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Mensagem por Cobra Seg Nov 07 2011, 23:38

Final da semana, perspectiva de Domingo soalheiro, e já se vai tornando um hábito, começo a ver mapas… Faço dois ou três ensaios, e acabo por me decidir por uma voltinha ao Alentejo… Destino: Campo Maior.
Trajecto por nacionais, com ida por Arraiolos, Estremoz, Elvas e regresso mais a Sul pelo Redondo e Évora, que não gosto de andar sempre pelo mesmo sítio.

A previsão apontava tempo seco e pouco nublado, mas com descida de temperatura. E o Alentejo tem destas coisas, uma brasa no Verão, um gelo no Inverno.
Anunciados estavam 14 de máxima para aqueles lados, quando pela capital a previsão era de 17… Tudo bem, é levar roupa com fartura, todo fechadinho não há aragem que meta medo.
Saí de casa, pelas 10h e picos parei na estação de serviço do aeroporto para beber um café e arrumar o forro térmico, que estava a arder com calor.
Siga até Campo Maior. Nas calmas, sempre por nacionais, entre os 80 e 110km/h, sem restrição de rotação. Devo dizer que apesar das bonitas paisagens, a viagem até Elvas não foi das mais agradáveis.
Rajadas de vento forte, faziam-me andar com a cabeça de lado. A Tiger essa, ia certinha, é mota que lida muito bem com o vento lateral, está confirmado.

Junto a Montemor não resisti a fazer o desvio para a fantasmagórica Safira. Local pouco conhecido na maioria, que já tantas vezes visitei. Trata-se de um lugar que em tempos chegou a ser freguesia do concelho, e onde agora apenas reside parte do que outrora foi. Os últimos habitantes deixaram-na em 1930 e desde então por lá estão entre-outras, as ruínas da igreja, escola e forno comunitário. Também lá ficou o cemitério, logo por cima do açude.
Quem tiver curiosidade poderá saciar a mesma com o seguinte artigo do expresso que aqui deixo: http://aeiou.expresso.pt/safira-uma-aldeia-que-nao-existe=f399843

O caminho até Safira, faz-se por uma estrada bem estreita, que embora meio alcatroada está em muito mau estado. Aí ergui-me sobre a Tiger e dei-lhe acelerador… Vamos lá então testar a suspensão do bicho!
Diverti-me que nem um perdido… Excelente trabalho do conjunto que filtra magnificamente todas as irregularidades do piso, sem sobressaltos ou barulhos estranhos. Definitivamente tenho de lhe sujar as rodas com terra!...

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No final do troço tive de afrouxar o passo, a visibilidade não é tão boa, e alguns locais pontualmente enlameados (de fresco) metem respeito.
Finalmente não há que enganar, onde a estrada termina, inicia Safira.

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Aí, encostei o Tigre, e de máquina fotográfica em punho passei a pequena porta que dá acesso ao lugar.

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Tudo continua igual. A calma, o açude lá em baixo com um rebanho de ovelhas, a igreja no topo do monte, o cemitério do outro lado da encosta.

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O tempo vai fazendo mossa, como se espera, as construções parecem cada vez mais sumidas, a cada vez que cá venho. Afinal são quase já cem anos sem que por aqui haja vivalma.

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Feita a visita, regresso à estrada com a Tiger para fazer de novo o troço, no sentido contrário… Que chatice… lol

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Chegando à nacional, segui o meu caminho em direcção à fronteira. Às tantas pelo caminho, lembro-me de passar ao largo da Serra d’Ossa. Ainda me lembrei de fazer uma mudança de planos e “embicar” para lá em modo “descoberta”, mas depois achei que estando aqui por baixo a temperatura como estava, lá em cima estaria com certeza bem pior… Fica para outra altura.
À entrada de Elvas decidi parar para almoçar, almoço low-cost e rápido no Varch-Hotel. Fiz a festa por 4,5€, geralmente quando ando sozinho, não perco grande tempo e grande dinheiro em repastos.
Estava um frio do cacete, e já desde Arraiolos que vinha com as “pegadeiras” aquecidas ligadas. Logo em Elvas, comecei a notar a presença espanhola. Sobretudo nos restaurantes.
Espertalhões os “manolos”. Com este tempos de crise, nada melhor do que “invadir” o país vizinho onde as bolsas são mais modestas. Mas a verdade é que também nos dá um grande jeito.
Estômago aconchegado e regresso ao dorso da Tigresa. Aproveitei para consultar o “saldo” do computador de bordo, 5,3lts à média de 70km/h em 220kms.

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Nada mau para este tipo de andamento, sobretudo sabendo que o “tubo de voz grossa” faz aumentar os consumos na ordem dos 5 a 10%.

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Mensagem por Cobra Seg Nov 07 2011, 23:39

Passo pelo centro de Elvas, depois por debaixo do aqueduto e sigo para Norte, em direcção à vila das flores. O caminho a partir daqui melhorou consideravelmente. Não é que as calmas planícies até Elvas não sejam interessantes (e eu até sou um tipo que não se chateia mesmo nada em fazer estradas a direito), mas o troço de estrada que vai até Campo Maior, recomenda-se de sobremaneira.

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Estrada boa, com algumas curvas rápidas e um sucedâneo de alamedas de árvores de vários tipos, que por esta altura exibem cores de Outono deslumbrantes e inesquecíveis.

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Para cima fui a Oeste, contornando o Caia e passando defronte ao império fabril do Nabeiro. Para baixo fui a Este. Em Campo Maior não me demorei muito. Ao lá chegar, o Tigre anunciava ainda 70km de autonomia, ainda assim achei melhor atestar. Pelas minhas contas terão sido 4,9 a 5 litros de consumo desde Lisboa, uns 0,3lts de desfasamento para que afixava o computador de bordo (que é tendencialmente pessimista), valor coerente com o que já vi o pessoal a reportar pelos fóruns. Dei duas ou três voltas pela vila, e não encontrando o caminho para o castelo, decidi perguntar a duas velhotas… Às tantas estavam baralhadas as senhoras, uma dizia para à direita e outra para à esquerda.

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Só percebi que tinha de passar por uma subida acentuada, de modo que me fui guiando por isso, sempre a subir até ao Castelo.

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Lá chegado, segui por uma lateral do dito, e quando dou por mim, estava numa espécie de pátio de um condomínio "abarracado", guardado por uns quantos cães acorrentados… Muito estranho… Claramente não é por aqui, vamos lá dar meia volta, de preferência sem virar o “boneco”…

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Estacionei em frente ao Castelo, mas não me afastei muito do Tigre… Andava por ali um grupo de indivíduos estranhos (provavelmente, proprietários de alguma fracção do “condomínio”) e eu ainda ando com uma Top-case improvisada (vulgo, mochila presa com aranha). Tirei duas ou três chapas, e alas que se faz tarde. Mais tarde, contornando o Castelo pela estrada, pude apreciar o “loteamento” clandestino que por ali está encostado às muralhas. Toda a parte posterior do Castelo serve de acampamento… Uma visão, no mínimo estranha.

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E estava na hora de regressar. Valeu pelo caminho, um percurso muito agradável de fazer, que aconselho. De novo uma passagem por Elvas para uma breve paragem e mais umas fotos. Esta cidade Alentejana nos limites do território é local que muito aprecio, não só pelas paisagens, pela gastronomia, mas pelo valor histórico que este lugar encerra.

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Daqui segui em direcção ao Redondo, sem antes dar uma “ganda’ volta” por causa de um troço de estrada cortado. Uma boa ideia esta do regresso mais a Sul, a estrada é mais “torta”, as paisagens mais “arborescentes” e quando damos por ela, surgem cenários destes…

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Já começava a escurecer e a esfriar, pelo que depois de passar Évora, enfiei-me na auto-estrada da qual só sairia chegando a Lisboa.

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Aqui abstraí-me dos consumos e abrir a goela ao Tigre… (a partir de agora por questões etiqueto-legais irei ser criativo nas unidades de medição…). Fixei a Tiger nos 140 pães alentejanos, e não mais baixou disso até chegar às imediações da capital. Por esta altura o período restritivo de rodagem já terminou, ainda assim tive cautela com isso e fui fazendo subidas de regime graduais, evitando demorar-me em regimes de alta rotações. Também, mesmo que o quisesse não conseguiria, com o diminuto vidro de origem é preciso um grande arcaboiço para fazer face à deslocação acima das 180 achigãs (isto claro, sem empranchar atrás do vidro). Muito curioso a diferença reportada pelo GPS. Às 160 beldroegas o GPS dá-nos uma diferença (para baixo, claro) de apenas 5 bácoros pretos, aos 180 pães de rala, a diferença é extremamente reduzida, ficando-se pelas 7 ameixas de Elvas (o contador da Suzuki nesse aspecto era bastante optimista, para essas velocidades fazia aí umas 20 açordas de diferença) . Daí para cima, não faço ideia, pois estava mais preocupado em agarrar-me com os dentes ao volante. Apenas acrescentar que as 190 migas se alcançam com uma facilidade tremenda. Quando digo isto não estou a exagerar, a velocidade está perfeitamente sincronizada com a rotação do punho. Roda-se e a resposta é instantânea, parece um comando de playstation. A mítica marca das 200 plumas foi atingida pontualmente, a muito custo e força de braços.
Não fiquem com má ideia da minha pessoa, quem me conhece sabe que gosto de rolar manso, qualquer coisa entre os 90 a 140, consoante a estrada. O meu prazer em andar de mota, vem mesmo da vertente passeio e de desfilar pelas paisagens. Auto-estradas, evito-as sempre que posso e uso-as apenas quando são necessárias para chegar atempadamente a determinado ponto.

Dito isto, a Tiger veio em brasa (ou será na brasa?) até próximo da capital, altura em que acalmei o animal. Mais uns quilómetros até casa, e no final o conta-quilómetros tinha mais 560 carregados.

E assim dou por encerrado esta espécie de crónico-diário-de-bordo da descoberta desta fantástica máquina, que me conquistou em todos os sentidos.

Que ninguém se engane na qualidade e potencial desta máquina, no género corre bem o “risco” de se tornar referência (pelo menos durante algum tempo). Os ingleses foram astutos e estiveram sobretudo bem na concepção desta máquina, agarrando numa base de motorização excelente (o fiável e magnífico 675 da Triumph Daytona) e inspirando-se num modelo conceituado (BMW GS800) conseguiram elevar a versatilidade para patamares ainda não atingidos, e tudo isto a preços razoáveis. Aos meus olhos, tudo está magnificamente afinado e pensado, a sensação de conforto e "à vontade" é imediata quando nos sentamos em cima da máquina. Se tivesse de eleger um único atributo que a caracterizasse, diria o motor, que é mecanicamente, permitem-me dizê-lo, algo do outro mundo. Olhando a curva de binário desta peça (praticamente plana) percebe-se a “obra prima” que ali está, e sobretudo o cuidado e trabalho que foi empregue no seu desenvolvimento. A disponibilidade e vigor deste bloco é algo a que ninguém fica indiferente.

Mas é claro que está máquina é mais do que uma excelente peça de mecânica, é também um estilo e filosofia. Por muito que as suas características sejam boas, o género não agradará com certeza a todos. É preciso gostar de Trails e de tudo o que isso contempla, e acreditem que esta máquina cola-se ao conceito como poucas. Quem não aprecia o tipo ou o género aventura, não verá com certeza nela, mais que uma boa e divertida máquina.

Resta averiguar a fiabilidade do conjunto, e isso só o tempo o dirá. Mas a julgar pela base de onde origina e pelos relatos que aí andam com viagens de 10.000 e 20.000km, a perspectiva é animadora.

E pronto, é tudo, e já é muito.

Cumps!

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Mensagem por Ricardo Correia Ter Nov 08 2011, 09:15

Migo Daniel

Mais uma moedinha e mais uma voltinha, ou será Micro Volta Very Happy

Forte Abraço

Ricardo Correia
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Mensagem por Gracinda Ramos Ter Nov 08 2011, 09:54

Cucu!

Muito bem! Nada como começar o dia dando uma voltinha pelo Alentejo de Tiger!

+1 Mérito

E mil beijucas! Olá

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Beijucas!   Olá


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Mensagem por zephex Ter Nov 08 2011, 10:13

Mt bom Cobra!! adoro os teus relatos...
estou a ficar teu fã!!! afro

Cumps.
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Mensagem por Elisio FJR Ter Nov 08 2011, 11:31

Cobra e Tiger Hi,

Isso é que é namorar!!!!!!! Dou os parabéns a ambos pela grande cumplicidade que vos une e dei mais 1 M por nos contarem como vai o vosso romance!!!


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Mensagem por Trophyvitor Ter Nov 08 2011, 21:59

Estas tuas crónicas podiam bem ser eleitas, como testes á Tiger....vamos esperando pelas do ensaio de longa duração!! Eu pelo menos vou..

Belas fotos!! +1 Beber

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Mensagem por Malomen Qua Nov 09 2011, 00:13

Essa moto é um espanto, mas essas fotos nao ficam nada atrás, têm muito boa qualidade...
Parabens
abc

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Mensagem por rjvieira Sáb Nov 12 2011, 22:27

Excelentes fotografias Very Happy um relato muito bem escrito.

Essa Tiger não pára Very Happy

Mais um Mérito

Um abraço.

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Mensagem por Jorge CBFista Ter Nov 15 2011, 22:39

Mérito pela partilha do bonito passeio pelo no Alentejo, pelas espectaculares fotos e crónica 5*.
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Mensagem por Vasco Sex Jan 06 2012, 13:00

excelente descrição: " A calma, o açude lá em baixo com um rebanho de ovelhas, a igreja no topo do monte, o cemitério do outro lado da encosta.

como gosto destes passeios sozinho sem stress
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Mensagem por vmbf Sex Jan 06 2012, 19:07

Uma palavra apenas: Excelente!!!

Mérito

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Cumprimentos,
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Mensagem por jmiguel954 Sex Jan 06 2012, 22:47

Parabens pela boa crónica de um passeio ainda melhor!
Mais 1 local a ter em conta...vou tomar nota! Wink


E Claro que segue Merito! +1

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Mensagem por Serzedo Seg Abr 02 2012, 23:04

Excelente relato! Fixe

Já tinha ouvido algo sobre Safira, mas agora fiquei muito mais intrigado e com vontade de conhecer o local. Sim

"V"

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