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Covilhã, Lés-a-Viés
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santos466
nunomsp
ssousa
7 participantes
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Covilhã, Lés-a-Viés
Qual Portugal Lés-a-Lés ou Portugal Ponta-a-Ponta dos Nomads??? Prova para gente de barba rija é o Covilhã de Lés-a-Viés!!! Isso sim.
Logotipo do Covilhã de Lés-a-Víes.
E porquê Lés-a-Viés???? Porque se faz um percurso circular no concelho da Covilhã, passando pelas suas 21 freguesias (O Lés), voltando ao ponto de origem… (o Viés). Coisa séria, a roçar o profissional, com road-book, estradas assinaladas, autocolantes com o número das equipas (composta por duas motos), com um factor único… a inscrição custar a módica quantia de ZERO euros! Sim, ainda há disto em Portugal… pouco, mas há!
O dia 18 de Outubro de 2014 ficou na história da Covilhã, não pelo facto de o SC Covilhã quase ter eliminado o SL Benfica, mas pela realização do passeio moto-paper-turístico.
Percurso da manhã
O pessoal reuniu-se por volta das 9h00 no Jardim da Goldra, na cidade de Covilhã, onde foi feito um briefing inicial.
Briefing inicial
Olhó road-book tão bonito!!!
Pelas 9h30m começaram a sair as 1ªs equipas, as 125cc, que apesar do receio de alguns participantes, donos de 125cc, portaram-se lindamente.
A equipa nº7 prontinha a sair
Saindo perto das 10h da manhã, rumámos imediatamente ao 1º controlo, na freguesia das Cortes do Meio. Pela leitura do mapa e fotos, depressa compreendemos que ficava nos baldios das Cortes, na Serra da Estrela a caminho das Penhas Douradas. Para chegar ao ponto seguinte, tínhamos que ler um texto detrás da placa do controlo, que daria indicações.
A subir em Direcção à Nave da S.to António (Estrada Covilhã-Torre)
Controlo nº 1 no Vale das Cortes do Meio
O 2º controlo seria a casa do Padre, já na freguesia de Unhais da Serra. Isso obrigaria a fazer um percurso por terra-batida, pela estrada do Canal. Subimos à Nave de Sto António, em pleno coração da Serra da Estrela e, junto à barragem do Padre António, virámos para o Vale Glaciar de Unhais. A meio do vale, num ermo total, lá se encontra a abandonada casa do clero.
Ponto de controlo nº 2
A percorrer a estrada do Canal
Vale glaciar de Unhais da Serra
Casa do clero
Leitura do texto e ala para o novo controlo, desta feita na Erada. Descido o Vale, passar junto ao H2otel, passar Unhais, virar para o Ourondinho, virar novamente ao Paul e subir então à Erada. Toca de procurar o local do 3º controlo, pois ainda não conhecia o local do mesmo. A indicação na placa do 2º controlo dizia que era sempre a subir… como tal deve ser a estrada que sobe para a serra.
Vistas de Unhais da Serra e do H2otel (O único hotel-termal de montanha da península ibérica)
Link do H2otel
Como de facto! 3º controlo encontrado! Passagem atestada, leitura do texto a indicar o próximo controlo e bota para a estada que isto está a correr bem, pois já andávamos à frente de equipas que tinham saído 1º que nós e como não os tínhamos ultrapassado na estrada, devem ter-se trocado nas indicações.
Controlo nº 3 no santuário da Erada
O 4º controlo e o mais saboroso de todos ficava no Café Ferrolho, (famoso pelas gingas caseiras proporcionadas), no Sobral de São Miguel, uma bela aldeia onde o Xisto impera e que, por isso pertence à rede de Aldeias de Xisto. Mas para lá chegar tínhamos que percorrer a N230, a fabulosa estrada que liga o Tortosendo até às Vendas de Galizes. Portanto, vamos curtir curvinhas!
Em Sobral de São Miguel
Café típico "O Ferrolho"
O controlo seguinte, portanto o 5º, ficava em São Jorge da Beira, obrigando a fazer a peculiar estrada do Pereiro, deslumbrantes vistas, bom piso pela Serra do Açor em direcção a São Jorge da Beira. Aqui senti dificuldades com a moto, pois o muito peso da XX, pendura, baixa velocidade, piso inclinado, aliado a uma perna curta!!!! Vi-me e desejei-me para fazer alguns cotovelos, segurar a moto….
No controlo nº5!!! E fazer uma corrida de vagons das minas
No alto da Serra do Açor
Picado o ponto, bora para a Barroca Grande, onde se situam as maiores minas de volfrâmio da europa. Percorrida a estrada no cimo do monte (admito que nunca tinha passado por lá), que faz fronteira com o distrito de Coimbra, fomos dar ao santuário do Cristo Operário. Encontrar o 6º controlo foi fácil, pois estava no núcleo museológico das minas, junto ao maior gasómetro do Mundo!!!. Temos tanto para ver e desconhecemos o variado património desde país. Daqui rumar a Casegas, onde nos espera um almoço volante.
Controlo nº6 junto ao nucleo museológica das Minas da Panasqueira e o maior gasómetro do Mundo
Vistas sobre a mina na Barroca Grande
A ler as instruções que permitiam descobrir o ponto de controlo seguinte
7º controlo junto ao parque de merendas, evitou voltas desnecessárias. Parque esse, mesmo junto à ribeira e praia fluvial.
Ponte de Casegas, junto ao parque de merendas
As meninas em Casegas
1ª parte do percurso da tarde
Bucha comida é hora de montar motos e rumar ao 8º controlo, no Santuário do Paúl. Daqui até ao Barco é rápido. 9º controlo junto à torre da Igreja cimeira.
Controlo nº8 no Santuário do Paúl
Controlo nº9 na Torre da Igreja cimeira do Barco
Seguidamente para o Peso (10º controlo), pela estrada junto ao Zêzere. Seguindo pela mesma estrada, o 11º controlo poderia ser encontrado na estátua do farrapeiro (indivíduos que recolhiam os restos do tecidos produzidos nas fábricas têxteis da Covilhã)
10º Controlo no painel de azulejos
11º Controlo na estátua do farrapeiro
12º Controlo estaria à nossa espera no parque ferial das cebolas no Tortosendo. Daí rumar-se-ia para o parque multiusos Duppigheim (acho que não tem qualquer grau de parentesco com o Guggenheim dos museus, lol) onde estava o 13º controlo.
12º Controlo no campo das cebolas em Tortosendo (a discutir onde ficava o próximo controlo)
13º Controlo no parque Duppigheim
Novo controlo e 14º seria encontrado junto às sepulturas antropomórficas do Ferro (outra coisa que desconhecia) no meio das quintas. Daqui rumou-se para Peraboa, onde o Museu do Queijo acolheu esta iniciativa tendo o 15º controlo dentro das suas instalações.
Controlo nº 14 no Ferro junto aos túmulos
Controlo nº 15 dentro do museu do Queijo em Peraboa
Link do Museu do Queijo
Junto ao Museu do Queijo
Mais uns kms percorridos e 16º controlo era em Orjais, na praça central, onde Joana Vasconcelos deve ter andado, pois as árvores tinham todas rendas nos troncos!!!
16º Controlo em Orjais
2ª parte do percurso percorrido durante a tarde
Daqui era procurar a fonte Ana Maria qualquer coisa, pois estaria aí o 17º controlo. Como de facto. Lá estava ele num sinal.
Controlo nº 17 em Aldeia do Souto (foto dos gajos das sccoters 125cc, onde a boa disposição era uma constante)
Ponto seguinte em Verdelhos, via Vale Formoso, por outras estradas de montanha muito boas de percorrer, tanto pelo piso, como pelas curvas abertas. Falo da N232 e M501!!!! 18º controlo estava mesmo no meio da ponte do Rio Beijames.
Mais uma data de kms deliciosamente percorridos pela M501 até ao alto de São Gião, mesmo à entrada da freguesia do Teixoso onde nos esperava o 19º controlo.
Controlo nº19 no alto de São Gião
Daqui descer até à Vila do Teixoso, via Atalaia e Gibaltar (sempre pela M501). Subir pela manhosa estrada até à Vila do Carvalho com inclinações superiores a 12,5% e o 20º controlo seria encontrado junto aos poços (praia fluvial) mesmo dentro da Vila.
Controlo nº20 na Vila do Paúl
Seguidamente descer até ao Canhoso, por outra estrada de grande inclinação e daqui vir para a Covilhã, onde o último ponto estaria mesmo na zona histórica da mesma, junto às Portas do Sol, do que ainda resta da muralha da Covilhã.
A minha equipa foi a 3ª a chegar!!!! Coisa que muito estranhei, pois praticamente não me tinha cruzado com mais equipas desde Orjais!!!! Será que cheguei atrasado e o resto do pessoal já bazou???? Nops… os outros é que se tinham perdido algures, chegando a conta-gotas as restantes equipas.
Nas Portas do Sol, Covilhã
Admito que foi um dia muito bem passado e culturalmente enriquecedor, pois permitiu conhecer mais algumas coisas do meu concelho e percorrer estradas que desconhecia ou nem me atrevia a percorrer por não conhecer o piso e onde iam dar.
Definitivamente valeu a participação. Bem-haja aos (des)organizadores pelo esforço e profissionalismo demonstrado sem estarem à espera de algo em troca.
Os gajos da organização!!! Depois da caravana passar recolhiam os vestígios!
Os (des)organizadores-mor deste evento
Logotipo do Covilhã de Lés-a-Víes.
E porquê Lés-a-Viés???? Porque se faz um percurso circular no concelho da Covilhã, passando pelas suas 21 freguesias (O Lés), voltando ao ponto de origem… (o Viés). Coisa séria, a roçar o profissional, com road-book, estradas assinaladas, autocolantes com o número das equipas (composta por duas motos), com um factor único… a inscrição custar a módica quantia de ZERO euros! Sim, ainda há disto em Portugal… pouco, mas há!
O dia 18 de Outubro de 2014 ficou na história da Covilhã, não pelo facto de o SC Covilhã quase ter eliminado o SL Benfica, mas pela realização do passeio moto-paper-turístico.
Percurso da manhã
O pessoal reuniu-se por volta das 9h00 no Jardim da Goldra, na cidade de Covilhã, onde foi feito um briefing inicial.
Briefing inicial
Olhó road-book tão bonito!!!
Pelas 9h30m começaram a sair as 1ªs equipas, as 125cc, que apesar do receio de alguns participantes, donos de 125cc, portaram-se lindamente.
A equipa nº7 prontinha a sair
Saindo perto das 10h da manhã, rumámos imediatamente ao 1º controlo, na freguesia das Cortes do Meio. Pela leitura do mapa e fotos, depressa compreendemos que ficava nos baldios das Cortes, na Serra da Estrela a caminho das Penhas Douradas. Para chegar ao ponto seguinte, tínhamos que ler um texto detrás da placa do controlo, que daria indicações.
A subir em Direcção à Nave da S.to António (Estrada Covilhã-Torre)
Controlo nº 1 no Vale das Cortes do Meio
O 2º controlo seria a casa do Padre, já na freguesia de Unhais da Serra. Isso obrigaria a fazer um percurso por terra-batida, pela estrada do Canal. Subimos à Nave de Sto António, em pleno coração da Serra da Estrela e, junto à barragem do Padre António, virámos para o Vale Glaciar de Unhais. A meio do vale, num ermo total, lá se encontra a abandonada casa do clero.
Ponto de controlo nº 2
A percorrer a estrada do Canal
Vale glaciar de Unhais da Serra
Casa do clero
Leitura do texto e ala para o novo controlo, desta feita na Erada. Descido o Vale, passar junto ao H2otel, passar Unhais, virar para o Ourondinho, virar novamente ao Paul e subir então à Erada. Toca de procurar o local do 3º controlo, pois ainda não conhecia o local do mesmo. A indicação na placa do 2º controlo dizia que era sempre a subir… como tal deve ser a estrada que sobe para a serra.
Vistas de Unhais da Serra e do H2otel (O único hotel-termal de montanha da península ibérica)
Link do H2otel
Como de facto! 3º controlo encontrado! Passagem atestada, leitura do texto a indicar o próximo controlo e bota para a estada que isto está a correr bem, pois já andávamos à frente de equipas que tinham saído 1º que nós e como não os tínhamos ultrapassado na estrada, devem ter-se trocado nas indicações.
Controlo nº 3 no santuário da Erada
O 4º controlo e o mais saboroso de todos ficava no Café Ferrolho, (famoso pelas gingas caseiras proporcionadas), no Sobral de São Miguel, uma bela aldeia onde o Xisto impera e que, por isso pertence à rede de Aldeias de Xisto. Mas para lá chegar tínhamos que percorrer a N230, a fabulosa estrada que liga o Tortosendo até às Vendas de Galizes. Portanto, vamos curtir curvinhas!
Em Sobral de São Miguel
Café típico "O Ferrolho"
O controlo seguinte, portanto o 5º, ficava em São Jorge da Beira, obrigando a fazer a peculiar estrada do Pereiro, deslumbrantes vistas, bom piso pela Serra do Açor em direcção a São Jorge da Beira. Aqui senti dificuldades com a moto, pois o muito peso da XX, pendura, baixa velocidade, piso inclinado, aliado a uma perna curta!!!! Vi-me e desejei-me para fazer alguns cotovelos, segurar a moto….
No controlo nº5!!! E fazer uma corrida de vagons das minas
No alto da Serra do Açor
Picado o ponto, bora para a Barroca Grande, onde se situam as maiores minas de volfrâmio da europa. Percorrida a estrada no cimo do monte (admito que nunca tinha passado por lá), que faz fronteira com o distrito de Coimbra, fomos dar ao santuário do Cristo Operário. Encontrar o 6º controlo foi fácil, pois estava no núcleo museológico das minas, junto ao maior gasómetro do Mundo!!!. Temos tanto para ver e desconhecemos o variado património desde país. Daqui rumar a Casegas, onde nos espera um almoço volante.
Controlo nº6 junto ao nucleo museológica das Minas da Panasqueira e o maior gasómetro do Mundo
Vistas sobre a mina na Barroca Grande
A ler as instruções que permitiam descobrir o ponto de controlo seguinte
7º controlo junto ao parque de merendas, evitou voltas desnecessárias. Parque esse, mesmo junto à ribeira e praia fluvial.
Ponte de Casegas, junto ao parque de merendas
As meninas em Casegas
1ª parte do percurso da tarde
Bucha comida é hora de montar motos e rumar ao 8º controlo, no Santuário do Paúl. Daqui até ao Barco é rápido. 9º controlo junto à torre da Igreja cimeira.
Controlo nº8 no Santuário do Paúl
Controlo nº9 na Torre da Igreja cimeira do Barco
Seguidamente para o Peso (10º controlo), pela estrada junto ao Zêzere. Seguindo pela mesma estrada, o 11º controlo poderia ser encontrado na estátua do farrapeiro (indivíduos que recolhiam os restos do tecidos produzidos nas fábricas têxteis da Covilhã)
10º Controlo no painel de azulejos
11º Controlo na estátua do farrapeiro
12º Controlo estaria à nossa espera no parque ferial das cebolas no Tortosendo. Daí rumar-se-ia para o parque multiusos Duppigheim (acho que não tem qualquer grau de parentesco com o Guggenheim dos museus, lol) onde estava o 13º controlo.
12º Controlo no campo das cebolas em Tortosendo (a discutir onde ficava o próximo controlo)
13º Controlo no parque Duppigheim
Novo controlo e 14º seria encontrado junto às sepulturas antropomórficas do Ferro (outra coisa que desconhecia) no meio das quintas. Daqui rumou-se para Peraboa, onde o Museu do Queijo acolheu esta iniciativa tendo o 15º controlo dentro das suas instalações.
Controlo nº 14 no Ferro junto aos túmulos
Controlo nº 15 dentro do museu do Queijo em Peraboa
Link do Museu do Queijo
Junto ao Museu do Queijo
Mais uns kms percorridos e 16º controlo era em Orjais, na praça central, onde Joana Vasconcelos deve ter andado, pois as árvores tinham todas rendas nos troncos!!!
16º Controlo em Orjais
2ª parte do percurso percorrido durante a tarde
Daqui era procurar a fonte Ana Maria qualquer coisa, pois estaria aí o 17º controlo. Como de facto. Lá estava ele num sinal.
Controlo nº 17 em Aldeia do Souto (foto dos gajos das sccoters 125cc, onde a boa disposição era uma constante)
Ponto seguinte em Verdelhos, via Vale Formoso, por outras estradas de montanha muito boas de percorrer, tanto pelo piso, como pelas curvas abertas. Falo da N232 e M501!!!! 18º controlo estava mesmo no meio da ponte do Rio Beijames.
Mais uma data de kms deliciosamente percorridos pela M501 até ao alto de São Gião, mesmo à entrada da freguesia do Teixoso onde nos esperava o 19º controlo.
Controlo nº19 no alto de São Gião
Daqui descer até à Vila do Teixoso, via Atalaia e Gibaltar (sempre pela M501). Subir pela manhosa estrada até à Vila do Carvalho com inclinações superiores a 12,5% e o 20º controlo seria encontrado junto aos poços (praia fluvial) mesmo dentro da Vila.
Controlo nº20 na Vila do Paúl
Seguidamente descer até ao Canhoso, por outra estrada de grande inclinação e daqui vir para a Covilhã, onde o último ponto estaria mesmo na zona histórica da mesma, junto às Portas do Sol, do que ainda resta da muralha da Covilhã.
A minha equipa foi a 3ª a chegar!!!! Coisa que muito estranhei, pois praticamente não me tinha cruzado com mais equipas desde Orjais!!!! Será que cheguei atrasado e o resto do pessoal já bazou???? Nops… os outros é que se tinham perdido algures, chegando a conta-gotas as restantes equipas.
Nas Portas do Sol, Covilhã
Admito que foi um dia muito bem passado e culturalmente enriquecedor, pois permitiu conhecer mais algumas coisas do meu concelho e percorrer estradas que desconhecia ou nem me atrevia a percorrer por não conhecer o piso e onde iam dar.
Definitivamente valeu a participação. Bem-haja aos (des)organizadores pelo esforço e profissionalismo demonstrado sem estarem à espera de algo em troca.
Os gajos da organização!!! Depois da caravana passar recolhiam os vestígios!
Os (des)organizadores-mor deste evento
________________________
Abraço Serrano
Sérgio Sousa
ssousa- Zero à direita
Re: Covilhã, Lés-a-Viés
Muito engraçado!
________________________
Boas curvas!
Pedro Santos
*Fazer600 99 *Yamaha Thunderace 1000cc *Daelim S2 125cc *Fazer600 02
santos466- Zero à direita
Re: Covilhã, Lés-a-Viés
Boas,
Espetacular passeio pela serra !!
Muito bom.
Sai um ~
Um abraço
Espetacular passeio pela serra !!
Muito bom.
Sai um ~
Um abraço
________________________
CARLOS PIRES
Mama Sumae !!
Carlospira- Zero à direita
Re: Covilhã, Lés-a-Viés
Obrigado pelas mensagens.
Esta crónica, para além de dar a conhecer um bocado do meu concelho ou Serra da Estrela, espero que também tenha o intuito de inspirar, induzir, incutir, aliciar (chamem o que quiserem) futuras visitas por parte dos leitores destas crónica que muitas vezes se limitam a percorrer a estrada entre Covilhã-Seia ou Manteigas-Torre sem conhecer o que muito tem esta serra para mostrar.
Esta crónica, para além de dar a conhecer um bocado do meu concelho ou Serra da Estrela, espero que também tenha o intuito de inspirar, induzir, incutir, aliciar (chamem o que quiserem) futuras visitas por parte dos leitores destas crónica que muitas vezes se limitam a percorrer a estrada entre Covilhã-Seia ou Manteigas-Torre sem conhecer o que muito tem esta serra para mostrar.
________________________
Abraço Serrano
Sérgio Sousa
ssousa- Zero à direita
Re: Covilhã, Lés-a-Viés
Espectaculo! uma boa iniciativa ao qual os nossos concelhos deveriam promover, sempre se conhecia melhor as regiões.
mytic- A tirar a carta
Re: Covilhã, Lés-a-Viés
É dos conselhos que mais desconheço.
E acabo de descobrir o que estou a perder!
E acabo de descobrir o que estou a perder!
________________________
ENDLESS ROAD
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