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En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
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Elisio FJR
zenun0
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OVNI
13 participantes
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En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Madrid, 25 de Julho de 1962… Dia comemorativo em Espanha, e dedicado à memória do Apóstolo Santiago (penso que este Santiago está relacionado com “Santiago de Compostela”), foi o dia escolhido para o início oficial de uma fantástica aventura!
Convém lembrar o ano: 1962!!! Ainda ninguém tinha pensado em inventar a internet, os telemóveis (até as comunicações telefónicas eram difíceis) e o GPS nem falar!!! Havia os telex e os telegramas…
Esta aventura nasceu cerca de 2 anos antes, no imaginário de 2 jovens estudantes, de 18 anos na altura, amigos como irmãos, que já tinham levado a cabo algumas aventuras pela sua Espanha e pela Europa, e que depois de verem um filme (de 1956, realisado por Michael Anderson), baseado numa obra FICTÍCIA do Francês, Júlio Verne, onde o Inglês Phileas Fogg ganhava uma aposta após dar a “Volta ao Mundo em 80 Dias”, decidiram que se um Inglês o fazia em 80 dias… Dois Espanhóis o fariam em 79!!! De moto…
Esses dois rapazes eram de Albacete e chamavam-se António Veciana e Sntiago Guillén (falecido por volta dos 30 anos de idade, com um edema pulmonar). Durante dois anos tiveram o trabalho de preparar a viagem, convencer TODOS de que seriam capazes de a levar a bom termo e conquistar confianças e apoios.
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Escolheram a Vespa 150, por acharem que era a que lhes daria mais garantias de sucesso, e por ter uma linha de montagem em Espanha (julgo eu). Conseguiram o apoio da Piaggio, que lhes proporcionou um curso para melhor conhecerem a menina e resolver o problemas que viessem a aparecer.
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Sendo eles aventureiros oriundos de Castilha La Mancha, inspiraram-se na personagem criada por Cervantes, Don Quixote de La Mancha, e baptizaram a Vespinha de “Dulcinea”, que era a Paixão do fictício aventureiro…
Comunicaram os seus planos ao grande artista plástico, Salvador Dali,
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que de imediato os convidou a irem ter com ele para que lhes fizesse uma pintura na moto! Foram então premiados com as assinaturas do pintor e da sua esposa, Gala, o que mais tarde ajudou muito na valorização da moto, pois foi a única, alguma vez pintada pelo artista.
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Após terem conseguido tudo isto… e muito mais que não consegui saber! Ainda… partiram então para a Aventura, saindo de Madrid direito à sua terra natal, Albacete, para se despedirem da Família e Amigos.
A motinha, além dos seus dois passageiros, transportava também um depósito de gasolina extra, entre os pés do condutor e 160kg. de carga, onde levavam bandeirinhas de Espanha e, como não podia deixar de ser, o ex-líbris de Albacete; navalhas… para oferecer por onde fossem passando.
Resumindo o percurso:
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De Albacete percorrem a costa Mediterrânica até chegarem a Roma, onde tiveram oportunidade de oferecer uma das navalhas ao Papa João XXIII. Daí deslocaram-se até Brindisi, um porto onde deveriam apanhar um barco para Atenas, mas este já havia partido antes da hora estipulada, e sem aviso prévio (coisas de antigamente), vendo-se assim obrigados a apanhar outro barco para Patras.
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Após chegarem a Istambul, abandonam a Europa embrenhando-se na Ásia pela Rota da Seda seguida por Marco Polo e popularizada nos anos 60 como o chamado Trilho Hippy até à India. Entre Kandahar e Kabul têm diversos contratempos devido a um amortecedor, chegando mesmo a ter que ser transportados por um camião durante alguns quilómetros. Para entrarem no subcontinente Indiano utilizaram a célebre Passagem Khyber. Perto de Rawalpindi, capital Paquistanesa de então, surge-lhes um problema eléctrico que lhes provoca um atraso de DEZ DIAS!!! Atraso este que terão de ir recuperando…
Segundo afirmaram mais tarde foi esta etapa, entre Istambul e Calcutá, a mais difícil da viagem…
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Em Calcutá apanharam um avião. Inicialmente tinham previsto continuar a rota passando por Manila, nas Filipinas, mas o atraso obrigou-os a alterar os planos… Fazem então uma escala em Kuala Lampur, onde aproveitam para visitar Singapura. Nova escala em Hong Kong, (naquela época ainda uma colónia Britânica independente da China). Após umas brevíssimas escalas em Tóquio e Honolulu, chegam a São Francisco.
Cruzam o continente Norte-Americano, utilizando a Interstate 80 (2º estrada mais longa dos Estados Unidos), atravessando os Estados da Califórnia, Nevada, Utah, Wyoming, Nebraska, Iowa, Illinois, Indiana, ohio, Pennsylvania, Nova Jersey e Nova York (onde aproveitaram para visitar Washington DC). Durante a travessia dos E.U.A. era frequente o passageiro, devido ao cansaço extremo, dormir durante a viagem! Daqui voam para França e completam o regresso por terra, chegando a Madrid a 12 de Outubro de 1962, 79 dias depois da saída!
Tal como Phileas Fogg, ganharam 1 dia, por viajarem para Este e assim atravessando a “Linha Internacional de Mudança de Data”…
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O percurso da viagem totalizou 40.000km, sendo 19.000 aos comandos da moto e os restantes de avião, e passaram por 17 países: Espanha, França, Mónaco, Itália, Vaticano, Grécia, Turquia, Irão, Afeganistão, Paquistão, India, Malásia, Singapura, Hong Kong, Japão, Estados Unidos e Reino Unido.
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Após a realização da viagem a moto foi vendida à Moto Vespa, por 100.000 Pesetas (cerca de 18.000 Euros, segundo a taxa de câmbio de 2009). Este dinheiro foi doado para fins de caridade.
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A “Dulcinea” tem corrido exposições por todo o mundo, tendo estado já exposta no Museu Guggenheim, em Bilbao. Esta actualmente no Museu da Piaggio, em Pontedera, na Itália.
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Os viajantes contaram com diversos apoios de instituições oficiais do governo de Espanha, bem como de entidades privadas como a Vespa e a BOAC (companhia aérea).
Em 1964 foi publicado um livro intitulado ”En 79 días. Vuelta al mundo en Vespa” , com a narração de toda a história desta fantástica aventura, de dois jovens com apenas 20 anos de idade!
Não tenho a certeza, pois, infelizmente, nunca tive acesso a esta obra, mas penso que inclui inúmeras fotos tiradas pelos protagonistas… Deve ser FANTÁSTICO!!!
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Espero que esta pequena redacção tenha sido do vosso agrado e que me desculpem se encontrarem alguma informação menos correcta… Se assim for peço aos administradores que efectuem as respectivas correcções!
PS: Já no fim descobri esta pérola!!!
É em espanhol e está dividida em 2 partes... mas vale a pena ouvir este Senhor!!!
Convém lembrar o ano: 1962!!! Ainda ninguém tinha pensado em inventar a internet, os telemóveis (até as comunicações telefónicas eram difíceis) e o GPS nem falar!!! Havia os telex e os telegramas…
Esta aventura nasceu cerca de 2 anos antes, no imaginário de 2 jovens estudantes, de 18 anos na altura, amigos como irmãos, que já tinham levado a cabo algumas aventuras pela sua Espanha e pela Europa, e que depois de verem um filme (de 1956, realisado por Michael Anderson), baseado numa obra FICTÍCIA do Francês, Júlio Verne, onde o Inglês Phileas Fogg ganhava uma aposta após dar a “Volta ao Mundo em 80 Dias”, decidiram que se um Inglês o fazia em 80 dias… Dois Espanhóis o fariam em 79!!! De moto…
Esses dois rapazes eram de Albacete e chamavam-se António Veciana e Sntiago Guillén (falecido por volta dos 30 anos de idade, com um edema pulmonar). Durante dois anos tiveram o trabalho de preparar a viagem, convencer TODOS de que seriam capazes de a levar a bom termo e conquistar confianças e apoios.
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Escolheram a Vespa 150, por acharem que era a que lhes daria mais garantias de sucesso, e por ter uma linha de montagem em Espanha (julgo eu). Conseguiram o apoio da Piaggio, que lhes proporcionou um curso para melhor conhecerem a menina e resolver o problemas que viessem a aparecer.
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Sendo eles aventureiros oriundos de Castilha La Mancha, inspiraram-se na personagem criada por Cervantes, Don Quixote de La Mancha, e baptizaram a Vespinha de “Dulcinea”, que era a Paixão do fictício aventureiro…
Comunicaram os seus planos ao grande artista plástico, Salvador Dali,
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que de imediato os convidou a irem ter com ele para que lhes fizesse uma pintura na moto! Foram então premiados com as assinaturas do pintor e da sua esposa, Gala, o que mais tarde ajudou muito na valorização da moto, pois foi a única, alguma vez pintada pelo artista.
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Após terem conseguido tudo isto… e muito mais que não consegui saber! Ainda… partiram então para a Aventura, saindo de Madrid direito à sua terra natal, Albacete, para se despedirem da Família e Amigos.
A motinha, além dos seus dois passageiros, transportava também um depósito de gasolina extra, entre os pés do condutor e 160kg. de carga, onde levavam bandeirinhas de Espanha e, como não podia deixar de ser, o ex-líbris de Albacete; navalhas… para oferecer por onde fossem passando.
Resumindo o percurso:
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De Albacete percorrem a costa Mediterrânica até chegarem a Roma, onde tiveram oportunidade de oferecer uma das navalhas ao Papa João XXIII. Daí deslocaram-se até Brindisi, um porto onde deveriam apanhar um barco para Atenas, mas este já havia partido antes da hora estipulada, e sem aviso prévio (coisas de antigamente), vendo-se assim obrigados a apanhar outro barco para Patras.
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Após chegarem a Istambul, abandonam a Europa embrenhando-se na Ásia pela Rota da Seda seguida por Marco Polo e popularizada nos anos 60 como o chamado Trilho Hippy até à India. Entre Kandahar e Kabul têm diversos contratempos devido a um amortecedor, chegando mesmo a ter que ser transportados por um camião durante alguns quilómetros. Para entrarem no subcontinente Indiano utilizaram a célebre Passagem Khyber. Perto de Rawalpindi, capital Paquistanesa de então, surge-lhes um problema eléctrico que lhes provoca um atraso de DEZ DIAS!!! Atraso este que terão de ir recuperando…
Segundo afirmaram mais tarde foi esta etapa, entre Istambul e Calcutá, a mais difícil da viagem…
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em Calcutá apanharam um avião. Inicialmente tinham previsto continuar a rota passando por Manila, nas Filipinas, mas o atraso obrigou-os a alterar os planos… Fazem então uma escala em Kuala Lampur, onde aproveitam para visitar Singapura. Nova escala em Hong Kong, (naquela época ainda uma colónia Britânica independente da China). Após umas brevíssimas escalas em Tóquio e Honolulu, chegam a São Francisco.
Cruzam o continente Norte-Americano, utilizando a Interstate 80 (2º estrada mais longa dos Estados Unidos), atravessando os Estados da Califórnia, Nevada, Utah, Wyoming, Nebraska, Iowa, Illinois, Indiana, ohio, Pennsylvania, Nova Jersey e Nova York (onde aproveitaram para visitar Washington DC). Durante a travessia dos E.U.A. era frequente o passageiro, devido ao cansaço extremo, dormir durante a viagem! Daqui voam para França e completam o regresso por terra, chegando a Madrid a 12 de Outubro de 1962, 79 dias depois da saída!
Tal como Phileas Fogg, ganharam 1 dia, por viajarem para Este e assim atravessando a “Linha Internacional de Mudança de Data”…
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O percurso da viagem totalizou 40.000km, sendo 19.000 aos comandos da moto e os restantes de avião, e passaram por 17 países: Espanha, França, Mónaco, Itália, Vaticano, Grécia, Turquia, Irão, Afeganistão, Paquistão, India, Malásia, Singapura, Hong Kong, Japão, Estados Unidos e Reino Unido.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Após a realização da viagem a moto foi vendida à Moto Vespa, por 100.000 Pesetas (cerca de 18.000 Euros, segundo a taxa de câmbio de 2009). Este dinheiro foi doado para fins de caridade.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A “Dulcinea” tem corrido exposições por todo o mundo, tendo estado já exposta no Museu Guggenheim, em Bilbao. Esta actualmente no Museu da Piaggio, em Pontedera, na Itália.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os viajantes contaram com diversos apoios de instituições oficiais do governo de Espanha, bem como de entidades privadas como a Vespa e a BOAC (companhia aérea).
Em 1964 foi publicado um livro intitulado ”En 79 días. Vuelta al mundo en Vespa” , com a narração de toda a história desta fantástica aventura, de dois jovens com apenas 20 anos de idade!
Não tenho a certeza, pois, infelizmente, nunca tive acesso a esta obra, mas penso que inclui inúmeras fotos tiradas pelos protagonistas… Deve ser FANTÁSTICO!!!
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Espero que esta pequena redacção tenha sido do vosso agrado e que me desculpem se encontrarem alguma informação menos correcta… Se assim for peço aos administradores que efectuem as respectivas correcções!
PS: Já no fim descobri esta pérola!!!
É em espanhol e está dividida em 2 partes... mas vale a pena ouvir este Senhor!!!
________________________
Fernando Freitas
OVNI- Zero à direita
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
E vai um mérito pelo excelente trabalho!
Gostei de ler, não conhecia a história!
Abraço!
Gostei de ler, não conhecia a história!
Abraço!
Leal- Zero à direita
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
MUITO BOM!!!
Ainda ontem referi esta história na crónica das minhas férias do ano passado. Mas assim ficou muito mais completo e esta história bem o merece!
Mas é realmente fabuloso, hoje em dia temos que ter motas grandes, muita cilindrada, muitos cavalos de potência, punhos aquecidos, GPS, suporte de malas, telemóveis, protecção aerodinamica, fatos xpto isto só para ir a Badajoz comprar caramelos... Quando na verdade a única coisa que é realmente preciso é vontade!!
Por exemplo, eu ando adiar a minha ida aos Picos da Europa porque quero ir na minha Vespa Rally 200 de 73... E este ano já será dificil outra vez...
Abraço
Ainda ontem referi esta história na crónica das minhas férias do ano passado. Mas assim ficou muito mais completo e esta história bem o merece!
Mas é realmente fabuloso, hoje em dia temos que ter motas grandes, muita cilindrada, muitos cavalos de potência, punhos aquecidos, GPS, suporte de malas, telemóveis, protecção aerodinamica, fatos xpto isto só para ir a Badajoz comprar caramelos... Quando na verdade a única coisa que é realmente preciso é vontade!!
Por exemplo, eu ando adiar a minha ida aos Picos da Europa porque quero ir na minha Vespa Rally 200 de 73... E este ano já será dificil outra vez...
Abraço
zenun0- Zero à esquerda
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Estou a ver que a primeira moto do Fernando vai ser uma Vespa!!!
Claro que ganhou 1 M
Claro que ganhou 1 M
________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR- Já sai à rua a conduzir.
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Obrigado!
Fico muito contente por gostarem...
zenunO, fui ver a tua FANTÁSTICA crónica e já me arranjaste mais uma dor de cabeça... Tenho que "descobrir" a história do Giorgio Bettinelli!!!
Fico muito contente por gostarem...
zenun0 escreveu:Ainda ontem referi esta história na crónica das minhas férias do ano passado.
zenunO, fui ver a tua FANTÁSTICA crónica e já me arranjaste mais uma dor de cabeça... Tenho que "descobrir" a história do Giorgio Bettinelli!!!
________________________
Fernando Freitas
OVNI- Zero à direita
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Boas OVNI!
adorei este episodio historico que acabaste de relatar, segue um +1
cumps.
José Paulo
adorei este episodio historico que acabaste de relatar, segue um +1
cumps.
José Paulo
zephex- Zero à direita
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Excelente reportagem, já conhecia a moto de outras fotos mas agora fiquei a conhecer o seu passado. Tóma lá
mytic- A tirar a carta
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Boas
Muito bom Fernando
Abraço e
Muito bom Fernando
Abraço e
tdg-rui- A tirar a carta
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Bom trabalho. Não vejo a hora de ver uma crónica mesmo tua, Fernando...
________________________
Felicidade é um modo de viajar, não um destino.
Roy Goodman
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com4riding.blogspot.com
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Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Muito fixe! não conhecia a história! Grande par de... Gajos com "Los co*ones" no sítio.
Rui
Rui
________________________
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Atikman
atikman- Zero à direita
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Realmente hoje em dia a maioria de nós está mal habituado... temos mota... depois queremos o gps e o suporte, depois uma top-case, depois as malas... um vidro maior... tudo para o conforto... depois de comprar-mos tudo, chegamos a conclusão que gastamos o dinheiro da viagem nos extras
Obrigado pela partilha... sai mais um
Um abraço.
Obrigado pela partilha... sai mais um
Um abraço.
________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] As minhas Viagens de Mota / As Minhas Fotografias
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
As Vespas são motos fantásticas, eternas, estão para as motos como o Porsche 911 está para os automóveis!
Vai um para o recuerdo!
________________________
Cumprimentos,
MAzevedo
"Acorda arrependido mas não durmas com vontade! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mazevedo- Zero à direita
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
OVNI escreveu:
Em 1964 foi publicado um livro intitulado ”En 79 días. Vuelta al mundo en Vespa” , com a narração de toda a história desta fantástica aventura, de dois jovens com apenas 20 anos de idade!
Não tenho a certeza, pois, infelizmente, nunca tive acesso a esta obra, mas penso que inclui inúmeras fotos tiradas pelos protagonistas… Deve ser FANTÁSTICO!!!
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Fernando:
Obrigado pela magnífica crónica desta aventura. Ainda bem que trouxeste esta história aqui ao forum.
Tive dois grandes prazeres a propósito desta aventura.
1) O de ter conhecido pessoalmente o Antonio Veciana em Alicante, em 2010, no Encuentro de Grandes Viajeros. Aqui está ele à esquerda, numa foto minha, junto ao grande escritor de viagens, Ted Simon, que foi o convidado principal do encontro nesse ano.
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2) O de dois amigos (espanhóis, editores de livros) me terem oferecido o livro que os viajantes publicaram, com a história da viagem. Este livro teve duas edições em 1964 e 1965 e uma terceira, recente, em 2005, que praticamente esgotou. Nesta última, que tenho, de facto foram publicadas várias fotografias belíssimas a P&B, claro, que o par fez durante a viagem. A edição é da Cie Dossat, 2000 ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ).
No mês passado, o Encuentro de Viajeros em Espanha, foi precisamente em Albacete. E o ponto alto do programa foi a apresentação inaugural de um documentário sobre esta aventura!! Infelizmente não pude ir por me encontrar em trabalho, em França. Espero vê-lo em breve!
Há um trailer do documentário online, aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] .
Bem hajas, Fernando, por recordares esta grande aventura!
Zé Paulo.
________________________
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Today Adventure's World: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
TodayAdventure escreveu:Bem hajas, Fernando, por recordares esta grande aventura!
Zé Paulo.
Ora essa Zé Paulo... Eu é que agradeço as tuas palavras!!! E já agora, sendo tu uma autoridade nestas matérias... Peço-te que acrescentes a esta pequena "redacção", toda a informação, ou fotos, que tenhas em teu poder... Para que também eu me possa deliciar um pouco mais!!!
Abraço
________________________
Fernando Freitas
OVNI- Zero à direita
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
OVNI escreveu:
Ora essa Zé Paulo... Eu é que agradeço as tuas palavras!!! E já agora, sendo tu uma autoridade nestas matérias... Peço-te que acrescentes a esta pequena "redacção", toda a informação, ou fotos, que tenhas em teu poder... Para que também eu me possa deliciar um pouco mais!!!
Qual autoridade??... Calhou apenas ter o prazer de conhecer um dos protagonistas da aventura (o único vivo) sem ter realmente conversado em privado com ele; no encontro dos Viajeros tenho a certeza que esta aventura foi bem contadinha pelo Antonio.
Não tenho fotos, a não ser as que estão no livro, que vos aconselho deveras (editora acima indicada).
A tua redacção está perfeita!
Zé Paulo.
________________________
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--
Today Adventure's World: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Re: En 79 Dias - Vuelta al Mundo en Vespa (1962)
Excelente sem dúvida!
________________________
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