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2017 - Milão/Stelvio/Dolomitas/Liubliana/Verona
4 participantes
Página 1 de 1
2017 - Milão/Stelvio/Dolomitas/Liubliana/Verona
Como já tinha postado no separador da preparação de viagens (https://motosedestinos.forumeiros.com/t4173-milao-stelvio-dolomitas-liubliana-pula-verona-milao), venho aqui tentar descrever um pouco o que foi esta nossa viagem.
Relativamente ao plano inicial, acabámos por deixar cair Pula, preferimos ficar mais uma noite em Liubliana e em Verona.
Dia 15 de Setembro fomos aos armazéns em Alverca, deixar a mota para o transporte para Milão.
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Como já tinha referido no tópico da preparação da viagem, a transportadora foi muito profissional e rápida a responder a todas as minhas questões, no dia em deixei a mota foi um pouco diferente, fiquei um pouco preocupado, ninguém sabia de nada, a pessoa com quem tinha estado a contactar não estava disponível e ninguém se atravessava a assumir responsabilidades, basicamente deixei a mota num armazém onde nunca tinha estado e vim-me embora sem nenhum documento que atestasse que tinha entregue a mota.
Durante a semana seguinte enviaram-me a factura e disseram-me que estava tudo tratado mas continuaram a não me dar nenhum documento ou guia, diziam que não era preciso, fiquei a pensar se a encomenda chegaria mesmo ao destino.
Domingo - 24/09/2017
Viagem de avião para Milão, como o voo era ás 07h00 e tínhamos um jantar de anos no dia anterior, basicamente fomos de directa para o aeroporto, para estarmos uma hora há espera que o avião saiu atrasado.
Em Milão, passamos a tarde a dormir que já não tenho idade para directas e á noite fomos dar uma volta pela cidade. O jantar foi um tipicamente italiano McDonald´s.
Duomo - Catedral
" />
Interior Catedral
" />
Galerias Vittorio Emanuele II
" />
Segunda - 25/09/2017
Decidimos ir buscar a mota de manhã, com a grande expectativa se teria chegado e em que estado.
" />
Estava tudo em condições, o processo de levantamento foi todo sem stress.
Passamos o resto do dia a passear em Milão que não fui uma cidade que me tivesse impressionado muito, da perspectiva turística não terá muito para ver nem achei uma cidade bonita.
Com o material todo que tínhamos posto na mota mais a roupa que levamos no avião ficamos a pensar como é que transportaríamos isto tudo!
" />
Terça - 26/09/2017
Começava a verdadeira viagem, iríamos fazer a viagem de Milão a Bolzano
https://goo.gl/maps/j8ymQT8aKu32
Na primeira parte, para facilitar a saída de Milão fomos de AE até Como e depois saímos para as estradas nacionais. A saída de Milão foi um caos, ficamos presos num acidente durante 45 minutos, os italianos são como os portugueses, em vez de tirarem os carros do meio da estrada para facilitar a passagem fica tudo com cara de parvo a olhar.
Lago Como
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Bolzano ao longe
" />
Quarta - 27/09/2017
Dia do Stelvio!!!
https://goo.gl/maps/2QQFfGb6xPB2
Escolhemos ficar em Bolzano para funcionar como base, visto que ficava a meio caminho entre o Stelvio e as Dolomitas. A cidade lembra mais Áustria ou Alemanha que Itália, ouve-se mais falar alemão que italiano e própria forma das pessoas se comportarem são mais alemãs que italianas.
As estradas nacionais nesta zona passam todas por dentro de aldeias, que se sucedem umas atrás das outras, o quer dizer que a velocidade mais comum é os 50 km/h, todas as aldeias nesta zona estão equipadas com numerosos radares de velocidade (que espero que a maioria não esteja em funcionamento, se não, vou começar a receber umas cartitas no correio), além dos radares, mais metade dos carros e motos que se vêm são de matrícula alemã, austríaca e suíça, o quer dizer que anda tudo a respeitar os limites, fora das aldeia, normalmente é sempre traço contínuo, a juntar a isto tudo Bolzano está rodeado durante kms com pomares de maças, as estradas estão sempre cheias de tractores.
Esta conversa toda só para dizer que andar de mota nesta zona é um autentico pesadelo e então na direcção do Stelvio que é para onde a maioria dos turistas vai é complicado. Desde que saímos de Bolzano, ficamos enfiados num mega engarrafamento, a passo de caracol, até que me fartei e borrifei-me nos limites de velocidade e nos traços contínuos. Este comportamento anti-social deu frutos, chegamos ao início da subida do Stelvio sem ninguém ao pé de nós o que permitiu fazer a subida sem ter de me preocupar em ultrapassar autocarros, autocaravanas, carros e outras motas, tínhamos a estrada praticamente só para nós.
Stelvio
" />
Fizemos a subida pelo lado norte, o mais conhecido e mais icónico. Como estrada para prazer de condução não é nada de especial, quando se chega a meio dos 48 ganchos já se está um bocado farto daquilo mas a paisagem é espectacular.
Gancho
" />
Muitos ganchos
" />
Para não nos chamarem de mentirosos
" />
Gastronomia obrigatório salsichas alemãs com chucrute
" />
" />
Estava um pouco de frio
" />
" />
Descemos pelo lado Sul
" />
Depois de descermos, fomos fazer outro passo em altitude, o Pass di Gavia, onde apanhamos bastante chuva e como já estávamos bastante gelados, não tiramos fotografias para a posteridade.
Quinta - 28/09/2017
Dia das Dolomitas
https://goo.gl/maps/QwFiKvgxsAP2
Ao nível de paisagem as Dolomitas não perdem nada para o Stelvio, eu pessoalmente gostei mais, em estrada para gozar a condução são muito melhores, quando se consegue fugir ao transito de turistas e ficarmos com um pouco da estrada só para nós goza-se há grande.
Lago Carezza
" />
No Passo Pordoi, subimos num teleférico até aos 2850 mts de altitude
" />
" />
" />
Lado Braies
" />
Sexta - 29/09/2017
Saímos de Bolzano em direcção a Liubliana.
https://goo.gl/maps/EQGY5jF1knE2
Fomos sempre fora de AE, como já tinha dito, nesta zona as estradas em Itália são chatas de andar, muito transito, muitos radares de velocidade e muitos traços contínuos, na Eslovénia, vê-se muita gente a andar de mota, turistas e locais, as estradas não são tão boas como em Itália, mas existe muito menos transito e radares de velocidade, normalmente os carros facilitam muito a passagem das motas e são respeitosos, consegue-se andar depressa com sentimento de segurança.
Paramos no Lago Bled
" />
Sábado - 30/09/2017
A mota ficou parada, foi dia de andar a pé a visitar Liubliana.
Castelo
" />
Vista Cidade
" />
Dragon Bridge
" />
Rio que atravessa a cidade
" />
Gostei muito de Liubliana, cidade pequena, muito limpa, a zona histórica faz-se toda a pé sem problemas, pouco trânsito, as pessoas dominam o inglês básico, muitas esplanadas cheias com locais e turistas, com um nível de vida similar ao nosso, excepto nos combustíveis, em Itália a gasolina andava entre os 1.55€ e os 1.65€, na Eslovénia andei a pôr gasolina a 1.25€!
Domingo - 01/10/2017
Como já tínhamos visto a cidade, decidimos dar uma volta pelo campo e ir ver as cascatas de Kozjak.
https://goo.gl/maps/bx5saVcWyww
Como a Eslovénia é um país montanhoso (apesar de não ter montanhas muito altas) facilmente se apanha estradas sinuosas entre os vales das montanhas o que juntamente com o pouco trânsito que existe torna a experiência de condução espetacular.
" />
" />
" />
" />
" />
" />
Ao fim do dia, ainda deu para vêr o SCP vs FCP comentados em esloveno.
" />
Segunda - 02/10/2017
Viagem Liubliana - Verona
https://goo.gl/maps/8b1Wm7uy5Eq
Foi um dia com duas faces diferentes, a estrada na Eslovénia espetacular para conduzir, quando entramos em Itália, muito trânsito, muitos camiões, acabamos por ir sempre de fora das AE mas foi um verdadeiro castigo, camiões atrás de camiões.
Terça - 03/10/2017
Depois da esfrega que tinha sido o dia antes, não mexemos na mota, foi só passear a pé por Verona. Uma cidade muito bonita, que vale a pena visitar.
Catedral
" />
Vista da cidade da Torre Lamberti
" />
Janela da Julieta
" />
Rio Ádige
" />
Igreja São Zeno
" />
" />
Arena - interior
" />
Arena - exterior noite
" />
Quarta - 04/10/2017
Dia de regresso, fomos de AE para Milão, não estava com paciência para enfrentar a estrade cheia de camiões.
Entrega da mota
" />
Resumo da viagem
" />
Abraços.
Relativamente ao plano inicial, acabámos por deixar cair Pula, preferimos ficar mais uma noite em Liubliana e em Verona.
Dia 15 de Setembro fomos aos armazéns em Alverca, deixar a mota para o transporte para Milão.
" />
Como já tinha referido no tópico da preparação da viagem, a transportadora foi muito profissional e rápida a responder a todas as minhas questões, no dia em deixei a mota foi um pouco diferente, fiquei um pouco preocupado, ninguém sabia de nada, a pessoa com quem tinha estado a contactar não estava disponível e ninguém se atravessava a assumir responsabilidades, basicamente deixei a mota num armazém onde nunca tinha estado e vim-me embora sem nenhum documento que atestasse que tinha entregue a mota.
Durante a semana seguinte enviaram-me a factura e disseram-me que estava tudo tratado mas continuaram a não me dar nenhum documento ou guia, diziam que não era preciso, fiquei a pensar se a encomenda chegaria mesmo ao destino.
Domingo - 24/09/2017
Viagem de avião para Milão, como o voo era ás 07h00 e tínhamos um jantar de anos no dia anterior, basicamente fomos de directa para o aeroporto, para estarmos uma hora há espera que o avião saiu atrasado.
Em Milão, passamos a tarde a dormir que já não tenho idade para directas e á noite fomos dar uma volta pela cidade. O jantar foi um tipicamente italiano McDonald´s.
Duomo - Catedral
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Interior Catedral
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Galerias Vittorio Emanuele II
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Segunda - 25/09/2017
Decidimos ir buscar a mota de manhã, com a grande expectativa se teria chegado e em que estado.
" />
Estava tudo em condições, o processo de levantamento foi todo sem stress.
Passamos o resto do dia a passear em Milão que não fui uma cidade que me tivesse impressionado muito, da perspectiva turística não terá muito para ver nem achei uma cidade bonita.
Com o material todo que tínhamos posto na mota mais a roupa que levamos no avião ficamos a pensar como é que transportaríamos isto tudo!
" />
Terça - 26/09/2017
Começava a verdadeira viagem, iríamos fazer a viagem de Milão a Bolzano
https://goo.gl/maps/j8ymQT8aKu32
Na primeira parte, para facilitar a saída de Milão fomos de AE até Como e depois saímos para as estradas nacionais. A saída de Milão foi um caos, ficamos presos num acidente durante 45 minutos, os italianos são como os portugueses, em vez de tirarem os carros do meio da estrada para facilitar a passagem fica tudo com cara de parvo a olhar.
Lago Como
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Bolzano ao longe
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Quarta - 27/09/2017
Dia do Stelvio!!!
https://goo.gl/maps/2QQFfGb6xPB2
Escolhemos ficar em Bolzano para funcionar como base, visto que ficava a meio caminho entre o Stelvio e as Dolomitas. A cidade lembra mais Áustria ou Alemanha que Itália, ouve-se mais falar alemão que italiano e própria forma das pessoas se comportarem são mais alemãs que italianas.
As estradas nacionais nesta zona passam todas por dentro de aldeias, que se sucedem umas atrás das outras, o quer dizer que a velocidade mais comum é os 50 km/h, todas as aldeias nesta zona estão equipadas com numerosos radares de velocidade (que espero que a maioria não esteja em funcionamento, se não, vou começar a receber umas cartitas no correio), além dos radares, mais metade dos carros e motos que se vêm são de matrícula alemã, austríaca e suíça, o quer dizer que anda tudo a respeitar os limites, fora das aldeia, normalmente é sempre traço contínuo, a juntar a isto tudo Bolzano está rodeado durante kms com pomares de maças, as estradas estão sempre cheias de tractores.
Esta conversa toda só para dizer que andar de mota nesta zona é um autentico pesadelo e então na direcção do Stelvio que é para onde a maioria dos turistas vai é complicado. Desde que saímos de Bolzano, ficamos enfiados num mega engarrafamento, a passo de caracol, até que me fartei e borrifei-me nos limites de velocidade e nos traços contínuos. Este comportamento anti-social deu frutos, chegamos ao início da subida do Stelvio sem ninguém ao pé de nós o que permitiu fazer a subida sem ter de me preocupar em ultrapassar autocarros, autocaravanas, carros e outras motas, tínhamos a estrada praticamente só para nós.
Stelvio
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Fizemos a subida pelo lado norte, o mais conhecido e mais icónico. Como estrada para prazer de condução não é nada de especial, quando se chega a meio dos 48 ganchos já se está um bocado farto daquilo mas a paisagem é espectacular.
Gancho
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Muitos ganchos
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Para não nos chamarem de mentirosos
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Gastronomia obrigatório salsichas alemãs com chucrute
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Estava um pouco de frio
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Descemos pelo lado Sul
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Depois de descermos, fomos fazer outro passo em altitude, o Pass di Gavia, onde apanhamos bastante chuva e como já estávamos bastante gelados, não tiramos fotografias para a posteridade.
Quinta - 28/09/2017
Dia das Dolomitas
https://goo.gl/maps/QwFiKvgxsAP2
Ao nível de paisagem as Dolomitas não perdem nada para o Stelvio, eu pessoalmente gostei mais, em estrada para gozar a condução são muito melhores, quando se consegue fugir ao transito de turistas e ficarmos com um pouco da estrada só para nós goza-se há grande.
Lago Carezza
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No Passo Pordoi, subimos num teleférico até aos 2850 mts de altitude
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Lado Braies
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Sexta - 29/09/2017
Saímos de Bolzano em direcção a Liubliana.
https://goo.gl/maps/EQGY5jF1knE2
Fomos sempre fora de AE, como já tinha dito, nesta zona as estradas em Itália são chatas de andar, muito transito, muitos radares de velocidade e muitos traços contínuos, na Eslovénia, vê-se muita gente a andar de mota, turistas e locais, as estradas não são tão boas como em Itália, mas existe muito menos transito e radares de velocidade, normalmente os carros facilitam muito a passagem das motas e são respeitosos, consegue-se andar depressa com sentimento de segurança.
Paramos no Lago Bled
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Sábado - 30/09/2017
A mota ficou parada, foi dia de andar a pé a visitar Liubliana.
Castelo
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Vista Cidade
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Dragon Bridge
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Rio que atravessa a cidade
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Gostei muito de Liubliana, cidade pequena, muito limpa, a zona histórica faz-se toda a pé sem problemas, pouco trânsito, as pessoas dominam o inglês básico, muitas esplanadas cheias com locais e turistas, com um nível de vida similar ao nosso, excepto nos combustíveis, em Itália a gasolina andava entre os 1.55€ e os 1.65€, na Eslovénia andei a pôr gasolina a 1.25€!
Domingo - 01/10/2017
Como já tínhamos visto a cidade, decidimos dar uma volta pelo campo e ir ver as cascatas de Kozjak.
https://goo.gl/maps/bx5saVcWyww
Como a Eslovénia é um país montanhoso (apesar de não ter montanhas muito altas) facilmente se apanha estradas sinuosas entre os vales das montanhas o que juntamente com o pouco trânsito que existe torna a experiência de condução espetacular.
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Ao fim do dia, ainda deu para vêr o SCP vs FCP comentados em esloveno.
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Segunda - 02/10/2017
Viagem Liubliana - Verona
https://goo.gl/maps/8b1Wm7uy5Eq
Foi um dia com duas faces diferentes, a estrada na Eslovénia espetacular para conduzir, quando entramos em Itália, muito trânsito, muitos camiões, acabamos por ir sempre de fora das AE mas foi um verdadeiro castigo, camiões atrás de camiões.
Terça - 03/10/2017
Depois da esfrega que tinha sido o dia antes, não mexemos na mota, foi só passear a pé por Verona. Uma cidade muito bonita, que vale a pena visitar.
Catedral
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Vista da cidade da Torre Lamberti
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Janela da Julieta
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Rio Ádige
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Igreja São Zeno
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Arena - interior
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Arena - exterior noite
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Quarta - 04/10/2017
Dia de regresso, fomos de AE para Milão, não estava com paciência para enfrentar a estrade cheia de camiões.
Entrega da mota
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Resumo da viagem
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Abraços.
ricmes- Zero à esquerda
Re: 2017 - Milão/Stelvio/Dolomitas/Liubliana/Verona
Obrigado pela partilha!Será muito útil para quem queira fazer algo de semelhante (serei eu...?). Bonitas fotos especialmente " No Passo Pordoi" com as duas pessoas a darem a escala da grandiosidade da paisagem.
Mereces 1
Mereces 1
Espsanto- Zero à direita
Re: 2017 - Milão/Stelvio/Dolomitas/Liubliana/Verona
Espectacular viagem.
Obrigado pela partilha.
Já agora qual foi a empresa que tranportou as motas?
Obrigado pela partilha.
Já agora qual foi a empresa que tranportou as motas?
António Gonçalves- Zero à esquerda
Re: 2017 - Milão/Stelvio/Dolomitas/Liubliana/Verona
Espetacular
Há uma coisa que não me sai da cabeça: "Durante a semana seguinte enviaram-me a factura e disseram-me que estava tudo tratado mas continuaram a não me dar nenhum documento ou guia, diziam que não era preciso..."
Não é preciso??? Então, e se um marmanjo qualquer do armazém arrancasse com ela para casa? Foge...
Há uma coisa que não me sai da cabeça: "Durante a semana seguinte enviaram-me a factura e disseram-me que estava tudo tratado mas continuaram a não me dar nenhum documento ou guia, diziam que não era preciso..."
Não é preciso??? Então, e se um marmanjo qualquer do armazém arrancasse com ela para casa? Foge...
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