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Motas que marcaram o motociclismo!
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LoneRider
Zecacbr
Joao Luis
Rambo
8 participantes
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So Cruel
Rambo escreveu:
A Yamaha R1 acabou de dar 2,5 seg. (de avanço) à S1000RR
Man.. essa doeu! no tópico da S1000RR..
Os U2 no seu melhor
https://youtu.be/6snI72LGfP4
We crossed the line
Who pushed Who
It doesn't matter..
My Love!
We're cut a drift
But still floating
I gave you everything
You don't know if it's fear or desaire
Oh, love... you say in love there are no rules
Sweetheart
You are so cruel
Rambo- A tirar a carta
Norton NRS-588
Rambo escreveu:
Esta moto (Yamaha OW-01) com que o Carl Fogarty discutiu o 1º lugar (vencendo uma manga) do TT da ilha de man em 1992.
Este vai ser o tópico das motos especiais do M&D
É impossível falar em Man (Isle of Man TT-Races) e na Yamaha OW-01 e não mencionar a Norton NRS-588 com que o Steve Hislop (nº19) venceu a Sénior-TT em 1992 por 4,4 seg. à frente do Carl Fogarty (OW-01 com o nº4).
Esta moto (Norton NRS-588) tem uma particularidade.. o Berro que o seu inédito motor (Bi-Rotor Wankel) emana; Uma espécie de motor a "3" tempos (que não existe..) isto é.. a meio caminho entre um 2 tempos e um 4 tempos..
Ora vejam
https://youtu.be/9Z3TK3Sf-6M
Entre outros esta moto bateu pela 1ª vez em Man a mítica velocidade média das 120 milhas/hora durante a volta à ilha tendo sido cronometrada à velocidade máxima de 190 milhas/hora (303 kms/h) para uma cilindrada de 588cc..
https://youtu.be/wLVeGSkbopc
Última edição por Rambo em Dom Abr 16 2017, 02:41, editado 3 vez(es)
Rambo- A tirar a carta
Ducati 888
Este modelo (851.. a 888 é uma evolução da 851 cujos nomes derivam da cilindrada dos seus motores) lançado em 1987 marca uma viragem na história da marca uma vez que estreia a refrigeração líquida (por água, já que até aqui os seus motores, os famosos Bi-cilindricos em "L" Desmodrómicos eram refrigerados a ar) e culassas de 4 válvulas por cilindro (até aqui só tinham 2 válvulas) tal e qual (e é curioso.. pois actualmente as marcas Ducati e Porsche são propriedade do Grupo VW) como o Porsche 911 (eu por vezes até confundo as suas histórias..) que nasceu com motor refrigerado a ar e 2 válvulas por cilindro, sendo substituído em 1997 (o modelo tinha sido lançado em 1963) por um novo com refrigeração líquida e culassas de 4 válvulas por cilindro, mantendo no entanto a arquitectura original (Boxer de 6 cilindros) até hoje, tal como a sua congénere de duas rodas (Ducati..) que também mantém o Bi-cilindrico em "L" com sistema de distribuição Desmodrómico.
Mas voltemos às Ducati que é o que interessa aqui.. quase podemos dizer que a Ducati renasceu (já havia vencido no passado, nomeadamente o TT da Isle of Man em 1978 pelas mãos do malogrado Mike Hailwood e a 900-SS) juntamente com o campeonato do mundo de Superbikes.. tal a superioridade de vitórias que tem vindo a evidenciar ao longo da sua história.. pois desde 1988 (Inicio do campeonato) já o venceu por 14 vezes (a última em 2011) seguida da Honda (6 vezes), Aprilia e Kawasaki (2 vezes) e Yamaha e Suzuki (1 vez). Sendo que a primeira vitória em 1990 precisamente com a 851 tripolada pelo Francês Raymond Roche e em 1991/92 com a 888 tripolada pelo Norte Americano Doug Polen.
Identifico-me bastante com este modelo até por me ter iniciado em competição nesta altura
https://youtu.be/zgRUDOInhUM
Aqui com Carl Fogarty (nº7) e Giancarlo Falappa (nº9) aos seus comandos em 1992
https://youtu.be/A1zHfMMxigo
Rambo- A tirar a carta
Ninja H2/ H2R
Esta é nova e já circula nas nossas estradas (a Multimoto em O.Azemeis já entregou pelo menos uma das 7 vendidas) e está aqui porque tem.. 326 Cv!!! na versão de corrida/circuito (H2R); porque na versão de estrada (H2) fica-se por uns banais... 210 Cv.. disponibilizados pelo seu tetracilindrico (1000cc) motor Turbinado.. (na verdade trata-se dum compressor volumétrico) porque segundo a marca permite uma entrega de potência mais linear que o Turbo. E não me vou pronunciar mais sobre o animal até porque ainda não vi nenhuma ao vivo; mas os videos que vou postar são elucidativos do seu potencial..
https://youtu.be/guivYwCHk08
Teemmm ... ... Lume!
https://youtu.be/wYYiSqMh8hs
Rambo- A tirar a carta
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
Essa kawa passo.....pode ser extraordinária mas o peso e a sua falta extrema de beleza (opinião pessoal), faz com que n me seduza nem um bocadinho!!
JorgeMaiaMarques- Zero à esquerda
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
Parace que a H2 "normal", não é vendida com o kit de unhas, ou então há mais qualquer coisa a menos...
Zecacbr- Já conduz... mal!
Fast and Furious
Pelo que me apercebo a Ninja H2 é mais uma operação de marketing (principalmente a versão full-power) por parte da Kawasaki do que outra coisa qualquer.. a própria marca anuncia a ZX-10 como cavalo de batalha (+ rápida e eficaz que a H2).. apesar da imprensa dizer bem da H2.
Já'gora
https://youtu.be/wnoX9T0WhGA
Já qu'estamos numa de velocidade furiosa.. esta Hayabusa nem com 300cv lá vai..
https://youtu.be/mxTAbxIAMU4
e ó Zeca.. desculpa lá corrigir-te, mas essa pista que postaste aí atrás não carece de kit d'unhas.. isso é só retas..
Agora aqui sim.. precisas dum bom kit d'unhas, dedos, mãos, etc.. analisa lá estas curvas
https://youtu.be/02lRDvcXFsg
Última edição por Rambo em Sex Jun 26 2015, 01:00, editado 3 vez(es)
Rambo- A tirar a carta
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
e ó Zeca.. desculpa lá corrigir-te, mas essa pista que postaste aí atrás não carece de kit d'unhas.. isso é só retas..
Agora aqui sim.. precisas dum bom kit d'unhas, dedos, mãos, etc.. analisa lá estas curvas
https://youtu.be/02lRDvcXFsg[/quote]
Bolassss tens razão, é preciso unhas, dedos e mais qualquer coisa. Que curvasssssss
Zecacbr- Já conduz... mal!
O Aprilão!
Esta moto (Aprilia RSV-Mille) lançada em 1998 foi o primeiro modelo de grande capacidade (Superdesportiva de 1000cc) da Aprilia; até aqui a marca dedicava-se exclusivamente à produção de scooters e desportivas a dois tempos de baixa cilindrada, mormente 125cc tendo sido campeões do mundo nesta categoria pelo menos 6 vezes e pelo menos 3 nas 250cc; Os primeiros titulos mundiais de Valentino Rossi foram com a Aprilia.
Lembro-me bem do seu aparecimento/lançamento no mercado e das criticas bem positivas que a moto conquistou na altura (1998) de toda a imprensa.. nomeadamente o aprumo/rigor ciclistico;é de facto um modelo bem nascido como pude aliás comprová-lo anos mais tarde quando fiquei com uma "R", o modelo mais desportivo equipado com suspensões Ohlins (o melhor do mercado..)pertença do meu irmão José. Sem me adiantar muito esta foi (e até hoje..) a melhor moto que tive para curvar..
https://vimeo.com/54876951
Apesar de em velocidade pura a Aprilia ficar um bocadinho atrás das Superbikes japonesas (270kms/h Vs 300) o seu motor ( um V2 da austríaca Rotax, nesta altura a Aprilia ainda não construía motores a 4 tempos) nem por isso deixava de impressionar, alcançando mesmo o maior valôr de binário disponível nesta categoria.. com um torque e troar imponentes.. tanto que eu normalmente usava o escape homologado.. como se pode aliás verificar no filme que publiquei atrás, já que o de corrida me incomodava os ouvidos!.. mas como em práticamente todas as motos que tive, também esta fez alguns kms sem escape.. mas era impossível de usar nessas condições tal o barulho ensurdecedor que emanava (fazia-me lembrar muito um Porsche 917..) e a brutal descarga de binário que botaba.. tenho pena de não ter gravado esse som e estive aqui à procura na net de algo parecido.. esta moto do filme é o modelo de 2004 mas o motor é o mesmo do modelo de 1998 ainda que ligeiramente mais potente (à volta de 140 Cv).
https://youtu.be/OcW7kO3eAlI
https://youtu.be/5Di__77yS5k
Última edição por Rambo em Ter Out 20 2015, 17:50, editado 5 vez(es)
Rambo- A tirar a carta
Suzuki GSXR-750 (1985)
Faz 30 anos que esta beldade foi apresentada ao público
E eu tive um caso com ela.. pois foi a 1ª moto a sério que experimentei; decorria o ano de 1989 e a minha GS-500 (Suzuki) já não chegava para as encomendas.. pelo que me desloquei ao concecionário cá do sítio para trocá-la por algo mais... potente.. e foi assim que dei de caras com esta menina (GSX-R 750 de 1987) usada para venda; estava praticamente nova com 7000kms no totalizador e o Severino que era ainda mais tolinho do que eu.. passou-ma para as mãos para fazer um test-drive.. man.. qual pão-de-ló de Ovar.. qual Sumol de ananás.. isto é que é!! mas que gozo/curtição é esta moto! de facto naquela altura era o topo das Superdesportivas e manteve-se lá por muito tempo.. pelo menos até à chegada da FireBlade em 1992, altura em que a Suzuki tinha engordado demais.
Entretanto tive duas GSXR, uma 1100 de 1991 que despachei passados 6 meses de a comprar antes que ela me despachasse a mim.. era tão potente como pesada.. e após duas saídas de pista (estrada..) algo violentas.. decidi vendê-la/trocá-la e mais tarde tive uma 750 de 1993 que vendi recentemente.
https://youtu.be/_OfkIT2KTZs
Última edição por Rambo em Ter Out 20 2015, 18:10, editado 4 vez(es)
Rambo- A tirar a carta
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
Em 1992 comprei a minha primeira mota a seria,uma GSXR 750 W
Joao Luis- Já dorme com a moto!
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
Engraçado, em 92 também comprei a minha primeira mota a séria, uma Kawasaki GPZ 500 s.
Á séria porque o pulo foi duma famel zundapp turbina, que teimava em me mandar para o chão sempre que parava. O raio dos atacadores do lado esquerdo eram sempre sugados pela turbina!!
Á séria porque o pulo foi duma famel zundapp turbina, que teimava em me mandar para o chão sempre que parava. O raio dos atacadores do lado esquerdo eram sempre sugados pela turbina!!
Zecacbr- Já conduz... mal!
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
Joao Luis escreveu:Uma mota a seria tem 4 Cilindros e mais de 600, dessas 500 tambem tive uma,cagava-se toda para dar 160 ou 170
Isso era a GS xaruto 500, a kawa passava dos 200 a brincar...
Zecacbr- Já conduz... mal!
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
. Dava 210 e cagava-se toda, nem isso, e dequalquer maneira faltavam la 2 cilindros qualquer delas a trabalhar eram uma desilusao , para nos e para o povo em geralZecacbr escreveu:Joao Luis escreveu:Uma mota a seria tem 4 Cilindros e mais de 600, dessas 500 tambem tive uma,cagava-se toda para dar 160 ou 170
Isso era a GS xaruto 500, a kawa passava dos 200 a brincar...
Joao Luis- Já dorme com a moto!
GPZ-900
A Verdadeira Ninja
Excerto do filme "Top Gun" Ases pelos ares de 1986
https://youtu.be/J2eoBWZp64s
Última edição por Rambo em Ter Set 22 2015, 23:25, editado 2 vez(es)
Rambo- A tirar a carta
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
Este tópico tem aqui muita informação interessante, ficava bem separar alguns dos temas para tópicos novos, que dizem?
"V"
"V"
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
És capaz de ter razão.. talvez separar o ensaio do João Luis (S-1000 RR) dos restantes posts e criar novo tópico
"Motos especiais"
Rambo- A tirar a carta
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
A Yamaha YZF600R Thundercat, uma mota 600cc à volta de 100cv e uma velocidade máxima a rondar os 250km/h, aceleração dos 0-100 km/h em 3,4seg era uma mota inovadora, com quadro deltabox usado anteriormente pela Yamaha e usada em provas desportivas, nomeadamente nas provas Supersport Inglesas:
Foi uma mota que andou no mercado mais de 13 anos com apenas pequenos toques de estéticos.
"V"
Foi uma mota que andou no mercado mais de 13 anos com apenas pequenos toques de estéticos.
"V"
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
Motas que marcaram o motociclismo e a minha vida..
Sem qualquer desprimor para a Thundercat, julgo que nesse segmento (Turismo-Sport de média cilindrada) o alvo a abater e o modelo + icónico (julgo que não há dúvidas) e até por ter sido a primeira a aparecer no mercado (em 1987) é a CBR-600.
e também tenho uma estória com este modelo, julgo até que foi a grande causadora da minha actual situação profissional.. decorria o bonito ano de 1987 (precisamente) e eu frequentava o 12º ano de escolaridade ali para os lados dos Carvalhos no famoso CIC (Campo Internacional de Concentração) como era carinhosamente.. apelidado pelos "reclusos" que o frequentavam; num bonito dia de Julho apareceu-me então nas aulas um colega de turma (o David) aos comandos e a estrear essa beldade, uma bonita e magestosa Honda CBR-600 bordeaux (para mim um sonho já que aos fins de semana me fazia deslocar numa bela casal-boss.. eu era interno, só vinha a casa ao fim de semana.. e alguns só no fim dos periodos/férias..) e qual não foi o meu azar em experimentar tal preciosidade.. pois descobri logo ali a minha vocação.. Men, eu não quero ser doutor! quero ser motociclista! e assim se cumpriu a minha vontade.. e no final do ano e por falta de aproveitamento fui trabalhar para comprar uma moto.. afinal o meu sonho de então!
Sem qualquer desprimor para a Thundercat, julgo que nesse segmento (Turismo-Sport de média cilindrada) o alvo a abater e o modelo + icónico (julgo que não há dúvidas) e até por ter sido a primeira a aparecer no mercado (em 1987) é a CBR-600.
e também tenho uma estória com este modelo, julgo até que foi a grande causadora da minha actual situação profissional.. decorria o bonito ano de 1987 (precisamente) e eu frequentava o 12º ano de escolaridade ali para os lados dos Carvalhos no famoso CIC (Campo Internacional de Concentração) como era carinhosamente.. apelidado pelos "reclusos" que o frequentavam; num bonito dia de Julho apareceu-me então nas aulas um colega de turma (o David) aos comandos e a estrear essa beldade, uma bonita e magestosa Honda CBR-600 bordeaux (para mim um sonho já que aos fins de semana me fazia deslocar numa bela casal-boss.. eu era interno, só vinha a casa ao fim de semana.. e alguns só no fim dos periodos/férias..) e qual não foi o meu azar em experimentar tal preciosidade.. pois descobri logo ali a minha vocação.. Men, eu não quero ser doutor! quero ser motociclista! e assim se cumpriu a minha vontade.. e no final do ano e por falta de aproveitamento fui trabalhar para comprar uma moto.. afinal o meu sonho de então!
Última edição por Rambo em Qui Set 17 2015, 02:10, editado 3 vez(es)
Rambo- A tirar a carta
Re: Motas que marcaram o motociclismo!
A Thundercat foi a mota que trouxe a evolução a R6.
E também andaste no CIC? Junta-te ao grupo, tiveste boa escola sem dúvida.
"V"
E também andaste no CIC? Junta-te ao grupo, tiveste boa escola sem dúvida.
"V"
Yamaha R6
A R6... sim.. foi a moto que marcou o passo nas Hypersport de média cilindrada; e era tão boa que tive duas; a primeira em 1999 quando apareceu no mercado, cinza prata e preto, as côres da McLaren dessa altura; e não foi por acaso que conotei esta moto com um fórmula-1.. a começar pelo hyper-rotativo (16.000rpm) "pequeno" tetracilindrico de 599cc e 120cv (200cv/litro.. +ou- o rendimento dum motor de fórmula-1 dessa altura (3000cc e 700cv) e acabando no seu leve e compacto chassis em aluminio e outros materiais compósitos, como o comprovam aliás o título de campeã do mundo de Supersport em 2000 ou 2009.
Esta moto trouxe-me grandes alegrias aos seus comandos, não só pelo desempenho do seu "pequeno" motor ultra rotativo mas também pelo seu leve e ágil chassis a destronar e muitas veses as suas conterrâneas e até familiares adversárias de maior capacidade; lembro-me de ir nela a Faro no ano 2000 em que havia muito trânsito de motos na A-1 que só chegava a Grândola e de travar várias lutas com várias 1000 que apesar de me passarem não aguentaram muito tempo no comando.. boas recordações portanto.
Esta moto apesar dos bons momentos de condução que passei aos seus comandos, vendi-a no final do ano 2000 com perto de 30.000kms sem problemas mas a precisar duma revisão mais profunda ao motor (eventualmente um jogo de segmentos) ..dado o consumo d'oleo que já se verificava.. entretanto comprei a R1 (2002) e digo "A" porque foi a moto da minha vida.. a que tive mais tempo (7 anos) e a que fiz mais kms (70.000) sendo que alguns no campeonato nacional de velocidade. Depois de me desfazer da R1 (de 2002)(agora tenho uma de 2006) ainda voltei a comprar outra R6 para matar saudades, mas já não passou disso mesmo..
Rambo- A tirar a carta
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