Procurar
Entrar
Últimos assuntos
» [Signal # Telegram] Motos & Destinospor Serzedo Hoje à(s) 00:23
» Tour Alpes 2024 - Alpes franceses
por José Luiz Qua Out 16 2024, 15:25
» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minho
por parchao Sex Abr 26 2024, 07:14
» Normandia
por Cesar Filipe Qui Abr 25 2024, 12:32
» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurés
por parchao Dom Abr 07 2024, 14:07
» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitos
por parchao Seg Mar 04 2024, 20:52
» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugal
por parchao Ter Fev 27 2024, 14:24
» [Notícia] PR promulga diploma que adia inspeções obrigatórias para motociclos
por Serzedo Dom Dez 31 2023, 14:56
» Almoço de amigos 2023
por Serzedo Qui Dez 21 2023, 14:52
» Sertã Autêntica: Uma Viagem pela História e Cultura 4k
por parchao Dom Dez 10 2023, 19:56
» Explorar a Rota Atlântica: Uma Experiência de Mota Inesquecível
por parchao Qui Nov 30 2023, 08:31
» Passeio em Algodres: Olhar Íntimo sobre Esta Aldeia Distinta
por parchao Sáb Nov 25 2023, 15:14
» [Cancelado] Encontro de Natal M&D 2023
por Serzedo Seg Nov 20 2023, 11:58
» Sobrevoo Sereno: Descobrindo os Encantos Aéreos dos Lagos do Sabor
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:42
» Roteiro por Mogadouro: História, Cultura e Natureza 4k
por parchao Sáb Nov 04 2023, 15:40
» Explorando o Coração de Portugal: Pedrógão Grande 4k
por parchao Sex Out 20 2023, 19:31
» Rota Panorâmica: Aventura de Moto na Serra da Estrela 4k
por parchao Dom Set 03 2023, 08:38
» Sierra de Gredos (Espanha)
por Serzedo Qui Ago 24 2023, 09:39
» De Moto por Marrocos!
por Swift Qua Ago 23 2023, 11:35
» Ribeira de Pena - Portugal - Aventura Única e Memorável - 4k
por parchao Sáb Ago 19 2023, 14:42
» Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Las Hurdes (Espanha)
por Swift Sex Ago 18 2023, 15:43
» Miranda do Douro - Parque Natural - Bragança - Portugal - 4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:17
» Nagoselo do Douro -Portugal-Imponentes Paisagens-4k
por parchao Dom Ago 13 2023, 20:15
» Voltinha até ao Alpes Franceses
por Cesar Filipe Dom Ago 06 2023, 18:32
» como transportar moto do brasil para portugal
por Akio Yamaguchi Sáb Jul 22 2023, 20:08
» [Notícia] Linhas brancas para ajudar motociclistas nas curvas
por nunomsp Dom Jul 09 2023, 14:43
» Descubra a magia de Góis 4k
por parchao Sex Jul 07 2023, 19:53
» EN 304 Motor Boxer - Bike Sound
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:40
» Ruinas Sanatório Albergaria Grandella Portugal Montachique 4k
por parchao Qui Jun 15 2023, 17:38
» Senhora da Graça-Monte Farinha-Aerial View-portugal 4k video
por parchao Seg maio 29 2023, 18:03
» Freixo de Espada à Cinta - Douro Internacional - Portugal-4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:51
» Mêda - Guarda - Portugal 4k
por parchao Qui maio 11 2023, 18:49
» [Notícia] IPO de motociclos
por Serzedo Qui maio 11 2023, 13:08
» Penacova Coimbra Portugal - Roteiro do Arista 4K
por parchao Sáb Abr 22 2023, 17:03
» Alguma volta programada?
por PTex Dom Mar 12 2023, 23:22
» Sebolido Boneca Penafiel Douro Porto Portugal 4k
por parchao Sex Mar 10 2023, 20:23
» EN 221 Motor boxer - BMW R1200RT - BIKE SOUND
por Velasquez Qua Mar 08 2023, 21:35
» Vila Nova de Foz Côa - Beautiful Place to Visit in Portugal 4k
por parchao Dom Fev 19 2023, 11:27
» Visita Barcelos (4K) - Beauty of Portugal from Every Angle
por parchao Dom Fev 19 2023, 09:45
» Está frio, mas ainda assim...
por Serzedo Qui Jan 26 2023, 10:13
» Retrospetiva 2022 - A Terapia do Ano (DJI 4k)
por parchao Seg Jan 16 2023, 19:52
» Monsaraz - Alentejo - Enorme varanda do Alqueva 4k
por parchao Ter Dez 27 2022, 13:51
» 5 BELOS ROTEIROS NO MINHO
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:25
» 5 BELOS ROTEIROS EM TRÁS-OS-MONTES
por o_mototurista Sáb Dez 24 2022, 14:23
» Evento de Natal M&D 2022 ( Datas 3 e 4 de Dezembro 2022)
por Serzedo Ter Dez 13 2022, 15:13
Doação por Paypal
O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
+3
nunomsp
Rico Sousa
Ramos Pinto
7 participantes
Página 1 de 1
O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
Parte 7 - Fim da viagem, pelo Sul de Itália, até Roma
- 25º dia - 10.08.15
Logo pela manhã o calor dava sinais de não abrandar e o tecto de nuvens que por vezes aparecia, não tornava as coisas mais fáceis.
Já estávamos mentalizados para a etapa mais longa de toda a nossa viagem.
A distância, propriamente dita, não era problema mas sim a acumulação de tantos dias com muito calor.
Contudo, a esperança de irmos ver coisas bonitas e únicas, faz com que, de algum modo, esqueçamos um pouco a tormenta do calor.
A paisagem do sul de Itália é bem diferente da Sicília.
Tinha a ideia de que seria um pouco abandonada e pude constatar que não há nada de mais errado.
Os campos são cultivados a perder vista, numa mostra de força agrícola de que não estava à espera. Olivais, vinha e hortícolas, bem ordenados e tratados que dá gosto ver.
Mais à frente passamos para o golfo de Taranto, caminhando ao longo da costa até sairmos pela SS175 para Matera.
A nossa amiga trovoada há muito que nos acompanhava mas ainda nos deu tempo de visitar a sua Sassi ou centro histórico, utilizado em vários filmes e o orgulho de toda a cidade.
Estes habitantes, segundo as brochuras turísticas, serão os únicos do mundo que podem dizer que ainda hoje habitam as casas dos seus antepassados de há 9.000 anos atrás.
Será ? Vamos acreditar que sim.
São casas, muitas delas cavadas num maciço calcário, localizado num autentico buraco, praticamente rodeado por montes por todos os lados.
Hoje, estão recuperadas por um conjunto de entidades europeias, Unesco e até Hollyowood, que tanto tem utilizado a Sassi di Matera em vários filmes.
Único. Imperdível.
A sorte acompanha os audazes...pois a trovoada só resolveu descarregar depois da visita.
Saímos ainda debaixo de chuva em direcção a Alberobello mas, definitivamente, hoje era o nosso dia de sorte.
A chuva parou pouco antes de Alberobello e tivemos direito a uma linda tarde de sol.
Alberobello, património da Unesco, com os seus Trullis , é um “miminho” que a todos encanta, como diz a minha penduGraça.
Os Trullis são as construções de pedra seca, originalmente feitas sem argamassa, que tornam esta cidade numa mostra própria de contos de fadas.
O calor chegou a apertar...e ainda bem, porque foi a causa de termos parado para comer talvez o melhor gelado da minha vida.
Eu que sou um fã incondicional de gelados e que os tenho comido em tantas e tantas paragens, posso garantir que nunca comi um gelado tão bom e que me tenha sabido tão bem. Top.
Mais retemperados, continuamos o nosso passeio
Uma visita imperdível.
Seguimos para Bari, onde chegamos já ao fim da tarde e onde ainda tivemos tempo de fazer um primeiro contacto com a cidade.
O nosso hotel ficava bem perto da cidade velha, o que nos permitiu fazer a visita a pé.
Cidade portuária por excelência, importante centro comercial do sul de Itália, Bari é uma grande porta de entrada/saída, com os seus ferrys, para todo o Adriático.
Para nós, foi uma surpresa pela positiva, que aconselhamos a visitar.
Rapidamente chegamos às suas muralhas e ao Castelo Normando e nos começamos a embrenhar nas suas ruelas, com muita gente sentada à porta conversando e cumprimentado quem passa, gozando o calor e o fim de tarde lindo que se avizinhava.
A Catedral de Bari, como que engolida pelo casario, impôs-se aos nossos olhos.
Da original, em estilo bizantino, pouco resta, contudo, não deixei de apreciar a existente do séc. XII, numa importante mostra de arquitectura românica.
Foi dedicada a S. Sabino cujas relíquias se encontram na sua cripta.
Mas era a Basílica de São Nicolau, séc. XI, que procurávamos.
Trata-se dum importante local de culto cristão e ortodoxo, para onde todos os anos milhares de peregrinos se dirigem.
Tem uma estrutura bem original, quase quadrada, tendo, curiosamente, chegado a ser usada como castelo, por mais que uma vez ao longo da sua história.
A noite pedia e, depois de jantar, voltamos ao nosso passeio, perdendo-nos a observar cada pormenor, convivendo e sentindo calor daquelas gentes que simpaticamente nos recebiam e cumprimentavam. O clic estava dado.
Estava decidido... no dia seguinte, antes de partir, tínhamos que voltar a sentir a cidade.
Até breve já em Salerno
- 26º dia - 11.08.15
Se bem o pensamos, melhor o fizemos, tendo, logo pela manhã, ido registar a Catedral e a Basílica, antes de deixarmos a linda Bari.
A sua Catedral,
A sua Basilica,
Tinha programado, ontem, ir jantar a Trani mas, perante a Bari que tínhamos diante dos nossos olhos teria sido, no mínimo, criminoso.
Assim, depois de nos despedirmos de Bari, fizemos um pequeno desvio a Trani para não deixar de registar esta simpática cidade. Em boa hora o fizemos.
Trani, é uma pequena e pitoresca cidade, com um pequeno porto de mar e de recreio, que, pela proximidade da cidade, cria um ambiente bem peculiar. Cidade simpática.
A tranquilidade e qualidade de vida é bem patente nos mais pequenos pormenores.
Pelo que pude saber a “noite” é bem animada.
O verdadeiro balanço entre a nossa opção de Bari, em detrimento de Trani, terá que ficar para outra altura que ande por estas paragens.
Uma placa junto da esplanada onde estivemos é bem elucidativa
Uma volta pela cidade e pelo porto, onde um simpático vendedor nos ofereceu búzios ... e que búzios.
Deixamos Trani na direcção do mar Tirreno e de Salerno.
A paisagem é bonita, alternando entre os cereais, a vinha e o olival.
Mais uma vez tudo cultivado.
Chegamos ao fim da tarde a Salerno e foi com alguma dificuldade que demos com o nosso B&B, bem no centro da cidade velha.
Ficava numa ruela em que mal cabia a mota e sinalização nem vê-la, com a agravante que era novo e ninguém o conhecia, até que um inglês, proprietário duma pequena loja que ficava perto, ao ver-nos em dificuldades lá nos foi levar à porta certa.
O B&B Il Vicolo della Neve era ótimo e muito giro...mas com a desvantagem de ter umas escadas bem íngremes até aos quartos.
Salerno vive do seu porto, dos serviços e do turismo. A sua parte medieval, onde estávamos sediados, apresenta uma força turística assinalável sem, contudo, perder a sua identidade e das suas gentes.
A sua catedral é o seu monumento de eleição, apesar de estar como que abafada pelo casario, à semelhança dos outros monumentos.
A cripta é lindíssima e nela está sepultado S. Mateus, um dos doze apóstolos.
Antes da hora do jantar ainda deu para mais uma voltinha na singular cidade velha
até encontrarmos o restaurante ideal dum homónimo meu
Até breve já em Pompeia
- 27º dia - 12.08.15
As imagens do temporal na Calábria, de onde tínhamos vindo e que passaram na televisão, são aterradoras e só temos a agradecer pela sorte que tivemos pois, apesar de tudo e com alguma sorte, conseguimos fazer tudo o que tínhamos planeado.
Despedimo-nos de Salerno a caminho da Costa Amalfitana, um desejo antigo que tinha e que nunca se tinha propiciado fazer.
Apesar de ir fazer a estrada no sentido sul-norte, estava com alguma curiosidade dada a grande publicidade de que esta costa é alvo.
Paisagisticamente, de facto, a estrada é muito bonita, ora alpendurada em penhascos maiores ou menores, ora nas encostas que correm até ao mar.
Casas e quintas nas encostas são uma constante, numa demonstração da força e da teimosia do homem, que me fez lembrar a nossa Madeira.
Mas...fujam dela nesta altura do ano.
Para a gozar minimamente, temos de nos forrar de paciência, mesmo para quem tem uma mota...e já conduz à italiana.
O tempo passa e os kms não avançam, numa estrada estreita e sinuosa, polvilhada de autocarros, que tornam o transito um autêntico caos infernal.
Tinha programado este dia com poucos kms para ter tempo de gozar a Costa Amalfi e ter a parte da tarde para ir a Pompeia.
Foi o que fizemos mas sem o gozo que tinha imaginado, até porque o calor não nos largava, bem “guardado” pelo tecto de nuvens que nos acompanhava. Fica o alerta.
Impressiona o movimento de barcos em todas as enseadas onde os vilarejos estão instalados e de onde se pode ter bem a noção das aldeias e vilas, como que esculpidas na montanha.
Amalfi, Positano e Sorrento são exemplos de cidades que gostaria de ter “vivido” de outra forma e que não tive tempo, porque o malvado do relógio é implacável.
Ficou um gostinho de, quem sabe, um dia voltar, num outro mês e poder saborear estas baías e recantos a meu modo, que bem merecem.
Chegados a Pompeia e ao nosso hotel, estava na hora dum bom banho e dum melhor almoço, para ganhar forças e podermos partir para as ruínas de Pompeia que, pelo que “sentimos” ao entrar em Pompeia actual, deve ser mesmo a única coisa que vale a pena visitar.
Pompeia vive literalmente das suas ruínas que, de facto, são um reviver dum cidade esplendorosa, incrivelmente sepultada por cinzas, juntamente com a cidade de Herculano, devido a uma enorme erupção do Vesúvio.
As cinzas mantiveram a cidade sepultada e inalterada, por cerca de 1600 anos, até ser descoberta no séc. XVIII.
As escavações arqueológicas continuam ao sabor das ajudas e subsídios, por um autentico batalhão de gente que se vislumbra, aqui e ali, por de trás dos taipais espalhados pela cidade.
A qualidade das suas ruínas e frescos impressiona, bem como a quantidade de turistas . Contudo, dada a sua dimensão, não é incomodativo.
Tivemos alguma sorte com o calor. O sol andava algo encoberto mas que não evitou mais de 2l de água durante as quase 4 horas que por lá andamos.
É uma visita cansativa...mas única.
Poder sentir a qualidade de vida daquela cidade, dos seus fóruns, jardins e teatros é algo que recordarei para sempre, sem poder deixar de mencionar o museu criado para a exposição e conservação de alguns corpos petrificados.
Ainda tivemos uma pequena réstia de força para, montados na minha Musa, darmos uma volta pela cidade, com a esperança de que a Pompeia actual, tivesse algo que valesse a pena.
Não passou de esperança...
Até breve já em Roma
28º dia - 13.08.15
A nossa última tirada tinha como objectivo dois pontos principais - Nápoles e o Tivoli.
Bem dormidos e descansados do dia anterior, havia que nos precavermos de água pois , bem pela manhã, o dia prometia ser bem recheado de calor.
Foi talvez o dia mais complicado de toda a viagem, com temperaturas reais de 39º/40º, mas que devido ao tecto de nuvens apresentava uma sensação térmica de muito mais.
Em má hora, fizemos a ligação de Pompeia a Nápoles , pela SS18, passando por Herculano.
Não fora o trânsito e teria sido uma decisão acertada...mas o que encontramos foi um autentico caos, onde perdemos muito tempo.
Nápoles...é Nápoles e o nosso imaginário faz o resto.
Não posso deixar de referir que, contra todas as minhas expectativas, Nápoles nos surpreendeu pela positiva...quanto ao lixo.
Vimos muito mais lixo em Torre del Greco ou Herculano.
Contudo, não deixa de ser uma cidade portuária, desordenada, suja, escura, muito grafitada e mal conservada.
Há caos que têm algum encanto...mas este não.
Paramos a mota na praça da Igreja de Gesu Nuovo, bem perto da principal artéria da cidade velha, onde tudo acontece - Spaccanapoli.
Para lá da sua Duomo, Igreja San Domingos e Catacumbas, o momento alto aconteceu na pequena Capela-Museu de Sansevero, onde procurava algo muito especial - O Cristo Velado.
A capela é pequena e as entradas são muito bem controladas, bem como todo o interior.
A estátua encontra-se bem no centro da capela, muito bem guardada e resguardada, com o pedido bem expresso de que não são permitidas fotos.
Tenho visto algumas esculturas veladas (Prado, Louvre, D’Orsay, Veneza, etc), que muito aprecio mas, que me desculpem Corradini, Strazza ou Monti, que admiro, mas como este Cristo Velado, do escultor napolitano Giuseppe Sammartino,, nunca vi nada semelhante e que tanto me tocasse.
É duma beleza e perfeição que julgava impossível de transmitir numa estátua em mármore.
Só mesmo estando junto da estátua nos podemos aperceber de quão bela é, esta escultura sublime.
Para que não deixem de ter uma ideia desta maravilha, socorri-me de fotos tiradas na internet, já que o control policial era rigorosíssimo, algo que me custa aceitar com a perfusão da internet que hoje existe , porquê proibir uma recordação fotográfica? Opções.
Até ao Tivoli, bem perto de Roma, foi uma viagem assolada por muito calor, que nos obrigou a fazer várias paragens nas frescas áreas de serviço.
Itália em agosto...
Chegados ao Tivoli fomos direitinhos a Villa d’Este, o nosso principal objectivo, já que, dada a hora, não teríamos tempo para visitar todo o Tivoli, o que não foi mau de todo, pois assim temos uma boa desculpa para voltarmos a Roma e a esta Itália que adoramos.
Depois duma viagem como a que tivemos chegar a Villa d’Este...foi chegar ao paraíso.
Entrar no palácio e deixarmo-nos perder pelos seus jardins, com a frescura das suas fontes, foi algo de único.
Chegamos a Roma, fora de horas, com o nosso anfitrião a telefonar preocupado por ainda não termos feito o checkin, num local que recomendo - Gregory Place Fine Vatican Suites, que, como o nome indica, fica perto do Vaticano, tem umas instalações óptimas e uma relação preço/qualidade excelente.
O dia seguinte foi para revisitar a sempre linda e bela Roma, que, desta vez, teve uma visita ao interior do Coliseu, ao Palatino e Forum Romano.
o descanso da guerreira...
por pouco tempo...que a jornada era de muito trabalho
Não podíamos deixar de ir visitar e acompanhar as obras da Fonte Trevi onde conseguimos, desta vez, chegar montados na minha Musa...mesmo até junto da fonte, pela Via della Stamperia , 82. Um luxo.
A fonte estava linda e com as obras de limpeza e restauro quase prontas.
Na hora em que publico esta crónica já foram dadas por concluídas e a fonte livre das amarras dos taipais.
Mais uma desculpa para voltar...
Como sempre, o nosso almoço foi fabuloso, tendo guardado a tarde para deambularmos por Roma ao sabor do improviso e da recordação
O nosso jantar de despedida foi num belíssimo restaurante, bem perto do hotel, para mais tarde recordar.
No dia seguinte, a Graça partia de avião para Lisboa e eu ia até Civitavecchia, mentalizado para apanhar uma grande “seca” no ferry até Barcelona.
A caminho do aeroporto o tempo resolveu pregar-nos uma partida e desatou a chover desalmadamente, felizmente bem perto dum viaduto...
Cheguei cedo a Civitavecchia
Tinha descarregado para o iPad o Expresso e o Público, que me iriam a judar a passar as quase 24 h no barco, sem imaginar o que iria acontecer...
No meu quarto conheci o Raffa, motociclista espanhol, que por sua vez, me apresentou o Carlos, o Fernando, Javier e o Felix, tudo motociclistas espanhois que regressavam duma volta pela Croácia.
Estavam criadas as condições para uma noitada até de madrugada... o Expresso bem podia esperar para ser lido, talvez em Lagos, para onde me dirigia.
A conversa fluiu ao sabor das viagens, de motos e das peripécias próprias de quem viaja de mota.
Uma viagem de ferry predestinada a ser uma grande pasmaceira, foi palco de grande diversão e testemunha do nascer duma amizade que todos queremos manter.
Quem sabe, um dia, numa viagem todos juntos...continuemos a diversão. Ideias não faltam.
Fui com eles até Valência, de onde segui para Lagos, numa tirada ... de quase 1000 km, que a pressa de chegar era muita.
A minha Musa puxou dos seus galões de estradista e presenteou-me com um gozo e um conforto, só ao alcance de algumas motas, chegando a Lagos pronto para dar inicio a uma nova viagem.
Esta Musa é TOP.
Não quero e não posso terminar esta crónica sem deixar umas palavras que são devidas.
Em primeiro lugar agradecer por existir e poder ver coisas tão bonitas, como aconteceu, mais uma vez, nesta viagem.
Em segundo lugar, agradecer à minha querida mulher e pendura - PenduGraça, por me acompanhar e por andar tão bem de mota, fazendo com que o gozo em andar de mota seja infinito e completo.
Obrigado pela forma como encaraste os momentos menos bons, por vezes duros com o calor que apanhamos e pela alegria que me deste em ter-te por companheira em mais uma viagem. Um privilégio.
Por último, uma palavra de agradecimento à tecnologia e à BMW, por ter produzido esta mota, esta Musa que tanto gozo me deu, que se portou à altura dos seus pergaminhos, suplantando tudo o que podia esperar. Verdadeiramente TOP.
Até um dia, num qualquer lugar desta nossa linda Europa, com a minha Musa ou outra mota qualquer, vivendo sempre este inexplicável e profundo gozo que é viajar de mota.
Até sempre!
- 25º dia - 10.08.15
Logo pela manhã o calor dava sinais de não abrandar e o tecto de nuvens que por vezes aparecia, não tornava as coisas mais fáceis.
Já estávamos mentalizados para a etapa mais longa de toda a nossa viagem.
A distância, propriamente dita, não era problema mas sim a acumulação de tantos dias com muito calor.
Contudo, a esperança de irmos ver coisas bonitas e únicas, faz com que, de algum modo, esqueçamos um pouco a tormenta do calor.
A paisagem do sul de Itália é bem diferente da Sicília.
Tinha a ideia de que seria um pouco abandonada e pude constatar que não há nada de mais errado.
Os campos são cultivados a perder vista, numa mostra de força agrícola de que não estava à espera. Olivais, vinha e hortícolas, bem ordenados e tratados que dá gosto ver.
Mais à frente passamos para o golfo de Taranto, caminhando ao longo da costa até sairmos pela SS175 para Matera.
A nossa amiga trovoada há muito que nos acompanhava mas ainda nos deu tempo de visitar a sua Sassi ou centro histórico, utilizado em vários filmes e o orgulho de toda a cidade.
Estes habitantes, segundo as brochuras turísticas, serão os únicos do mundo que podem dizer que ainda hoje habitam as casas dos seus antepassados de há 9.000 anos atrás.
Será ? Vamos acreditar que sim.
São casas, muitas delas cavadas num maciço calcário, localizado num autentico buraco, praticamente rodeado por montes por todos os lados.
Hoje, estão recuperadas por um conjunto de entidades europeias, Unesco e até Hollyowood, que tanto tem utilizado a Sassi di Matera em vários filmes.
Único. Imperdível.
A sorte acompanha os audazes...pois a trovoada só resolveu descarregar depois da visita.
Saímos ainda debaixo de chuva em direcção a Alberobello mas, definitivamente, hoje era o nosso dia de sorte.
A chuva parou pouco antes de Alberobello e tivemos direito a uma linda tarde de sol.
Alberobello, património da Unesco, com os seus Trullis , é um “miminho” que a todos encanta, como diz a minha penduGraça.
Os Trullis são as construções de pedra seca, originalmente feitas sem argamassa, que tornam esta cidade numa mostra própria de contos de fadas.
O calor chegou a apertar...e ainda bem, porque foi a causa de termos parado para comer talvez o melhor gelado da minha vida.
Eu que sou um fã incondicional de gelados e que os tenho comido em tantas e tantas paragens, posso garantir que nunca comi um gelado tão bom e que me tenha sabido tão bem. Top.
Mais retemperados, continuamos o nosso passeio
Uma visita imperdível.
Seguimos para Bari, onde chegamos já ao fim da tarde e onde ainda tivemos tempo de fazer um primeiro contacto com a cidade.
O nosso hotel ficava bem perto da cidade velha, o que nos permitiu fazer a visita a pé.
Cidade portuária por excelência, importante centro comercial do sul de Itália, Bari é uma grande porta de entrada/saída, com os seus ferrys, para todo o Adriático.
Para nós, foi uma surpresa pela positiva, que aconselhamos a visitar.
Rapidamente chegamos às suas muralhas e ao Castelo Normando e nos começamos a embrenhar nas suas ruelas, com muita gente sentada à porta conversando e cumprimentado quem passa, gozando o calor e o fim de tarde lindo que se avizinhava.
A Catedral de Bari, como que engolida pelo casario, impôs-se aos nossos olhos.
Da original, em estilo bizantino, pouco resta, contudo, não deixei de apreciar a existente do séc. XII, numa importante mostra de arquitectura românica.
Foi dedicada a S. Sabino cujas relíquias se encontram na sua cripta.
Mas era a Basílica de São Nicolau, séc. XI, que procurávamos.
Trata-se dum importante local de culto cristão e ortodoxo, para onde todos os anos milhares de peregrinos se dirigem.
Tem uma estrutura bem original, quase quadrada, tendo, curiosamente, chegado a ser usada como castelo, por mais que uma vez ao longo da sua história.
A noite pedia e, depois de jantar, voltamos ao nosso passeio, perdendo-nos a observar cada pormenor, convivendo e sentindo calor daquelas gentes que simpaticamente nos recebiam e cumprimentavam. O clic estava dado.
Estava decidido... no dia seguinte, antes de partir, tínhamos que voltar a sentir a cidade.
Até breve já em Salerno
- 26º dia - 11.08.15
Se bem o pensamos, melhor o fizemos, tendo, logo pela manhã, ido registar a Catedral e a Basílica, antes de deixarmos a linda Bari.
A sua Catedral,
A sua Basilica,
Tinha programado, ontem, ir jantar a Trani mas, perante a Bari que tínhamos diante dos nossos olhos teria sido, no mínimo, criminoso.
Assim, depois de nos despedirmos de Bari, fizemos um pequeno desvio a Trani para não deixar de registar esta simpática cidade. Em boa hora o fizemos.
Trani, é uma pequena e pitoresca cidade, com um pequeno porto de mar e de recreio, que, pela proximidade da cidade, cria um ambiente bem peculiar. Cidade simpática.
A tranquilidade e qualidade de vida é bem patente nos mais pequenos pormenores.
Pelo que pude saber a “noite” é bem animada.
O verdadeiro balanço entre a nossa opção de Bari, em detrimento de Trani, terá que ficar para outra altura que ande por estas paragens.
Uma placa junto da esplanada onde estivemos é bem elucidativa
Uma volta pela cidade e pelo porto, onde um simpático vendedor nos ofereceu búzios ... e que búzios.
Deixamos Trani na direcção do mar Tirreno e de Salerno.
A paisagem é bonita, alternando entre os cereais, a vinha e o olival.
Mais uma vez tudo cultivado.
Chegamos ao fim da tarde a Salerno e foi com alguma dificuldade que demos com o nosso B&B, bem no centro da cidade velha.
Ficava numa ruela em que mal cabia a mota e sinalização nem vê-la, com a agravante que era novo e ninguém o conhecia, até que um inglês, proprietário duma pequena loja que ficava perto, ao ver-nos em dificuldades lá nos foi levar à porta certa.
O B&B Il Vicolo della Neve era ótimo e muito giro...mas com a desvantagem de ter umas escadas bem íngremes até aos quartos.
Salerno vive do seu porto, dos serviços e do turismo. A sua parte medieval, onde estávamos sediados, apresenta uma força turística assinalável sem, contudo, perder a sua identidade e das suas gentes.
A sua catedral é o seu monumento de eleição, apesar de estar como que abafada pelo casario, à semelhança dos outros monumentos.
A cripta é lindíssima e nela está sepultado S. Mateus, um dos doze apóstolos.
Antes da hora do jantar ainda deu para mais uma voltinha na singular cidade velha
até encontrarmos o restaurante ideal dum homónimo meu
Até breve já em Pompeia
- 27º dia - 12.08.15
As imagens do temporal na Calábria, de onde tínhamos vindo e que passaram na televisão, são aterradoras e só temos a agradecer pela sorte que tivemos pois, apesar de tudo e com alguma sorte, conseguimos fazer tudo o que tínhamos planeado.
Despedimo-nos de Salerno a caminho da Costa Amalfitana, um desejo antigo que tinha e que nunca se tinha propiciado fazer.
Apesar de ir fazer a estrada no sentido sul-norte, estava com alguma curiosidade dada a grande publicidade de que esta costa é alvo.
Paisagisticamente, de facto, a estrada é muito bonita, ora alpendurada em penhascos maiores ou menores, ora nas encostas que correm até ao mar.
Casas e quintas nas encostas são uma constante, numa demonstração da força e da teimosia do homem, que me fez lembrar a nossa Madeira.
Mas...fujam dela nesta altura do ano.
Para a gozar minimamente, temos de nos forrar de paciência, mesmo para quem tem uma mota...e já conduz à italiana.
O tempo passa e os kms não avançam, numa estrada estreita e sinuosa, polvilhada de autocarros, que tornam o transito um autêntico caos infernal.
Tinha programado este dia com poucos kms para ter tempo de gozar a Costa Amalfi e ter a parte da tarde para ir a Pompeia.
Foi o que fizemos mas sem o gozo que tinha imaginado, até porque o calor não nos largava, bem “guardado” pelo tecto de nuvens que nos acompanhava. Fica o alerta.
Impressiona o movimento de barcos em todas as enseadas onde os vilarejos estão instalados e de onde se pode ter bem a noção das aldeias e vilas, como que esculpidas na montanha.
Amalfi, Positano e Sorrento são exemplos de cidades que gostaria de ter “vivido” de outra forma e que não tive tempo, porque o malvado do relógio é implacável.
Ficou um gostinho de, quem sabe, um dia voltar, num outro mês e poder saborear estas baías e recantos a meu modo, que bem merecem.
Chegados a Pompeia e ao nosso hotel, estava na hora dum bom banho e dum melhor almoço, para ganhar forças e podermos partir para as ruínas de Pompeia que, pelo que “sentimos” ao entrar em Pompeia actual, deve ser mesmo a única coisa que vale a pena visitar.
Pompeia vive literalmente das suas ruínas que, de facto, são um reviver dum cidade esplendorosa, incrivelmente sepultada por cinzas, juntamente com a cidade de Herculano, devido a uma enorme erupção do Vesúvio.
As cinzas mantiveram a cidade sepultada e inalterada, por cerca de 1600 anos, até ser descoberta no séc. XVIII.
As escavações arqueológicas continuam ao sabor das ajudas e subsídios, por um autentico batalhão de gente que se vislumbra, aqui e ali, por de trás dos taipais espalhados pela cidade.
A qualidade das suas ruínas e frescos impressiona, bem como a quantidade de turistas . Contudo, dada a sua dimensão, não é incomodativo.
Tivemos alguma sorte com o calor. O sol andava algo encoberto mas que não evitou mais de 2l de água durante as quase 4 horas que por lá andamos.
É uma visita cansativa...mas única.
Poder sentir a qualidade de vida daquela cidade, dos seus fóruns, jardins e teatros é algo que recordarei para sempre, sem poder deixar de mencionar o museu criado para a exposição e conservação de alguns corpos petrificados.
Ainda tivemos uma pequena réstia de força para, montados na minha Musa, darmos uma volta pela cidade, com a esperança de que a Pompeia actual, tivesse algo que valesse a pena.
Não passou de esperança...
Até breve já em Roma
28º dia - 13.08.15
A nossa última tirada tinha como objectivo dois pontos principais - Nápoles e o Tivoli.
Bem dormidos e descansados do dia anterior, havia que nos precavermos de água pois , bem pela manhã, o dia prometia ser bem recheado de calor.
Foi talvez o dia mais complicado de toda a viagem, com temperaturas reais de 39º/40º, mas que devido ao tecto de nuvens apresentava uma sensação térmica de muito mais.
Em má hora, fizemos a ligação de Pompeia a Nápoles , pela SS18, passando por Herculano.
Não fora o trânsito e teria sido uma decisão acertada...mas o que encontramos foi um autentico caos, onde perdemos muito tempo.
Nápoles...é Nápoles e o nosso imaginário faz o resto.
Não posso deixar de referir que, contra todas as minhas expectativas, Nápoles nos surpreendeu pela positiva...quanto ao lixo.
Vimos muito mais lixo em Torre del Greco ou Herculano.
Contudo, não deixa de ser uma cidade portuária, desordenada, suja, escura, muito grafitada e mal conservada.
Há caos que têm algum encanto...mas este não.
Paramos a mota na praça da Igreja de Gesu Nuovo, bem perto da principal artéria da cidade velha, onde tudo acontece - Spaccanapoli.
Para lá da sua Duomo, Igreja San Domingos e Catacumbas, o momento alto aconteceu na pequena Capela-Museu de Sansevero, onde procurava algo muito especial - O Cristo Velado.
A capela é pequena e as entradas são muito bem controladas, bem como todo o interior.
A estátua encontra-se bem no centro da capela, muito bem guardada e resguardada, com o pedido bem expresso de que não são permitidas fotos.
Tenho visto algumas esculturas veladas (Prado, Louvre, D’Orsay, Veneza, etc), que muito aprecio mas, que me desculpem Corradini, Strazza ou Monti, que admiro, mas como este Cristo Velado, do escultor napolitano Giuseppe Sammartino,, nunca vi nada semelhante e que tanto me tocasse.
É duma beleza e perfeição que julgava impossível de transmitir numa estátua em mármore.
Só mesmo estando junto da estátua nos podemos aperceber de quão bela é, esta escultura sublime.
Para que não deixem de ter uma ideia desta maravilha, socorri-me de fotos tiradas na internet, já que o control policial era rigorosíssimo, algo que me custa aceitar com a perfusão da internet que hoje existe , porquê proibir uma recordação fotográfica? Opções.
Até ao Tivoli, bem perto de Roma, foi uma viagem assolada por muito calor, que nos obrigou a fazer várias paragens nas frescas áreas de serviço.
Itália em agosto...
Chegados ao Tivoli fomos direitinhos a Villa d’Este, o nosso principal objectivo, já que, dada a hora, não teríamos tempo para visitar todo o Tivoli, o que não foi mau de todo, pois assim temos uma boa desculpa para voltarmos a Roma e a esta Itália que adoramos.
Depois duma viagem como a que tivemos chegar a Villa d’Este...foi chegar ao paraíso.
Entrar no palácio e deixarmo-nos perder pelos seus jardins, com a frescura das suas fontes, foi algo de único.
Chegamos a Roma, fora de horas, com o nosso anfitrião a telefonar preocupado por ainda não termos feito o checkin, num local que recomendo - Gregory Place Fine Vatican Suites, que, como o nome indica, fica perto do Vaticano, tem umas instalações óptimas e uma relação preço/qualidade excelente.
O dia seguinte foi para revisitar a sempre linda e bela Roma, que, desta vez, teve uma visita ao interior do Coliseu, ao Palatino e Forum Romano.
o descanso da guerreira...
por pouco tempo...que a jornada era de muito trabalho
Não podíamos deixar de ir visitar e acompanhar as obras da Fonte Trevi onde conseguimos, desta vez, chegar montados na minha Musa...mesmo até junto da fonte, pela Via della Stamperia , 82. Um luxo.
A fonte estava linda e com as obras de limpeza e restauro quase prontas.
Na hora em que publico esta crónica já foram dadas por concluídas e a fonte livre das amarras dos taipais.
Mais uma desculpa para voltar...
Como sempre, o nosso almoço foi fabuloso, tendo guardado a tarde para deambularmos por Roma ao sabor do improviso e da recordação
O nosso jantar de despedida foi num belíssimo restaurante, bem perto do hotel, para mais tarde recordar.
No dia seguinte, a Graça partia de avião para Lisboa e eu ia até Civitavecchia, mentalizado para apanhar uma grande “seca” no ferry até Barcelona.
A caminho do aeroporto o tempo resolveu pregar-nos uma partida e desatou a chover desalmadamente, felizmente bem perto dum viaduto...
Cheguei cedo a Civitavecchia
Tinha descarregado para o iPad o Expresso e o Público, que me iriam a judar a passar as quase 24 h no barco, sem imaginar o que iria acontecer...
No meu quarto conheci o Raffa, motociclista espanhol, que por sua vez, me apresentou o Carlos, o Fernando, Javier e o Felix, tudo motociclistas espanhois que regressavam duma volta pela Croácia.
Estavam criadas as condições para uma noitada até de madrugada... o Expresso bem podia esperar para ser lido, talvez em Lagos, para onde me dirigia.
A conversa fluiu ao sabor das viagens, de motos e das peripécias próprias de quem viaja de mota.
Uma viagem de ferry predestinada a ser uma grande pasmaceira, foi palco de grande diversão e testemunha do nascer duma amizade que todos queremos manter.
Quem sabe, um dia, numa viagem todos juntos...continuemos a diversão. Ideias não faltam.
Fui com eles até Valência, de onde segui para Lagos, numa tirada ... de quase 1000 km, que a pressa de chegar era muita.
A minha Musa puxou dos seus galões de estradista e presenteou-me com um gozo e um conforto, só ao alcance de algumas motas, chegando a Lagos pronto para dar inicio a uma nova viagem.
Esta Musa é TOP.
Não quero e não posso terminar esta crónica sem deixar umas palavras que são devidas.
Em primeiro lugar agradecer por existir e poder ver coisas tão bonitas, como aconteceu, mais uma vez, nesta viagem.
Em segundo lugar, agradecer à minha querida mulher e pendura - PenduGraça, por me acompanhar e por andar tão bem de mota, fazendo com que o gozo em andar de mota seja infinito e completo.
Obrigado pela forma como encaraste os momentos menos bons, por vezes duros com o calor que apanhamos e pela alegria que me deste em ter-te por companheira em mais uma viagem. Um privilégio.
Por último, uma palavra de agradecimento à tecnologia e à BMW, por ter produzido esta mota, esta Musa que tanto gozo me deu, que se portou à altura dos seus pergaminhos, suplantando tudo o que podia esperar. Verdadeiramente TOP.
Até um dia, num qualquer lugar desta nossa linda Europa, com a minha Musa ou outra mota qualquer, vivendo sempre este inexplicável e profundo gozo que é viajar de mota.
Até sempre!
________________________
Eduardo Ramos Pinto
* Andar de Mota é tatuar " LIBERDADE " em cada km, em cada curva...numa paixão de vida.*
Re: O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
Comentários pra q?
Agradecimento pela partilha, pelas dicas, por tudo.
E merecidos
Agradecimento pela partilha, pelas dicas, por tudo.
E merecidos
________________________
... e vamos com calma!
FJRico
Rico Sousa- Zero à direita
Re: O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
Viagem e crónicas extraordinárias.
Obrigado pela partilha. Muitos
Obrigado pela partilha. Muitos
Re: O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
Adorei, adorei, adorei.
Fiquei com algumas ideias para uma aventura.
Sai ,mais que merecido, .
PARABÉNS
Fiquei com algumas ideias para uma aventura.
Sai ,mais que merecido, .
PARABÉNS
________________________
Abraço Serrano
Sérgio Sousa
ssousa- Zero à direita
Re: O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
Boas,
Acabei hoje de ler todo este relato maravilhoso.
Não tenho palavras mesmo.
Acabei hoje de ler todo este relato maravilhoso.
Não tenho palavras mesmo.
________________________
CARLOS PIRES
Mama Sumae !!
Carlospira- Zero à direita
Re: O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
Só hoje é que cheguei aqui !!!!!!!!! Muito mais completo que uma verdadeira enciclopédia!!!
M
M
________________________
MY LIFE IS A HELL!!!
Elisio FJR- Já sai à rua a conduzir.
Re: O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 7
Obrigado por esta excelente crónica e respectivas fotos! Torna-se difícil não sonhar com uma viagem assim...
________________________
César Filipe
Tópicos semelhantes
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 6
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 5
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 1
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 2
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 3
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 5
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 1
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 2
» O Meu Zoom da Europa...em 2015 - Parte 3
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos