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[1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
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Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
zenun0 escreveu:Posso dizer que não tenho um feitio fácil, o dela é impossível, mas mesmo assim, entendemo-nos muito bem e não me imagino a fazer uma viagem destas que não seja com ela!
Estamos a falar da mota, certo?
Sorry, não resisti.
Continua, estamos sedentos de mais...
Rui
atikman- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Que bela viagem, fotos, vídeos e crónica! Só agora comecei a segui e tive que a ler toda. Excelente!
Toma lá mais um mérito.
Abraço
Toma lá mais um mérito.
Abraço
________________________
Cumprimentos,
Vítor Ferreira
vmbf- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
atikman escreveu:zenun0 escreveu:Posso dizer que não tenho um feitio fácil, o dela é impossível, mas mesmo assim, entendemo-nos muito bem e não me imagino a fazer uma viagem destas que não seja com ela!
Estamos a falar da mota, certo?
Rui
A mota tem um feitio mais fácil...
abraço
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
10º dia Verona - Florença - 22 de Agosto 2011
Após uma noite mal dormida devido ao calor, acordámos cedo.
Tinha sido a última noite de campismo destas férias. A tenda de 30€ comprada na Decathlon tinha-se revelado uma excelente aquisição assim como os sacos cama se bem que estes eram um pouco volumosos. Para este ano já comprámos novos sacos de cama muito menos volumosos apesar de mais caros.
Partimos em direcção a Bolonha, mais propriamente a Borgo Panigale, a casa-mãe da Ducati. Apesar de já saber de antemão que tanto a fábrica como o museu estão fechados em Agosto, decidi lá passar para levar a Ducati a ver a “casa” onde nasceu.
Os 140kms que separam Verona de Bolonha passaram num instante e rapidamente estava a parar em frente à fábrica da Ducati.
Tirei umas fotos e dirigi-me ao segurança da entrada e perguntei-lhe se podia entrar no perímetro da fábrica e tirar umas fotos. Muito mal humorado respondeu-me que não, perguntei então se podia tirar na zona do parque de estacionamento onde um grande número de ducatis estavam estacionadas mas a resposta voltou a ser negativa. Lancei-lhe um sorriso irónico, agradeci e dirigi-me na mesma ao parque de estacionamento para tirar umas fotos. Ninguém me veio dizer nada…
Para uma próxima oportunidade tentarei lá voltar sem ser em Agosto para conhecer o museu e a fábrica.
Daí, seguimos para Florença pelo Passo della Futta. Estrada espetacular cheia de curvas, muito apreciada pelos motociclistas locais em particular ducatistas, e percebe-se porquê.
A certa altura comecei a pensar em meter gasolina… Passo o primeiro posto e estava fechado, passo o segundo e as maquinas não aceitam nenhum dos nossos cartões… isto já na reserva! Continuo e mais a frente o mesmo. Andei sempre com uma nota de 50€ junto aos passaportes para estas emergências mas precisamente nessa manhã tinha gasto a nota ao pagar o parque campismo e o almoço. Apenas tínhamos 5€ e mesmo essa nota as máquinas não aceitavam. E em nenhuma das bombas havia funcionários… Mais à frente o cenário repete-se, mas entretanto aparece um homem numa Vespa que abastece. Peço-lhe para trocar a minha nota de 5€ por outra que dê, mas ele não fala inglês e eu não lhe consigo explicar no meu pobre italiano. Exemplifico e ele lá entende e finalmente consigo meter 5€ de gasolina… Entretanto na minha difícil conversa com o senhor consigo perceber que as bombas estão todas sem funcionários porque… é hora de almoço…
O calor, no entanto, não dava tréguas ao ponto de no meu GPS (Iphone) aparecer no ecrã um grande sinal triangular com um ponto de exclamação a dizer que o iphone precisa de arrefecer e… desliga-se precisamente quando precisava dele na chegada a Florença. Não tínhamos mapas e o nome e morada do hotel estavam registados no telemóvel… Sabia, de quando marquei o hotel, que ficava a Norte do rio e descaído para esquerda. 1h30 depois, sob temperaturas perto de 40º a conduzir no caos de Florença, encontro o Hotel B&B Firenze Nuovo Palazzo Di Giustizia!
Chegado ao hotel, tomei um duche de 30 minutos, liguei o ar condicionado no máximo e liguei a televisão onde nos noticiários só se falava da onda de calor que assolava toda a Itália principalmente zona da Toscânia. Decidimos ficar pelo hotel a descansar e só sair quando estivesse mais fresco. Às 21h da noite ainda estavam 32º quando decidimos sair para ir jantar ao centro histórico.
Florença é, provavelmente, a nossa cidade italiana favorita e de noite parece que ganha outro encanto. À meia-noite ainda muita gente passeava pelo centro histórico, incluindo artistas de rua, vendedores, etc.
Voltámos para o hotel e assim terminou mais um dia.
Dados:
Kms – 299
Consumo médio – 5.6 L/100
Vel. Média – 57Km/h
Dormida – Hotel B&B Firenze Nuovo Palazzo Di Giustizia – Hotel renovado recentemente e com uma excelente relação preço/qualidade. Quase o mesmo preço do parque de campismo de Florença. Tem parque de estacionamento exclusivo do hotel mas é ao ar livre, como tem vídeo vigilância recomendo colocar a moto no enfiamento da camara.
Após uma noite mal dormida devido ao calor, acordámos cedo.
Tinha sido a última noite de campismo destas férias. A tenda de 30€ comprada na Decathlon tinha-se revelado uma excelente aquisição assim como os sacos cama se bem que estes eram um pouco volumosos. Para este ano já comprámos novos sacos de cama muito menos volumosos apesar de mais caros.
Partimos em direcção a Bolonha, mais propriamente a Borgo Panigale, a casa-mãe da Ducati. Apesar de já saber de antemão que tanto a fábrica como o museu estão fechados em Agosto, decidi lá passar para levar a Ducati a ver a “casa” onde nasceu.
Os 140kms que separam Verona de Bolonha passaram num instante e rapidamente estava a parar em frente à fábrica da Ducati.
Tirei umas fotos e dirigi-me ao segurança da entrada e perguntei-lhe se podia entrar no perímetro da fábrica e tirar umas fotos. Muito mal humorado respondeu-me que não, perguntei então se podia tirar na zona do parque de estacionamento onde um grande número de ducatis estavam estacionadas mas a resposta voltou a ser negativa. Lancei-lhe um sorriso irónico, agradeci e dirigi-me na mesma ao parque de estacionamento para tirar umas fotos. Ninguém me veio dizer nada…
Para uma próxima oportunidade tentarei lá voltar sem ser em Agosto para conhecer o museu e a fábrica.
Daí, seguimos para Florença pelo Passo della Futta. Estrada espetacular cheia de curvas, muito apreciada pelos motociclistas locais em particular ducatistas, e percebe-se porquê.
A certa altura comecei a pensar em meter gasolina… Passo o primeiro posto e estava fechado, passo o segundo e as maquinas não aceitam nenhum dos nossos cartões… isto já na reserva! Continuo e mais a frente o mesmo. Andei sempre com uma nota de 50€ junto aos passaportes para estas emergências mas precisamente nessa manhã tinha gasto a nota ao pagar o parque campismo e o almoço. Apenas tínhamos 5€ e mesmo essa nota as máquinas não aceitavam. E em nenhuma das bombas havia funcionários… Mais à frente o cenário repete-se, mas entretanto aparece um homem numa Vespa que abastece. Peço-lhe para trocar a minha nota de 5€ por outra que dê, mas ele não fala inglês e eu não lhe consigo explicar no meu pobre italiano. Exemplifico e ele lá entende e finalmente consigo meter 5€ de gasolina… Entretanto na minha difícil conversa com o senhor consigo perceber que as bombas estão todas sem funcionários porque… é hora de almoço…
O calor, no entanto, não dava tréguas ao ponto de no meu GPS (Iphone) aparecer no ecrã um grande sinal triangular com um ponto de exclamação a dizer que o iphone precisa de arrefecer e… desliga-se precisamente quando precisava dele na chegada a Florença. Não tínhamos mapas e o nome e morada do hotel estavam registados no telemóvel… Sabia, de quando marquei o hotel, que ficava a Norte do rio e descaído para esquerda. 1h30 depois, sob temperaturas perto de 40º a conduzir no caos de Florença, encontro o Hotel B&B Firenze Nuovo Palazzo Di Giustizia!
Chegado ao hotel, tomei um duche de 30 minutos, liguei o ar condicionado no máximo e liguei a televisão onde nos noticiários só se falava da onda de calor que assolava toda a Itália principalmente zona da Toscânia. Decidimos ficar pelo hotel a descansar e só sair quando estivesse mais fresco. Às 21h da noite ainda estavam 32º quando decidimos sair para ir jantar ao centro histórico.
Florença é, provavelmente, a nossa cidade italiana favorita e de noite parece que ganha outro encanto. À meia-noite ainda muita gente passeava pelo centro histórico, incluindo artistas de rua, vendedores, etc.
Voltámos para o hotel e assim terminou mais um dia.
Dados:
Kms – 299
Consumo médio – 5.6 L/100
Vel. Média – 57Km/h
Dormida – Hotel B&B Firenze Nuovo Palazzo Di Giustizia – Hotel renovado recentemente e com uma excelente relação preço/qualidade. Quase o mesmo preço do parque de campismo de Florença. Tem parque de estacionamento exclusivo do hotel mas é ao ar livre, como tem vídeo vigilância recomendo colocar a moto no enfiamento da camara.
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Só por teres obrigado o iphone a arrefecer a coisa:
Florença deve ser muito interessante, sempre tive ideia de visitar um dia. Só conheço Milão (mal!!!) e Veneza (pior!!!)...
Rui
Florença deve ser muito interessante, sempre tive ideia de visitar um dia. Só conheço Milão (mal!!!) e Veneza (pior!!!)...
Rui
________________________
Atikman
atikman- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Continua estou em pulgas
________________________
http://pelomundoem2rodas.blogspot.pt/
https://www.youtube.com/user/micasimba/videos
carlosferreira- Motociclista a começar.
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
..........(isto sou eu sem palavras) .....
Mais uma vez...bela crónica!!!
P.S. este fds andei com a malta do D(S)ucati Owners Portugal...malta porreira!! Curtimos o dia inteiro nas nacionais á volta da Sertã e Oleiros...espectáculo!!!
Mais uma vez...bela crónica!!!
P.S. este fds andei com a malta do D(S)ucati Owners Portugal...malta porreira!! Curtimos o dia inteiro nas nacionais á volta da Sertã e Oleiros...espectáculo!!!
________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor- Já sai à rua a conduzir.
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Agora ja tens mota para ir conhecer!!! Vamos la!!!atikman escreveu:
Florença deve ser muito interessante, sempre tive ideia de visitar um dia. Só conheço Milão (mal!!!) e Veneza (pior!!!)...
Rui
carlosferreira escreveu:Continua estou em pulgas
Obrigado, mas nao tem sido facil arranjar tempo!!!
Trophyvitor escreveu:..........(isto sou eu sem palavras) .....
Mais uma vez...bela crónica!!!
P.S. este fds andei com a malta do D(S)ucati Owners Portugal...malta porreira!! Curtimos o dia inteiro nas nacionais á volta da Sertã e Oleiros...espectáculo!!!
Pertenco a esse grupo mas nao conheco ninguem pessoalmente. Parece-me tudo boa gente.
Vou fingir que nao vi a piada de "D(S)ucati"...
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
11º dia Toscânia - 23 de Agosto 2011
Neste dia, com o conforto de um hotel, deixámo-nos dormir mais um pouco. Assim eram já 10h da manhã quando nos preparávamos para sair. Como íamos ficar mais uma noite neste hotel, pudemos deixar as tralhas todas lá e viajar mais leves. Por causa da onda de calor decidimos arriscar e ir de calções mas com os casacos e luvas postos. Nas malas da mota um par de chinelos para cada para quando parássemos. Eu levava também uma t-shirt suplementar para puder trocar caso fosse necessário. O destino deste dia era passear pela Toscânia, mas mais importante para mim, era a visita ao Museo de Piaggio (Vespa) em Pontedera mais um sonho que iria realizar.
Pontedera é uma pequena localidade industrial, localizada a apenas 55km de Florença, onde se localiza a sede da Piaggio desde da década de 30.
A entrada do museu é gratuita e é muito interessante pois percorre toda a história da marca, em especial da Vespa, com quase todos os modelos em exposição.
Estão também presentes alguns exemplares únicos como a Vespa GS em que dois estudantes espanhóis em 1962 partiram de Madrid em direcção a Atenas conhecendo pelo caminho o pintor Salvador Dali que lhes assinou a Vespa.
À entrada do museu também está uma pequena exposição sobre viajantes pelo mundo de Vespa em especial 3 vespas que pertenceram a Giorgio Bettinelli.
Para todos nós que gostamos de viajar de mota por aí, é engraçado conhecer a história deste homem. Quem não conhecer, recomendo uma pesquisa pela internet para saber mais sobre a sua vida e as suas viagens. Vou deixar aqui só algumas:
- Roma – Saigão 24 000kms
- Alaska – Patagónia 36 000kms
- Melbourne – Africa do Sul 52 000kms
- Chile – Tazmania 144 000kms
Sempre de Vespa!!
De Pontedera seguimos para San Gimignano uma pequena vila dentro das muralhas do seu castelo. À chegada, arranjei um cantinho para por a mota, mas assim que estava a sair apareceu uma senhora polícia a dizer-me que não podia deixar ali a mota e que 300 metros mais à frente havia um parque de estacionamento onde a poderia deixar. A Ana decidiu ir a pé e lá fui eu à procura do parque! 200m; 300m; 500m quase 1000m depois, e não vi parque nenhum! Voltei para trás e encontrei um parque para moradores e não fui de modas, passei entre uns pinos e deixei lá a mota numa zona raiada. Escusado será dizer que quando voltei lá estava a multa à minha espera… Nem fiz caso, em Outubro recebi em casa uma carta com a multa para pagar… bem que podem esperar!
San Gimignano valeu muito a pena. A quem andar pela zona é um local a não perder.
Depois, seguimos para Siena, um pouco maior mas também muito bonita. A praça central é um espanto. Sentámo-nos no chão a comer um gelado simplesmente a observar todo o movimento, principalmente de turistas que por ali circulavam.
Daí fomos arriscar ir conhecer Arezzo, pelo caminho as paisagens típicas da Toscânia.
Talvez porque já não era muito cedo ou porque tínhamos gostado muito de San Gimignano e de Siena, Arezzo acabou por saber a pouco.
Um pequeno passeio e decidimos voltar para Florença para jantar e dar mais um grande dia por terminado.
Dados:
Kms – 325
Consumo médio – 5.0 L/100
Vel. Média – 73Km/h
Dormida – Hotel B&B Firenze Nuovo Palazzo Di Giustizia – Hotel renovado recentemente e com uma excelente relação preço/qualidade. Quase o mesmo preço do parque de campismo de Florença. Tem parque de estacionamento exclusivo do hotel mas é ao ar livre, como tem vídeo vigilância recomendo colocar a moto no enfiamento da camara.
Neste dia, com o conforto de um hotel, deixámo-nos dormir mais um pouco. Assim eram já 10h da manhã quando nos preparávamos para sair. Como íamos ficar mais uma noite neste hotel, pudemos deixar as tralhas todas lá e viajar mais leves. Por causa da onda de calor decidimos arriscar e ir de calções mas com os casacos e luvas postos. Nas malas da mota um par de chinelos para cada para quando parássemos. Eu levava também uma t-shirt suplementar para puder trocar caso fosse necessário. O destino deste dia era passear pela Toscânia, mas mais importante para mim, era a visita ao Museo de Piaggio (Vespa) em Pontedera mais um sonho que iria realizar.
Pontedera é uma pequena localidade industrial, localizada a apenas 55km de Florença, onde se localiza a sede da Piaggio desde da década de 30.
A entrada do museu é gratuita e é muito interessante pois percorre toda a história da marca, em especial da Vespa, com quase todos os modelos em exposição.
Estão também presentes alguns exemplares únicos como a Vespa GS em que dois estudantes espanhóis em 1962 partiram de Madrid em direcção a Atenas conhecendo pelo caminho o pintor Salvador Dali que lhes assinou a Vespa.
À entrada do museu também está uma pequena exposição sobre viajantes pelo mundo de Vespa em especial 3 vespas que pertenceram a Giorgio Bettinelli.
Para todos nós que gostamos de viajar de mota por aí, é engraçado conhecer a história deste homem. Quem não conhecer, recomendo uma pesquisa pela internet para saber mais sobre a sua vida e as suas viagens. Vou deixar aqui só algumas:
- Roma – Saigão 24 000kms
- Alaska – Patagónia 36 000kms
- Melbourne – Africa do Sul 52 000kms
- Chile – Tazmania 144 000kms
Sempre de Vespa!!
De Pontedera seguimos para San Gimignano uma pequena vila dentro das muralhas do seu castelo. À chegada, arranjei um cantinho para por a mota, mas assim que estava a sair apareceu uma senhora polícia a dizer-me que não podia deixar ali a mota e que 300 metros mais à frente havia um parque de estacionamento onde a poderia deixar. A Ana decidiu ir a pé e lá fui eu à procura do parque! 200m; 300m; 500m quase 1000m depois, e não vi parque nenhum! Voltei para trás e encontrei um parque para moradores e não fui de modas, passei entre uns pinos e deixei lá a mota numa zona raiada. Escusado será dizer que quando voltei lá estava a multa à minha espera… Nem fiz caso, em Outubro recebi em casa uma carta com a multa para pagar… bem que podem esperar!
San Gimignano valeu muito a pena. A quem andar pela zona é um local a não perder.
Depois, seguimos para Siena, um pouco maior mas também muito bonita. A praça central é um espanto. Sentámo-nos no chão a comer um gelado simplesmente a observar todo o movimento, principalmente de turistas que por ali circulavam.
Daí fomos arriscar ir conhecer Arezzo, pelo caminho as paisagens típicas da Toscânia.
Talvez porque já não era muito cedo ou porque tínhamos gostado muito de San Gimignano e de Siena, Arezzo acabou por saber a pouco.
Um pequeno passeio e decidimos voltar para Florença para jantar e dar mais um grande dia por terminado.
Dados:
Kms – 325
Consumo médio – 5.0 L/100
Vel. Média – 73Km/h
Dormida – Hotel B&B Firenze Nuovo Palazzo Di Giustizia – Hotel renovado recentemente e com uma excelente relação preço/qualidade. Quase o mesmo preço do parque de campismo de Florença. Tem parque de estacionamento exclusivo do hotel mas é ao ar livre, como tem vídeo vigilância recomendo colocar a moto no enfiamento da camara.
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Obrigado pela partilha, continua excelente e com boas informações, sobre um destino muito tentador
Luís Azevedo- Ainda é motorato!
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
zenun0 escreveu:
Pertenco a esse grupo mas nao conheco ninguem pessoalmente. Parece-me tudo boa gente.
Vou fingir que nao vi a piada de "D(S)ucati"...
É tudo malta 5 estrelas..o patrão daquilo é alguém que muita gente daqui tb conhece, o camarada Zdamen e a mulher a Sandra...fanáticos por viagens..de Ducati..claro está...quando tiveres oportunidade conhece-os que vale a pena...
Ahh e boa continuação...
________________________
Já ronca!!!!
Trophyvitor- Já sai à rua a conduzir.
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Mais 1 M para o Zenuno!!!
Esta viagem nunca mais acaba!!!!!!!!
Esta viagem nunca mais acaba!!!!!!!!
________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR- Já sai à rua a conduzir.
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Fantástica esta tua crónica!!!
Como mencionaste a tua viagem, no comentário que fizeste à minha pequena redacção, vim á procura dela e fiquei encantado!!! Parabéns!!!
Claro que levas de castigo...
Também me despertaste a curiosidade sobre o tal Sr. Giorgio Bettinelli!!!
Logo que possa tenho que ir procurar essa história...
Como mencionaste a tua viagem, no comentário que fizeste à minha pequena redacção, vim á procura dela e fiquei encantado!!! Parabéns!!!
Claro que levas de castigo...
Também me despertaste a curiosidade sobre o tal Sr. Giorgio Bettinelli!!!
Logo que possa tenho que ir procurar essa história...
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Fernando Freitas
OVNI- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Muito bom jnuno, obrigado pelo relato!
Leal- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Pois, pessoalmente não conheço... Mas conheço o blog deles e já fizeram viagens incriveis... e de Ducati!Trophyvitor escreveu:
É tudo malta 5 estrelas..o patrão daquilo é alguém que muita gente daqui tb conhece, o camarada Zdamen e a mulher a Sandra...fanáticos por viagens..de Ducati..claro está...quando tiveres oportunidade conhece-os que vale a pena...
Pois, tá quase... Nunca mais começa é a próxima!!! 77 dias 12 horas e 10 minutos para começar...Elisio FJR escreveu:Mais 1 M para o Zenuno!!!
Esta viagem nunca mais acaba!!!!!!!!
OVNI escreveu:Fantástica esta tua crónica!!!
Também me despertaste a curiosidade sobre o tal Sr. Giorgio Bettinelli!!!
Logo que possa tenho que ir procurar essa história...
Obrigado, então fico à espera que partilhes aqui no forum.
Abraço
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Muito fixe!
Um dia tenho de fazer uma coisa destas... Ontem já comecei a treinar. Foi a... Santarém!
Rui
Um dia tenho de fazer uma coisa destas... Ontem já comecei a treinar. Foi a... Santarém!
Rui
________________________
Atikman
atikman- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Ze Nuno, boas
Tenho uns meritos em atraso.
Abraço e boa continuação!
Tenho uns meritos em atraso.
Abraço e boa continuação!
Zecacbr- Já conduz... mal!
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
12º dia Florença – Génova 24 de Agosto 2011
Este dia marcou o ponto onde começa a sensação que as férias estavam a terminar. O percurso do dia era Florença – Pisa – Cinque Terre e Génova onde no dia seguinte tínhamos o ferry à nossa espera.
Acordámos cedo e mais uma vez o calor já esperava por nós lá fora. Dirigimo-nos a Pisa para ver a mítica torre e tirar a fotografia da praxe. Não, não é a fotografia típica de tentar segurar a torre como as centenas de turistas tentavam tirar…
Daqui seguimos para o ponto alto do dia, La Spezia onde fomos apanhar o comboio para as Cinque Terre. As Cinque Terre é o nome dado ao conjunto de 5 vilas localizadas nas encostas sobre o mar na região da Liguria e pertecem ao património da Unesco desde 1997. As vilas são: Monterosso Al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. A maneira mais fácil de aceder às vilas é de comboio a partir de La Spezia. Há comboios quase de 15 em 15 minutos mas nem todos param em todo lado. Depois de estudado os horários decidimos apanhar o comboio até Monterosso Al Mare, a vila mais distante de La Spezia, e depois iniciávamos o regresso parando em todas as vilas até La Spezia novamente. Trocámos de roupa no meio da rua, para vestir uns calções e t-shirts e deixámos tudo na mota para irmos mais frescos que o calor não perdoava.
Monterosso Al Mare é uma pequena vila, com uma boa praia encaixada entre a linha do comboio e o mar. Muito bonito, mas só eu tinha calções de banho pelo que não deu para aproveitar.
Seguimos para Vernazza, que foi a localidade que mais gostámos. Não tem uma praia propriamente dita, mas um porto que as pessoas utilizam com praia. Também há quem utilize as rochas como prancha de mergulho para o Mediterrâneo nomeadamente alguns turistas portugueses. As ruas estreitas, as cores das casas, o ambiente, simplesmente fantástico.
Descobrimos também que dá também para fazer o roteiro das Cinque Terre por barco o que também deve ser bastante interessante. Acabámos por almoçar aqui e demorámo-nos algum tempo pelo que tivemos que “saltar” Corniglia, que segundo constou era a menos interessante das cinco e dirigimo-nos para Manarola.
Manarola também é lindíssima! Aqui fazer praia ainda é mais complicado pois a localidade foi construída mesmo na falésia sobre o mar. Ainda assim, havia quem se deitasse no cimento da rampa de acesso dos barcos ao mar. Talvez por este factor, havia menos turistas o que tornaram Manarola mais agradável.
Riomaggiore, a última que visitámos, era talvez a mais pequena. Também sem praia, mas com a beleza de todas as outras. Também gostámos muito mas tivemos de correr para apanhar o comboio para La Spezia pois já começava a ficar tarde e ainda tínhamos os 100kms até Génova para fazer.
Chegámos à mota e estava tudo no sítio, tinha algum receio pois para além de a mota ter ficado mal estacionada tínhamos dado um pouco nas vistas ao deixar tudo na mota e no saco/top case que não tem como trancar.
Seguimos então para Génova e mais uma vez a autoestrada na aproximação à cidade a deixar-me com um sorriso de orelha a orelha devido ao traçado muito sinuoso. Chegámos já de noite e dirigimo-nos ao hotel mesmo em frente ao porto onde no dia seguinte teríamos o ferry. Génova, já como na visita do meu interrail, continua a não deixar saudades. Desta vez também pela zona onde ficámos junto ao porto… Um ambiente um pouco escuro e sujo e poucos sítios onde comer abertos e os que estavam não eram muito convidativos. Acabamos por jantar uns cheeseburgers congelados no bar do hotel servidos por uma muito simpática empregada do bar.
Fomo-nos deitar cansados mas após mais um excelente dia de férias.
Uma pequena nota, precisamente 2 meses após a nossa visita aconteceu isto em Vernazza e um pouco por toda a região:…
Dados:
Kms – 281
Consumo médio – 5.2 L/100
Vel. Média – 90Km/h
Dormida – Hotel Columbus Sea – Hotel muito bem localizado para quem chega ou parte de ferry. O hotel já denota alguma idade, o preço podia ser melhor mas o pequeno-almoço compensa. O parque de estacionamento é privado mas é aberto.
Este dia marcou o ponto onde começa a sensação que as férias estavam a terminar. O percurso do dia era Florença – Pisa – Cinque Terre e Génova onde no dia seguinte tínhamos o ferry à nossa espera.
Acordámos cedo e mais uma vez o calor já esperava por nós lá fora. Dirigimo-nos a Pisa para ver a mítica torre e tirar a fotografia da praxe. Não, não é a fotografia típica de tentar segurar a torre como as centenas de turistas tentavam tirar…
Daqui seguimos para o ponto alto do dia, La Spezia onde fomos apanhar o comboio para as Cinque Terre. As Cinque Terre é o nome dado ao conjunto de 5 vilas localizadas nas encostas sobre o mar na região da Liguria e pertecem ao património da Unesco desde 1997. As vilas são: Monterosso Al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. A maneira mais fácil de aceder às vilas é de comboio a partir de La Spezia. Há comboios quase de 15 em 15 minutos mas nem todos param em todo lado. Depois de estudado os horários decidimos apanhar o comboio até Monterosso Al Mare, a vila mais distante de La Spezia, e depois iniciávamos o regresso parando em todas as vilas até La Spezia novamente. Trocámos de roupa no meio da rua, para vestir uns calções e t-shirts e deixámos tudo na mota para irmos mais frescos que o calor não perdoava.
Monterosso Al Mare é uma pequena vila, com uma boa praia encaixada entre a linha do comboio e o mar. Muito bonito, mas só eu tinha calções de banho pelo que não deu para aproveitar.
Seguimos para Vernazza, que foi a localidade que mais gostámos. Não tem uma praia propriamente dita, mas um porto que as pessoas utilizam com praia. Também há quem utilize as rochas como prancha de mergulho para o Mediterrâneo nomeadamente alguns turistas portugueses. As ruas estreitas, as cores das casas, o ambiente, simplesmente fantástico.
Descobrimos também que dá também para fazer o roteiro das Cinque Terre por barco o que também deve ser bastante interessante. Acabámos por almoçar aqui e demorámo-nos algum tempo pelo que tivemos que “saltar” Corniglia, que segundo constou era a menos interessante das cinco e dirigimo-nos para Manarola.
Manarola também é lindíssima! Aqui fazer praia ainda é mais complicado pois a localidade foi construída mesmo na falésia sobre o mar. Ainda assim, havia quem se deitasse no cimento da rampa de acesso dos barcos ao mar. Talvez por este factor, havia menos turistas o que tornaram Manarola mais agradável.
Riomaggiore, a última que visitámos, era talvez a mais pequena. Também sem praia, mas com a beleza de todas as outras. Também gostámos muito mas tivemos de correr para apanhar o comboio para La Spezia pois já começava a ficar tarde e ainda tínhamos os 100kms até Génova para fazer.
Chegámos à mota e estava tudo no sítio, tinha algum receio pois para além de a mota ter ficado mal estacionada tínhamos dado um pouco nas vistas ao deixar tudo na mota e no saco/top case que não tem como trancar.
Seguimos então para Génova e mais uma vez a autoestrada na aproximação à cidade a deixar-me com um sorriso de orelha a orelha devido ao traçado muito sinuoso. Chegámos já de noite e dirigimo-nos ao hotel mesmo em frente ao porto onde no dia seguinte teríamos o ferry. Génova, já como na visita do meu interrail, continua a não deixar saudades. Desta vez também pela zona onde ficámos junto ao porto… Um ambiente um pouco escuro e sujo e poucos sítios onde comer abertos e os que estavam não eram muito convidativos. Acabamos por jantar uns cheeseburgers congelados no bar do hotel servidos por uma muito simpática empregada do bar.
Fomo-nos deitar cansados mas após mais um excelente dia de férias.
Uma pequena nota, precisamente 2 meses após a nossa visita aconteceu isto em Vernazza e um pouco por toda a região:…
Dados:
Kms – 281
Consumo médio – 5.2 L/100
Vel. Média – 90Km/h
Dormida – Hotel Columbus Sea – Hotel muito bem localizado para quem chega ou parte de ferry. O hotel já denota alguma idade, o preço podia ser melhor mas o pequeno-almoço compensa. O parque de estacionamento é privado mas é aberto.
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
13º dia Génova – ferry (Barcelona) 25 de Agosto 2011
Este dia pouco tem para contar, acordámos no limite da hora para tomar o pequeno-almoço, mas ainda chegámos a tempo e valeu muito a pena. Depois tentámos arrumar as tralhas na mota o melhor possível e fomos a um supermercado comprar comida para levar no ferry, já que no ferry não há muita e a que há é cara. Seguimos então para o ferry, após o check in, onde ainda que tivemos que esperar cerca de 2 ou 3 horas para podermos entrar.
O ferry após a paragem em Barcelona seguia para Marrocos pelo que tivemos de esperar que todos os veículos com destino a Marrocos entrassem primeiro… e eram muitos! A polícia aleatoriamente escolhia um para revistar e atrasava todo o processo.
Pelo meio até uma detenção houve. Felizmente arranjámos uma sombra enquanto esperávamos pela nossa vez.
Já dentro do barco, arranjámos um lugar ao Sol e quando este se pôs, recolhemos à nossa cabine.
Dados:
Kms – 1
Consumo médio – - L/100
Vel. Média – -Km/h
Dormida – Cabine Exterior Ferry (pequeno mas aceitável e limpo, um duche mínimo)
Este dia pouco tem para contar, acordámos no limite da hora para tomar o pequeno-almoço, mas ainda chegámos a tempo e valeu muito a pena. Depois tentámos arrumar as tralhas na mota o melhor possível e fomos a um supermercado comprar comida para levar no ferry, já que no ferry não há muita e a que há é cara. Seguimos então para o ferry, após o check in, onde ainda que tivemos que esperar cerca de 2 ou 3 horas para podermos entrar.
O ferry após a paragem em Barcelona seguia para Marrocos pelo que tivemos de esperar que todos os veículos com destino a Marrocos entrassem primeiro… e eram muitos! A polícia aleatoriamente escolhia um para revistar e atrasava todo o processo.
Pelo meio até uma detenção houve. Felizmente arranjámos uma sombra enquanto esperávamos pela nossa vez.
Já dentro do barco, arranjámos um lugar ao Sol e quando este se pôs, recolhemos à nossa cabine.
Dados:
Kms – 1
Consumo médio – - L/100
Vel. Média – -Km/h
Dormida – Cabine Exterior Ferry (pequeno mas aceitável e limpo, um duche mínimo)
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
14º dia Barcelona – Lisboa 26 de Agosto
Último dia de férias… O objectivo era ir dormir a casa de um amigo em Borba. Saímos do ferry pouco passava das 6h da manhã e imediatamente fizemo-nos à estrada. Nada a apontar, em Saragoça apanhámos os únicos pingos de toda a viagem que nos obrigou a parar para vestirmos os fatos de chuva pela primeira vez. Km após km e estávamos a parar na ultima área de serviço antes da fronteira com Portugal para abastecer… Já tínhamos quase 1000kms no corpo e parecia que aguentávamos outros 1000! Assim decidimos seguir para Lisboa e 1295 kms depois de partirmos de Barcelona chegámos a casa. O conforto da Ducati é fabuloso tanto para condutor e passageiro o que me fez ver que a opção do ferry talvez não tenha sido a melhor, mas ainda assim acabou por também ser uma experiência diferente.
As férias foram o realizar de um sonho, foram 5592kms de prazer e emoção. De tal forma que as próximas férias já estão a ser planeadas e andarão à volta de 8000kms mas em 3 semanas. Como não podia deixar de ser cometemos alguns erros mas foram as primeiras férias de mota pelo que é compreensível. Alguns dos erros foram: o excesso de coisas que levámos tais como roupas, gadgets, impermeáveis, etc; o querer ver tudo acabando por ver muita coisa à pressa; os destinos pouco estudados, acredito que passei perto de muita coisa interessante sem saber e fui alguns sítios sem grande interesse; e ter escolhido Agosto para férias, o calor é muito, a época é alta o que inflaciona os preços e os turistas são mais que muitos.
Dados:
Kms – 1295
Consumo médio – 5.9L/100
Vel. Média – 119Km/h
Dormida – Casa!!
Espero que tenham gostado!! Daqui a uns meses à mais!!
Último dia de férias… O objectivo era ir dormir a casa de um amigo em Borba. Saímos do ferry pouco passava das 6h da manhã e imediatamente fizemo-nos à estrada. Nada a apontar, em Saragoça apanhámos os únicos pingos de toda a viagem que nos obrigou a parar para vestirmos os fatos de chuva pela primeira vez. Km após km e estávamos a parar na ultima área de serviço antes da fronteira com Portugal para abastecer… Já tínhamos quase 1000kms no corpo e parecia que aguentávamos outros 1000! Assim decidimos seguir para Lisboa e 1295 kms depois de partirmos de Barcelona chegámos a casa. O conforto da Ducati é fabuloso tanto para condutor e passageiro o que me fez ver que a opção do ferry talvez não tenha sido a melhor, mas ainda assim acabou por também ser uma experiência diferente.
As férias foram o realizar de um sonho, foram 5592kms de prazer e emoção. De tal forma que as próximas férias já estão a ser planeadas e andarão à volta de 8000kms mas em 3 semanas. Como não podia deixar de ser cometemos alguns erros mas foram as primeiras férias de mota pelo que é compreensível. Alguns dos erros foram: o excesso de coisas que levámos tais como roupas, gadgets, impermeáveis, etc; o querer ver tudo acabando por ver muita coisa à pressa; os destinos pouco estudados, acredito que passei perto de muita coisa interessante sem saber e fui alguns sítios sem grande interesse; e ter escolhido Agosto para férias, o calor é muito, a época é alta o que inflaciona os preços e os turistas são mais que muitos.
Dados:
Kms – 1295
Consumo médio – 5.9L/100
Vel. Média – 119Km/h
Dormida – Casa!!
Espero que tenham gostado!! Daqui a uns meses à mais!!
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Excelente!
Rui
Rui
________________________
Atikman
atikman- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Parabéns por esta grande viagem! Espero ler sobre muitas mais e que tudo corra bem!
PS: Só tenho um defeito a apontar... essa ducati bem que podia ser branquinha
PS: Só tenho um defeito a apontar... essa ducati bem que podia ser branquinha
________________________
CURRENT BIKE:
Aprilia Caponord 1200
Dust_- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Dust_ escreveu:
essa ducati bem que podia ser branquinha
Ainda bem que não gostamos todos do mesmo!!
Branquinha é que não era de certeza! Ainda tive dúvida na vermelha... mas são a maioria... acabei por preferir preto... e agora estou a tratar que fique mais preta ainda!!
abraço
Última edição por zenun0 em Ter Jun 12 2012, 17:31, editado 1 vez(es)
zenun0- Zero à esquerda
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Parabéns e obrigado pelo relato!
Leal- Zero à direita
Re: [1ª Viagem] Espanha-Itália-Suiça-Áustria-Eslovénia-Croácia e até... Bósnia Herzegovina
Obrigado pela partilha, vale mais um
Luís Azevedo- Ainda é motorato!
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