Procurar
Entrar
Últimos assuntos
» Tour Alpes 2024 - Alpes francesespor José Luiz Qua Out 16 2024, 15:25
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Sex Abr 26 2024, 07:14
» Normandia
por Cesar Filipe Qui Abr 25 2024, 12:32
» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07
» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52
» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24
» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56
» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52
» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56
» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31
» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14
» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58
» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42
» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40
» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31
» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38
» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39
» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35
» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42
» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43
» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17
» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15
» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32
» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08
» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43
» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53
» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40
» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38
» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03
» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51
» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49
» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08
» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03
» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22
» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23
» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35
» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27
» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45
» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13
» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52
» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51
» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25
» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23
» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13
» Tour Alpes 2022, Alpes Franceses + Itália e Suiça
por Velasquez Dom Dez 11 2022, 17:14
Doação por Paypal
A solo pela Serra de Montemuro
+5
Luís Azevedo
fcgr
Henrique Freitas
Luís João
mytic
9 participantes
Página 1 de 1
A solo pela Serra de Montemuro
É hoje!
Foi este o meu pensamento que surgiu na minha cabeça dia 31 de Julho. Tinha o dia livre pois só iria trabalhar durante a noite e não me apetecia ficar em casa, e como já tinha um roteiro idealizado pelo nosso amigo Nuno Oliveira tudo seria mais fácil. Vamos conhecer a Serra de Montemuro.
Já não era nada cedo mas enfim vamos na mesma e peguei na "ruiva" já era 11h00 e saí de casa.
-Direção ic29/A43 direitos a entre os Rios.
A paisagem sempre junto ao rio já aguçava a minha vista
Depois continua pela estrada N222 até Cinfães e aqui parei mesmo em frente a igreja numa sombra para tirar o casaco pois o calor apertava.
Cinfães é uma vila até bastante movimentada e penso que convida a ver com mais calma, mas não era esse o meu objetivo e por isso arranca que se faz tarde.
-Direção aldeia de Alhões.
A estrada começava a agradar com os iSSS e com umas vistas para a serra com as torres eólicas
Chegado a Aldeia de Alhões cometi aqui um erro, pois tinha intenção de a atravessar mas entrai na rua errada e dei por mim num caminho muito estreito de chão empedrado para carro de bois e sem saída. Resultado toca a tentar dar a volta e sem cair, não foi fácil e deu que suar (é nestas alturas que digo para mim mesmo, devias comprar um trail) . Lá consegui voltar a entrada da aldeia e fugir para estrada segura.
Aqui as imagens não dão o real valor da pitoresca aldeia perdida na solidão dos montes.
Resolvi contornar a aldeia pela estrada principal e não me arrependi pois a paisagem lá do alto é fantástica. Passei por um rebanho de cabras que deambulava pelas rochas ao pé da estrada vigiadas pelo cão pachorrento que mais pedia sombra que trabalho.
As fotos não demonstram a solidão da paisagem.
A fome já apertava e como segui sempre por essa estrada foi dar a Picão, que tinha um parque de merendas junto a estrada que logo aproveitei para almoçar, como vim sozinho umas sandes chegam e a troika agradece €€€. .
Barriga cheia arranca que se faz tarde em direção a Gralheira
Aqui na entrada da aldeia tem uma presa de agua e penso que serve de piscina para a malta mais nova.
Gostei em particular da indicação "Café". Segundo informação para quem quer comer bem, procurar a pizzaria que curiosamente serve um cozido divinal feito com produtos locais.
Sigo a direção de Campo Bemfeito. Uma aldeia parada na ruralidade do tempo assim como eu parei no centro da mesma.
os tanques públicos
as cortes dos animais, que pelos vistos tinham saído pelas amostras que deixaram espalhadas na rua, e que eu tive que ir serpenteando e por vezes derrapando na bosta.
Esta aldeia tem duas curiosidades sui generis. A 1º são as capuchinhas (que são umas artesãs que confeccionam roupas de linho e principalmente de burel.As roupas são bonitas mas recomendo levar a carteira bem recheada para poder comprar.
A 2ª curiosidade é o teatro que este povoação adora e já teve visitas de estado
A saída da aldeia junto ao cruzeiro deparamo-nos com um miradouro com umas vistas bem bonitas
De seguida tomo o rumo a Resende o calor apertava e refletia no asfalto
Bem mais a frente fui obrigado a parar pela minha curiosidade, uma capela fora de estrada num lugar ermo e bem diferente do normal e que valeu bem a pena. A vista era fabulosa e fiquei sem palavras para tamanhas serras onde conseguia alcançar. Dava vontade de ficar a respirar um pouco mais mas o calor não deixava e arranquei para Resende
Aqui no centro podem comprar as famosas cavacas neste quiosque.
A seguir voltei a estrada N222 em direção a Caldas de Aregos com a companhia do rio como cenário de fundo e sempre as curvinhas.
Em Caldas de Aregos parei junto a marinha numa esplanada para tomar algo, já estava a precisar e gostei muito do local
A seguir segui a estrada para Ribadouro onde atravessei a ponte e mais a frente voltei a parar para admirar a paisagem, em Porto Manso onde uma igreja junto ao rio serve de cenário para umas belas fotos
O resto da viagem até ao Porto foi sempre junto ao rio avistando a barragem de carrapatelo e as suas aguas cheias de imagens fabulosas
Passei pela Barragem de Crestuma em direção ao Freixo, e terminei as fotos pois o transito por esta estrada em hora de ponta não me deixavam abrandar se queria chegar cedo a casa.
Cheguei a casa por volta das 19h00 com 269Km percorridos em estradas por vezes desertas rasgadas entre serras e com muitas curvas, foi um pouco cansativo devido ao calor mas valeu a pena. Venha a proxima.
Foi este o meu pensamento que surgiu na minha cabeça dia 31 de Julho. Tinha o dia livre pois só iria trabalhar durante a noite e não me apetecia ficar em casa, e como já tinha um roteiro idealizado pelo nosso amigo Nuno Oliveira tudo seria mais fácil. Vamos conhecer a Serra de Montemuro.
Já não era nada cedo mas enfim vamos na mesma e peguei na "ruiva" já era 11h00 e saí de casa.
-Direção ic29/A43 direitos a entre os Rios.
A paisagem sempre junto ao rio já aguçava a minha vista
Depois continua pela estrada N222 até Cinfães e aqui parei mesmo em frente a igreja numa sombra para tirar o casaco pois o calor apertava.
Cinfães é uma vila até bastante movimentada e penso que convida a ver com mais calma, mas não era esse o meu objetivo e por isso arranca que se faz tarde.
-Direção aldeia de Alhões.
A estrada começava a agradar com os iSSS e com umas vistas para a serra com as torres eólicas
Chegado a Aldeia de Alhões cometi aqui um erro, pois tinha intenção de a atravessar mas entrai na rua errada e dei por mim num caminho muito estreito de chão empedrado para carro de bois e sem saída. Resultado toca a tentar dar a volta e sem cair, não foi fácil e deu que suar (é nestas alturas que digo para mim mesmo, devias comprar um trail) . Lá consegui voltar a entrada da aldeia e fugir para estrada segura.
Aqui as imagens não dão o real valor da pitoresca aldeia perdida na solidão dos montes.
Resolvi contornar a aldeia pela estrada principal e não me arrependi pois a paisagem lá do alto é fantástica. Passei por um rebanho de cabras que deambulava pelas rochas ao pé da estrada vigiadas pelo cão pachorrento que mais pedia sombra que trabalho.
As fotos não demonstram a solidão da paisagem.
A fome já apertava e como segui sempre por essa estrada foi dar a Picão, que tinha um parque de merendas junto a estrada que logo aproveitei para almoçar, como vim sozinho umas sandes chegam e a troika agradece €€€. .
Barriga cheia arranca que se faz tarde em direção a Gralheira
Aqui na entrada da aldeia tem uma presa de agua e penso que serve de piscina para a malta mais nova.
Gostei em particular da indicação "Café". Segundo informação para quem quer comer bem, procurar a pizzaria que curiosamente serve um cozido divinal feito com produtos locais.
Sigo a direção de Campo Bemfeito. Uma aldeia parada na ruralidade do tempo assim como eu parei no centro da mesma.
os tanques públicos
as cortes dos animais, que pelos vistos tinham saído pelas amostras que deixaram espalhadas na rua, e que eu tive que ir serpenteando e por vezes derrapando na bosta.
Esta aldeia tem duas curiosidades sui generis. A 1º são as capuchinhas (que são umas artesãs que confeccionam roupas de linho e principalmente de burel.As roupas são bonitas mas recomendo levar a carteira bem recheada para poder comprar.
A 2ª curiosidade é o teatro que este povoação adora e já teve visitas de estado
A saída da aldeia junto ao cruzeiro deparamo-nos com um miradouro com umas vistas bem bonitas
De seguida tomo o rumo a Resende o calor apertava e refletia no asfalto
Bem mais a frente fui obrigado a parar pela minha curiosidade, uma capela fora de estrada num lugar ermo e bem diferente do normal e que valeu bem a pena. A vista era fabulosa e fiquei sem palavras para tamanhas serras onde conseguia alcançar. Dava vontade de ficar a respirar um pouco mais mas o calor não deixava e arranquei para Resende
Aqui no centro podem comprar as famosas cavacas neste quiosque.
A seguir voltei a estrada N222 em direção a Caldas de Aregos com a companhia do rio como cenário de fundo e sempre as curvinhas.
Em Caldas de Aregos parei junto a marinha numa esplanada para tomar algo, já estava a precisar e gostei muito do local
A seguir segui a estrada para Ribadouro onde atravessei a ponte e mais a frente voltei a parar para admirar a paisagem, em Porto Manso onde uma igreja junto ao rio serve de cenário para umas belas fotos
O resto da viagem até ao Porto foi sempre junto ao rio avistando a barragem de carrapatelo e as suas aguas cheias de imagens fabulosas
Passei pela Barragem de Crestuma em direção ao Freixo, e terminei as fotos pois o transito por esta estrada em hora de ponta não me deixavam abrandar se queria chegar cedo a casa.
Cheguei a casa por volta das 19h00 com 269Km percorridos em estradas por vezes desertas rasgadas entre serras e com muitas curvas, foi um pouco cansativo devido ao calor mas valeu a pena. Venha a proxima.
mytic- A tirar a carta
Re: A solo pela Serra de Montemuro
Parabéns por este passeio "a solo"...
Muito bonitas fotos. Tambem já andei por esses sitios e teem bonitas paisagens.
Belissima reportagem. Fiquei com vontade de conhecer. Parabéns!
fcgr- Zero à esquerda
Excelente passeio, obrigado pela partilha!
Chegar a essa marina por água também é
Chegar a essa marina por água também é
Luís Azevedo- Ainda é motorato!
Sabe bem um passeio destes quando nos dá vontade, não sabe ?
Parabéns pela escolha do percurso, que conheço e não me canso de elogiar.
Bela crónica, boas fotos e uma excelente mota.
Sai um M
Parabéns pela escolha do percurso, que conheço e não me canso de elogiar.
Bela crónica, boas fotos e uma excelente mota.
Sai um M
Obrigado pela partilha, excelentes fotos.
Afinal portugal é lindo..
Afinal portugal é lindo..
jose cruz- Zero à esquerda
Ainda bem que gostaste do passeio que te sugeri
... é que eu sou suspeito para falar do Montemuro ADORO aquela serra!!
PS: Pelo que percebi não chegaste a ir ao cimo da Serra, à capela no cimo da Serra junto às bombas de gasolina, pois não?
... é que eu sou suspeito para falar do Montemuro ADORO aquela serra!!
PS: Pelo que percebi não chegaste a ir ao cimo da Serra, à capela no cimo da Serra junto às bombas de gasolina, pois não?
Não sei Nuno, mas a única bomba que encontrei foi após contornar a aldeia de alhoes pela estrada principal dei logo mais a frente com a bomba num sítio ermo e isolado e mesmo em frente um caminho do direção ao alto da serra. Entrei por lá e só avistei belas paisagens e as eólicas mas como o caminho era em terra não arrisquei. Fiquei ainda por ver a ponte e o rio bestança com os moinhos mas fica para a próxima. ;-)
mytic- A tirar a carta
Para a próxima fazes outro percurso diferente... ... há lá tanto para ver!!!mytic escreveu:Não sei Nuno, mas a única bomba que encontrei foi após contornar a aldeia de alhoes pela estrada principal dei logo mais a frente com a bomba num sítio ermo e isolado e mesmo em frente um caminho do direção ao alto da serra. Entrei por lá e só avistei belas paisagens e as eólicas mas como o caminho era em terra não arrisquei. Fiquei ainda por ver a ponte e o rio bestança com os moinhos mas fica para a próxima. ;-)
Quando quiseres diz qualquer coisa!!
Abraço