Motos & Destinos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Tour Alpes 2024 - Alpes franceses
por José Luiz Qua Out 16 2024, 15:25

» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Sex Abr 26 2024, 07:14

» Normandia
por Cesar Filipe Qui Abr 25 2024, 12:32

» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07

» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52

» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24

» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56

» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52

» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56

» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31

» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14

» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58

» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42

» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40

» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31

» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38

» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39

» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35

» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42

» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43

» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17

» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15

» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32

» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08

» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43

» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53

» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40

» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38

» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03

» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51

» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49

» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08

» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03

» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22

» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23

» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35

» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27

» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45

» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13

» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52

» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51

» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25

» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23

» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13

» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14

Tempo
Rota do Medronho - 7 de Julho   Logo_im
Al!ve FM

Quarta-feira das 21h às 24h Burn - A hora dos motards

Mapas
Rota do Medronho - 7 de Julho   Maps_32dp
Flux RSS

MSN 
AOL 

Doação por Paypal
Rota do Medronho - 7 de Julho   Pixel

Rota do Medronho - 7 de Julho

+7
paulo maldonado
Simone
Elisio FJR
efepe
Rui Ribeiro
ruimbarradas
Cobra
11 participantes

Ir para baixo

Rota do Medronho - 7 de Julho   Empty Rota do Medronho - 7 de Julho

Mensagem por Cobra Seg Jul 08 2013, 21:42

Percurso dirigido pela batuta do mestre Barradas...

Rota do Medronho - 7 de Julho   ROTA_DO_MEDRONHO_07JUL2013-X3

Track: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=fzcvcjdgsfckqqri

Altimetria e velocidade:

Rota do Medronho - 7 de Julho   ROTA_DO_MEDRONHO_07JUL2013_GRAPH-XL

Inicio:26:05:2013 07:06:53
Fim: 26:05:2013 21:58:01

Distância total percorrida (GPS): 558kms

Tempo Total: 14:51:08 (Andamento: 09:28:58 + Paragens: 05:21:10)

Altitude Mínima: 11m
Altitude Máxima: 899m

Velocidade Média (andamento): 59km/h

Distribuição de velocidades:
<60/h: 15.9%
<100/h: 58.1%
<150/h: 23.3%
+149/h: 2.7%

De seguida o que interessa, as crónicas...

Cumps!

Spritmonitor.de Can-Am Spyder F3S
Cobra
Cobra
Zero à direita
Zero à direita

Ir para o topo Ir para baixo

Rota do Medronho - 7 de Julho   Empty Re: Rota do Medronho - 7 de Julho

Mensagem por ruimbarradas Seg Jul 08 2013, 22:56

E por falar em crónicas, aqui dou eu início à minha.

Como habitualmente, chegada o início da semana, desafiei o Daniel para um passeio.
Diversas alternativas surgiram, desde Aveiro, Serra do Açor, interior do Baixo Alentejo... até que se chegou à conclusão que a casta Alentejana estaria um pouco mais fresca. Masfresco, só mesmo entre as 06H15 e as 08H00 da matina. Sim, eu sei... a um Domingo, para qualquer tipo com juízo, isto são horas de estar a dormir.

Mas quem disse que eu sou um tipo com juízo?
Como qualquer puto, em véspera de abrir um qualquer presente, e ainda com a agravante do calor que se fazia sentir, na noite que antecedu este passeio, quase não preguei olho. Deixei-me dormir já passava da meia noite e, pouco depois das 4H30 já estava eu a pino.

É que o ponto de encontro estava marcado para as 6H45, a uns 20/25 Kms de minha casa. E como sei que o Daniel é um gajo pontual [not], não o quis deixar à seca.
Verdade se diga, que neste passeio contávamos com a estria do Rui Tripa (Atikman) e como não gosto de deixar ninguém à espera, às 06H40 lá entrei na Galp do Fogueteiro, de onde estava prevista a saída às 07H00.
Havia ainda que abastecer, e aqui começou a primeiro aventura do dia...

Parei a Tiger na bomba e esta estava em pré-pagamento. Ora, como gosto pouco de me deparar com estas coisas, e de forma a evitar ter que me pegar com o funcionário logo àquela hora - e até porque certamente não é resposável por este método - lá saquei do cartão MB para efectuar o pagamento na própria bomba.
Intrduzo o cartão, e logo a maquineta me pede para o retirar. Começamos mal - "não estás a ler chip".
Lá o equipamento me dá indicação que não tem a impressora a funcionar e pergunta-me se quero continuar mesmo assim. Digo-lhe que sim, porque costumo confiar em gente séria.
Pede-me o PIN e logo depois de o introduzir - o PIN, porque àquela hora não havia ainda disposição para introduzir mais nada - dá-me a indicação de "não autorizado".
- "Mau, queres ver que não tenho dinheiro para ir dar uma volta?"
Carrego no botão da via verde e sai a indicação de "não autorizado - veículo sem identificador". Foi neste momento que me deu uma vontade louca de escavacar alguma coisa.

Entro na loja e digo ao funcionário do posto que pretendia atestar a mota mas que não sabia quanto ia levar.
Responde-me que se quiser posso deixar o cartão. Ainda lhe perguntei se também lá queria que deixasse a chave da mota e também as botas que trazia calçadas.
Lá lhe disse para se pagar de 10 litros de combustível e, para não atrasar o pessoal, lá me raspei dali para fora.
Acreditem que não sou de reclamar, e nunca tal aconteceu, mas naquele momento, tivesse eu tempo e teria pedido o livro de reclamações.

Depois de abastecidos os 10 litros do precioso líquido, lá fui ter com o Rui Tripa à zona de cafetaria. Logo em seguida chega o Daniel.
5 minutos depois estavamos em plena A2, a caminho da Marateca.

Saída para a Nacional e ao chegar à zona de Alcácer do Sal, lá desviámos para a Comporta.
Deviam ser umas 08H00, quando chegámos ao Carvalhal, onde parámos para beber café e comer alguma coisa.

Dali em diante, fomos sempre em ritmo calmo até Sines.
Mais uma vez, chegando a Sines, apontei para o porto (de Sines) mas mais uma vez lá tive que fazer o desvio para o centro da cidade. Depois de percorrer uma rua, e estando o trânsito cortado na continuação desta, chego a um cruzamento em que, virassemos para onde me virasse, era sempre sentido proibido. Ora não nos restou outra alternativa que não fosse transgredir. É que, estando de mota, andar 200 metros em marcha-atrás não dá muito jeito.

Ficam as fotos do "topo" da cida de Sines:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8735

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8736

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8737

Lá seguimos em direcção a Poro Covo, não sem antes efectuar uma paragem rápida em São Torpes para bater uma foto:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8738

Lá me enganei e saquei uma foto à mota na cor errada:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8740

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8741

Como estava com ela fisgada para comer num tasco que enche cedo e depressa, lá dei pressa aos companheiros.
A paragem seguinte foi já na Zambujeira do Mar:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8743

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8745

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8746

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8747

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8749

Siga então caminho que o tasco espera-nos e eu estou cheio de sede, ansioso por uma fresquinha.
Chegados à Azenha do Mar, foi apenas o tempo de estacionar as meninas e pedir umas cervejinhas bem frescolas.

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8750

5 minutos depois e lá "abriram" a sala do restaurante. Isto eram umas 11H30 da manhã, mas quem disse que há horas para comer marisco?

Ora, então venha ele...
Para começar umas ameijoas:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8753

Com isto ficamos com fome, por isso venha de lá um bicho cascudo:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8755

E por via das dúvidas, é melhor mais qualquer coisa para aconchegar os estômagos.
Dasss... ohh Daniel, essa porra do Ice Tea estraga as fotos.

Há que salientar que, ao solicitar as bebidas, pedíamos sempre duas cervejas para os homens e um Aptamil para o menino! Laughing

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8756

3 horas depois de chegar ao restaurante, a minha Tiger era a única que ainda estava à sombra:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8757

Tempo ainda para uma foto à paisagem desde o cimo do penhasco:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8759

Ao chegar a Odeceixe, efectuámos um pequeno desvio, percorrendo este vale até à praia:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8761

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8763

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8764

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8766

Entretanto, e depois de apenas 2 minutos paradas ao Sol, os bancos das nossas montadas quase queimavam a tomatada:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8771

Depois de um abastecimento na localidade de Rogil, e chegando a Aljezur, desviámos para Marmelete. Diga-se que a estrada está muito boa, com um tapete muito recente e com umas curvas feitas à antiga, com a inclinação correcta.
Já depois de marmelete, desviámos para um atalho, que nos leva entre um pinhal recente - julgo que plantado depois dos incêncios de há uns anos - até à estrada que liga a Vila de Monchique ao Alto da Fóia.

Chegados à Fóia, lá se bebeu mais uma jola, para molhar a goela:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8776

Esta é a vista do cimo da serra de Monchique. Neste dia estava com alguma neblina:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8773

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8774

Descendo a Monchique, entramos na maravilhosa estrada que nos leva até Sabóia.
E que estrada do caraças... É um festival de curvas, que nos faz subir a adrenalina.

Lá tive que dar um bocado de gás, para fugir aos companheiros e parar um pouco mais à frente, de forma a fazer um boneco:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8777

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8778

Depois de me voltar a juntar aos companheiros de viagem, o Daniel perguntou-me pelo intercom se queria passar para a frente, ao que lhe respondi que não se justificava. Ele que seguisse à frente.
Em má hora o fiz, pois ao chegar já perto da Baragem de Santa Clara a Velha, e julgando o GPS do Daniel que estavamos pouco transpirados, decido meter-nos por um caminho de cascalho em descida.
Uma vez, a descer naquelas condições, seria difícil voltar para trás. E embora estando o Atikman com uma Deauville, não nos restou outra alternativa senão seguir caminho.
Quando vimos uma sombra, lá parámos, seguindo o Daniel caminho para ver se tinha saída.
Saída tinha, mas com uns cotovelos em subida e com alguma pedra solta. Preferimos não arriscar e voltámos assim para trás.
Em passo de corrda, ajudámos a Deauville a subir e regressámos a pé para ir buscar as duas inglesas. Efectivamente estou velho para corridas.

Já junto da água, e à falta de calção de banho, só se estava bem à sombra:

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8779

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8781

15 minutos depois, e já com as contas feitas ao tempo de condução que ainda tinhamos até casa, lá nos fizemos à estrada em direcção ao IC1 e à Mimosa.
Uns 4 Kms antes de chegar à Mimosa, vejo uma scooter encostada à beira da estrada, com o se condutor, enquanto que a pendura seguia estrada fora com uma garrada de 1,5L de água na mão. Comentei com o Daniel que deviam ter ficado sem gasolina e disse-lhe que ia parar.
Pois, antes fosse falta de gasolina... Na verdade, o pneu traseiro da Burgman 650 em que vinham, tinha rebentado.

Comentaram que já tinham chamado a assistência em viagem mas para o posto de combustível existente na Mimosa, e pensavam seguir caminho mesmo assim até lá.
Lá os demovemos da ideia e demos boleia à rapariga para que fosse "buscar" o reboque ao posto de combustível.
Depois de impossibilitada de subir para a Tiger, por força de ser perna cura (e não só), lá seguiu viagem à pendura na Deauville.

A rapariga lá agradeceu a boleia e ali ficou à espera do reboque.

Nós seguimos viagem até à Aldeia do Isaías (Grândola), onde parámos para aconchegar os estômagos com uma bifana.

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8782

Se dúvidas existirem de quão saborosas estavam dentro de pão alentejano, aqui fica a foto com o ar de alucinado do Daniel.
Bem, se calhar não era por causa da bifana, mas pelos quase 500 Kms que já traziamos em cima do lombo.

Rota do Medronho - 7 de Julho   SAM_8783

E francamente, não sei o que será melhor. Se uma boa bifana, se a companhia de pessoal assim.
Ao Atikman (Rui), o meu agradecimento pela companhia e pela "coragem" para uma estreia em grande.

Ao Daniel, já não preciso dizer nada. Pois, depois de tantos Kms juntos, sabemos perfeitamente com o que contamos.

Siga para o próximo.... onde exista marisco! Laughing

Rota do Medronho - 7 de Julho   491356
Rota do Medronho - 7 de Julho   TripleinsideRota do Medronho - 7 de Julho   74797978
ruimbarradas
ruimbarradas
Zero à esquerda
Zero à esquerda

http://comandopadeiros.org/forum

Mensagem por Rui Ribeiro Ter Jul 09 2013, 00:04

Espectáculo de "passeio"!!
É uma zona que só conheço de carro (ainda não havia motos e as crianças eram muito pequenas)!!
Obrigado pelas fotos deliciosas ... Beber 

O Mérito já lá mora ...

A tirar a carta
A tirar a carta

Mensagem por efepe Ter Jul 09 2013, 00:32

muito boa crónica e voltinha
Smile +1 

efepe
A tirar a carta
A tirar a carta

Mensagem por Elisio FJR Qua Jul 10 2013, 12:33

ruimbarradas levou com mais 1 M

Só não vi foi medronho porque o resto estava tudo lá!!!

Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.

Mensagem por Cobra Qua Jul 10 2013, 23:32

Cá vai o meu relato e fotos...

1ª parte...

Desde de final de Maio depois da volta a Aracena que não sentava o meu redondo traseiro em cima da Tiger… Estava a ressacar.
Do mesmo modo estava o Rui Barradas, de modo que começámos a alinhar ideias para o próximo fim-de-semana... Opções?... Alentejo, Serra do Açor, Costa de Prata ou Costa Vicentina.
A previsão de meteorologia antevia um calor abrasador para o fim-de-semana, 42ºC para a capital… Boa, é mesmo isso, fugir de Lisboa…
Com este calor, os percursos virados para o interior ficaram de fora, e ficámos a olhar para as opções da Costa…  No final deixámos os ovos moles para o outro dia e decidimos rumar para Sul… O Barradas não demorou muito a arquitectar um trajecto de luxo, ele conhece bem aquela zona. Descida pela Costa, subida mais pelo interior com uma passagem pela Serra de Monchique para tornear o pneu.

De caminho paragem num restaurante onde a especialidade é marisco… Ó meu amigo, é mesmo isso, calor combina com marisco, e marisco é bom!
Para chegar a horas, saída de Lisboa cedinho como manda o protocolo do Comando Padeiro.
6h45 à saída da capital. Escusado será dizer que saí de casa atrasado…

Juro que não faço de propósito, deixo as coisas arrumadinhas de véspera, mas há sempre um pormenor ou um pormaior para tratar de manhã…
Bem com isto tive de abrir a goela ao Tigre até ao ponto de encontro, onde cheguei em cima da hora, por volta das 7h00. Já lá estavam o Rui Barradas e o estreante de Padeiro, o Rui Tripa (aka AtikMan).

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_072039-L

O passeio tinha sido anunciado no fórum, mas até à última da hora e embora houvesse interesse apenas as duas Tigers tinham dito presente. Felizmente de véspera o AtikMan apresentou-se para se juntar aos dois malucos das inglesas, e assim defender a honra do país do Sol Nascente aos comandos da sua magnífica Honda Deauville.
Apresentações feitas, dois dedos de conversa e siga caminho.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_072856-L

Estávamos todos de “jaquetas” de rede, mas por esta hora estava um pouco fresco para isso. Mal sabíamos nós que mais tarde o que nos daria jeito seria antes umas cuecas de rede, tal era o calor que se fazia sentir… Palavra, sapatos, luvas, capacete e cuecas, era o ideal.

A2 por aí abaixo até à Marateca onde desviámos para a Nacional. A velocidades moderadas é o mesmo mas em mais barato.
Em Alcácer mudamos o rumo para Oeste em direcção à Costa. Anulámos um desvio para a Carrasqueira. Não é que o sítio não mereça uma passagem, mas evitando lá ir, poupávamos algum tempo e evitávamos sobretudo meter a Deauville por maus caminhos que são necessários… Mas ficam já a saber que a Honda não se livrou de ir fazer um off-road Light mais adiante… Smile

Direcção à Comporta e daí para Sul.

No desvio para Pinheiro da Cruz o Barradas falhou a saída, nada que não se resolva com uma meia-volta.

Depois passagem por Melides, Vila Nova de Santo André e finalmente Sines.
Aí o trajecto fazia-nos passar pela zona portuária, contornando a cidade pelo exterior. Digo fazia, porque não chegou a fazer, pelo menos na totalidade.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_094905-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_094853-L

Umas obras danadas fizeram-nos subir em direcção ao centro. Não foi mau, deu para tirar umas fotos com as vistas.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_094918-L

Tentamos sair dali navegando à vista. Depois de uma pequena transgressão necessária lá demos com a estrada de saída.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_094939-L

Siga para baixo juntinho à Costa até Porto Covo.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_100249-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_100219-L

A paisagem de Costa aqui é mesmo jeitosa, as praias embora pequenas são um mimo. E fomos com esse cenário durante algum tempo.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_100312-L

Depois de Porto Covo, uma passagem ao largo de Vila Nova de Mil Fontes, e claro de seguida uma paragem na Zambujeira do Mar.

Deixámos as “burras” à sombra e fomos espreitar a vista da praia e arredores.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_105659-L

Excelente vista esta.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_105941-L
Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_110000-L

Já estavam uns quantos guarda-sóis montados e algum pessoal a chapinhar na água.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_110018-L
Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_110217-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_105921-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_105912-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_110312-L

Fotos tiradas, regresso à estrada com calma, estávamos até um pouco adiantados no plano.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_110520-L

A hora anunciada pelo GPS de chegada ao sítio dos comes e bebes, eram de 11h15mn...

Seria muito cedo se a casa para onde íamos não fosse tão concorrida...
Pois é, faz-se fila ali para comer os bichinhos de cascas, e pior, o dono da chafarica não aceita reservas!
Também o percebo, para quê andar a apontar nomes em papelinhos quando a freguesia a certa...

É chegar, marcar o lugar e esperar.

Assim, resolvemos ir para lá e beber uns copos até à hora do repasto.

Na verdade não demorou muito, às 11h30 abriu o "salão", e já havia ali algum stress com os lugares.

Arranjamos logo uma mesa... Daqui não saímos, daqui ninguém nos tira!

Fomos logo pedindo, e cerca de meia-horita depois começou a chegar a primeira dose de amêijoa...

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_123622-L

Digo-vos que estava soberba... Um bom prato de marisco não tem grande segredo, é a qualidade do bicho que vai ditar o resultado final.
OK, o tempero também tem a sua importância, mas se o animal de casca não for fresco e bom, nada feito, não vai lá com sabores.

Logo de seguida chegou a Sapateira, e bem cheia que estava... divinal!

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_131242-L

Só para acamar veio também uma dose de "carapaus" de bigodes...

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_133056-L

Estivemos neste "suplicio" mais de 2 horas com boa conversa a acompanhar...

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_133046-L

Sabem o que vos digo?... Que lixe a troika!...
Sou um tipo equilibrado e não gosto de exageros, mas porra, não chamo a isto esbanjar, chamo a isso terapia...
Sim, ter moto não fica barato, sim é perigoso, e sim a gasolina está cara, mas olha... que se f***, realiza-me e deixa-me mentalmente são, é visceral!

Mais umas fotozitas da vista junto ao restaurante...

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_143621-L
Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_143651-L

E siga viagem...

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_144311-L

continua...

Cobra
Cobra
Zero à direita
Zero à direita

Mensagem por Simone Qui Jul 11 2013, 10:14

Excelentes crónicas! Smile 

Mérito para o ruimbarradas

Mérito para o cobra. Aguardo pela continuação da crónica!Fixe
Simone
Simone
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!

http://martasimone.wordpress.com/

Mensagem por Elisio FJR Qui Jul 11 2013, 15:27

Hhuuuummmmm!!!

Mais 1 M

Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.

Mensagem por paulo maldonado Qui Jul 11 2013, 16:08

É um dos meus passeios preferidos só não percebi onde é que foi (a)provado o medronho. De qualquer modo sai um grande Mérito
paulo maldonado
paulo maldonado
Zero à esquerda
Zero à esquerda

Mensagem por paulo maldonado Qui Jul 11 2013, 16:09

Mérito Mérito (parece que o mérito não quer entrar...)Mérito

Última edição por paulo maldonado em Qui Jul 11 2013, 16:19, editado 1 vez(es)
paulo maldonado
paulo maldonado
Zero à esquerda
Zero à esquerda

Mensagem por paulo maldonado Qui Jul 11 2013, 16:13

Fica a intenção...
paulo maldonado
paulo maldonado
Zero à esquerda
Zero à esquerda

Mensagem por carlosferreira Qui Jul 11 2013, 21:28

Mérito para os 2 por mais uma excelente crónica Smile 

https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira
carlosferreira
Motociclista a começar.
Motociclista a começar.

Mensagem por Carlos Balio Qui Jul 11 2013, 22:38

Como hoje estou um mãos largas Laughing aqui vai um merecido Mérito 
Bela crónica, ao nivel habitual
Obrigado
Carlos Balio
Carlos Balio
Já sai à rua a conduzir.
Já sai à rua a conduzir.

Mensagem por Cobra Qui Jul 18 2013, 22:41

Ora, faltava a ...

2ª parte

Escusado será dizer que com este calor, o regresso à estrada depois de almoço foi penoso.

Felizmente, e pela proximidade do mar, circulava uma brisa agradável que nos trazia algum alívio e conforto.
Aliás, foi precisamente nessa estratégia que apostámos toda a manhã, seguir pela Costa junto à água.

Embalámos mais um pouco para Sul, até Odeceixe e aí fomos espreitar a praia.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_145832-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_145940-L

Paragem no cimo para umas fotos da ribeira.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_145953-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_145825-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_145842-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_145904-L

E depois junto ao areal.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_150319-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_150337-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_150341-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_150413-L

Não nos demorámos muito, o clima não estava para descansar ao Sol.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_150422-L

Daqui até próximo de Aljezur e depois mudámos a agulheta para o interior em direcção a Monchique.

Um abastecimento pelo caminho, e depois atacámos tranquilamente as adoráveis curvas de Monchique.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_152511-L

Um traçado formidável, devo dizer. Uma estrada serpenteante com bom traçado pelo meio da folhagem.
Curvas encadeadas, sem grandes surpresas, que permitem desfrutar da estrada e paisagem.

E assim seguimos nesta dança descontraída até aos pés do Alto da Fóia.

Aí subimos o monte para do seu topo apreciar a paisagem… E que grande vista se tem de ali de cima.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_160418-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_165111-L

Sabem o que é aquele aglomerado de casas junto ao mar?

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_165210-L

Portimão. Não me estava a orientar e tive de perguntar ao Barradas… O homem não falha, está bem treinado na geografia da região.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_165124-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_165131-L

Aproveitámos o cafezito que existe lá no topo para nos refrescarmos à sombra da esplanada.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_165235-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_161312-L

E vamos seguir caminho que se faz tarde.

Na descida do alto, uma paragem na fonte, que estava bem concorrida, o que não admira com este calor.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_170157-L

Depois recuperámos o “bailado” estradístico por mais uns quilómetros seguindo ass Tigers nas pontas e a Deauville no meio.

O Barradas na dianteira rodou acelerador para ganhar alguma vantagem de modo a poder parar e tirar-nos uns retratos.

Quando passámos por ele, tomei a dianteira e continuámos. Eu por ali não conheço nada, mas tenho o GPS que conhece.

Foi seguindo este que na aproximação à barragem de Santa Clara nos enfiamos por um mau caminho.

O Barradas bem me dizia que não era por ali, mas o sacana do aparelho encontrava ali uma via.

Descemos por ali os três por uma estradeca composta por um misto de ervas, cascalho e terra…
Aquilo parecia ter uns resquícios de alcatrão de um tempo longínquo.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_175026-L

Acabamos por descer sem grandes dificuldades a parte pior e fazer uma paragem lá em baixo para avaliar a situação.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_175040-L

O  estupor do navegador electrónica teimava em apontar-nos em frente, mas achei que seria melhor ir espreitar mais adiante o que nos esperavas.
Não volta aquele caminho não nos levaria a lado nenhum, a não ser a chatices e arreliações.

Montei-me na Tiger e fui bater o terreno. A estrada suficientemente larga seguia a direito pelo meio da vegetação, o piso até era razoavelmente mais limpo que a descida que tínhamos feito. Uns 600 metros adiante a coisa complicava, uma subida em cotovelos apertados. Parei a Tiger, fui a pé espreitar, e voltei convicto que não valia a pena inventar. As XCs passavam à vontade, já andei com a minha em terrenos piores, mas a Deauville claramente não estava apta para isto. E depois não tinha garantia que aquele caminho nos levasse onde pretendíamos. Regressei junto dos Ruis, e disse-lhes que o melhor era arrepiar caminho e voltar à estrada.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_175243-L

A nossa preocupação era a mota do Atikman, pelo que nas primeiras dezenas de metro acompanhámo-lo a pé, um de cada lado. O Rui Tripa doseou suavemente o acelerador e embraiagem, segurando bem a direcção que teimava seguir aos solavancos. Abriu caminho pelo cascalho e alcançou o topo sem grandes dificuldades.
Felizmente nada de percalços, só umas pingas de suor. Agarramos nas Tigers e fizemos o mesmo. Engatei segunda e num instante estávamos todos de regresso à estrada e de seguida junto à barragem. Foi a decisão correcta, não valia a pena teimar naquele provável beco sem saída, ficou a lembrança para recordar.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_180744-L

Aqui no interior o calor estava como se previa, pior. Não ficámos ali muito tempo, só mesmo para tirar duas ou três fotografias.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_180842-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_180904-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_180945-L

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_181009-L

Vamos nessa, rumo a Norte.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_181035-L

Daqui em diante seguimos tranquilamente por nacionais a ritmos moderados, ultrapassando sem sobressaltos os automóveis que íamos apanhando à nossa frente.

Já próximo da Mimosa, passámos por uma mota parada na berma. Eu reparei que estava alguém ao telemóvel junto dela, e metros adiantes vimos uma pessoa de capacete na mão a pé… Pronto, estão apeados… Encostámos para ver se podíamos dar alguma ajuda.

Perguntei à rapariga que seguia à pé, se estavam apeados… Ela respondeu-me que sim, tinha rebentado um pneu.

Ora bolas… O rapaz empurrou a moto até nós e explicou-nos o sucedido.

Vinham do Algarve, numa Suzuki Burgman carregada de malas e alforges (aquilo da estrada pareceu-me uma Pan European), quando se lhes estourou o pneu traseiro.
Um rasgo grande, totalmente irrecuperável. Tinham ligado à assistência em viagem e marcado encontro no posto de abastecimento da Mimosa, a uns 2kms dali.

Estivemos a falar um pouco com ele, que estava um pouco desorientado. Parece que tinha ido na conversa do homem do reboque que não queria levá-los até Sesimbra, dizendo que teriam de arranjar por ali uma oficina… Domingo às 6 da tarde na Mimosa, está-se a ver que vai ser fácil.

Ele estava com vontade de empurrar a mota mais 2kms até à Mimosa. Dissemos-lhe para deixar a mota naquele lugar, e que levaríamos um deles até à estação de serviço para se encontrar com o tipo do reboque. E claro, indicamos-lhe que teria de insistir com o tipo para os rebocar até casa, para isso serve a assistência em viagem.

Acederam, ele ficou junto à mota e a rapariga iria connosco de boleia até ao posto de abastecimento.

Ela tentou subir para cima da Tiger, mas revelou-se um problema… A altura e a perna curta… Ainda fez uma ou duas tentativas, mas depois o Rui Tripa sugeriu que fosse com ele na Deauville mais rasteirinha. E assim foi, deixámos o rapaz junto à Suzuki sem pneu e seguimos até à Mimosa.

Aí deixámos a rapariga que iria aguardar pelo reboque e continuámos o nosso caminho.

É algo que gosto este espírito solidário entre o pessoal das duas rodas. Desta vez fomos nós a ajudar, mas já me aconteceu no passado quando parado à beira da estrada para fazer uma chamada que passassem por mim a perguntar se estava tudo bem. É assim mesmo, temos de olhar um pelos outros. É isso que nos distingue e nos identifica.

Continuamos para Norte até Grândola, onde parámos num boteco recorrente, o Príncipe Isaías. Nem é bom, nem é mau, é barato e saio de lá sempre satisfeito.

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_201054-L

Bifanas para todos para aconchegar o estômago, que hoje chegamos a casa lá para as 22h00… Sem stress, os dias estão longos e está um calor do cacete!

Rota do Medronho - 7 de Julho   20130707_201155-L

Nacionais por aí acima, e paragem final na Marateca para despedidas. O trajecto final seria feito pela auto-estrada com os Ruis a seguir pela Vasco da Gama e eu pela 25 de Abril.

Excelente dia, um pouco de calor a mais é verdade (provavelmente o mais quente do ano!), mas como se diz, quem corre por gosto não cansa!

Total mérito e destaque para o Atikman que com muita vontade, resolveu passar à acção! Compareceu cedo para nos fazer companhia, passando por uma “prova” dura, 600 e picos quilómetros de filada com uma temperatura infernal, digo-vos sinceramente que não é o melhor cenário para um passeio destes… Mas aguentou-se à bronca sem protestar e acompanhou-nos sempre com à vontade… Espero não estar enganado, mas este rapaz tem estofo de Padeiro!

Obrigado Rui Tripa pela tua companhia, espero que te tenha agradado o formato, e fica a ressalva que Padeiradas com este calor são excepção não regra! 

E claro também um agradecimento ao Rui Barradas, um fiel companheiro destas “aventuras” de estrada. Um dia desses fazemos um livro de muitas páginas destes relatos.

Fica aí mais uma crónica com relato e fotografias para a posteridade!

Cumps!

Cobra
Cobra
Zero à direita
Zero à direita

Mensagem por Simone Qui Jul 18 2013, 23:26

Bom relato e fotos! Smile Fixe 

Mérito 
Simone
Simone
Já conduz... mal!
Já conduz... mal!

http://martasimone.wordpress.com/

Mensagem por atikman Sex Jul 19 2013, 08:31

Cobra escreveu:
Sabem o que vos digo?... Que lixe a troika!...
Sou um tipo equilibrado e não gosto de exageros, mas porra, não chamo a isto esbanjar, chamo a isso terapia...
Sim, ter moto não fica barato, sim é perigoso, e sim a gasolina está cara, mas olha... que se f***, realiza-me e deixa-me mentalmente são, é visceral!

Sabem que mais? Estas palavras deviam ser gravadas em granito, para a posteridade! Palmas 

Muito obrigado ao Rui e Daniel pelo excelente passeio e melhor companhia! Foi um pouco duro para o corpinho (especialmente pela brasa que estava), mas valeu cada km! E como bónus, superei a primeira prova de TT! Laughing 

A repetir! Sim V 

Atikman
atikman
atikman
Zero à direita
Zero à direita

Mensagem por smvalmeida Sáb Set 21 2013, 13:39

Excelente relato e fotos.
É realmente uma zona fantástica para umas voltinhas e desfrutar da paisagem.

2014-2021 >> YAMAHA FJR 1300A
2012-2015 >> YAMAHA XJ 600 S Diversion
2009-2012 >> SYM GTS 125 Evo

http://motorcycleridingbysmvalmeida.blogspot.com/

Rota do Medronho - 7 de Julho   339786
smvalmeida
smvalmeida
Zero à direita
Zero à direita

Mensagem por Conteúdo patrocinado