mapas e outras informações podem ser obtidas no site: http://www.bardenasreales.es/
O passeio foi dividido em duas partes: uma ao fim da tarde e outra ao início da manhã, as melhores horas para apreciar as paisagens e fazer fotografia e vídeo. Não me perguntem onde passei a noite…
Pequena explicação sobre o carro que aparece nas imagens. A região é tão singular que é visitada por cineastas e fotógrafos para fazerem filmes, e material promocional. Neste caso, estava a ser rodado um filme com a luz fantástica do fim do dia.
As imagens em movimento foram captadas com uma Drift HD170 e as imagens fixas foram captadas por uma máquina fotográfica compacta em modo vídeo (Canon SX200). Não foi feita qualquer alteração da cor original captada.
Aconselho a abrir no Vimeo para visualizar em HD.
--
Zé Paulo.
Contudo consegui tirar dois ou três serões para rever fotos e filmes e enquanto não sai o projecto maior do "filme" da viagem, editei um pequeno clip de uma zona que por si só vale bem uma viagem e um documentário: a zona das Bardenas Reales espanholas, que alguns de vós conhecem bem.
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LAS BARDENAS REALES
Imagens de um passeio de moto numa das mais intrigantes paisagens espanholas: o deserto das Bardenas Reales, na comunidade autónoma de Navarra. A região foi declarada Parque Natural e Reserva da Biosfera, pelo seu valor a vários níveis, entre os quais os valores paisagístico e científico. Para o turista visitante, é evidente a singularidade estética e paisagística que a erosão esculpiu no local. Há uma base militar e um campo militar na zona central do Parque. A circulação de veículos motorizados está muito condicionada na zona e é limitada a alguns caminhos, essencialmente à volta na base militar. A circulação é interdita desde uma hora antes do pôr do sol até uma hora após o nascer do sol. Não há qualquer povoação no território, embora existam algumas explorações agrícolas, com rega muito controlada, em virtude da escassez de água. Uma paisagem do outro mundo, aqui mesmo ao lado.
Eis alguns mapas que permitem perceber a situação desta zona.
Estes mapas e outras informações podem ser obtidas no site: http://www.bardenasreales.es/
O passeio foi dividido em duas partes: uma ao fim da tarde e outra ao início da manhã, as melhores horas para apreciar as paisagens e fazer fotografia e vídeo. Não me perguntem onde passei a noite…
Pequena explicação sobre o carro que aparece nas imagens. A região é tão singular que é visitada por cineastas e fotógrafos para fazerem filmes, e material promocional. Neste caso, estava a ser rodado um filme com a luz fantástica do fim do dia.
As imagens em movimento foram captadas com uma Drift HD170 e as imagens fixas foram captadas por uma máquina fotográfica compacta em modo vídeo (Canon SX200). Não foi feita qualquer alteração da cor original captada.
Aconselho a abrir no Vimeo para visualizar em HD.
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Zé Paulo.
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Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
Re: A TRANSPIRENAICA
Fantástico!!!
Parece que estás a milhares de kilometros de distância...tipo algures no deserto dos States que se vêem nos filmes....
Aquelas trialeiras cheias de regos onde quase não existe estrada devem ser fascinantes de passar, especialmente com a DR carregada até ao pescoço...
Parece que estás a milhares de kilometros de distância...tipo algures no deserto dos States que se vêem nos filmes....
Aquelas trialeiras cheias de regos onde quase não existe estrada devem ser fascinantes de passar, especialmente com a DR carregada até ao pescoço...
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Já ronca!!!!
Trophyvitor- Já sai à rua a conduzir.
Re: A TRANSPIRENAICA
Cucu!
Ha momentos em que sabe tão bem ver e ler estas coisas!
e vou cá voltando para ver o que contas mais...
Ha momentos em que sabe tão bem ver e ler estas coisas!
e vou cá voltando para ver o que contas mais...
________________________
Beijucas!
Viajar é mais assustador para quem fica do que para quem vai!
https://passeandopelavida.com/
Re: A TRANSPIRENAICA
Fantástico!!!
Muitos parabéns Zé Paulo!!
Espero mesmo que esta crónica não fique esquecida!!!
Deixo só a seguinte questão sobre as Bárdenas Reales: É possível ver visitar, ou pelo menos contornar, a reserva por caminhos mais "userfriendly"?? Alguns dos trilhos que vi no teu ESPECTACULAR vídeo seriam simplesmente impossíveis para mim e para a gordinha Varadero.
Abraço e Continua!!
Muitos parabéns Zé Paulo!!
Espero mesmo que esta crónica não fique esquecida!!!
Deixo só a seguinte questão sobre as Bárdenas Reales: É possível ver visitar, ou pelo menos contornar, a reserva por caminhos mais "userfriendly"?? Alguns dos trilhos que vi no teu ESPECTACULAR vídeo seriam simplesmente impossíveis para mim e para a gordinha Varadero.
Abraço e Continua!!
________________________
Abreijos,
Daniel Arouca
Eles eram para aí trinta... Nós eramos três... Eles a fugirem... e nós à frente deles...!
Daniel Arouca- Zero à esquerda
Re: A TRANSPIRENAICA
Fico contente que tenham gostado.
Sim Vitor, o local é mesmo intrigante para quem chega vindo da "civilização", pois a paisagem transforma-se completamente, e de repente parece que estamos noutro mundo. Há explicação científica/geológica para aquelas formações naquele local. Foi muito curtido andar por ali. Já tinha passado uma vez na zona, mas passei ao lado de alguns dos locais mais espectaculares.
Não está nem ficará!
Sim, é possível, mesmo para a tua gordinha Varadero. Sei que a magnífica também já lá andou (certo, Gracinda?) e beliscou a dona para se aventurar lá mais para dentro da próxima vez. Há trilhos que mesmo uma moto de estrada faz sem quaisquer problemas. A moto que se cruza comigo em 01:10 no vídeo era uma "estradeira" com um casal francês a bordo. A boa notícia é que estes caminhos "fáceis" passam junto de algumas das formações mais curiosas, e por isso não é necessário correr riscos (riscos de quedas e riscos legais). Basicamente tudo o que está filmado até ao anoitecer é totalmente acessível a veículos normais e a motos, mesmo de estrada. São também estes os únicos trilhos autorizados a veículos com motor e são relativamente poucos. Basicamente, a circulação recomendada é à volta do campo militar, com um quartel lá dentro, que é o rectângulo azul que aparece no segundo mapa. Este:
A zona do parque está a rosa no mapa, o campo militar (vedado) está dentro do "pequeno" rectângulo azul, e os únicos percursos autorizados a veículos a motor, são as linhas a azul (vê a legenda). A linha vermelha na parte sul do parque é a única asfaltada (à parte a que dá acesso ao quartel militar) que atravessa a área e não é a melhor para se apreciarem as melhores paisagens. Aconselho realmente a dar a voltinha ao campo militar pela linha azul para se ter uma boa amostra da paisagem.
Isto quer dizer que todas as filmagens que fiz no manhã do segundo dia e que têm aqueles regos deliciosos são em locais de circulação interdita a "coisas" com motor. Hesitei um pouco mas acabei por fazer estes caminhos. Acho que as preocupações de quem fez as regras são a protecção da paisagem e da bicharada e a segurança dos visitantes. A primeira razão tem a ver com as fragilidades daquelas formações. Trata-se de terreno muito macio e não é difícil imaginar que se andassem por ali moto 4(s), motos e jipes fora dos trilhos, se caminharia facilmente para a destruição destas belezas. A segunda razão tem a ver com a facilidade de ficarmos empancados num local qualquer por causa do estado do terreno (há locais em que a água cavou fossos enorme e os poucos caminhos não têm saída). Ao fim do dia encontrei um Land Rover Defender de locais, "armado até ao dentes" para o todo o terreno, com pneus especiais, schnorkel e guincho que ficou atascado numa poça com um ar relativamente inofensivo. Se se facilitasse, os problemas seriam constantes. A presença dos militares no local ajuda muito a dissuadir prevaricadores. Eles patrulham regularmente os caminhos do parque e têm postos de observação na base (que aparece do lado direito em 00:41). O truque para os evitar, se se quiser sair dos caminhos "oficiais" é circular bem cedo de manhã (à noite as luzes dão nas vistas).
A circulação também é proibida durante a noite bem como o camping. Não há parques de campismo dentro do parque, só nas localidades em volta. Claro que fiz aqui uma "infracçãozinha" - o truque é ser muito discreto, ir para um local difícil de ser descoberto e evidentemente NADA DE FOGUEIRAS, nem luz, nem deixar vestígios da presença.
Portanto, sinal verde para a tua Varadero, mesmo que não queiras pisar o risco.
Zé Paulo.
Trophyvitor escreveu:Fantástico!!!
Parece que estás a milhares de kilometros de distância...tipo algures no deserto dos States que se vêem nos filmes....
Aquelas trialeiras cheias de regos onde quase não existe estrada devem ser fascinantes de passar, especialmente com a DR carregada até ao pescoço...
Sim Vitor, o local é mesmo intrigante para quem chega vindo da "civilização", pois a paisagem transforma-se completamente, e de repente parece que estamos noutro mundo. Há explicação científica/geológica para aquelas formações naquele local. Foi muito curtido andar por ali. Já tinha passado uma vez na zona, mas passei ao lado de alguns dos locais mais espectaculares.
Daniel Arouca escreveu:
Espero mesmo que esta crónica não fique esquecida!!!
Não está nem ficará!
Daniel Arouca escreveu:
Deixo só a seguinte questão sobre as Bárdenas Reales: É possível ver visitar, ou pelo menos contornar, a reserva por caminhos mais "userfriendly"?? Alguns dos trilhos que vi no teu ESPECTACULAR vídeo seriam simplesmente impossíveis para mim e para a gordinha Varadero.
Sim, é possível, mesmo para a tua gordinha Varadero. Sei que a magnífica também já lá andou (certo, Gracinda?) e beliscou a dona para se aventurar lá mais para dentro da próxima vez. Há trilhos que mesmo uma moto de estrada faz sem quaisquer problemas. A moto que se cruza comigo em 01:10 no vídeo era uma "estradeira" com um casal francês a bordo. A boa notícia é que estes caminhos "fáceis" passam junto de algumas das formações mais curiosas, e por isso não é necessário correr riscos (riscos de quedas e riscos legais). Basicamente tudo o que está filmado até ao anoitecer é totalmente acessível a veículos normais e a motos, mesmo de estrada. São também estes os únicos trilhos autorizados a veículos com motor e são relativamente poucos. Basicamente, a circulação recomendada é à volta do campo militar, com um quartel lá dentro, que é o rectângulo azul que aparece no segundo mapa. Este:
A zona do parque está a rosa no mapa, o campo militar (vedado) está dentro do "pequeno" rectângulo azul, e os únicos percursos autorizados a veículos a motor, são as linhas a azul (vê a legenda). A linha vermelha na parte sul do parque é a única asfaltada (à parte a que dá acesso ao quartel militar) que atravessa a área e não é a melhor para se apreciarem as melhores paisagens. Aconselho realmente a dar a voltinha ao campo militar pela linha azul para se ter uma boa amostra da paisagem.
Isto quer dizer que todas as filmagens que fiz no manhã do segundo dia e que têm aqueles regos deliciosos são em locais de circulação interdita a "coisas" com motor. Hesitei um pouco mas acabei por fazer estes caminhos. Acho que as preocupações de quem fez as regras são a protecção da paisagem e da bicharada e a segurança dos visitantes. A primeira razão tem a ver com as fragilidades daquelas formações. Trata-se de terreno muito macio e não é difícil imaginar que se andassem por ali moto 4(s), motos e jipes fora dos trilhos, se caminharia facilmente para a destruição destas belezas. A segunda razão tem a ver com a facilidade de ficarmos empancados num local qualquer por causa do estado do terreno (há locais em que a água cavou fossos enorme e os poucos caminhos não têm saída). Ao fim do dia encontrei um Land Rover Defender de locais, "armado até ao dentes" para o todo o terreno, com pneus especiais, schnorkel e guincho que ficou atascado numa poça com um ar relativamente inofensivo. Se se facilitasse, os problemas seriam constantes. A presença dos militares no local ajuda muito a dissuadir prevaricadores. Eles patrulham regularmente os caminhos do parque e têm postos de observação na base (que aparece do lado direito em 00:41). O truque para os evitar, se se quiser sair dos caminhos "oficiais" é circular bem cedo de manhã (à noite as luzes dão nas vistas).
A circulação também é proibida durante a noite bem como o camping. Não há parques de campismo dentro do parque, só nas localidades em volta. Claro que fiz aqui uma "infracçãozinha" - o truque é ser muito discreto, ir para um local difícil de ser descoberto e evidentemente NADA DE FOGUEIRAS, nem luz, nem deixar vestígios da presença.
Portanto, sinal verde para a tua Varadero, mesmo que não queiras pisar o risco.
Zé Paulo.
________________________
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Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
Re: A TRANSPIRENAICA
TodayAdventure escreveu:
Portanto, sinal verde para a tua Varadero, mesmo que não queiras pisar o risco.
Zé Paulo.
Obrigado Zé Paulo,
As Bardenas passam então a ser um dos meus novos objectivos!!
Desconhecia por completo mas do que vi, é realmente imperdível!!
Abraço
________________________
Abreijos,
Daniel Arouca
Eles eram para aí trinta... Nós eramos três... Eles a fugirem... e nós à frente deles...!
Daniel Arouca- Zero à esquerda
Re: A TRANSPIRENAICA
O Zé Paulo apanhou com um alucinante M para estar de acordo com a paisagem e o filme dele! Thanks
________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR- Já sai à rua a conduzir.
Transpirenaica - O Filme
Bom, ainda não há crónica mas já há filme da viagem. Está aqui, acabadinho de sair do forno:
Zé Paulo.
Zé Paulo.
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Today Adventure's World: http://todayadventure.blogspot.com/
Re: A TRANSPIRENAICA
Muito bom!!!
Belissima banda sonora, gostei da inspiração á Guariv...do Slow motion nas meninas, das paisagens fantásticas e do TT!!!
Mais uma vez, parabéns!! Desculpa lá mas tem de ser...
Belissima banda sonora, gostei da inspiração á Guariv...do Slow motion nas meninas, das paisagens fantásticas e do TT!!!
Mais uma vez, parabéns!! Desculpa lá mas tem de ser...
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Já ronca!!!!
Trophyvitor- Já sai à rua a conduzir.
Re: A TRANSPIRENAICA
Espectacular Zé Paulo ... habituas-nos mal!!!
Um abraço.
Um abraço.
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António Constâncio.
Constancio- Zero à esquerda
Re: A TRANSPIRENAICA
Muito bom Zé Paulo.
Gostei do trabalho de imagem e da edição.
Está aí uma peça que não cansa ver e que transmite um pouco do que deve ter sido esta grande aventura.
Obrigado pela partilha e claro mérito.
Cumps!
Gostei do trabalho de imagem e da edição.
Está aí uma peça que não cansa ver e que transmite um pouco do que deve ter sido esta grande aventura.
Obrigado pela partilha e claro mérito.
Cumps!
Cobra- Zero à direita
Re: A TRANSPIRENAICA
Amigo Zé Paulo é só vadiagem , obrigado pela excelente partilha !
Vasco- Zero à esquerda
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