Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Hoje à(s) 07:14

» Normandia
por Cesar Filipe Ontem à(s) 12:32

» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07

» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

» [Telegram] Motos & Destinos
por Velasquez Ter Nov 22 2022, 13:21

Tempo
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Maps_32dp
Flux RSS


MSN 
AOL 


Doação por Paypal
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Pixel

Marrocos 12 - Os meus apontamentos

+22
Joao Luis
Ludovico
gonçalo
carlosferreira
NSMarques
mazevedo
atikman
Trophyvitor
Luisvalbom
Leal
Paula Matias
Simone
Rui
Correia
Elisio FJR
Gracinda Ramos
zephex
legasea
filipeoliveira
viteze
rjvieira
Luís Azevedo
26 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por carlosferreira Ter maio 01 2012, 23:19

Sem duvidas o melhor , mas também o mais caro e com agua fria Cool Laughing Mérito

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Correia Ter maio 01 2012, 23:33

Boa Luis eu já não tenho adjectivos para os qualificar e nêm me atrevo a escrever nada perante estes SOTÔRES da escrita, olha dou Mérito

________________________
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Grande%252520Tour%252520dos%252520Pyrineus%252520421
---Até 100 Deus nos protege, A mais de 100 Deus poderá acolhernos..." Padre Zé Fernando"
Correia
Correia
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http:// www.oscorreias.net/grupomotard

Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Luís Azevedo Qua maio 02 2012, 00:19

carlosferreira escreveu:Sem duvidas o melhor , mas também o mais caro e com agua fria Cool Laughing Mérito

Fria, depois de levares chuva a 2ºC ?! Isso é por causa dos punhos aquecidos.
Quanto ao preço, foram todos iguais... Comprei um pacote Laughing

Correia escreveu:Boa Luis eu já não tenho adjectivos para os qualificar e nêm me atrevo a escrever nada perante estes SOTÔRES da escrita, olha dou Mérito

O senador pode escrever o que lhe apetecer. Estamos sempre à espera de uma luz que nos ilumine com a sabedoria de quem segura uma mota com um pneu rebentado! São muitos anos de praia...
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Elisio FJR Qua maio 02 2012, 10:24

Mais 1 M!!!

Dass ... estou fartinho de me ver com a camisa às riscas (rosas!!!!!), vê lá se na próxima fazes aí um dos teus truques e mudas a cor das riscas!!!!!



________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR
Elisio FJR
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty 6º Dia: Midelt a Fez

Mensagem por Luís Azevedo Qui maio 03 2012, 21:50

5 de Abril de 2012

Acordámos e estava bem fresco lá fora, porque dentro do Riad, estávamos muito bem. Midelt fica na fronteira entre o Alto Atlas e o Médio Atlas. Mais uma localidade que passou de uma modesta Ksar para ser um importante posto militar francês.


Depois de se confirmar o pneu da Gracinda mais baixo do que deveria estar, também confirmei que a minha mota esta a custar a rolar mais quando manobrada a empurrar (meu teste rápido para falta de pressão nos pneus). Parámos numa pequena oficina que não encontrou furo na dela e aproveitei para rectificar a pressão no meu pneu traseiro. Nada de mais, por isso talvez não fosse grave também...

Já esta vista não tem nada que enganar. Estamos a 1.500 m de altura, no sopé do imponente Jbel Ayachi com os seus 3737 m. Um dos pontos de interesse é o Cirque de Jaffar.


Na véspera, tinham-nos sugerido procurar o desfiladeiro de Aouli. Mas revelou-se mais um trabalho duro para as máquinas...


Há procura da Gorges d'aouli e da famigerada village fantôme



Depois do Carlos avaliar o fantasma e de não ter ficado impressionado, voltámos porque os ghostbustters já vinham a caminho...


Imagino o burro a pensar, o que é que estes tipos andam para aqui a fazer... O burro sou eu?!


Primo, o guiador está do outro lado!



Rijo...


Foto de grupo, foi o que se arranjou...


Que lindo pano de fundo


Oi?


A miudagem fazia sempre uma grande festa, ás vezes até assustadora...


E a surpresa do dia, semana e se calhar, até do ano... Nas bombas da Afriquia em Boulemane...


Descemos até ao tasco à frente da Gare routier para o almoço e convívio. Devia haver muitas máquinas, cada um fazia a pose para onde estava apontado!


A sempre discreta e muito simpática chefe do chefe... Ele é que não sabe...


A "cigarrilha" à patrão, porque vem ai mais fresco...

Passámos a bela Forêt des Cèdres que antecede a cidade a sul, tudo muito branco como se vê, e depois chegámos à Suiça Marroquina, situada a 1.650 m de altitude, que alberga da residência de verão do Rei e da universidade Al-Akhawaya... Parece outro país.


E com mais uma chuva pelo caminho, comportamento da mota a alterar com o pneu a perder pressão, o fresco que estava, fez com que o regresso tivesse deixado acendido demasiadas luzes de alerta no painel central do meu cérebro. Nestas ocasiões, o melhor é concentrar nas soluções.

Depois do Carlos verificar que já não daria para visitar a Medina de Fez nessa tarde (nosso destino final no dia), fui às bombas ao lado do hotel, falar com uns primos que me indicaram um tasco para reparar o furo que já tinha desde o deserto e que tinha sido disfarçado pelo facto de ter acertado a pressão em Midelt.

Aqui cometi um erro, que serve de aprendizagem. Depois de reparar o furo e de me terem pedido pela reparação, o que quisesse pagar! Fui ajustar a pressão às bombas, onde estava um miúdo a quem disse a pressão que queria. Estava tão contente com o facto de tudo se ter composto, que não verifiquei o que ele estava a fazer. A pressão que ele deixou no pneu de trás ajudou muito no dia seguinte...

Ainda assim, fomos beber um copo (leite com café) e depois andámos por lá...


Galinhas em todos os estados (menos o estado de limpo).


Percurso do dia (combustível e comida nos locais assinalados):




Podem ver o trajecto da viagem aqui no google Earth
[right]
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por atikman Qui maio 03 2012, 22:17

Muito bom. Fixe Ghostbusters, portanto. alien Very Happy

Rui


________________________
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 327189

Atikman
atikman
atikman
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Elisio FJR Sex maio 04 2012, 14:18

Mais 1 M!!!

Vai demorar muito a acabar?????????????????????????????

________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR
Elisio FJR
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty 7º Dia: Fez a Chefchaouen

Mensagem por Luís Azevedo Sex maio 04 2012, 19:21

Dia 6 de Abril de 2012

Este dia foi muito especial, talvez daqueles que, estando de férias, deu mais trabalho do que era esperado. Muitos momentos especiais, que apenas confirmariam aquilo que conhecíamos sobre as pessoas que compunham este grupo.

Depois da reparação do pneu, feita na véspera, pressão verificada (à confiança) em ambos os pneus, não haveria com que me preocupar... ou talvez houvesse e eu não sabia...

Este dia começou com uma visita guiada à Medina de Fez. Evidentemente que a expectativa era grande, já que estávamos na mais antiga das cidades imperiais de Marrocos, declarada Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO e a terceira maior cidade de Marrocos.

Então, pequeno almoço tomado, um tempo de espera na entrada à espera dos nossos guias, depois de verificar que estava tudo bem com a mota (da questão do furo) porque o 1 euro investido na guarda por uma noite completa dava garantias de grande segurança.


Chegou a nossa carrinha e três de nós cedemos os primeiros lugares à restante comitiva... Acho que deveríamos ter insistido com mais força porque depois verificámos que não cabiam todos e que alguns teriam de se sacrificar num Mercedes classe E... De mobilete era melhor, mas paciência, também serve...

Primeira paragem. Place des Alaouites. Já com bastantes turistas a essa hora.


Dar el-Makhzen, o palácio real de Fez. Não está aberto ao público, mas parece que tirar uma fotografia tirada às suas portas mouriscas de bronze é quase obrigatório. IQUÊ? Vamos lá também...


Todos querem o mesmo, por isso a foto do grupo saiu com gente a mais, que entretanto tinham ocupado a porta ao lado.


Com tanto bronze ainda roubam estas fotografias da internet...

Este apontamentos servem para minha própria nota mental, já que aquilo é um labirinto e os guias... Se levasse um gps (não captaria sinal na maior parte dos casos) ainda descobria que fazem render a confusão.

E lá entrámos para a Medina, penso que pela entrada norte, junto aos liceus e abaixo do Palais Jamaï. É Sexta-Feira e aquilo parecia meio fechado, meio molhado e completamente sujo.

Na comparação mental com a anterior Medina (Marraquexe), perdia largamente no aspecto, mas esta opinião baseia-se numa visita rápida e muito aligeirada a locais com demasiado para se absorver em tão pouco tempo...

Aqui tínhamos um guia, ao qual devia ter ligado mais (ou não), mas que serviria como gps (para muito pouco mas para nos levar onde estava programado e de volta ao Hotel). Há dias assim...


Entrada para uma mesquita?! Que aparentemente não merecia ser destacada pelo nosso guia.

Quando andava tudo entretido com uma loja com livros de Marrocos em Português e outras "coisas" para turistas comprarem, reparei nesta praça vazia que me "chamava". Um comerciante de artigos (muito bonitos) tentava falar comigo e mentalmente comecei a afastar o ouvido da voz dele, mas apercebi-me que dizia que aquilo era importante... Penso que o Rui chegou a aperceber-se.

Deve ser primo! Temos guia pá... e tenho de ir atrás dele. E não pensei mais nisso, até chegar a casa... e muitos dias depois disso...

Mas, tinha que descobrir... É, apenas, a entrada para o Fondouk el-Nejjarine,
visitável e um dos mais famosos edifícios de Fez, classificado monumento histórico, Património Mundial da UNESCO. Um bom motivo para voltar a Fez, sem guia de compras...


Lá nos conduziu pelas ruelas da Medina para nos levar às compras (acho que todos os guias têm este chip instalado, e provavelmente será melhor dispensar o guia se o objectivo da visita não for esse. Digo eu, que de mota nunca tenho esse objectivo). A entrada era feita por uma porta estreita, que conduzia a uma espécie de "casa das peles".



E fomos conduzidos à parte de cima, onde um terraço nos permitia uma vista e cheiro para uma das famosas Alcaçarias de Fez. Para mim era uma das imagens de marca da cidade, desconhecia era o cheiro da marca (que dizem e acredito, poderia ser pior já que a chuva trás algumas vantagens).

Em cima as peles penduradas a secar e em baixo as tinas para o curtimento e tingimento das peles.


Como é que as empresas de "rating" classificariam isto?



Ainda acham que curtir é romântico?


A vista panorâmica deste o terraço

E depois a loja. Até acho que não nos incomodaram, mas fiquei com a sensação que os guias servem para nos levar às lojas dos primos com "protocolo" comercial e dar umas leves notas sobre os locais de interesse. É pena, já que vi frequentemente que era melhor usar um guia em Fez. Neste momento, acho que é melhor estudar bem a lição e abordar aquilo sem guia... ou não, porque ainda não experimentei.

O Elísio não está noutra sala. Está ao espelho...


Detalhes da loja...


Fomos levados a um local recomendado pelo nosso guia. Não sei é porquê...


O interior


Nas ruelas, mais do mesmo... Marroquinos e os burros, alguns sem carga, outros carregados, outros, poucos, com máquina fotográfica!


Chegámos à Place el-Seffarine, o mais importante centro de produção de artigos de bronze e prata em Marrocos. Aqui fica a biblioteca Karaouiyine a um local onde se situa a universidade, mas que não podemos visitar, porque não andamos lá a estudar...


Em vez disso, porque somos turistas com guia, que que não quer que nos falte nada, vamos a um local que nos tentam vender tapetes... Já faltava...


Este local até pode ter muita importância, até está ali uma pessoa muito importante... Afinal está pouco abaixo do Rei de Marrocos, chefe religioso do país...


Do terraço, uma panorâmica à Medina, onde se consegue já reparar no telhado verde esmeralda do complexo da Mesquita Karaouiyine.



Na entrada, vedada a pessoas como nós (que têm mais é que ir às compras) vemos o Sahn (pátio) revestido com 50.000 peças de azulejo zellij feitas propositadamente para o efeito.

A Gracinda conseguiu um fotógrafo muito simpático, mas no local não vimos muito mais que a fonte de abluções. Obviamente que poderá não interessar a muitas pessoas a história desta Mesquita, embora seja considerada um dos centros espirituais e intelectuais do Islão, sendo a sede da universidade muçulmana de Fez. Mas para aqueles que já visitaram a Tunísia e se interessaram por esta cultura, saberão a importância de Kairouan.

Depois de termos visitado esta cidade Tunisina recentemente, foi uma surpresa agradável saber, ainda que depois da viagem, sobre esta ligação... Curiosamente, aí a visita à Grande Mesquita é perfeitamente normal.


Das portas mais bonitas que por lá vimos.



Havia ainda muita gente a trabalhar por ali.


Na segunda tentativa, lá o guia conseguiu levar-nos a um local obrigatório da cidade... para compras na casa de um primo.


Já à porta de outra loja, de tecidos, estavam este senhores importantes (os sentados)




Aqui temos a caldeira que alimentam um dos Hammam da cidade.


Já as Mesquitas... sempre por fora.


Mais um primo que merecia ser visitado.



Sem desprimor para o guia, o Rui descobriu que faria melhores negócios quando afastado do guia. Com esta já posso regressar a casa com um troféu de caça... parece dizer, vitorioso.


O Elísio a desfazer todos os pedidos feitos pelos seus antecessores...


Em obras de restauro, estava este Zaoui do Mulei Edrici II. Outra "jóia" que não pode ser visitada. O santuário mais venerado de Marrocos e que alberga o túmulo daquele que é considerado o fundador de Fez.


Pelo menos, aqui podemos espreitar pelas janelas.


E regressámos, tendo o Elísio ficado fascinado com esta viatura. Modelo especial da série "piqueno 5"


Depois foi chegar ao Hotel, preparar tudo e arrancar, não sem antes um novo guarda tentar cobrar pelo serviço do outro. Não pelo valor, mas pelo principio da questão, este não sacou... Levantou os dedos para o ar a amaldiçoar alguém, mas confesso que desejo sempre aos outros várias vezes o que me desejam a mim. Pela estrada que apanhámos nesse dia, o tipo deve estar atolado em bosta de dromedário até hoje...

O almoço. Escolher, mandar servir e o primo organiza tudo com os restantes...


Ainda há pessoas com nojo disto?!




Só se for disto...


E que pena tal estrada com esta paisagem...



Se o grupo se tinha mostrado divertido na sua heterogeneidade, a real força apareceu nesta altura. A união nestes momentos, o discernimento na procura das melhores soluções são características que sobressaíram e diferenciam as pessoas.

O líder arranjou um desvio daquele pesadelo e pudemos entrar no modo da palhaçada habitual, a lavagem...



E chegámos ao destino. Elísio não sei o que disseste, mas só pela tua expressão, inocente... não paro de rir...


Percurso do dia (combustível e comida nos locais assinalados):



Podem ver o trajecto da viagem aqui, com o Google Earth
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por mazevedo Sex maio 04 2012, 20:18


+1 Mérito e Desportiva Honda siga viagem!

________________________
Cumprimentos,
MAzevedo

"Acorda arrependido mas não durmas com vontade! Fixe
mazevedo
mazevedo
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Rui Sáb maio 05 2012, 00:03

+1 , ohprimm. Comprei aquela bolsa de pele de camelo por 6 vezes menos dirham's do que o primo do guia pediu na loja...
O guia ainda foi lá moer com o dono da loja que ma vendeu...

________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl

com4riding.blogspot.com

Andorra 1984

Férias Moto 1983
Rui
Rui
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://www.com4riding.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por carlosferreira Sáb maio 05 2012, 23:43

IQUÊ? Quem disse que as estradas de Marrocos era só carne lol!
Com esta crise também temos de roer o osso Laughing Mas nada que nao tivéssemos á altura Smile Bota mais Mérito

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty 8º Dia: Chefchaouen a Tanger

Mensagem por Luís Azevedo Sáb maio 05 2012, 23:50

7 de Abril de 2012

Acordámos no meio do campo, em pleno RIF, no vale entre duas montanhas - Ech-Chaoua (os chifres) a que se deve o nome Chefchaouen, fundada em 1471 por Shorfas Edrícidras, descendentes do profeta Maomé, considerada uma cidade sagrada... Há muitos anos, os Portugueses correriam perigo se tentassem entrar aqui...





Já dentro da pacata casa, o recanto das refeições tinha ainda mais encanto com a luz do dia.



Uma panorâmica do primeiro andar.



Mas vamos ao que nos tinha trazido aqui. A famosa Medina azul de Chefchaouen com as suas vielas pintadas de azul e branco.





O aluno segue o mestre e também não sabe o que tem...


Prelúdio de outra praça bem mais interessante


E continuam a suceder-se os locais que fazem justiça aos relatos sobre este local.


A mestre cronista em investigação, para os novos relatos.


Em reunião improvisada




E muita lenha para se queimar


Tudo muito "controladinho" primo!


Será que estava a experimentar ligar para a cabine? Ou a receber as dicas... do gps.


E mais uma pose


É de facto muito giro


Onde é que já vimos aquele nome aqui?



E mais uma foto de grupo, que o local é emblemático da alegria


Estes turistas deve dar sono a este residente


Mais umas ruas ao lado...


E talvez a praça com mais pinta... da viagem. Praça Uta el-Hammam.



O sumo é feito à moda antiga... slow food... muito devagar... até para Marrocos!


Vamos fotografando, sentados à frente da grande Mesquita, enquanto se espera...



Ainda dá para deambular por ali...


A Mesquita do séc. XVI, mas remodelada várias vezes e o seu minarete octogonal do séc. XVII.


A fortificação a norte da cidade


Apreciando os seus habitantes locais, com os seus trajes



Alguns até parecem locais... Primos certamente! Com uma camisa especial...

Aqui, o mestre e o seu delfim... Já a espreitar uma potencial aquisição.


Sem comentários... uma tourada!



Naquela bela arena





Mas a viagem tem de continuar... que ainda há muito para ver


A caminho da costa mediterrânica, pela estrada dos cursos montanhosos



O desfiladeiro do Wadi Laou


E as diversas aldeias e casas dispersas






A passagem pour um Souk de Sábado em Wadi Laou, o maior e mais colorido da região do RIF. Onde melhor se pode apreciar os costumes, as pessoas, e os seus animais. Tão importante que demorámos uma eternidade a passar esta zona, embora tenha sido muito interessante apreciar aquela atmosfera.

Os homens com as suas jellabas com capuz ponteagudo


As mulheres com as suas foutas às riscas vermelhas e brancas


Muitas, usando o seu chapéu de palha cónico... Já a ovelha tinha os travões bloqueados





Sempre por perto, uma mesquita.


Mar à vista, novamente...


O líder a receber uns mimos


O Correia e o seu pneu, tudo controlado pela cronista maior desta caravana


A principal responsável por uma trabalheira a escolher tanta foto


O causador de tão bons momentos de boa disposição


O homem que fica sempre lá atrás, mas que quando se distrai... desmultiplica-se


O aluno na hora da merenda...


Sempre a controlar... a próxima anedota de uma vasto reportório!


O casal que resiste a todos os percalços com um sorriso


Eles também se riem muito, só que não se vê!


A paisagem continua muito melhor que a estrada, mas por uma boa causa. Daqui a algum tempo será uma bela estrada a condizer com a paisagem... Podem tomar nota: N16!






Uma refeição diferente de todas as que tinham sido servidas até agora



Peixe... escolhido por quem sabe! E quem é o mestre agora?



Com esta paisagem


E lá vamos pela costa até aos destino do dia


Com belos cenários, de uma zona que está a ser preparada para o receber muito turismo


Com umas produções fotográficas no meio da galhofa


Interessantes praias



O monte Hacho


Os espanhóis (Ceuta) estão lá mais à frente. Deste lado, é táxis e gente ao alto... A miragem aqui chama-se Europa...



Continuamos pela costa


Passámos pelo complexo de Tanger Med, até entrar novamente em Tanger, porta de entrada e saída para nós.


Ainda um último carregamento barato de gasolina


E o regresso por uma cidade que aqui se mostra moderna



Percurso do dia (combustível e comida nos locais assinalados):




Podem ver o trajecto da viagem aqui com o Google Earth

Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty 9º Dia: Tanger a casa

Mensagem por Luís Azevedo Dom maio 06 2012, 01:47

Dia 8 de Abril de 2012

Neste dia foi acordar para o regresso e para o final da festa, pequena deslocação até ao porto de Tanger em direcção a Tarifa, apanhar o ferry. Sem filas para receber carimbos, pudemos descansar em paz e apreciar o ambiente e ver umas promoções na "tienda"...


Ambiente descontraído e de convívio final


Em Espanha começámos a seguir os vários destinos. O Carlos e a Paula ficaram mais um dia para continuar as férias, O JP ia controlar a zona do Algarve e os restantes seguiam para casa.

Mas o pneu do Correia tinhas reservado uma surpresa. Se por uma lado foi um grande susto, sobretudo para eles e para quem segui atrás, também levantou a auto-estima do Correia que depois da lama andava um pouco em baixo. Hoje, tendo tudo corrido bem, fica a história do domador da fera.


Uns apeados por um dia, outros seguiram viagem até de madrugada...

Termino com a homenagem ao herói do dia e a sua fiel pendura, com a T-shirt deste fórum, onde todos temos convivido nos últimos tempos.


Percurso do dia (combustível e comida nos locais assinalados):




Podem ver o trajecto da viagem aqui com o Google Earth

Para aqueles que queiram ter uma ideia das contas aproximadas:
- 650 Euros para dormidas, ferry e duas refeições para duas pessoas.
- As restantes refeições podem fazer-se na ordem do 5 Euros por pessoa
- Gasolina: 207 litros de gasolina para 4,168 Km numa média inferior a 5 litros/100 km e um gasto de cerca de 270 Euros, numa TDM900.

Descobrir Marrocos foi desmistificar muito do que se ouve e vê sobre aquele destino, sobretudo confirmando o sucesso dessa aposta na deslocação, com este grupo em particular, em que cada um manteve a sua forma natural de estar na vida e com isso manter um grupo divertido e unido em todas as ocasiões.

Sobretudo foi um enorme prazer fazer esta viagem! Em especial ao Carlos e à Paula pelo desafio e todo o trabalho de organização, bem como a todos os que nos acompanharam, muito obrigado e até à próxima oportunidade...

Fim da festa

Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por atikman Dom maio 06 2012, 10:21

Muito bom. Um dia, quem sabe... Very Happy Fixe

Rui

________________________
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 327189

Atikman
atikman
atikman
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por carlosferreira Dom maio 06 2012, 21:55

E +1 Mérito Pelo prazer da vossa companhia Very Happy

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por jacare Dom maio 06 2012, 22:02

Muito boas as fotos e que ilustram um pouco daquele que infelizmente ainda não foi o meu destino de viagem

________________________
"A sorte protege os audazes"
jacare
jacare
Zero à direita
Zero à direita


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Rui Dom maio 06 2012, 22:14

Luís, vou dar-te mérito porque te portaste mais ou menos bem. Para a próxima deixo-te ir atrás (do gajo que for à minha frente)... Laughing
Desculpa qualquer coisinha... Amizade

________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl

com4riding.blogspot.com

Andorra 1984

Férias Moto 1983
Rui
Rui
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


http://www.com4riding.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por filipeoliveira Dom maio 06 2012, 23:07

Luis eu vou te dar merito, porque gostei de ler a cronica, revivi momentos que tambem passei há um ano, e porque és um gajo porreiro !!

lol!
filipeoliveira
filipeoliveira
A tirar a carta
A tirar a carta


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Correia Seg maio 07 2012, 09:53

Termino com a homenagem ao herói do dia e a sua fiel pendura, com a T-shirt deste fórum, onde todos temos convivido nos últimos tempos. Embarassed Fixe
Obrigado é a ti por esta bonita reportagem á Júlia por ter feito as fotos e aos dois por serem um casal extraórdinário na camaradagem e convivio de uma grande jornada.
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 DSCN8621

Como vós todos os outros não desmereceram a confiança dispensado ao (asa) Abraço de grupo +1 Mérito

________________________
marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Grande%252520Tour%252520dos%252520Pyrineus%252520421
---Até 100 Deus nos protege, A mais de 100 Deus poderá acolhernos..." Padre Zé Fernando"
Correia
Correia
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http:// www.oscorreias.net/grupomotard

Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Elisio FJR Seg maio 07 2012, 14:30

Finalmente!!!!!!!!!!!

Levaste o ultimo M desta viagem!!!

Thanks muitos!

________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR
Elisio FJR
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por vrodrig Seg maio 07 2012, 20:28

Excelente crónica, parabéns e obrigado pela partilha. +1 Mérito
Estas crónicas são uma tentação, porque ficamos com uma vontade enorme de embalar a trouxa e seguir viagem AHAHAH AHAHAH AHAHAH

Um abraço
vrodrig
vrodrig
Zero à esquerda
Zero à esquerda


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Luís Azevedo Seg maio 07 2012, 22:23

Obrigado pelos vossos comentários. Fico contente que tenha ajudado a reviver a experiência e espero que tenha "aberto o apetite" a quem ainda não teve oportunidade de lá ir.

Este grupo ajudou a melhorar ainda mais a experiência de descobrir Marrocos e com isso fortaleceu os laços que já nos uniam.

Estou certo que descobrir Marrocos é uma tarefa para muitas empreitadas... Há aqui mais pessoas com quem será um prazer realizar algumas. Espero que também possam partilhar as experiẽncias V

Abraço de grupo
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por carlosferreira Ter maio 08 2012, 06:28

Só por isso vou te por mais (2) Mérito Mérito Laughing Amizade

________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Simone Ter maio 08 2012, 19:47

Fantástica crónica Luís Azevedo. Parabéns.
Adorei!
Belas fotografias e bom relato! Smile
Mérito

Fixe V
Simone
Simone
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!


http://martasimone.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Luís Azevedo Qua maio 09 2012, 00:15

Rui escreveu:Luís, vou dar-te mérito porque te portaste mais ou menos bem. Para a próxima deixo-te ir atrás (do gajo que for à minha frente)... Laughing
Desculpa qualquer coisinha... Amizade

carlosferreira escreveu:Só por isso vou te por mais (2) Mérito Mérito Laughing Amizade

Rui, podes ir no lugar que quiseres, só não podes dizer mal da TDM para isso! Posso precisar de a vender AHAHAH

(Esqueci-me de dizer que em Jerez descobri que tinha andado naquela lama com mais de 3,2 bar de pressão atrás)

Oh Carlos, vai mas é preparar a próxima, que o Rui quer ir atrás de ti!
E com esta nova mota e o mesmo gps, além de ficar atrás... fica mesmo para trás!
Procurar Gozar Amizade
Luís Azevedo
Luís Azevedo
Ainda é motorato!
Ainda é motorato!


Ir para o topo Ir para baixo

marrocos - Marrocos 12 - Os meus apontamentos - Página 3 Empty Re: Marrocos 12 - Os meus apontamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos